A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM EM PACIENTES PORTADORES DE TUMORES DE CABEÇA E PESCOÇO: IDENTIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO Claudia Angélica Mainenti Ferreira Mercês;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM EM PACIENTES PORTADORES DE TUMORES DE CABEÇA E PESCOÇO: IDENTIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO Claudia Angélica Mainenti Ferreira Mercês;"— Transcrição da apresentação:

1 DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM EM PACIENTES PORTADORES DE TUMORES DE CABEÇA E PESCOÇO: IDENTIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO Claudia Angélica Mainenti Ferreira Mercês; Maria de Fátima Batalha de Menezes; Solange da Rosa Tavares; Vlamir de Souza Pinto

2 INTRODUÇÃO

3 OBJETIVO Descrever o processo de seleção e validação dos diagnósticos de enfermagem mais freqüentes em pacientes portadores de tumores de cabeça e pescoço.

4 METODOLOGIA Estudo descritivo na modalidade de relato de experiência.

5 RESULTADOS Foram validados 58 diagnósticos de enfermagem descritos na NANDA, o que não exclui a ocorrência e inserção de outros diagnósticos. Estes diagnósticos foram alocados e distribuídos entre os 12 domínios propostos pela NANDA.

6

7

8 CONCLUSÃO Diagnósticos de enfermagem são úteis para organizar o conhecimento de enfermagem como profissão com o seu conteúdo próprio, e não alicerçada em outros saberes. Este processo configura-se como precursor de estudos mais aprofundados para retratar as especificidades da clientela oncológica. Diagnósticos de enfermagem precisos e pertinentes proporcionam intervenções e resultados de enfermagem adequados e individualizados.

9 REFERÊNCIAS 1. Lunney MC. Pensamento crítico e diagnósticos de enfermagem. Porto Alegre: Artmed Editora; 2004. 2. Tannure MC. Sistematização da assistência de enfermagem: guia prático. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2008. 3. NANDA International. Diagnósticos de enfermagem da NANDA Porto Alegre: Artmed Editora; 2008. 4. Horta WA.Processo de enfermagem. São Paulo: EPU; 1979. 5. Carpenito Moyet L J. Compreensão e aplicação do processo de enfermagem. Porto Alegre: Artmed Editora; 2007.

10 OBRIGADA!!!


Carregar ppt "DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM EM PACIENTES PORTADORES DE TUMORES DE CABEÇA E PESCOÇO: IDENTIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO Claudia Angélica Mainenti Ferreira Mercês;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google