A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

II GUERRA MUNDIAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "II GUERRA MUNDIAL."— Transcrição da apresentação:

1 II GUERRA MUNDIAL

2 II GUERRA MUNDIAL ANTECEDENTES/CAUSAS (DÉCADA DE 30):
AULA 15 ANTECEDENTES/CAUSAS (DÉCADA DE 30): Fortalecimento de regimes totalitários nazifascistas. Fracasso da política de apaziguamento (Liga das Nações).

3 II GUERRA MUNDIAL Invasão da CHINA (1931 – Manchúria) pelo JAPÃO.
Invasão da Etiópia (1935) pela ITÁLIA.

4 II GUERRA MUNDIAL Desrespeito da ALEMANHA ao Tratado de Versalhes.
Serviço militar obrigatório. Ocupação do Sarre (35) e Renânia (36), zonas fronteiriças com a FRANÇA.

5 II GUERRA MUNDIAL Incorporação da ÁUSTRIA (ANCHLUSS).
Incorporação da TCHECOSLOVÁQUIA (Sudetos).

6 II GUERRA MUNDIAL Formação do EIXO (Roma + Berlim + Tóquio) – Pacto ANTIKOMINTERN (Anticomunismo). Vídeo 1

7 II GUERRA MUNDIAL Assinatura do Pacto de Não Agressão (Ribentropp-Molotov) entre ALEMANHA e URSS em 1939 Hitler Stálin

8 II GUERRA MUNDIAL Invasão da POLÔNIA pela ALEMANHA em 1/9/1939 – início da 2ª Guerra Mundial.

9 II GUERRA MUNDIAL CAUSAS DA II GUERRA:
A expansão do capitalismo financeiro. Choques entre as potências imperialistas. Crescimento de um forte sentimento nacional, especialmente na Alemanha e na Itália. O revanchismo dos derrotados na I Guerra.

10 II GUERRA MUNDIAL FASES DA GUERRA:
1939: “Guerra de Mentira” – preparação.

11 II GUERRA MUNDIAL 1940 – 1942: vantagem das tropas do Eixo.
BLITZKRIEG – Guerra Relâmpago).

12 II GUERRA MUNDIAL Ocupação da DINAMARCA, NORUEGA, HOLANDA FRANÇA
FRANÇA + INGLATERRA + BELGICA são expulsos do continente (“Retirada de Dunquerque”).

13 II GUERRA MUNDIAL Formação do governo colaboracionista de Vichy (sul da FRA).

14 II GUERRA MUNDIAL Bombardeio da INGLATERRA (fracasso). "Nunca na historia dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos". Sir. Winston Churchil, primeiro ministro inglês, em referencia aos pilotos ingleses que combateram os pilotos alemães nos céus da Inglaterra durante a II guerra mundial.

15 II GUERRA MUNDIAL Invasão da URSS (1941) rompendo acordo de não agressão (minérios, petróleo, cereais).

16 II GUERRA MUNDIAL ATAQUE JAPONÊS A BASE AMERICANA DE PEARL HARBOUR (1941) – EUA ENTRAM NA GUERRA. Vídeo 2

17 II GUERRA MUNDIAL Foi o ataque aéreo japonês a base militar norte-americana de Pearl Harbor no Pacífico em 1941, que precipitou a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial contra as forças do Eixo (Japão, Alemanha e Itália). Expansão máxima do Eixo.

18 II GUERRA MUNDIAL 1943 – 1945: Vitória dos Aliados (EUA + INGLATERRA + FRANÇA + URSS): Batalha de Stalingrado (42-43): URSS X ALEMANHA – 1ª frente. Marco da contenção do avanço nazista na União Soviética e do início da contra-ofensiva.

19 II GUERRA MUNDIAL Batalha de Midway (1942): EUA* X JAPÃO.
Batalha de El Alamein (Egito – 1943): Aliados* X ALEMANHA + ITÁLIA. Controle do Mediterrâneo – Desembarque na Itália – 2ª frente. Rendição da Itália (set – 1943)

20 II GUERRA MUNDIAL IMPORTANTE: “DIA D” (DESEMBARQUE NA NORMANDIA ):

21 II GUERRA MUNDIAL Invasão da ALE (maio/1945).

22 II GUERRA MUNDIAL Invasão da ALE (maio/1945).

23 II GUERRA MUNDIAL Bombas atômicas em Hiroxima e Nagasáqui (JAP – agosto/45) Justificativas Norte-Americanas: era preciso empregar todos os recursos militares disponíveis para garantir a rendição japonesa e abreviar o conflito, intimidar o inimigo e aos demais Estados por meio da demonstração do poder destrutivo da nova arma, de que não se deveria depender do apoio militar da União Soviética para derrotar o Japão.

24 II GUERRA MUNDIAL CONSEQÜÊNCIAS DA II GUERRA:
PERDAS MATERIAIS E HUMANAS: Mais de 1 bilhão e 300 milhões de dólares e 50 milhões de mortos (20 milhões na URSS; 6 milhões na POLÔNIA; 5,5 na ALEMANHA; 1,5 milhões no JAPÃO).

25 II GUERRA MUNDIAL CONSEQÜÊNCIAS DA II GUERRA: O HOLOCAUSTO
O que foi? Assassinato de aproximadamente 6 milhões de judeus em campos de concentração ou de extermínio. Contexto: Implantação de regimes totalitários na Europa, durante o Período de Entre-Guerras e no contexto da polarização ideológica.

26 II GUERRA MUNDIAL Argumento: A defesa do arianismo (a purificação racial da Alemanha) e a vinculação dos judeus com o socialismo e a crise econômica da Alemanha pós Primeira Guerra Mundial. Alvos principais: Minorias étnicas como judeus, ciganos e deficientes físicos e outros, adversários políticos e elementos considerados "anti-sociais", tais como deficientes mentais, homossexuais e pacifistas.

27 II GUERRA MUNDIAL Cenas do holocausto
Vala para depósito dos judeus executados

28 II GUERRA MUNDIAL “Alojamentos” dos campos de concentração
Sessões de execução nos campos de concentração

29 II GUERRA MUNDIAL ÓCULOS DAS VÍTIMAS EXPERIÊNCIA S MÉDICAS
SAPATOS DAS VÍTIMAS DENTES DE OURO

30 II GUERRA MUNDIAL Bipolarização mundial entre EUA (capitalismo) X URSS (comunismo). AMIGOS ANTES.. Carta de baralho americana, mostrando Hitler como um bárbaro, caído ao tentar enfrentar o gigante soviético.

31 II GUERRA MUNDIAL OS ACORDOS DE PAZ:
Conferência de Teerã (IRÃ – nov/1943): Libertação da FRANÇA: EUA + INGLATERRA. LITUÂNIA, LETÔNIA, ESTÔNIA e leste da POLÔNIA: incorporadas à URSS. Divisão da ALEMANHA. O encontro dos três grandes chefes das Forças Aliadas durante a II Guerra Mundial, no Irã, em 1943, é decisivo para o fim da guerra. O acordo resultante do Encontro de Teerã permite a ofensiva coordenada dos Aliados contra as tropas do Eixo - Alemanha, Itália e Japão.

32 II GUERRA MUNDIAL OS ACORDOS DE PAZ:
Conferência de Yalta (URSS – fev/1945): Discutem a fundação da ONU. Leste Europeu: influência soviética. Alemanha Oriental – influência soviética. Oeste da Europa: influência americana. Divisão da Coréia

33 II GUERRA MUNDIAL OS ACORDOS DE PAZ:
Conferência de Potsdam (ALE – ago/1945): Tribunais de Nuremberg (desnazificação). Porto de Dantzig: incorporado definitivamente a POL (Gdansk).

34 II GUERRA MUNDIAL Divisão da ALE em 4 zonas de ocupação (Berlim idem).
Posteriormente originando dois países. República Federal da Alemanha (Alemanha Ocidental) – capitalista. República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) – comunista

35 II GUERRA MUNDIAL Divisão da ALE em 4 zonas de ocupação (Berlim idem).
Posteriormente originando dois países. República Federal da Alemanha (Alemanha Ocidental) – capitalista. República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) – comunista


Carregar ppt "II GUERRA MUNDIAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google