A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

II Congresso Catarinense de Segurança Eletrônica Como introduzir serviços de alta performance na segurança eletrônica Universidade de São Paulo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "II Congresso Catarinense de Segurança Eletrônica Como introduzir serviços de alta performance na segurança eletrônica Universidade de São Paulo."— Transcrição da apresentação:

1 II Congresso Catarinense de Segurança Eletrônica Como introduzir serviços de alta performance na segurança eletrônica Universidade de São Paulo

2 Alta perfomance Pesquisa 2009 – 2011/ 2012 depuração de dados – 78 horas – Gaesi – GETS USP/ Insead França / IEE /DOV. – Rol de fornecedores USP Foco central 100 empresas Realizado: 80 – 15 empresas grande porte (serviços completos) – 40 empresas EPPs – 25 empresas PMEs - 25% delas não terminaram os estudos 20 empresas 5 grande porte 15 EPPs para GP.

3 Números da pesquisa 80% das empresas de GP nunca teriam entrado nesse negócio ou diminuiriam o tamanho 70% das EPPs querem ser grandes – mas tentarão fazê-lo de forma sustentável. 90% das PMES levarão mais que o dobro de tempo para se tornarem EPPs. – Somente 5% de todas elas possuem modelos de negocios voltadas para unidade de serviços separados – descentralizado – Zero% nenhuma possui programa de inovação em andamento.

4 Declaração 10 anos EPPs/ GP Prioridade é buscar sistemas para melhorar a automação 50% ficará na posição que está sem condições de investimento 35% pensam em algum tipo de fusão CFTV IP, Controle de acesso 80% declararam pouco representados MPEs 75% permanecerão onde estão, investirão em qualidade e continuarão focados na venda de alarme e CFTV (No IP). Se preocupam com as condições do setor de informática dentro do seu segmento e os novos EIs. 90% precisam ser mais representados

5 Convergência da pesquisa EPPs / MPES Exigem uma regulamentação do setor Integração com órgãos públicos Preocupam-se com a concorrência por preço Consideram distribuidores e fabricantes ainda muito longe das necessidades deles continuação Consideram as empresas EPPs como as que dão o tom do mercado Nenhuma apontou percentual de recursos para marketing (8%). Sentem falta de representatividade. Apontam falhas de comunicação dos setores representativos

6 Alta performance Dados da revista Exame pesquisa Sebrae/SESC SENAT/ 500 Melhores empresas – AS PMEs são as empresas brasileiras que apresentam o maior número de crescimento exponencial em volume de capital financeiro – As grandes empresas são responsáveis por inovação. – As empresas que aumentam sua capacidade de serviços possuem baixo nível de inovação e possuem grande tendências a se tornarem mais conservadoras.

7 Alta performance Depois de escalar uma montanha, a única coisa que se descobre é que há mais e mais montanhas para escalar (Nelson Mandela) Bons lideres empresariais criam uma visão, articulam essa visão, apaixonam-se pela própria visão e, inexoravelmente a conduzem até a conclusão. (Jack Welch).

8

9 Segredos da Alta Performance Quadrante A Crescimento Financeiro – lucro Endividamento compatível Baixo acumulo de passivos Transferência de Risco para terceiros Ensaios de inovação Unidades de negócio Aproximação com a indústria de automação de projetos Aproximação com universidades Quadrante B Crescimento Econômico Elevada taxa de endividamento Acumulo de passivos Baixa produtividade Baixo nível de inovação Opção por serviços puros sem adoção de auto-serviço Centralização dos negócios Modelo hibrido

10 Aquisições EMPRESAS DO QUADRANTE B Vigilâncias / PMES segurança eletrônica Ponto de Equilíbrio contratos Licitações Normais Serviços Tecnologia Licitações combinadas 40% de defasagem 15% Ponto de Equilíbrio contratos Ponto de Equilíbrio contratos

11 Aquisições Gestão de Unidades EMPRESAS DO QUADRANTE A EPPs/ PMES segurança eletrônica Ponto de Equilíbrio contratos Licitações Normais Tecnologia Locação Licitações Tecnologia Vendas Com contratos de Manutenção 6,5% a.a. Ponto de Equilíbrio contratos Ponto de Equilíbrio contratos ,5% a.a. 1,5% a 3% a.a.

12 Empresa do Quadrante A Eletrônica / Serviços EPP = 2 milhões anuais Empresa do Quadrante B Eletrônica / Serviços/ com Vigilância EPP = 5 milhões anuais Alto volume financeiro Endividamento acentuado Margem de contribuição zero Comprometimento de contratos bons

13 EXEMPLOS COM O BRASIL ECOMÔMICO DE 1905 A 2000 – A TAXA DE NATALIDADE BRASIL FOI DE 2,28% aa. A taxa mundial foi de 1,36% PIB Século XX – a produção brasileira ampliou-se 1.200% Produziu em 2000 – 12 vezes mais que em 1950 A economia brasileira cresceu 5,20% a.a. A média mundial cresceu 4,7% a.a. em /3 da população vivia no campo Hoje apenas 20% da população vive no campo Participação agropecurária 1950 – 25% da produção nacional 1990 – 10% da produção nacional Industrialização representava 25 % 1990 – 35% do PIB e estacionou

14 PARA QUE HAJA CRESCIMENTO RESULTADO ECONÔMICO X RESULTADO FINANCEIRO PRECISO REALIZAR O CHAMADO DESEMPENHO ECONÔMICO

15 Desempenho Econômico Estudo de desempenho das Três empresas de melhor performance 2000 – 2011 Ciclo de dez anos 1.Não é apenas financeiro 2.Tem aspectos de sustentabilidade 3.Atuação em mercados de bom desempenho econômico 4.Gere lucro 5.Possibilite novos investimentos 6.Crie oportunidades de desenvolvimento em ciclos de 10 anos 7.Produza alta performance em serviços com multiplicação de conhecimento 8.Crie espaço para inovação 9.Empreenda 10.Encontre nichos de oceano azul.

16 Modelo Peter Drucker Saia de mercados em que sua empresa não seja a primeira ou a segunda no seu ramo.

17 Empresa X Crescimento 45% de 2000 – 2011 Um média de 4,09% a.a. Após a consultoria 17% a.m Estratégia e foco 1.Treinou sua equipe três anos para os objetivos da empresa. 2. Efetuou um estudo de benchmarck com 3 empresas internacionais 3. Testou os modelos Atua hoje na área de energia eólica proteção do parque de serviços e fornecimento e Manutenção técnica através de sistemas de detecção de defeito no chamado Visão Digital do Parque 2012 – 2013 a média de crescimento será de 15%. A 17%

18 Empresa Y Crescimento 120% de 2000 – 2011 Uma média de 10,9% a.a. Após a consultoria de performance 13,4% a.m Estratégia e foco 1.Focou seus serviços num mercado sem sem crise – aviação 2. Buscou equipamentos para proteção De hangares e limpeza de aeronaves 3. Atua da proteção – controle – e Auditoria de aeronaves em solo 4. Outras unidades de negócios SOHO Atua na área de aviação civil em projetos entre 2010 a 2012 essa divisão da empresa Gerou uma receita de 36% do total da Cia. A execução e serviços demandam o restante – equipes de alta performance com salários 25% acima do mercado e alta qualificação geraram esses resultados. 4 anos de pesquisa para chegar a essa definição – 2013 a média de crescimento será de 35%.

19 Empresa Z Crescimento 135% de Outubro 2012– Maio de clientes monitorados para clientes monitorados Estratégia e foco 1.Focou seus serviços num mercado de simplicidade técnica 2. Kits auto instaláveis de equipamentos Baixo custo e boa performance 3. Redução da atividade de serviços % on-line 5. Somente alarme e CFTV específico. A empresa instalou de 2012 a % a mais que a versão de Os equipamentos sem fio plug in play, é instalado pelo próprio vendedor. Aumento da capacidade de logística 4 instalações dia média/ mais monitoramento De terceiros/ mais aquisição de carteira de terceiros.

20 Teoria Y,X,Z Y = ajusta-se dentro dos parâmetros entre as melhores do setor. X = a busca pelo desempenho econômico baseado em resultado financeiro Z = Aplicação de produtos por zona – Zona home – Zona Indústria – Zona Varejo – Zona Serviços

21 Tendências para considerar-se estar no time da Alta Performance Na medida que a competitividade aumenta – qualidade somente não é valor para as empresas Um conjunto de fatores que vão desde de a especialização da mão-de obra até uma gestão de alta performance é capaz de dar respostas a esse novo mercado Capacidade de se adaptar as novas tendências

22 Papel da Think Tank Exemplo - SIESE – SC Promover a agregação do conhecimento e comunicar Defender o setor em torno das melhores e que buscam o desenvolvimento – haverá modelos e casos a serem explorados. Educação de mercado e radiografia do setor. Luta pelas relações éticas do trabalho e dos negócios. Formação de consórcios – parcerias e não cartéis. Divisão simples e articuladas de predominância das melhores práticas do setor. Auxilio ao serviço público. Prêmios de performance e aproximação com as universidades ETC

23 Comparativo Brasil As condições começam a se tornar favoráveis na Europa dos anos 80 Demandas ampliam mas com alta concorrência precisam diversificar, mas dentro da área de atuação Considerando que essas empresas não possuem problemas internos a visão é apenas de mercado Europa As condições de commoditização inicia rapidamente nos anos 80 As demandas surgem os sistemas de auto-serviço, espalham-se as automações. Consolidadas com equipes experientes de alta performance desde a gerência até o corpo técnico.

24 Armadilhas do Oceano Vermelho Caso 1 Cidade médio porte 615 mil habitantes Distante 100 km de São Paulo – industrializada 2 Rodovias interestaduais a cortam. – Relatório das empresas de serviços Concorrência desleal Preços baixos Mercado saturado Vinda de mais de um Shopping Center na cidade totalizando 06 shoppings Decisão estratégica da empresa sair do ramo de atividade e vender o negócio

25 Comparação Cidade do Estudo 1 – Relatório das empresas de serviços Concorrência desleal Preços baixos Mercado saturado Vinda de mais de um Shopping Center na cidade totalizando 06 shoppings Decisão estratégica da empresa sair do ramo de atividade e Burlar licitações através de networking e acordos bilaterais. Associar-se com o fim de promover um cartel Comparar cidade do mesmo porte – conforme EUA – Relatório de solução para essa empresa É vista como oportunidade – a cidade tem 10 empresas de segurança eletrônica – Ao todo são 30 mil monitorados – A cidade tem potencial para mais 120 mil residências ou seja uma média de 12 mil/empresa Buscam novos mercados e soluções Brasil tem 800 EUA tem Continuar no ramo com novas alternativas Participar de concorrências lucrativas usar network e treinamento de vendas para estabelecer relacionamentos e vendas de A associação deve atuar como educadora para mostrar ao mercado e promover

26 A alta performance Empresas que inovaram Iniciaram 3 anos antes foram bem mais sucedidas Melhores práticas Dados da IBM – ciência como negócio – P&D Fábio Gandour Óleo – Gás – Mobilidade Urbana – Microeletrônica e serviços. 2 anos criaram 40 patentes

27 Auto-avaliação A alta performance

28 Seu nivel de alta performance Diretoria fez um fórum este ano para discussão das melhores práticas Os gerentes e coordenadores realizaram ao menos 2 treinamentos no semestre de alta performance Nos últimos 10 meses sua empresa chamou distribuidores pra uma conversa sobre novas alternativas de produtos que aumentem a performance Sua empresa tem controle de preços e margem de todos os concorrentes e sabem o que eles tem de melhor Sua empresa reuniu-se pelo menos com duas concorrentes fortes para ver o que eles pensam. Algum dia pensaram em planejamento estratégico Nivel de automação de sua empresa já chegou a 40% de sua operação? Automação Resultado financeiro Qualidade Procedimento Padrão auditável Controle de preços e margens absolutas de desempenho de serviços e o mínimo para inexequibilidade dos preços Sua empresa integra sistemas com alta performance de equipamentos na indústria. Exige participação representativia

29

30 Daqui 10 anos Onde você quer estar ? Tudo que é bom dura o tempo necessário para ser inesquecível FERNANDO PESSOA Obrigado RONALDO PENA FONE DE CONTATO :


Carregar ppt "II Congresso Catarinense de Segurança Eletrônica Como introduzir serviços de alta performance na segurança eletrônica Universidade de São Paulo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google