A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 520 a 516 a.C) Estudo 07.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 520 a 516 a.C) Estudo 07."— Transcrição da apresentação:

1 Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 520 a 516 a.C) Estudo 07

2 Neste domingo passamos ao livro do quinto profeta dos chamados menores nesta nossa segunda etapa. Depois de termos visto os livros de Miquéias, Naum, Habacuque e Sofonias, fazemos hoje o estudo do profeta Ageu com seus 2 capítulos.

3 Ageu, cujo nome significa Festivo, foi um dos profetas pós-exílicos, um contemporâneo de Zacarias. Ageu tinha as qualidades de um bom pastor. Um encorajador cuja palavra estava em sintonia com o coração do povo e a mente de Deus. Ele foi o mensageiro do Senhor, com a mensagem do Senhor, levando ao seu grupo desanimado a segurança da presença de Deus.

4 O ministério de Ageu cobriu um período de um pouco menos de quatro meses, durante o segundo ano do reinado do rei Dario, que governou a Pérsia de 522 a 486 a.C. Isso localiza Ageu na história em torno de 520 a.C. Neste período, Ageu juntou os exilados que haviam retornado à sua terra natal em 536 a.C, a fim de reconstruírem o templo do Senhor. Eles haviam começado bem, construindo um altar e oferecendo sacrifícios, estabelecendo, então, o fundamento para a Casa do Senhor no ano seguinte. A construção havia cessado, todavia, quando os inimigos zombaram e obstaram os esforços do povo de Deus. Mas, os ministérios de Ageu e o de Zacarias fizeram com que o povo se reanimasse e completasse a tarefa em cinco anos. O templo reconstruído foi dedicado em 515 a.C.

5 1)O primeiro problema: o Desinteresse (1.1-15); 2) O segundo problema: o Desencorajamento (2.1-9); 3) O terceiro problemas: a Insatisfação ( ). O profeta chama o povo à responsabilidade! Diante da suntuosidade do antigo templo de Salomão, cujo esplendor queriam repetir, três problemas afligiam o profeta quando ele observava a atitude do povo de Israel :

6 Duas referências a Cristo no Livro de Ageu são destacadas. A primeira é 2.6-9, que começa explicando que Deus irá trazer ao novo templo um dia de glória. A segunda referência é à vinda do Messias em O livro finaliza com uma menção de Zorobabel, que liga esse livro, perto do final do AT, ao primeiro do NT: Zorobabel é uma pessoa listada na genealogia de Jesus. Há também uma menção à presença do Espírito Santo entre o povo de Deus (2.5)

7 O livro de Ageu pode dividir-se em três mensagens para o povo de Deus: I. A primeira mensagem do Senhor: Aplicai o vosso coração aos vossos caminhos (1.1-15) II. A segunda mensagem do Senhor: Esforçai-vos e trabalhai (2.1-9) III. A terceira mensagem do Senhor: Eu vos abençoarei ( ) Egito Judá Israel Para as três atitudes negativas de Israel, o Senhor aponta três atitudes positivas

8 Texto bíblico Ageu 1 e 2 Texto áureo Ageu 2.9 A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos exércitos; e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos exércitos. Estudo 07 Neste lugar darei a paz

9 Primeira mensagem do Senhor: Aplicai o vosso coração aos vossos caminhos (1.1-15) Acaso é tempo de habitardes em vossas casas forradas, enquanto esta casa fica desolada?... Considerai os vossos caminhos... Tendes semeado Muito, e recolhido pouco... Comeis, mas não vos Fartais... Bebeis, mas não vos saciais... Vesti-vos mas ninguém se aquece... E o que recebe salário, recebe-o para o meter num saco furado... Por isso os céus por cima de vós retêm o orvalho, e a terra retém o seu fruto... Então Zorobabel e Josué, com todo o resto do povo, obedeceram à voz do Senhor... E temeu o povo diante do Senhor!

10 Segunda mensagem do Senhor: Esforçai-vos e trabalhai (2.1-9) Ora, pois, esforça-te Zorobabel... Esforça-te Josué... Esforçai-vos todo o povo da terra... E trabalhai porque eu sou convosco, diz o Senhor dos exércitos... Abalarei os céus e a terra... Abalarei todas as nações... E encherei de glória esta casa, diz o Senhor dos exércitos... Minha é a prata e meu é o ouro... A glória desta última casa será maior do que a da primeira... E neste lugar darei a paz. Segunda mensagem do Senhor: Esforçai-vos e trabalhai (2.1-9) Ora, pois, esforça-te Zorobabel... Esforça-te Josué... Esforçai-vos todo o povo da terra... E trabalhai porque eu sou convosco, diz o Senhor dos exércitos... Abalarei os céus e a terra... Abalarei todas as nações... E encherei de glória esta casa, diz o Senhor dos exércitos... Minha é a prata e meu é o ouro... A glória desta última casa será maior do que a da primeira... E neste lugar darei a paz.

11 Terceira mensagem do Senhor: Eu vos abençoarei ( ) Pergunta agora aos sacerdotes acerca da lei, dizendo: Se alguém levar na aba de suas vestes carne santa e com sua aba tocar no pão... No azeite... No vinho... Ficará este santificado?... E os sacerdotes responderam~: Não!... Assim é este povo, e assim é esta nação diante de mim... Toda a obra de suas mãos, e tudo o que ali oferecem imundo é... Considerai o que acontece desde aquele dia... Há semente no celeiro? A videira... Dão fruto?... Desde esse dia hei de vos abençoar!

12 1º. - O templo de Salomão 2º. - O templo de Zorobabel 3º. - O templo de Herodes Três momentos da história do povo de Deus

13 Conclusão 1.Qual o grau de dedicação de sua vida ao Senhor? 2.Você se satisfaz com as buscas que faz na vida material? 3. Você está construindo o seu templo? 4. Satisfeito ou insatisfeito com a sua vida? 5. Você está considerando os seus caminhos?


Carregar ppt "Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 520 a 516 a.C) Estudo 07."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google