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Há muito tempo atrás nós seres humanos nos preocupamos com a falta de alimentos. E procuramos sempre nos prevenir para que nunca falte comida no dia-a-dia.

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2 Há muito tempo atrás nós seres humanos nos preocupamos com a falta de alimentos. E procuramos sempre nos prevenir para que nunca falte comida no dia-a-dia.

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4 No Antigo Egito Havia um escriba chamado Ahmes que fazia estimativas e previsões da plantação de trigo para que não faltasse alimento para o povo na época das cheias do Rio Nilo.

5 Ahmes também fazia a distribuição dos alimentos, cuidava de estoques, dos impostos etc.

6 Porém, naquela época, não se sabia como representar quantidades negativas, as faltas. Total são 8, mas só tenho 6; faltam então 2. -2

7 Foi somente no séc. VI que os hindus introduziram os números negativos, usando a ideia de débitos ou falta. Por exemplo:

8 Mas essa ideia foi difícil de ser aceita... No séc IX, Al- Khowarizmi,famoso matemático, recusava-se a escrever os símbolos... -3, -2, -1, pois não os aceitava como números.

9 Osmar Khayyam (séc XI), apesar de sua Álgebra bem desenvolvida, também não aceitava os números negativos. No século XII, Bháskara tinha uma posição vacilante em relação aos números negativos.

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11 Veja como é simples: 1.Tinha numa conta bancária um saldo de R$ 800,00. Gastei R$ 2 000,00. Qual é o meu novo saldo? Esse é um saldo devedor, por isso – (negativo) 2. Tinha em minha conta bancária um saldo devedor de R$ 300,00. Emiti um cheque de R$ 200,00. Qual meu saldo devedor agora ? Veja que estou somando as dívidas.

12 Representação do Conjunto e seus Subconjuntos Z (da palavra Zhal em alemão, que significa números. Alguns dos Subconjuntos de Z:

13 Representação dos números inteiros na reta numérica 3 é sucessor de 2 2 é antecessor de 3 -5 é antecessor de é sucessor de -5 0 é antecessor de 1 1 é sucessor de 0 -1 é sucessor de é antecessor de -1

14 Os números +3 e -3 são chamados opostos ou simétricos, porque estão à mesma distância do zero de lados opostos da reta. O valor da distância é chamado de Módulo.

15 Lê-se: Distância do -3 ao zero que é 3 ou módulo de -3=3

16 Comparação em Sendo A e B AA se B estiver à direita de B, reta numérica.

17 Operação em Adição adicionar ou juntar

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19 Operação em Subtração: tirar, retirar e emprestar

20 Bruno estava jogando bolinhas com Lucas e ficou devendo 5. Depois de alguns dias conseguiu juntar as 5 bolinhas e foi pagá –las. Quando chegou, Lucas disse: Esqueça (retire) a dívida de 5 bolhinhas.

21 Matematicamente: (-5) dívida de Bruno. -(-5) retirando a dívida de 5 bolhinhas.

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24 Resolva estas questões na folha do bloco Zaccaria. Os cálculos faça com lápis e as respostas finais com CANETA. Ponha seu nome Entregue ainda hoje à sua professora M.Luisa/2013/Zaccaria


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