A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As epístolas de João e de Judas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As epístolas de João e de Judas"— Transcrição da apresentação:

1 As epístolas de João e de Judas
EADE – Programa I – Religião à Luz do Espiritismo Cristianismo e Espiritismo As epístolas de João e de Judas

2 Epístolas de João

3 Sobre João Filho de Zebedeu e irmão de Tiago Maior
Primo de Jesus - alguns eruditos especulam que a mãe de João era Salomé, que assistiu a crucificação de Jesus (Mc 15.40), e que conforme sugere o Evangelho de João (Jo 19.25) era irmã da mãe de Jesus Jovem impulsivo - o Mestre o apelidou, e a Tiago, de "filhos do trovão“ (Mc 3.17) João foi o único apóstolo que se atreveu a permanecer ao pé da cruz (Jo ). Jesus entregou sua mãe aos seus cuidados - diz a tradição que ele cuidou da mãe de Jesus, na congregação em Éfeso Preso, foi levado a Roma e exilado na Ilha de Patmos. Acredita-se que ele viveu até avançada idade e seu corpo foi devolvido a Éfeso para sepultamento Escreveu o evangelho, três epístolas e o livro do apocalipse

4 Centro de magia e taumaturgia
Epístolas de João Relacionadas a conflitos existentes nas comunidades cristãs de Éfeso e da Ásia Menor na virada do século I para o II certos membros tentavam conciliar idéias cristãs a outras, provenientes do gnotismo, de filosofias gregas e de práticas de magia Centro de magia e taumaturgia Intelectualismo

5 Gnosticismo Movimento histórico e religioso cristão, surgido nos séculos II e III Natureza filosófica e inspirada nas idéias do neoplatonismo e dos pitagóricos Fundamentado na Gnose (palavra grega que significa conhecimento) Significa “a crença na salvação pelo conhecimento”

6 Síntese das Epístolas de João
Qual a principal preocupação do apóstolo e evangelista João nas suas epístolas? Qual a especificidade da primeira epístola? Qual a especificidade da segunda epístola? Qual a especificidade da terceira epístola? Correlacione o apelo de João, sobre a necessidade da legítima prática do amor, com pelo menos uma orientação espírita?

7 Reflexão sobre Zelo próprio
Se já recebeste alguma luz, desvela-te em não perdê-la. Intensifica-a em ti. Lava os teus pensamentos em esforço diário, nas fontes do Cristo; corrige os teus sentimentos, renova as aspirações colocando-as na direção de Mais Alto. Não te cristalizes. Movimenta-te no trabalho do zelo próprio, pois há “micróbios intangíveis” que podem atacar a alma e paralisá-la durante séculos. Emmanuel – F.C.Xavier. Caminho, Verdade e Vida. Item 120 – Zelo próprio.

8 Reflexão sobre Caridade essencial
A voz compassiva e fraternal que ilumina o espírito é irmã das mãos que alimentam o corpo. ...Trata-se da caridade de pensarmos, falarmos e agirmos, segundo os ensinamentos do Divino Mestre, no Evangelho. É a caridade de vivermos verdadeiramente nEle para que Ele viva em nós. Sem esta, poderemos levar a efeito grandes serviços externos... Mas, dentro de nós mesmos, nos instantes de supremo testemunho na fé, estaremos vazios e desolados, na condição de mendigos da luz. Emmanuel – F.C.Xavier. Caminho, Vinha de Luz. Item 110 – Caridade Essencial.

9 Epístola de Judas

10 Sobre Judas Judas é o irmão de Jesus (Mateus 13:55) que se tornou crente só depois da ressurreição (João 7:5; Atos 1:14), e cujo irmão, Tiago, foi o primeiro personagem dirigente da igreja primitiva (Atos 15:13; Gálatas 1:19). Isto concorda com a referência que Judas faz de Tiago como se este fosse amplamente conhecido. Em face disto, poder-se-ia sugerir uma data que oscilaria entre os anos 70 e 80 d.C., para a escritura desta carta.

11 Epístola de Judas Destinada a comunidades cristãs que estariam sofrendo influências de falsos doutores Breve, mas rica em conteúdo, alcança um efeito quase poético Perspectiva apocalíptica espera a parusia (nova vinda do Cristo)

12 Epístola de Judas Epístola de Judas é nome dado à epístola do apóstolo “São Judas Tadeu”, escrita provavelmente no ano 65dC. Quanto ao local onde a epístola teria sido escrita - há suposições de que Judas teria enviado sua carta da Palestina ou do Egito. Destinatários da epístola poderiam ser judeus convertidos ao cristianismo espalhados pela Ásia Menor, embora a epístola não dê informações para que público específico Judas teria se dirigido. O seu conteúdo apenas indica que os destinatários seriam pessoas conhecedoras do Antigo Testamento e das tradições judaicas, não havendo referências expressas aos gentios.

13 Epístola de Judas A epístola é bem pequena
Apenas 25 versículos em um único capítulo: inicia-se com uma curta introdução de dois versos fala sobre o perigo da atuação de homens perversos que estavam tentando alterar o propósito da fé cristã dá exemplos históricos sobre os falsos mestres descrevendo o caráter destes destaca o viver em santidade como o objetivo dos convertidos e conclui com sua benção apostólica

14 Epístola de Judas Curiosamente, encontra-se nos seus versos 14 e 15 uma breve citação do livro apócrifo de Enoque (antepassado de Noé). Outro ponto da epístola que desperta a atenção é o seu verso 9 que fala sobre uma disputa entre o Arcanjo Miguel e o diabo pelo corpo de Moisés, incidente este que não está registrado em nenhuma outra parte das Escrituras, cuja narrativa é atribuída à citação de um livro antigo chamado de Assunção de Moisés, uma vez que o capítulo 34 de Deuteronômio nada diz a respeito do fato comentado pelo apóstolo.

15 Síntese da Epístola de Judas
Qual a principal preocupação de Judas na sua epístola? A quem foi endereçada? Correlacione as orientações de Judas com pelo menos uma orientação espírita?

16 Reflexão sobre Serviço Cristão
Lembre-se cada aprendiz de não foi chamado a repousar, mas à peleja árdua, em que a demonstração do esforço individual é imperativo divino. ...constitui obrigação o combate permanente pela vitória do amor e da verdade, na Terra, através de ásperos testemunhos, por que todos nós, encarnados e desencarnados, oscilantes entre a animalidade e a espiritualidade, entre o vale do homem e a culminância do Cristo, estamos constrangidos a batalhar até o definitivo triunfo sobre nós mesmos pela posse da Vida Imortal. Emmanuel – F.C.Xavier. Vinha de Luz. Item 49 - Cooperemos fielmente.


Carregar ppt "As epístolas de João e de Judas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google