> ENCERRAMENTO 20/04 | SEGUNDA-FEIRA | 9h30 às 12h00 PROGRAMAÇÃO ESPECIAL Roteiro "Caminhos de Luz Chico Xavier" >> Caminhada pela Praça Chico Xavier, Centro Espírita Luiz Gonzaga, Grupo Espírita Meimei, Casa de Chico Xavier e Fazenda Modelo >> Jhon Harley Madureira Marques">

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Para a caridade basta uma pessoa, mas para a amizade, são necessárias, pelo menos duas. Chico Xavier Clicar para avançar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Para a caridade basta uma pessoa, mas para a amizade, são necessárias, pelo menos duas. Chico Xavier Clicar para avançar."— Transcrição da apresentação:

1

2 Para a caridade basta uma pessoa, mas para a amizade, são necessárias, pelo menos duas. Chico Xavier Clicar para avançar

3 P R O G R A M A Ç Ã O 18/04 | SÁBADO | 14h00 às 20h00 14h00 | 14h30 - ABERTURA 14h30 | 15h30 - Nestor Masotti 15h30 | 16h30 - Carlos A. Baccelli 16h30 | 17h00 >> INTERVALO 17h00 | 18h00 - Rubens S. Germinhasi 18h00 | 19h00 - Geraldo Lemos Neto | Wanda A. Joviano | Braz José. Marques | Julieta Marques 19h00 | 20h00 - "Notas de emoção : homenagem a Chico Xavier" 19/04 | DOMINGO | 9h00 às 13h00 9h00 | 9h30 - Luiz Carlos Lopes Moreira 9h30 | 10h30 - Cezar Carneiro 10h30 | 11h30 - Célia Diniz 11h30 | 12h30 - Divaldinho Mattos 12h30 | 13h00 >> ENCERRAMENTO 20/04 | SEGUNDA-FEIRA | 9h30 às 12h00 PROGRAMAÇÃO ESPECIAL Roteiro "Caminhos de Luz Chico Xavier" >> Caminhada pela Praça Chico Xavier, Centro Espírita Luiz Gonzaga, Grupo Espírita Meimei, Casa de Chico Xavier e Fazenda Modelo >> Jhon Harley Madureira Marques

4 O evento contou com a presença estimada de pessoas de diferentes regiões do Brasil, além de vários companheiros vindos da Inglaterra e de Portugal. Aconteceu, no Centro Poliesportivo de Pedro Leopoldo (Ceppel), nos dias 18, 19 e 20 de abril de 2009, o II Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e Sua Obra.

5 Segundo o pedroleopoldense e presidente da Aliança Espírita Municipal de Pedro Leopoldo, Jhon Harley M. Marques, o Encontro foi mais uma promoção das alianças municipais espíritas das cidades de Pedro Leopoldo e de Uberaba, que se uniram novamente não com a intenção de mitificar a figura humana de Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier, mas divulgar seus exemplos de renúncia e de amor, inspirados em nosso Senhor Jesus Cristo.

6 dar a nossa parcela de colaboração p ara o fortalecimento do nosso movimento, em bases de amor, solidariedade e respeito pelas diferenças. O objetivo do Encontro é incentivar a leitura e o estudo das obras psicografadas por Chico Xavier, por entendermos que elas representam o desdobramento das obras da codificação espírita. Com Jesus e Kardec, inspirados nas obras e nos exemplos deixados por Chico Xavier, esperamos

7 Muitos expositores convidados falaram sobre a vida e as obras de Chico Xavier, dentre eles Geraldo Lemos Neto,diretor do Vinha de Luz–Serviço Editorial, da cidade de Belo Horizonte-MG, um dos coordenadores do evento e idealizador da Casa de Chico Xavier em Pedro Leopoldo. Geraldo, que conviveu muito proximamente de Chico,declarou a todos que falar do Chico é falar do respeito ao povo mais humilde, da solidariedade para com os sofredores e do amor ao próximo como Jesus nos ensinou e amou. Chico, como fiel servidor do Cristo, demonstrou, na teoria e na prática, a recomendação evangélica do amai-vos uns aos outros.

8 O II Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra foi aberto com a participação alegre da Banda Bênção de Paz, de São Paulo, que muitas vezes entreteceu Chico Xavier em Uberaba. A prece inicial foi proferida pela sobrinha de Chico Xavier, Marta Xavier, e a primeira palestra do dia ficou sob a responsabilidade do Sr. Nestor Massotti, presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB) e do Conselho Espírita Internacional (CEI),que apresentou, com muita propriedade, um relato histórico sobre a mediunidade através dos tempos, destacando a importância das obras psicografadas deixadas por Chico Xavier.

9 Na sequência, o uberabense Carlos Baccelli,do Lar Espírita Pedro e Paulo (LEEP), destacou a estreita ligação das obras de Chico Xavier com as obras da codificação espírita como desdobramento natural da obra de Allan Kardec, enfatizando ainda que o primeiro livro de Chico, Parnaso de além-túmulo, é a edição em versos de O Livro dos Espíritos.

10 Já o paulistano Rubens S. Germinhasi, um dos editores das obras de Chico através do Instituto de Divulgação Editora André Luiz (Ideal), de São Paulo | SP, discorreu sobre o aparecimento da escrita, seus diferentes caracteres, até o surgimento do livro como repositório do manancial de sabedoria dos povos, ressaltando a importância da incomparável obra mediúnica de Chico Xavier para a cultura espiritual do planeta.

11 Geraldo Lemos Neto, que dirige o departamento editorial da Fraternidade Espírita Cristã Francisco de Assis de Belo Horizonte | MG, o Vinha de Luz, falou sobre a grande tarefa destinada ao Brasil como coração do mundo e pátria do Evangelho e a ligação do espírito de Emmanuel com as terras do Cruzeiro do Sul, destacando a importância do livro espírita-cristão que, no dizer do benfeitor amigo, vem dar espírito ao gigante. Neste particular, segundo Geraldo, a obra de Chico Xavier é inigualável, atingindo a marca de 450 títulos publicados até então, (18 de abril), dia do livro espírita, aniversário dos 152 anos da codificação kardequiana. NA CASA DE RÔMULO JOVIANO, EM UM APOSENTO TÉRREO, CHICO PSICOGRAFOU - PAULO E ESTEVÃO - De EMMANUEL - FOI COLOCADA ESTA PLACA EM FRENTE À CASA.

12 Aproveitando a ocasião, Geraldinho, como é conhecido, lançou pelo Vinha de Luz mais três obras importantes: duas da psicografia de Chico Xavier - Iluminuras, pelo espírito Emmanuel e organizado por Cezar Carneiro de Souza, e Pérolas de Sabedoria, pelos espíritos Emmanuel e Neio Lúcio, organizado por Braz José Marques. O terceiro livro lançado na ocasião, Chiquito, da autora portuguesa Julieta Marques, traz belíssimas ilustrações de Luiz Augusto da Costa e é o primeiro livro infantil da editora, que conta a história de vida de Chico Xavier em linguagem simples e acessível, que agrada as crianças de todas as idades.

13 Durante o lançamento dos livros,Geraldo Lemos Neto convidou à palavra a Sra.Wanda Amorim Joviano, filha do casal Dr. Rômulo e D. Maria Joviano, ele chefe do Chico na Fazenda Modelo de Pedro Leopoldo, sendo ambos verdadeiros baluartes na Terra para a obra iniciante do medianeiro querido. Wanda Joviano teceu belos comentários sobre o ambiente da Fazenda, na ocasião sua residência, onde se realizava o culto doméstico do Evangelho no lar da família de Arthur Joviano, (nosso benfeitor Neio Lúcio), com a presença semanal de Chico Xavier na tarefa psicográfica, cujas produções, das décadas de 30 a 50, foram recentemente trazidas a lume pelo Vinha de Luz em seus Sementeira de luz, Deus conosco e Militares no Além.

14 COMITIVA DE UBERABA - CARLOS A. BACCELLI - GERALDO LEMOS NETO - E OUTROS BENFEITORES ENCARNADOS... "Devemos fazer tudo para evitar uma guerra, que viria sem dúvida, ser um atraso na marcha progressiva da Humanidade. Quando surge uma guerra de proporções maiores, quase tudo se desmantela e, praticamente, tem que ser reiniciado... - Chico Xavier / Carlos A. Baccelli –O Evangelho de Chico Xavier

15 Para finalizar as tarefas do sábado, e seguindo com a programação do Encontro denominada Notas de Emoção – Homenagem a Chico Xavier, o Coral Espírita Vida e Luz, da Irradiação Espírita Cristã da cidade de Goiânia | GO, levou a assembléia à lágrimas copiosas do mais puro enlevo, enquanto as aquarelas de Luiz Augusto da Costa, em torno da vida de Chico na infância, juventude e madureza (do livro Chiquito ), eram mostradas nos telões do ginásio.

16 No encerramento, foram exibidas ainda, durante 16 minutos, imagens de Chico Xavier em videodocumentário cedido por Oceano Vieira de Melo, da DVD Versátil Home Video.Ao som da música Chico Xavier, do cantor/compositor Fábio Júnior, e sob cenas da antiga Pedro Leopoldo espírita transmitidas nos telões, os participantes do II Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra se despediram emocionados. ( Fotos da Internet)

17 Na noite do domingo foi realizado o Evangelho no Lar na casa de Chico Xavier com muitas pessoas. Foi um momento de grande enlevo espiritual.

18 EVANGELHO NO LAR NA CASA DE CHICO XAVIER

19 Como em todo o evento também o evangelho no Lar - foi uma lembrança dos tempos do Cristo com os seus apóstolos sendo revividos por Chico Xavier com os seus exemplos de Amor.

20 Na segunda-feira, dia 20, como parte da programação e do encerramento do evento, cerca de 500 pessoas se reuniram na Praça Chico Xavier - 1ª homenagem pública do povo pedroleopoldense ao médium do século – para percorrer os Caminhos de Luz Chico Xavier, passando pelo Centro Espírita Luiz Gonzaga, pelo Centro Espírita Meimei e pela Casa de Chico Xavier. CAMINHADA "ROTEIRO DE LUZ CHICO XAVIER"- EM PEDRO LEOPOLDO - CIDADE EM QUE NASCEU CHICO XAVIER -- EM 02/04/

21 Este roteiro foi instituído pela Fundação Cultural Chico Xavier em 2 de julho de 2005 para marcar os pontos mais significativos da vida do médium, quando ele esteve, por 49 anos, na cidade de Pedro Leopoldo.

22 A caminhada chamada de O Roteiro Caminhos de Luz Chico Xavier pelos pontos principais da cidade de Pedro Leopoldo onde Chico Xavier realizou o seu trabalho de atendimento à humanidade. Já próxima à FAZENDA MODELO – DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA - MUITO VERDE !

23 ENTRADA DA FAZENDA MODELO. NO MOMENTO A COMITIVA FEZ UMA ORAÇÃO DE AGRADECIMENTO. LINDA! A caminhada, sob a coordenação de Jhon Harley M. Marques, teve seu término na Fazenda Modelo, com a prece de Wanda Amorim Joviano, a filha de Dr. Rômulo Joviano, no local onde o Chico trabalhou por muitos anos e psicografou belíssimas obras, como os romances de Emmanuel e a série de André Luiz.

24 RESIDÊNCIA DO DR. RÔMULO JOVIANO – DIRETOR DA FAZENDA ONDE CHICO XAVIER PSICOGRAFOU O ROMANCE - PAULO E ESTEVÃO - DE EMMANUEL A caminhada contou com o apoio e a participação do Grupo Anos Dourados, do Grupo de Escoteiros Fernão Dias e de um grupo de estudantes do curso de Educação Física da Escola Unipac de Matozinhos, cidade próxima a Pedro Leopoldo.

25 CASA NA FAZENDA MODELO - RESIDÊNCIA DO DIRETOR RÔMULO JOVIANO, QUE VIVEU EM ROMA, COMO SENADOR POMPÍLIO CRASSO AMIGO DO SENADOR PÚBLIO LENTULUS, CITADO NO ROMANCE HÁ 2000 ANOS - PSICOGRAFADO POR FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER.

26 Durante o II Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra o pedroleopoldense e memorialista Geraldo Leão foi homenageado pelo trabalho que vem realizando no sentido de resgatar, recuperar e preservar fotos, documentos e depoimentos historicamente importantes sobre o município de Pedro Leopoldo e a trajetória de seu filho mais ilustre, o cidadão Francisco Cândido Xavier.

27 Para os organizadores do Encontro, o empenho do prefeito de Pedro Leopoldo, Dr. Marcelo Jerônimo Gonçalves, e de toda a sua equipe foram de fundamental importância para que o evento transcorresse com a segurança e a tranquilidade indispensáveis e registra aqui agradecimentos sinceros a todos que trabalharam para os bons sucedâneos desta iniciativa: patrocinadores, colaboradores - representados pela Srta. Etel Cristina Pires e toda a sua equipe -,

28 as editoras GEEM – Grupo Espírita Emmanuel, de São Bernardo do Campo| SP, Ideal – Instituto de Difusão Espírita André Luiz, de São Paulo | SP, Feego – Federação Espírita do Estado de Goiás, Boa Nova, de São Paulo | SP, LEEP – Lar Espírita Pedro e Paulo, de Uberaba | MG, Vinha de Luz – Serviço Editorial, de Belo Horizonte | MG, DVD Versátil Home Video, de São Paulo | SP, Grupo Espírita da Prece e Museu Chico Xavier de Uberaba | MG e Casa de Chico Xavier,de Pedro Leopoldo | MG.

29 Em 2010, aproveitando o centenário de nascimento de Chico Xavier, o III Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra a contecerá na cidade de Uberaba, dentre as muitas homenagens que acontecerão no referido ano em todas as regiões brasileiras. Desde já fica registrado o convite a toda comunidade amiga de Francisco Cândido Xavier e de sua obra para que lá compareça.


Carregar ppt "Para a caridade basta uma pessoa, mas para a amizade, são necessárias, pelo menos duas. Chico Xavier Clicar para avançar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google