A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nossa Escola na Copa do Mundo 7ª e 8ª séries. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE SANTO AMARO EMEF ARMANDO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nossa Escola na Copa do Mundo 7ª e 8ª séries. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE SANTO AMARO EMEF ARMANDO."— Transcrição da apresentação:

1 Nossa Escola na Copa do Mundo 7ª e 8ª séries

2

3 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE SANTO AMARO EMEF ARMANDO DE ARRUDA PEREIRA 2010

4

5 APRESENTAÇÃO A Copa do mundo é um evento/espetáculo de grandes proporções, pois movimenta milhões em economia e muitos espectadores pelo mundo. Neste ano de 2010, na Copa do Mundo na África do Sul, o Brasil mais uma vez vai participar em busca de novo título mundial de futebol.

6

7 Por ser um assunto tão atual e que mobiliza muitas pessoas, é fácil conseguir dados e informações que podem nos ajudar na realizaão deste projeto. Temos fontes de pesquisa pela Internet que nos ajudarão a ampliar o repertório por meio de atividades e com o envolvimento de todos Assim, este projeto dá a oportunidade de envolver os alunos num trabalho que abrange vários componentes curriculares, garantindo a interdisciplinaridade.

8

9 ÍNDICE HISTÓRIA DAS COPAS ATIVIDADE DE GEOGRAFIA E MATEMÁTICA ATIVIDADE DE LÍNGUAS E HISTÓRIA ATIVIDADE DE CIÊNCIAS ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ARTES PESQUISAS NA ÁREAS DA EDUCAÇÃO

10 HISTÓRIA DAS COPAS A primeira Copa do Mundo foi no Uruguai, em 1930, e o time da casa pode dar o grito de Campeão. A cada quatro anos temos a Copa do Mundo, com exceção dos anos de 1942 e 1946 quando houve a 2ª Guerra Mundial.

11 A 1ª edição da Copa teve apenas 13 seleções, sendo a maioria da América do Sul. Hoje, são 32 seleções envolvidas neste evento. Muitos países, com pouca tradição no futebol, passaram a participar de copas.

12

13 Em 2002, a Coréia do Sul/Japão sediou a Copa do Mundo Neste ano de 2010, a África do Sul sediará a Copa do Mundo.

14

15 Cada um se prepara como pode, enquando aguardamos a Copa de 2014, aqui no Brasil. Vamos trabalhar nas salas de aula, que é o melhor que a escola e os alunos podem oferecer ao nosso país: uma educação de qualidade.

16

17 GEOGRAFIA E MATEMÁTICA Abordagem:Permitir aos alunos ver as diferentes situações de vivência de lugares para refletirem e elaborarem um mapa a partir do interesse comum. A matemática permite o raciocínio lógico para os dados, cálculos e organização de tabelas.

18

19 Objetivos Introduzir e aprofundar os conceitos de país e continente; Compreender a linguagem cartográfica; Identificar título, legenda e escala; Utilizar o raciocínio matemático para organização de dados; Confeccionar um novo mapa temático no Paint Brush

20

21 HISTÓRIA E LÍNGUAS Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como os aspectos socioculturais de outros povos e nações posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais (PCN)

22 Objetivos Aprofundar os conceitos de cultura e colonização; Conhecer aspectos culturais do povo africano; Compreender a língua como expressão cultural e prática social; Reconhecer a Copa do Mundo como importante evento esportivo e fonte de divulgação e integração de cultura e costumes dos povos.

23

24 Música: Língua, de Caetano Veloso Língua Caetano Veloso Gosta de sentir a minha língua roçar a língua de Luís de Camões Gosto de ser e de estar E quero me dedicar a criar confusões de prosódia E uma profusão de paródias Que encurtem dores E furtem cores como camaleões Gosto do Pessoa na pessoa Da rosa no Rosa E sei que a poesia está para a prosa Assim como o amor está para a amizade E quem há de negar que esta lhe é superior? E deixe os Portugais morrerem à míngua Minha pátria é minha língua Fala Mangueira! Fala!

25 Flor do Lácio Sambódromo Lusamérica latim em pó O que quer O que pode esta língua? Se você tem uma idéia incrível é melhor fazer uma canção Está provado que só é possível filosofar em alemão Blitz quer dizer corisco Hollywood quer dizer Azevedo E o Recôncavo, e o Recôncavo, e o Recôncavo meu medo A língua é minha pátria E eu não tenho pátria, tenho mátria E quero frátria Poesia concreta, prosa caótica Ótica futura

26 Flor do Lácio Sambódromo Lusamérica latim em pó O que quer O que pode esta língua? Vamos atentar para a sintaxe dos paulistas E o falso inglês relax dos surfistas Sejamos imperialistas! Cadê? Sejamos imperialistas! Vamos na velô da dicção choo-choo de Carmem Miranda E que o Chico Buarque de Holanda nos resgate E – xeque-mate – explique-nos Luanda Ouçamos com atenção os deles e os delas da TV Globo Sejamos o lobo do lobo do homem Lobo do lobo do lobo do homem Adoro nomes Nomes em ã De coisas como rã e ímã Ímã ímã ímã ímã ímã ímã ímã ímã Nomes de nomes Como Scarlet Moon de Chevalier, Glauco Mattoso e Arrigo Barnabé e Maria da Fé

27

28 Samba-rap, chic-left com banana (– Será que ele está no Pão de Açúcar? – Tá craude brô – Você e tu – Lhe amo – Qué queu te faço, nego? – Bote ligeiro! – Made brinquinho, Ricardo!? Teu tio vai ficar desesperado! – Ó Tavinho, põe camisola pra dentro, assim mais pareces um espantalho! – I like to spend some time in Mozambique – Arigatô, arigatô!) Nós canto-falamos como quem inveja negros Que sofrem horrores no Gueto do Harlem Livros, discos, vídeos à mancheia E deixa que digam, que pensem, que falem.

29 Atividades 1.Ouvir a música; 2.Pesquisar sobre o processo de colonização da África; 3.Analisar a letra da música; 4.Destacar o verso A língua é minha pátria e explorar os múltiplos sentidos

30

31 Ciências O eixo Vida e Ambiente busca promover a ampliação do conhecimento sobre a diversidade da vida nos ambientes naturais ou transformados pelo ser humano, estuda a dinâmica da natureza e como a vida se processa em diferentes espaços e tempos ( PCN)

32 Objetivos Compreender a unicidade da Terra; Identificar as diferenças de sociedades; Conhecer e comparar os problemas ambientais; Conceituar recursos naturais, exploração econômica e preservação ambiental. PESQUISA:Dicas de imagens: Savana: Cerrado:

33 Educação Física e Artes Participar de atividades corporais e artísticas respeitando os seus limites e dos outros; adotar atitudes de respeito mútuoe repúdio à violência; conhecer e valorizar a pluralidade da cultura corporal. Capacitar os alunos a refletir sobre suas possibilidades corporais e, com autonomia, exercê-las de maneira social e cultural significativa e adequada.

34

35 Objetivos Difundir atitudes de respeito; Difundir atitudes de repúdio à violência; Conhecer aspectos da formação cultural e costumes dos países participantes da Copa; Contribuir para a valorização do trabalho coletivo e de atitudes de respeito e cooperação

36

37 CRIANÇAS JOGANDO

38 Atividades Organizar um campeonato inter-salas. Cada equipe deverá ter: Um time Um nome Uma bandeira Um hino/grito de apresentação Definir costumes, vestuário, dança, comida etc., típicos Propor a discussão sobre jogos cooperativos versus competitivos

39 EMEF ARMANDO ARRUDA PEREIRA – DRE-SA LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA ATIVIDADE DE PESQUISA 1 TEMA: COPA DO MUNDO DE FUTEBOL 2010 – ÁFRICA DO SUL

40 ATIVIDADES Conecte-se ao site de busca da GOOGLE: e minimize-o; Abra sua caixa postal eletrônica Gmail e minimize-a. Lembre-se, durante e no decorrer das suas digitações / anotações clique em save / salvar e ao concluir clique em Sign out / sair; Maximize o Google e digite no local de busca: Copa do Mundo 2010 e clique em Pesquisa Google. Dentre os sites apresentados sugerimos: Tabela de jogos Copa do Mundo 2010: Grupos e eliminatórias ou clicar nos links Tabela de Jogos e Calendário;

41 Maximize sua caixa postal, clique em Docs, Creat new / Criar novo, Document / Documento, digite: Título da Pesquisa, País Sede, Nome dos Países Participantes e seus respectivos grupos; digite ainda os dados: Data / Dia da Semana / Hora / Grupo / Confronto / Local / Estádio dos dois jogos do dia 11/06/2010, data da Abertura da Copa do Mundo;

42 Lembramos que ao digitar os dados na coluna I (SG – Saldo de Gols), será necessário aplicar uma fórmula matemática para calcular o saldo de gols do país participante da seguinte maneira: =G9-H9. (Primeiro digita-se o sinal de igual, sem espaço digita-se G9, o G significa a coluna G e o número 9 é a linha nove; o sinal de – (Menos) é o sinal de subtração; o H é a coluna H e o número 9 é a linha 9. O resultado, dependendo do número de gols pró e gols contra, poderá até ser um número negativo). Para obter os dados da coluna I (Saldo de gols), basta preencher as colunas G e H e clicar enter.

43 Nossas anotações / digitações continuam em Docs, Creat new / Criar novo, Spreadsheet onde digitaremos a Tabela de cada grupo da Copa com os seguintes dados em cada coluna: Data, Dia da Semana, Hora, Grupo, Confronto, Local e Estádio. Deixaremos um espaço e em seguida, ainda em cada coluna digitaremos: Nome dos Países participantes, PG – Pontos Ganhos, J – Jogos, V – Vitórias, E – Empates, D – Derrotas, GP – Gols pró, GC – Gols contra, SG – Saldo de gols.

44 DADOS DAS ELIMINATÓRIAS DA COPA GRUPO DAS ELIMINATÓRIAS Nº DE PAÍSES PARTICIPANTES VAGAS ÁFRICA535 ÁSIA(COM AUSTRÁLIA)434,5 EUROPA5313 AMÉRICA DO NORTE, CENTRAL E CARIBE 353,5 OCEANIA (SEM AUSTRÁLIA)100,5 AMÉRICA DO SUL104,5 PAÍSES PARTICIPANTES DAS ELIMINATÓRIAS: 204 PAÍSES PARTICIPANTES DA COPA: 32

45 PARA SABER MAIS: Livro: África e Brasil Africano, de Marina de Mello Souza. Editora Ática, 2007 Pesquisas em sites:


Carregar ppt "Nossa Escola na Copa do Mundo 7ª e 8ª séries. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE SANTO AMARO EMEF ARMANDO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google