A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LOCALIZAÇÃO A Localização Industrial é o local onde uma Empresa industrial deve instalar-se e prosperar. A Localização Industrial é de suma importância.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LOCALIZAÇÃO A Localização Industrial é o local onde uma Empresa industrial deve instalar-se e prosperar. A Localização Industrial é de suma importância."— Transcrição da apresentação:

1 LOCALIZAÇÃO A Localização Industrial é o local onde uma Empresa industrial deve instalar-se e prosperar. A Localização Industrial é de suma importância para uma Empresa, pois dependendo de sua localização poderá lhe acarretar uma série de transtornos e prejuízos.

2 FATORES BÁSICOS DE LOCALIZAÇÃO
Localização dos materiais de produção (insumos); Disponibilidade de mão-de-obra; Terrenos disponíveis, clima, fatores topográficos; Distância da fonte de combustível; Facilidades de transporte; Distância e dimensão do mercado e facilidades de distribuição; Disponibilidade de energia, água, telefones, rede de esgotos; Condições de vida, leis e regulamentos, incentivos; Estrutura tributária.

3 INTERDEPENDÊNCIA O estudo da localização está relacionado com as demais etapas do projeto, principalmente: Os custos; A engenharia; O mercado; O tamanho.

4 CRITÉRIOS E MÉTODOS DE LOCALIZAÇÃO
FATORES DE AVALIAÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA; MACRO E MICRO FATORES.

5 FATORES DE AVALIAÇÃO QUALITATIVA
Disponibilidade e transporte de matéria-prima e/ou produtos semi-acabados; Disponibilidade de transporte em geral; Energia, água, resíduos industriais e esgotos; bancos e financiamentos locais.

6 FATORES DE AVALIAÇÃO QUANTITATIVA
Mão-de-obra da região; ambiente social e sindical; Perspectiva de expansão do mercado local com a implantação da indústria; Alternativas para o transporte; Acidentes e fatores geográficos; Zoneamento em face de regulamentos municipais (ruídos, resíduos, etc)

7 MACRO FATORES O mercado e suas necessidades de satisfação, incluindo uma previsão futura; O processo técnico-econômico e as necessidades de energia, matérias-primas e integração com outras indústrias; A ecologia, o meio geográfico, principalmente o clima; A mão-de-obra disponível.

8 MICRO FATORES Consequências danosas para as comunidades oriundas do processo tecnológico adotado (ruído, resíduos, emanações nocivas, etc); Posição relativa às vias de transporte, portos e desvios ferroviários; Condições de segurança contra acidentes (inundações, incêndios, etc); Possibilidade de fácil acesso dos funcionários à empresa.

9 FATORES DE SELEÇÃO REGIONAL
Matéria-prima Mão-de-obra Mercado Serviços para a fábrica; Leis e Códigos de ética.

10 FATORES PARA ESCOLHA DE LOCALIZAÇÃO ESPECÍFICA
Escolha entre localização urbana e rural; Custo do terreno; Transporte local; Zoneamento local; Maior ou menor facilidade de compra de terrenos adjacentes; Possibilidades de problemas com a vizinhança.

11 CINCO ESTÁGIOS DO PROCESSO DE LOCALIZAÇÃO
Escolha dos fatores de localização mais importantes; Restrição da área a ser levada em consideração, escolha das zonas; Pesquisas locais nas zonas escolhidas; Atribuições de pesos aos fatores escolhidos; Comparação final.

12 PETROLINA No caso de Petrolina, cidade tomada como referência, trata-se de uma microrregião do sertão com clima tropical. A dinamização do setor agrícola no município tem estimulado significativamente o setor industrial. Nos últimos anos várias empresas de grupos locais, nacionais e multinacionais, tem sido atraídas a realizarem investimentos em Petrolina. Um dos sub-setores da indústria que mais cresce é o da agroindústria de alimentos. O município responde hoje com cerca de 52 empresas agroindustriais implantadas entre pequenas, médias e grandes, destacando-se a agroindústria alimentar de sucos, polpas, doces, etc.

13 POR SER MÚNICÍPIO PÓLO O pólo de irrigação mais desenvolvido no Vale está situado em torno das cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA); A Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, implantou em 1982, o Distrito Industrial Clementino de Souza Coelho, com o objetivo de oferecer infra-estrutura localizada às indústrias emergentes, orientando racionalmente o processo de localização de fábricas em áreas urbanas. O Distrito Industrial Clementino de Souza Coelho, possui uma área total de 500ha, e área industrial 132ha (1ª etapa) – 128ha (2ª etapa). A área restante destinada a sistema viário – Zona de apoio.

14 PRINCIPAIS INDÚSTRIAS INSTALADAS NO DI
Nichirei Agrícola do Nordeste – processamento de suco de acerola Ilcominas – processamento de pimentão/ pimenta Sucovalle – Refrescos Guararapes – Coca cola Limoura Temperos Gipsita S/A – Mineradora Quisorvetto – Doçura Entre outras...

15 POTENCIALIDADES Indústria:
Alimentícia, Vinícola, Confecções, Frigorífico, Gesso, Marcenaria, Sulanca. Comércio: Auto-Peças, Informal, Confecções, Gesso, Bebidas, Veículos. Agropecuária: Agricultura (mandioca, grãos, mamona), Avicultura, Fruticultura (uva, melancia), Horticultura (tomate, cebola), Pecuária   (bovino, caprino), Piscicultura.

16 Serviços: BANCOS Possui agências bancárias, tanto publicas como particulares. Podemos citar os bancos HSBC, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco do Nordeste, Unibanco, BANDEPE, Banco Itaú, Bamerindus, Banco Popular, Banco Postal; SAÚDE Hospitais públicos e privados, clinicas e postos de saúde que atraem diversas pessoas das regiões circunvizinhas, dentre eles temos: Hospital Memorial, Neurocárdio, HGU, Casa de Misericórdia, Só Baby, Prontoped, HGU Infantil, etc;

17 EDUCAÇÃO Grande quantidade de escolas a nível de primeiro, segundo e terceiro grau, dentre estas podemos citar a FACAPE, FFPP, Uneb, UNIVASF, UNOPAR, dentre outras; CLUBES DE LAZER E RECREAÇÃO AABB, SESI, Iate Clube Petrolina, Country Club, Ilha do Sol; MEIOS DE COMUNICAÇÃO TV São Francisco, TV Grande Rio, FM Grande Rio, Rádio Transamérica, Vale FM, Emissora Rural, etc; Jornais Gazeta Regional, Diário da Região,etc.

18 ECONOMIA A produção de vinhos em Petrolina é uma das fortalecedoras do desenvolvimento do setor no Vale do São Francisco, fazendo com que a região se tornasse o segundo pólo vitivinicultor do país. A região contempla atualmente a maior produção de frutas do país, sendo responsável por uma parcela de 30% das exportações brasileiras do setor. A produção de flores tropicais da cidade, junto à de mais oito municípios, colocam Pernambuco como o primeiro produtor nacional de flores desta espécie. O turismo de negócios e o artesanato, onde se destaca a produção de carrancas, são outros potenciais de Petrolina.

19 TURISMO E LAZER A cidade tem uma orla urbana bem estruturada e uma tradição no artesanato com a fabricação de carrancas. No meio do Velho Chico, ilhas enfeitam a paisagem. As Ilhas do Rodeadouro, do Fogo, a Ilha Culpe o Vento e a de Nossa Senhora são alguns exemplos de locais onde as pessoas podem passar os finais de semana usufruindo as belezas naturais do local. A cidade de Juazeiro também oferece boas opções ao ar livre com cachoeiras e gruta. Em Petrolina, está localizado o maior complexo gastronômico ao ar livre da América Latina quando o assunto é carne de bode. No Bodódromo, como é conhecido o espaço, os turistas podem apreciar o principal prato típico da região: bode assado.

20 EMBRAPA Sua missão é viabilizar soluções para o desenvolvimento sustentável do espaço rural, com foco no agronegócio,  por meio da geração, adaptação e transferência de conhecimentos e tecnologias, em benefício dos diversos segmentos da sociedade brasileira.

21 CODEVASF A história da Codevasf está associada à importância do rio São Francisco no âmbito do crescimento social e econômico brasileiro. Todas as iniciativas da empresa visam à geração de emprego e renda, à redução dos fluxos migratórios, dos efeitos econômicos e sociais de secas e inundações. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), vinculada ao Ministério da Integração Nacional, tem por missão promover o desenvolvimento das bacias dos rios São Francisco e Parnaíba com a utilização sustentável dos recursos.

22 AEROPORTO - INDUSTRIAL DE PETROLINA UM INCENTIVO A EXPORTAÇÃO
O Aeroporto Internacional de Petrolina possui as maiores câmaras frigoríficas instaladas em aeroportos brasileiros; Três quilômetros de pista, a terceira maior do Nordeste; As exportações seguem principalmente para a América do Norte e Europa. A pista permite a plena operação de aviões de grande porte, como o Boeing , que transporta até 110 toneladas de produtos em sua versão cargueira. A nova expansão, assim, possibilita maior autonomia de vôo e viagens sem escalas para destinos como Miami, Nova Iorque, Paris e Londres.

23 LOCALIZAÇÃO DE PETROLINA
Pode-se afirmar que o posicionamento físico de Petrolina e Juazeiro constitui, juntamente com outros fatores de ordem econômica, uma das principais vantagens locacionais em relação à grande maioria das cidades da região.

24 EQUIPE Elcicarla Anna Grazzia Maria Aparecida Simone Grace Josimar
Suyla


Carregar ppt "LOCALIZAÇÃO A Localização Industrial é o local onde uma Empresa industrial deve instalar-se e prosperar. A Localização Industrial é de suma importância."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google