A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BOTÂNICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BOTÂNICA."— Transcrição da apresentação:

1 BOTÂNICA

2 Parênquima

3 Fisiologia vegetal

4 Tecidos de condução Xilema ou lenho conduz seiva bruta/inorgânica
células mortas localização central traqueídeos e elementos do vaso

5 Floema/líber conduz a seiva elaborada/orgânica células vivas
localização periférica células e elementos crivados

6 Morfologia vegetal Raiz

7 Raízes subterrâneas Raiz aprumada, raiz axial ou raiz pivotante - apresentam raiz principal, coifa menor do que as demais, seu comprimento é maior que o das outras, e também ramificações ou raízes secundárias. São características de dicotiledôneas. A axial tem a função também de fazer a fotossíntese. Raiz fasciculada ou raiz em cabeleira - Esse sistema de raízes é denominado de raiz múltipla, ramificada ou fasciculada e não surge como os ramos da primeira raiz, como no caso das raízes axiais; em vez disso, consiste de numerosas raízes em feixes que emergem da base do caule e tem tamanho maior do que a folha. Raiz tuberosa - contém grande reserva de substância nutritiva e é muito utilizada na nossa alimentação. Como exemplo dessas raízes, podemos citar a mandioca, cenoura, o cará, a batata-doce e o nabo. Obs.: Não confundir raiz tuberosa com caule tuberoso: a planta com raiz tuberosa possui o caule e as folhas fora do solo, ex: mandioca. Os caules tuberosos são aqueles que possuem o caule e a raiz debaixo da superfície do solo, como por exemplo a beterraba.

8 Raízes aéreas As raízes aéreas se desenvolvem no caule ou em certas folhas. Classificam-se em duas categorias: caulógenas (também denominadas normais) e adventícias, ambas de origem endógena. Raiz suporte ou raiz escora - quando uma planta possui um caule ou um conjunto de raízes muito fraco e essas raízes suportes são responsáveis pela ajuda na sustentação da planta. Raiz velame ou raiz cintura - é uma estrutura presente nas raízes aéreas das orquídeas; Tem a função de absorver água da atmosfera. Raiz respiratória ou pneumatóforo - são raízes de algumas plantas que se desenvolvem em locais alagadiços. Nesses ambientes, como os mangues, o solo é geralmente muito pobre em gás oxigênio. Essas raízes partem de outras existentes no solo e crescem verticalmente, emergindo da água; possuem poros que permitem a absorção de oxigênio atmosférico. Raiz sugadora ou raiz haustório - As plantas que possuem esse tipo de raiz são considerados parasitas homeopatas, pois vivem à custa da outra planta. No Brasil, o principal exemplo de planta parasita homeopata é o cipó-pólvora.

9 Raízes aquáticas são raízes que se desenvolvem em plantas que normalmente flutuam na água. Sua função, diferente das subterrâneas, não é de fixação, mas de absorção de água e sais minerais.

10 Caule

11 caules rastejantes, exemplos: abóbora;
Caules aéreos caules eretos: colmo, exemplos: bambu, cana-de-açúcar e milho; espique, exemplos: mamão e palmeiras; haste, exemplos: rosa e soja; escapo, exemplos: capim-dandá; tronco, exemplos: árvores; caules rastejantes, exemplos: abóbora; caules trepadores, exemplos: videira Nota: O estolho ou estolhão é uma brotação lateral que em intervalos sucessivos forma gemas com raízes e folhas. Logo, o estolho permite a propagação vegetativa da espécie, exemplos: clorofito e morango.

12 Caules subterrâneos bulbo: rizoma, exemplos: banana, orquídea
bulbo sólido ou cheio, exemplo: açafrão bulbo escamoso, exemplos: açucena e lírio bulbo tunicado, exemplo: cebola bulbo composto ou bulbilho, exemplo: alho rizoma, exemplos: banana, orquídea tubérculo, exemplos: batata, inhame.

13 Caules aquáticos São considerados caules aquáticos todos aqueles que se desenvolvem em meio aquoso, exemplos: elódea, vitória-régia e outras plantas ornamentais aquáticas.

14 Tipos de caules

15 Folha

16

17

18 Flor

19 Estrutura de um fruto

20 Auxinas → Responsáveis pelos tropismos (foto e geotropismo), desenvolvimento dos frutos, alongamento celular radicular e caulinar. Esse fitormônio é produzido no meristema apical do caule, primórdios foliares, flores, frutos e sementes. Transportado pela extensão do vegetal através dos vasos xilema e floema. Etileno → sua concentração realiza o amadurecimento dos frutos e indução da abscisão foliar. Esse gás é produzido em diversos locais da planta, difundindo-se entre as células. Citocianinas → Hormônio que retarda o envelhecimento das plantas(senescência), estimula as divisões celulares e desenvolvimento das gemas laterais. É produzido nas raízes e transportado para a planta através do xilema. Giberelinas → Atua na floração, promove a germinação, desenvolvimento dos frutos. È sintetizado no meristema de sementes e frutos, transportado pelo xilema. Ácido abscísico → Provoca indução do fechamento dos estômatos, envelhecimento de folhas, dormência de sementes e gemas, inibe o crescimento das plantas. Sua produção ocorre em diversos órgãos da planta: caule, folhas e extremidade da raiz (a coifa). A difusão desse hormônio ocorre através dos vasos condutores de seiva.


Carregar ppt "BOTÂNICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google