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MARKETING.

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Apresentação em tema: "MARKETING."— Transcrição da apresentação:

1 MARKETING

2 MARKETING

3 MARKETING

4 MARKETING NecessidadesDesejosDemandasProdutos&Serviços TrocaTransaçãoRelacionamento ValorCustoSatisfação

5 MARKETING A informação é um elemento crítico para a eficácia do marketing. Em muitos casos, as informações não estão disponíveis e chegam atrasadas ou não são confiáveis. Um sistema de informações de marketing bem planejado consiste em quatro subsistemas. –O primeiro é o sistema de registros internos, que fornece os dados atuais sobre vendas, custos, estoques, fluxo de caixa e de contas a receber e a pagar.

6 MARKETING –O segundo é o sistema de inteligência de marketing, que fornece aos administradores de marketing informações diárias sobre os acontecimentos no ambiente externo. –O terceiro subsistema é a pesquisa de marketing, que envolve a coleta de informações que sejam relevantes para um problema específico de marketing enfrentado pela empresa. –O quarto subsistema é o sistema de apoio às decisões de marketing, que consiste em técnicas estatísticas e modelos de decisão para auxiliar os administradores de marketing a tomar melhores decisões.

7 MARKETING O processo de pesquisa de marketing consiste em cinco etapas: Definição do problema e objetivos da pesquisa Definição do problema e objetivos da pesquisa Desenvolvimento do plano de pesquisa Desenvolvimento do plano de pesquisa Coleta de informações Coleta de informações Análise das informações Análise das informações Apresentação dos resultados Apresentação dos resultados

8 MARKETING O macroambiente da empresa é o lugar onde ela deve iniciar suas buscas por oportunidades e possíveis ameaças, marcado por 6 forças: Demográfica (população, idade, etnia, formação educacional, migração etc.) Demográfica (população, idade, etnia, formação educacional, migração etc.) Econômica (renda, padrões de gastos etc.) Econômica (renda, padrões de gastos etc.)

9 MARKETING Natural (matéria­prima, poluição, energia, meio­ambiente etc.) Natural (matéria­prima, poluição, energia, meio­ambiente etc.) Tecnológica (inovações, evolução, pesquisas etc.) Tecnológica (inovações, evolução, pesquisas etc.) Política (regulamentação, órgãos governamentais etc.) Política (regulamentação, órgãos governamentais etc.) Cultural (hábitos, conceitos etc.) Cultural (hábitos, conceitos etc.)

10 MARKETING Os mercados consumidores e o comportamento de compra do consumidor têm que ser entendidos antes que planos de marketing possam ser desenvolvidos. Embora muitas aquisições envolvam apenas um tomador de decisão, outras podem envolver vários participantes, que assumirão papéis de: Iniciadores Iniciadores Influenciadores Influenciadores Decisores Decisores Compradores Compradores Usuários Usuários

11 MARKETING FatoresCulturais Comprador FatoresPsicológicos FatoresPessoaisFatoresSociais

12 MARKETING Cultura: Cultura: Determinante mais importante dos desejos e do comportamento de uma pessoa. Perfil Sócio­Econômico: Perfil Sócio­Econômico: São divisões relativamente homogêneas e duradouras de uma sociedade, ordenadas hierarquicamente e cujos membros compartilham valores, interesses e comportamentos.

13 MARKETING SEGMENTO A1 (representam menos que 1%) Os membros desta classe representam a elite social que vive de riquezas herdadas, composta de famílias bem conhecidas. Os membros desta classe representam a elite social que vive de riquezas herdadas, composta de famílias bem conhecidas. Essas famílias doam grandes somas para obras de caridade participam de bailes de debutantes, possuem mais de uma casa e enviam seus filhos para as melhores escolas. Essas famílias doam grandes somas para obras de caridade participam de bailes de debutantes, possuem mais de uma casa e enviam seus filhos para as melhores escolas. São mercado para jóias, antiguidades, casas e viagens de férias. Freqüentemente compram e se vestem de maneira conservadora e não estão interessadas em ostentação. São mercado para jóias, antiguidades, casas e viagens de férias. Freqüentemente compram e se vestem de maneira conservadora e não estão interessadas em ostentação. Embora pequena como grupo, esta classe serve como referência para outras, na medida em que suas decisões de consumo transparecem e são imitadas. Embora pequena como grupo, esta classe serve como referência para outras, na medida em que suas decisões de consumo transparecem e são imitadas.

14 MARKETING SEGMENTO A2 (representam cerca de 2%) Os membros desta classe são pessoas que recebem altas rendas ou riquezas decorrentes da excepcional habilidade profissional ou para negócios. Geralmente, são procedentes da classe B. Os membros desta classe são pessoas que recebem altas rendas ou riquezas decorrentes da excepcional habilidade profissional ou para negócios. Geralmente, são procedentes da classe B. Costumam participar ativamente de eventos sociais e cívicos e procuram adquirir símbolos de status para eles e seus filhos, como residências luxuosas, iates, piscinas e automóveis. Costumam participar ativamente de eventos sociais e cívicos e procuram adquirir símbolos de status para eles e seus filhos, como residências luxuosas, iates, piscinas e automóveis. Esta classe inclui os novos ricos, cujos padrões de consumo visíveis são planejados para impressionar as pessoas das classes inferiores. Esta classe inclui os novos ricos, cujos padrões de consumo visíveis são planejados para impressionar as pessoas das classes inferiores. A ambição das pessoas da classe A2 é serem aceitas na classe A1, um status que, mais provavelmente, será alcançado pelos filhos. A ambição das pessoas da classe A2 é serem aceitas na classe A1, um status que, mais provavelmente, será alcançado pelos filhos.

15 MARKETING SEGMENTO B1 (12%) Os participantes desta classe não possuem status familiar nem riquezas incomuns. Estão principalmente preocupados com a carreira profissional. Os participantes desta classe não possuem status familiar nem riquezas incomuns. Estão principalmente preocupados com a carreira profissional. São profissionais liberais, empresários independentes e gerentes de grandes empresas. São profissionais liberais, empresários independentes e gerentes de grandes empresas. Acreditam na educação e desejam que seus filhos desenvolvam habilidades profissionais ou administrativas para não regredirem a um status inferior. Acreditam na educação e desejam que seus filhos desenvolvam habilidades profissionais ou administrativas para não regredirem a um status inferior. Os membros desta classe gostam de lidar com idéias e cultura superior. Os membros desta classe gostam de lidar com idéias e cultura superior. Representam um mercado de qualidade para boas residências, vestuários, móveis e eletrodomésticos. Procuram conseguir uma casa agradável para receber amigos e clientes. Representam um mercado de qualidade para boas residências, vestuários, móveis e eletrodomésticos. Procuram conseguir uma casa agradável para receber amigos e clientes.

16 MARKETING SEGMENTO B2 (32%) É formada por funcionários de escritórios e fábricas, recebem remunerações médias e moram na melhor parte da cidade. É formada por funcionários de escritórios e fábricas, recebem remunerações médias e moram na melhor parte da cidade. Freqüentemente, compram produtos populares para acompanhar as tendências. Freqüentemente, compram produtos populares para acompanhar as tendências. Vinte e cinco por cento possuem carros importados e a maioria está preocupado com moda, procurando adquirir produtos das melhores marcas. Vinte e cinco por cento possuem carros importados e a maioria está preocupado com moda, procurando adquirir produtos das melhores marcas. Para essas pessoas, viver bem significa uma casa mais bonita junto a uma vizinhança localizada na melhor parte da cidade, que tenha boas escolas. Para essas pessoas, viver bem significa uma casa mais bonita junto a uma vizinhança localizada na melhor parte da cidade, que tenha boas escolas. A classe média acredita que deve gastar mais dinheiro em experiências que valham a pena para seus filhos e destiná­los a uma educação superior. A classe média acredita que deve gastar mais dinheiro em experiências que valham a pena para seus filhos e destiná­los a uma educação superior.

17 MARKETING SEGMENTO C (38%) Esta classe é formada por trabalhadores de fábrica que recebem salários médios e levam um estilo de vida de operário, quaisquer que sejam suas rendas, formação escolar ou trabalho executado. Esta classe é formada por trabalhadores de fábrica que recebem salários médios e levam um estilo de vida de operário, quaisquer que sejam suas rendas, formação escolar ou trabalho executado. Eles dependem bastante de parentes para apoio econômico e emocional, para bicos para orientação em compras e assistência em tempos difíceis. Eles dependem bastante de parentes para apoio econômico e emocional, para bicos para orientação em compras e assistência em tempos difíceis. Tirar férias significa ficar na cidade e sair quer dizer visitar um lago ou ponto turístico durante algumas horas. Tirar férias significa ficar na cidade e sair quer dizer visitar um lago ou ponto turístico durante algumas horas. Mantém padrões sexuais rígidos e estereotipados. Mantém padrões sexuais rígidos e estereotipados. As preferências por carros incluem os de tamanho padrão e carros maiores, rejeitando modelos compactos. As preferências por carros incluem os de tamanho padrão e carros maiores, rejeitando modelos compactos.

18 MARKETING SEGMENTO D (9%) Os membros desta classe são operários não dependentes do sistema de previdência social, embora seus padrões de vida estejam acima da linha de pobreza absoluta. Os membros desta classe são operários não dependentes do sistema de previdência social, embora seus padrões de vida estejam acima da linha de pobreza absoluta. Desempenham trabalhos não especializados e são muito mal remunerados, embora estejam esforçando­se para atingir uma classe social mais alta. Desempenham trabalhos não especializados e são muito mal remunerados, embora estejam esforçando­se para atingir uma classe social mais alta. Freqüentemente, têm educação deficiente. Freqüentemente, têm educação deficiente. Embora estejam próximos da linha de pobreza absoluta, conseguem ser auto­disciplinados e mantêm algum esforço em relação à higiene e aparência. Embora estejam próximos da linha de pobreza absoluta, conseguem ser auto­disciplinados e mantêm algum esforço em relação à higiene e aparência.

19 MARKETING SEGMENTO E (6%) São dependentes do sistema de previdência social, estão abaixo da linha de pobreza e, geralmente, estão desempregados ou realizam "trabalhos menos qualificados". São dependentes do sistema de previdência social, estão abaixo da linha de pobreza e, geralmente, estão desempregados ou realizam "trabalhos menos qualificados". Alguns não estão interessados em encontrar um trabalho fixo e estão permanentemente dependendo do auxílio público e da caridade para receber alguma renda. Alguns não estão interessados em encontrar um trabalho fixo e estão permanentemente dependendo do auxílio público e da caridade para receber alguma renda. Suas casas, roupas e pertences são rasgados e quebrados. Suas casas, roupas e pertences são rasgados e quebrados.

20 MARKETING Questionário do perfil sócio-econômico. Sistema de pontuação baseado na posse de bens de consumo duráveis, instrução do chefe da família e outros fatores, como a presença de empregados. Posse de bens Pontos Não tem Tem ou + Televisão em cores02345 Rádio01234 Banheiro02344 Automóvel02455 Empregada mensalista02444 Aspirador de pó01111 Máquina de lavar01111 Video-cassete02222 Geladeira02222 Freezer (ou parte de geladeira duplex)01111

21 MARKETING Grau de instrução do chefe da família Pontos Analfabeto / Primário incompleto0 Primário completo / Ginasial incompleto1 Ginasial completo / Colegial incompleto2 Colegial completo / Superior incompleto3 Superior completo5 Questionário para definir perfil sócio-econômico SegmentoPontos A130 – 34 A225 – 29 B121 – 24 B217 – 20 C11 – 16 D6 – 10 E0 – 5

22 MARKETING GRUPOS DE REFERÊNCIA – grupos aos quais a pessoa pertence ou interage GRUPOS DE REFERÊNCIA – grupos aos quais a pessoa pertence ou interage - Grupos primários: família, amigos, vizinhos e colegas de trabalho ou escola - Grupos secundários: religiosos e profissionais - Grupos de aspiração: aqueles aos quais a pessoa gostaria de pertencer - Grupos de dissociação: aqueles cujos valores são rejeitados pela pessoa

23 MARKETING PAPÉIS E POSIÇÕES SOCIAIS: PAPÉIS E POSIÇÕES SOCIAIS: cada papel significa uma posição social, status - As pessoas escolhem produtos que comunicam seu papel e status na sociedade

24 MARKETING Auto-realização Necessidades de estima Necessidades sociais Necessidades de segurança Necessidades fisiológicas Abraham Maslow explica porque as pessoas são dirigidas por certas necessidades em ocasiões específicas. Abraham Maslow explica porque as pessoas são dirigidas por certas necessidades em ocasiões específicas. As necessidades humanas são organizadas em uma hierarquia, partindo das mais urgentes às menos urgentes. Em primeiro lugar, uma pessoa tentará satisfazer suas necessidades mais importantes. Em primeiro lugar, uma pessoa tentará satisfazer suas necessidades mais importantes. Quando ela for bem-sucedida, cessará o motivador atual e ela tentará satisfazer a próxima necessidade.

25 MARKETING COMPOSTO DE MARKETING ProdutoPreçoPraçaPromoção DesignCaracterísticaMarcaEmbalagemTamanhoServiçosGarantias Lista de preços DescontosCondiçõesPrazosCréditosCanaisCoberturaLocalizaçãoEstoquesTransporteDistribuiçãoPromoçõesPropaganda Força de venda MKT Direto

26 MARKETING Análise das Oportunidades de Marketing Pesquisa e seleção de Mercados-AlvoEstratégiasdeMarketing PlanejamentodeMarketing OrganizaçãoImplementaçãoControle


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