A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

II Fórum Nacional de Ensino Técnico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "II Fórum Nacional de Ensino Técnico"— Transcrição da apresentação:

1 II Fórum Nacional de Ensino Técnico
“O Mercado de Trabalho e a Formação do Profissional de Nível Técnico no Contexto dos Avanços Tecnológicos” Laura Alves CIEE

2 Cenário na Educação Profissional
Em todo o mundo, uma grande inquietação domina os meios educacionais gerando reformas que preparem o homem às novas necessidades do trabalho. As transformações sociais que vêm ocorrendo provocam mudanças profundas no mundo do trabalho, fazendo surgir novas exigências em relação ao desempenho dos profissionais, relacionados aos avanços tecnológicos e às novas expectativas das empresas.

3 Educação na Economia do Conhecimento
As palavras de comando, na nova economia, são: informação, conhecimento, comunicação, talentos, capital humano. O conhecimento está ligado ao “ saber fazer “ , as habilidades, ao “poder fazer” e as atitudes, ao “querer fazer”.

4 Cenário na Educação Profissional
Para enfrentar os desafios desse mercado, o profissional precisa cumprir duas exigências fundamentais: ter uma sólida formação geral e uma boa educação profissional

5 Educação na Economia do Conhecimento
O capital humano é o ativo mais valioso de qualquer Instituição, nessa nova era de uma economia global, voltado para a informação. Trabalhadores detentores de conhecimento são essenciais para desenvolvimento do País.

6 TENDÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO
A conscientização da necessidade de educação permanente e as novas exigências do mercado de trabalho não podem ser atestados só através de um diploma. O valor do diploma, enquanto instrumento de ascensão social e profissional, cederá lugar ao conhecimento efetivamente demonstrado pelo estudante.

7 Mercado de Trabalho As mudanças que vêm ocorrendo no mercado de trabalho transformaram radicalmente o conceito de “Competência Profissional” Mais que um diploma e o conhecimento é preciso buscar a CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL e estar aberto para novas opções de trabalho

8 O Mercado de Trabalho Num mundo em constante transformação, o mercado de trabalho mantém, lado a lado, profissões mais tradicionais e outras, surgidas em função do avanço tecnológico, da conjuntura econômica e das políticas de desenvolvimento setorial.

9 O Mercado de Trabalho Sociedade do conhecimento
A “Sociedade do Conhecimento”, anunciada por Peter Drucker, refere-se a uma era onde o conhecimento é o principal “bem de consumo” e recurso econômico. Como ele se torna rapidamente obsoleto, precisamos mantê-lo permanentemente atualizado.

10 Mercado de Trabalho As mudanças no mercado de trabalho são muito ágeis e as tendências de ocupação se modificam rapidamente. Novas carreiras e oportunidades surgem da noite para o dia, em ritmo nunca visto na história da humanidade. O desafio agora é tentar identificar quais segmentos serão mais promissores.

11 Mercado de Trabalho “A tecnologia imprime velocidade aos negócios e forja carreiras que já não cabem no estereótipo tradicional das profissões”. “No campo das relações de trabalho, o mundo deve presenciar nos próximos anos transformações comparáveis às das últimas três décadas”.

12 Mercado de Trabalho Antes, o conhecimento que se adquiria em uma faculdade era combustível suficiente para os próximos 20 anos de trabalho. É preciso voltar a estudar a cada dois ou três anos para estar em sintonia com o mercado. Velocidade e risco são as variáveis chaves da gestão de negócios e das carreiras.

13 Mercado de Trabalho Hoje, a ênfase não é mais nas profissões, e sim nas competências para o desenvolvimento de atividades específicas. Conhecimento não é tudo. É preciso unir várias capacidades, ter intuição, saber tomar decisões rápidas. Hoje, quando se contrata alguém, não é para assumir um cargo, mas para solucionar desafios. E isso está alterando profundamente o perfil dos profissionais em geral.

14 O PROFISSIONAL DO PASSADO O PROFISSIONAL DE HOJE
Aprendiam quando alguém lhes ensinava   Procuram deliberadamente aprender   Achavam que o aprendizado ocorria principalmente na sala de aula   Reconhecem o poder do aprendizado decorrente da experiência de trabalho   Responsabilizavam o chefe pela carreira Sentem-se responsáveis pela sua própria carreira   Não eram considerados responsáveis pelo próprio desenvolvimento   Assumem a responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento   Acreditavam que sua educação estava completa ou só precisava de pequenas reciclagens   Encaram a educação como uma atividade permanente para a vida toda   Não percebiam a ligação entre o que aprendiam e os resultados profissionais   Percebem como o aprendizado afeta os negócios   Deixavam o aprendizado a cargo da instituição   Decidem intencionalmente o que aprender  

15 EMPREGABILIDADE E MERCADO DE TRABALHO
Não existem profissões do futuro. Existem mercados promissores para profissionais competentes. Não importa o curso, ninguém deve perder de vista a necessidade de estudar muito. Só alguém que estuda com afinco consegue acompanhar esse ritmo. A formação generalista é muito importante.

16 Perfil do Profissional na Era do Conhecimento
Autoconfiança e proatividade Curiosidade Criatividade Otimismo Flexibilidade Liderança Boa comunicação Cultura geral Domínio de informática e idioma Comunicação

17 As transformações do mundo corporativo exigem uma nova postura dos profissionais.
Os programas de estágios auxiliam as empresas na identificação de seus futuros líderes, permitindo a renovação de seus quadros.

18 Parceria Educação e Trabalho
Empresas e Escolas precisam aprimorar o seu papel na sociedade, como agentes de uma parceria que se insere no contexto social de ambas: “É desta parceria que se formarão os profissionais capazes de enfrentar os desafios do futuro”.

19 DA PRÁTICA PARA A TEORIA
Para muitos especialistas ligados ao estudo da “aprendizagem”, não faz sentido que o aluno tenha que aprender primeiro a teoria, para depois tomar contato com a realidade prática. O rendimento do aprendizado será maior se a teoria e a prática caminharem juntas.

20 Durante esses 40 anos de convivência com os jovens estudantes, conhecendo:
Suas esperanças, Suas dificuldades, Suas frustrações e principalmente sua potencialidade. Deram ao CIEE uma respeitável bagagem de experiência e de conhecimento que representam o alicerce de muitos programas e ações que o CIEE oferece para ajudar o jovem a vencer várias etapas de sua vida acadêmica e facilitar o seu ingresso no mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

21 A força do estágio O programa de estágio vem sendo assumido por um número crescente de empresas, como parte de sua responsabilidade social e como um eficiente canal para prospecção, treinamento, capacitação de seus futuros talentos.

22 A força do estágio Há mais de quatro décadas, o CIEE defende a necessidade de preparar o futuro profissional para a nova realidade do mercado de trabalho através do estágio.

23 Programas de Estágios de Estudantes
Reconhecido internacionalmente como a mais eficaz ferramenta para complementar a formação acadêmica dos jovens. É regido por uma legislação própria e está previsto na Constituição Federal, tal sua importância para os alunos, as escolas, as empresas e o próprio desenvolvimento do país. Une teoria e prática, com a vantagem adicional de valer como “experiência anterior”. Durante o estágio, o jovem estudante tem a melhor oportunidade de mostrar a seu potencial empregador por que deve ser efetivado.

24 Estágio de estudantes Promove a capacitação profissional
Integra o jovem no mercado de trabalho Propicia o desenvolvimento de habilidades, atitudes e competências individuais Desenvolve a responsabilidade e comprometimento do jovem com a sua carreira

25 Estágio de estudantes Proporciona oportunidade de aprimoramento tecnológico Leva o estudante a vivenciar a realidade do mercado através do conhecimento de diversas áreas das empresas. Experimenta o cotidiano da atividade profissional para obter experiência prática, saber do que gosta, minimizando a possibilidade da realidade profissional frustrar os sonhos de recém-formados.

26 O CIEE e o Estágio Hoje, estudantes estagiam no Brasil e, desses, foram encaminhados às empresas e órgãos públicos pelo CIEE. Esse é o resultado do trabalho de uma ampla rede de atendimento ao estudante e às empresas. São 250 escritórios ou postos de atendimento espalhados pelo Brasil e interligados por uma poderosa rede de computadores.

27 O CIEE e o Estágio No CIEE, os jovens estudantes e os estagiários encontram: Programa CIEE de Desenvolvimento Estudantil Oficinas de Capacitação: Atitude Empreendedora, Gestão do Tempo, Liderança, Introdução a Projetos, Postura Profissional, Práticas de Seleção, Resolução de Problemas, Trabalho em Equipe Programa CIEE de Educação à Distância Programa CIEE de Orientação e Informação Profissional Programa CIEE para Portadores de Necessidades Especiais Fórum Permanente de Debates e Palestras sobre a Realidade Brasileira

28 O CIEE e o Estágio Encontros CIEE do 3º Setor
Ciclo de Palestras do CIEE sobre RH Encontros CIEE do 3º Setor Seminário Nacional Antidrogas nas Escolas Superiores Seminário CIEE Gazeta Mercantil do 3º Setor Programa CIEE de Alfabetização Gratuita de Adultos Projeto Social CIEE / PEC Publicações: Revista Agitação, Coleção CIEE e o Livro Guia Profissões 2005 É uma completa gama de serviços totalmente gratuitos oferecidos pela nossa Instituição.

29 GUIA PROFISSÕES 2005 O Guia Profissões é mais uma ferramenta que o CIEE coloca à disposição do estudante. Oferece: - Um painel de cenários das profissões em alta e das áreas promissoras no mercado de trabalho e o valor social de algumas ocupações, o perfil das carreiras, a realidade e as perspectivas de cada curso ou área. Foi elaborado através de entrevistas com educadores, entidade das classe, respectivas especialidades, com depoimentos sobre a vivência de profissionais que alcançaram o sucesso nas suas áreas de atuação.

30 Áreas Promissoras e Cursos em Alta
Administração de Empresas Ciências Contábeis Comércio Exterior e Relações Internacionais Economia Gestão da informação Arquitetura Comunicação Social Design Gráfico

31 Áreas Promissoras e Cursos em Alta
Marketing Direito Engenharias Engenharia da Computação Tecnologia Engenharia de Telecomunicações

32 Áreas Promissoras e Cursos em Alta
Enfermagem Fonoaudiologia Fisioterapia Farmácia Psicologia Ciências Biológicas

33 Áreas Promissoras e Cursos em Alta
Turismo Hotelaria Moda Pedagogia Letras Pedagogia e Licenciatura

34 Áreas Promissoras Agropecuária Atendimento ao Cliente
Beleza & Estética Genética Meio Ambiente Petróleo & Gás Saúde para Idosos Terceiro Setor Voluntariado

35 O CIEE vem enfatizando há vários anos a necessidade de preparar o futuro profissional para a nova realidade do mercado de trabalho. O jovem precisa ter em mente que o Ensino Médio ou o Curso Superior são apenas etapas e não o final de seu plano pessoal de carreira. O profissional precisa estar sempre atualizado, sintonizado com as mudanças cada vez mais aceleradas do mundo sem fronteiras. É preciso aprimorar as qualidades pessoais, capacidade de convivência, espírito de equipe, ética e tantas outras características que fazem um ser humano de qualidade.

36 QUAIS OS CURSOS TÉCNICOS MAIS PROCURADOS PELAS EMPRESAS

37 CURSOS TÉCNICOS X OPORTUNIDADES DE ESTÁGIO
Período: Janeiro / Agosto 2005 Brasil

38 ESTUDANTES INSCRITOS X ESTAGIÁRIOS
Brasil Estagiários 8.678 Inscritos 54.305 16%

39 É por isso que o CIEE se mantém fiel à missão maior que recebeu dos idealistas que o fundaram há mais de quarenta anos: Ajudar os jovens a construir um futuro melhor, tanto para eles quanto para o Brasil, que precisará de profissionais competentes e capazes de vencer os desafios do mundo globalizado.

40

41 CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA ESCOLA - CIEE
Sede em São Paulo Rua: Tabapuã, Itaim Bibi Fone.: (11) Fax.: (11) DDG Empresa.: Telefone do Estudante.: Internet.:


Carregar ppt "II Fórum Nacional de Ensino Técnico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google