A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LOCALIZAÇÃO A Localização Industrial é o local onde uma Empresa industrial deve instalar- se e prosperar. A Localização Industrial é de suma importância.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LOCALIZAÇÃO A Localização Industrial é o local onde uma Empresa industrial deve instalar- se e prosperar. A Localização Industrial é de suma importância."— Transcrição da apresentação:

1 LOCALIZAÇÃO A Localização Industrial é o local onde uma Empresa industrial deve instalar- se e prosperar. A Localização Industrial é de suma importância para uma Empresa, pois dependendo de sua localização poderá lhe acarretar uma série de transtornos e prejuízos.

2 FATORES BÁSICOS DE LOCALIZAÇÃO Localização dos materiais de produção (insumos); Localização dos materiais de produção (insumos); Disponibilidade de mão-de-obra; Disponibilidade de mão-de-obra; Terrenos disponíveis, clima, fatores topográficos; Terrenos disponíveis, clima, fatores topográficos; Distância da fonte de combustível; Distância da fonte de combustível; Facilidades de transporte; Facilidades de transporte; Distância e dimensão do mercado e facilidades de distribuição; Distância e dimensão do mercado e facilidades de distribuição; Disponibilidade de energia, água, telefones, rede de esgotos; Disponibilidade de energia, água, telefones, rede de esgotos; Condições de vida, leis e regulamentos, incentivos; Condições de vida, leis e regulamentos, incentivos; Estrutura tributária. Estrutura tributária.

3 INTERDEPENDÊNCIA O estudo da localização está relacionado com as demais etapas do projeto, principalmente: O estudo da localização está relacionado com as demais etapas do projeto, principalmente: Os custos;Os custos; A engenharia;A engenharia; O mercado;O mercado; O tamanho.O tamanho.

4 CRITÉRIOS E MÉTODOS DE LOCALIZAÇÃO FATORES DE AVALIAÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA; FATORES DE AVALIAÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA; MACRO E MICRO FATORES. MACRO E MICRO FATORES.

5 FATORES DE AVALIAÇÃO QUALITATIVA Disponibilidade e transporte de matéria-prima e/ou produtos semi- acabados; Disponibilidade e transporte de matéria-prima e/ou produtos semi- acabados; Disponibilidade de transporte em geral; Disponibilidade de transporte em geral; Energia, água, resíduos industriais e esgotos; bancos e financiamentos locais. Energia, água, resíduos industriais e esgotos; bancos e financiamentos locais.

6 FATORES DE AVALIAÇÃO QUANTITATIVA Mão-de-obra da região; ambiente social e sindical; Mão-de-obra da região; ambiente social e sindical; Perspectiva de expansão do mercado local com a implantação da indústria; Perspectiva de expansão do mercado local com a implantação da indústria; Alternativas para o transporte; Alternativas para o transporte; Acidentes e fatores geográficos; Acidentes e fatores geográficos; Zoneamento em face de regulamentos municipais (ruídos, resíduos, etc) Zoneamento em face de regulamentos municipais (ruídos, resíduos, etc)

7 MACRO FATORES O mercado e suas necessidades de satisfação, incluindo uma previsão futura; O mercado e suas necessidades de satisfação, incluindo uma previsão futura; O processo técnico-econômico e as necessidades de energia, matérias- primas e integração com outras indústrias; O processo técnico-econômico e as necessidades de energia, matérias- primas e integração com outras indústrias; A ecologia, o meio geográfico, principalmente o clima; A ecologia, o meio geográfico, principalmente o clima; A mão-de-obra disponível. A mão-de-obra disponível.

8 MICRO FATORES Consequências danosas para as comunidades oriundas do processo tecnológico adotado (ruído, resíduos, emanações nocivas, etc); Consequências danosas para as comunidades oriundas do processo tecnológico adotado (ruído, resíduos, emanações nocivas, etc); Posição relativa às vias de transporte, portos e desvios ferroviários; Posição relativa às vias de transporte, portos e desvios ferroviários; Condições de segurança contra acidentes (inundações, incêndios, etc); Condições de segurança contra acidentes (inundações, incêndios, etc); Possibilidade de fácil acesso dos funcionários à empresa. Possibilidade de fácil acesso dos funcionários à empresa.

9 FATORES DE SELEÇÃO REGIONAL Matéria-prima Matéria-prima Mão-de-obra Mão-de-obra Mercado Mercado Serviços para a fábrica; Serviços para a fábrica; Leis e Códigos de ética. Leis e Códigos de ética.

10 FATORES PARA ESCOLHA DE LOCALIZAÇÃO ESPECÍFICA Escolha entre localização urbana e rural; Escolha entre localização urbana e rural; Custo do terreno; Custo do terreno; Transporte local; Transporte local; Zoneamento local; Zoneamento local; Maior ou menor facilidade de compra de terrenos adjacentes; Maior ou menor facilidade de compra de terrenos adjacentes; Possibilidades de problemas com a vizinhança. Possibilidades de problemas com a vizinhança.

11 CINCO ESTÁGIOS DO PROCESSO DE LOCALIZAÇÃO Escolha dos fatores de localização mais importantes; Escolha dos fatores de localização mais importantes; Restrição da área a ser levada em consideração, escolha das zonas; Restrição da área a ser levada em consideração, escolha das zonas; Pesquisas locais nas zonas escolhidas; Pesquisas locais nas zonas escolhidas; Atribuições de pesos aos fatores escolhidos; Atribuições de pesos aos fatores escolhidos; Comparação final. Comparação final.

12 PETROLINA No caso de Petrolina, cidade tomada como referência, trata-se de uma microrregião do sertão com clima tropical. A dinamização do setor agrícola no município tem estimulado significativamente o setor industrial. Nos últimos anos várias empresas de grupos locais, nacionais e multinacionais, tem sido atraídas a realizarem investimentos em Petrolina. No caso de Petrolina, cidade tomada como referência, trata-se de uma microrregião do sertão com clima tropical. A dinamização do setor agrícola no município tem estimulado significativamente o setor industrial. Nos últimos anos várias empresas de grupos locais, nacionais e multinacionais, tem sido atraídas a realizarem investimentos em Petrolina. Um dos sub-setores da indústria que mais cresce é o da agroindústria de alimentos. O município responde hoje com cerca de 52 empresas agroindustriais implantadas entre pequenas, médias e grandes, destacando-se a agroindústria alimentar de sucos, polpas, doces, etc. Um dos sub-setores da indústria que mais cresce é o da agroindústria de alimentos. O município responde hoje com cerca de 52 empresas agroindustriais implantadas entre pequenas, médias e grandes, destacando-se a agroindústria alimentar de sucos, polpas, doces, etc.

13 POR SER MÚNICÍPIO PÓLO O pólo de irrigação mais desenvolvido no Vale está situado em torno das cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA); O pólo de irrigação mais desenvolvido no Vale está situado em torno das cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA); A Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, implantou em 1982, o Distrito Industrial Clementino de Souza Coelho, com o objetivo de oferecer infra-estrutura localizada às indústrias emergentes, orientando racionalmente o processo de localização de fábricas em áreas urbanas. A Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, implantou em 1982, o Distrito Industrial Clementino de Souza Coelho, com o objetivo de oferecer infra-estrutura localizada às indústrias emergentes, orientando racionalmente o processo de localização de fábricas em áreas urbanas. O Distrito Industrial Clementino de Souza Coelho, possui uma área total de 500ha, e área industrial 132ha (1ª etapa) – 128ha (2ª etapa). A área restante destinada a sistema viário – Zona de apoio. O Distrito Industrial Clementino de Souza Coelho, possui uma área total de 500ha, e área industrial 132ha (1ª etapa) – 128ha (2ª etapa). A área restante destinada a sistema viário – Zona de apoio.

14 PRINCIPAIS INDÚSTRIAS INSTALADAS NO DI Nichirei Agrícola do Nordeste – processamento de suco de acerola Nichirei Agrícola do Nordeste – processamento de suco de acerola Ilcominas – processamento de pimentão/ pimenta Ilcominas – processamento de pimentão/ pimenta Sucovalle – Refrescos Guararapes – Coca cola Sucovalle – Refrescos Guararapes – Coca cola Limoura Temperos Limoura Temperos Gipsita S/A – Mineradora Gipsita S/A – Mineradora Quisorvetto – Doçura Quisorvetto – Doçura Entre outras... Entre outras...

15 POTENCIALIDADES Indústria: Indústria: Alimentícia, Vinícola, Confecções, Frigorífico, Gesso, Marcenaria, Sulanca. Comércio: Comércio: Auto-Peças, Informal, Confecções, Gesso, Bebidas, Veículos. Agropecuária: Agropecuária: Agricultura (mandioca, grãos, mamona), Avicultura, Fruticultura (uva, melancia), Horticultura (tomate, cebola), Pecuária (bovino, caprino), Piscicultura.

16 Serviços: Serviços:BANCOS Possui a gências bancárias, tanto publicas como particulares. Podemos citar os bancos HSBC, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco do Nordeste, Unibanco, BANDEPE, Banco Itaú, Bamerindus, Banco Popular, Banco Postal; SAÚDE SAÚDE Hospitais públicos e privados, clinicas e postos de saúde que atraem diversas pessoas das regiões circunvizinhas, dentre eles temos: Hospital Memorial, Neurocárdio, HGU, Casa de Misericórdia, Só Baby, Prontoped, HGU Infantil, etc;

17 EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO Grande quantidade de escolas a nível de primeiro, segundo e terceiro grau, dentre estas podemos citar a FACAPE, FFPP, Uneb, UNIVASF, UNOPAR, dentre outras; Grande quantidade de escolas a nível de primeiro, segundo e terceiro grau, dentre estas podemos citar a FACAPE, FFPP, Uneb, UNIVASF, UNOPAR, dentre outras; CLUBES DE LAZER E RECREAÇÃO CLUBES DE LAZER E RECREAÇÃO AABB, SESI, Iate Clube Petrolina, Country Club, Ilha do Sol; MEIOS DE COMUNICAÇÃO MEIOS DE COMUNICAÇÃO TV São Francisco, TV Grande Rio, FM Grande Rio, Rádio Transamérica, Vale FM, Emissora Rural, etc; Jornais Jornais Gazeta Regional, Diário da Região,etc. Gazeta Regional, Diário da Região,etc.

18 ECONOMIA A produ ç ão de vinhos em Petrolina é uma das fortalecedoras do desenvolvimento do setor no Vale do São Francisco, fazendo com que a região se tornasse o segundo p ó lo vitivinicultor do pa í s. A produ ç ão de vinhos em Petrolina é uma das fortalecedoras do desenvolvimento do setor no Vale do São Francisco, fazendo com que a região se tornasse o segundo p ó lo vitivinicultor do pa í s. A região contempla atualmente a maior produ ç ão de frutas do pa í s, sendo respons á vel por uma parcela de 30% das exporta ç ões brasileiras do setor. A região contempla atualmente a maior produ ç ão de frutas do pa í s, sendo respons á vel por uma parcela de 30% das exporta ç ões brasileiras do setor. A produ ç ão de flores tropicais da cidade, junto à de mais oito munic í pios, colocam Pernambuco como o primeiro produtor nacional de flores desta esp é cie. A produ ç ão de flores tropicais da cidade, junto à de mais oito munic í pios, colocam Pernambuco como o primeiro produtor nacional de flores desta esp é cie. O turismo de negócios e o artesanato, onde se destaca a produção de carrancas, são outros potenciais de Petrolina. O turismo de negócios e o artesanato, onde se destaca a produção de carrancas, são outros potenciais de Petrolina.

19 TURISMO E LAZER A cidade tem uma orla urbana bem estruturada e uma tradição no artesanato com a fabricação de carrancas. A cidade tem uma orla urbana bem estruturada e uma tradição no artesanato com a fabricação de carrancas. No meio do Velho Chico, ilhas enfeitam a paisagem. As Ilhas do Rodeadouro, d o Fogo, a Ilha Culpe o Vento e a de Nossa Senhora são alguns exemplos de locais onde as pessoas podem passar os finais de semana usufruindo as belezas naturais do local. No meio do Velho Chico, ilhas enfeitam a paisagem. As Ilhas do Rodeadouro, d o Fogo, a Ilha Culpe o Vento e a de Nossa Senhora são alguns exemplos de locais onde as pessoas podem passar os finais de semana usufruindo as belezas naturais do local. A cidade de Juazeiro também oferece boas opções ao ar livre com cachoeiras e gruta. A cidade de Juazeiro também oferece boas opções ao ar livre com cachoeiras e gruta. Em Petrolina, está localizado o maior complexo gastronômico ao ar livre da América Latina quando o assunto é carne de bode. No Bodódromo, como é conhecido o espaço, os turistas podem apreciar o principal prato típico da região: bode assado. Em Petrolina, está localizado o maior complexo gastronômico ao ar livre da América Latina quando o assunto é carne de bode. No Bodódromo, como é conhecido o espaço, os turistas podem apreciar o principal prato típico da região: bode assado.

20 Sua missão é viabilizar soluções para o desenvolvimento sustentável do espaço rural, com foco no agronegócio, por meio da geração, adaptação e transferência de conhecimentos e tecnologias, em benefício dos diversos segmentos da sociedade brasileira. Sua missão é viabilizar soluções para o desenvolvimento sustentável do espaço rural, com foco no agronegócio, por meio da geração, adaptação e transferência de conhecimentos e tecnologias, em benefício dos diversos segmentos da sociedade brasileira. EMBRAPA

21 A história da Codevasf está associada à importância do rio São Francisco no âmbito do crescimento social e econômico brasileiro. A história da Codevasf está associada à importância do rio São Francisco no âmbito do crescimento social e econômico brasileiro. Todas as iniciativas da empresa visam à geração de emprego e renda, à redução dos fluxos migratórios, dos efeitos econômicos e sociais de secas e inundações.Todas as iniciativas da empresa visam à geração de emprego e renda, à redução dos fluxos migratórios, dos efeitos econômicos e sociais de secas e inundações. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), vinculada ao Ministério da Integração Nacional, tem por missão promover o desenvolvimento das bacias dos rios São Francisco e Parnaíba com a utilização sustentável dos recursos.A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), vinculada ao Ministério da Integração Nacional, tem por missão promover o desenvolvimento das bacias dos rios São Francisco e Parnaíba com a utilização sustentável dos recursos. CODEVASF

22 AEROPORTO - INDUSTRIAL DE PETROLINA UM INCENTIVO A EXPORTAÇÃO O Aeroporto Internacional de Petrolina possui as maiores câmaras frigoríficas instaladas em aeroportos brasileiros; O Aeroporto Internacional de Petrolina possui as maiores câmaras frigoríficas instaladas em aeroportos brasileiros; Três quilômetros de pista, a terceira maior do Nordeste; Três quilômetros de pista, a terceira maior do Nordeste; As exportações seguem principalmente para a América do Norte e Europa. As exportações seguem principalmente para a América do Norte e Europa. A pista permite a plena operação de aviões de grande porte, como o Boeing , que transporta até 110 toneladas de produtos em sua versão cargueira. A pista permite a plena operação de aviões de grande porte, como o Boeing , que transporta até 110 toneladas de produtos em sua versão cargueira. A nova expansão, assim, possibilita maior autonomia de vôo e viagens sem escalas para destinos como Miami, Nova Iorque, Paris e Londres. A nova expansão, assim, possibilita maior autonomia de vôo e viagens sem escalas para destinos como Miami, Nova Iorque, Paris e Londres.

23 Pode-se afirmar que o posicionamento físico de Petrolina e Juazeiro constitui, juntamente com outros fatores de ordem econômica, uma das principais vantagens locacionais em relação à grande maioria das cidades da região. Pode-se afirmar que o posicionamento físico de Petrolina e Juazeiro constitui, juntamente com outros fatores de ordem econômica, uma das principais vantagens locacionais em relação à grande maioria das cidades da região. LOCALIZAÇÃO DE PETROLINA

24 EQUIPE Elcicarla Anna Grazzia Maria Aparecida Simone Grace JosimarSuyla


Carregar ppt "LOCALIZAÇÃO A Localização Industrial é o local onde uma Empresa industrial deve instalar- se e prosperar. A Localização Industrial é de suma importância."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google