A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES"— Transcrição da apresentação:

1 II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
GRUPOS DE TRABALHO 26/07/2011 BAGÉ-RS

2 COMPONENTES PEDAGÓGICOS DA AÇÃO DOCENTE NA UNIPAMPA: Planejamento, Metodologias e Avaliação

3 Objetivos Aprofundar os conhecimentos acerca dos componentes didáticos da prática docente; Possibilitar momentos de reflexão sobre a inconclusão do Ser; Construir no coletivo a importância da formação permanente e as estratégias metodológicas e avaliativas para o desenvolvimento do aprender.

4 “É na inconclusão do ser, que se
sabe como tal, que se funda a educação como processo permanente. Mulheres e homens se tornam educáveis na medida em que se reconhecem inacabados.” (FREIRE, 2009, p. 58)

5 “O conceito de aprender é de fundamental importância no processo de ensino- aprendizagem. Os resultados da ação docente dependem do modo como os professores compreendem como os alunos aprendem.” (MORAES, 2007, p. 20).

6 ELEMENTOS ESTRUTURANTES DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA DA AULA
PARA QUÊ? INTENÇÃO O QUÊ? CONTEÚDO CULTURAL COMO? METODOLOGIA QUEM? PROFESSOR PARA QUEM? ALUNO COM QUÊ? RECURSOS DIDÁTICOS O QUÊ? COMO? QUEM? AVALIAÇÃO ONDE? ESPAÇO QUANDO? TEMPO (VEIGA, 2007 – no prelo)

7 Pesquisa como princípio educativo e de formação (Roque Moraes, 2011)
Assumir a pesquisa como princípio educativo e formativo implica em propor a formação como processo reconstrutivo movido pelo questionamento constante e a partir dele produzir novos conhecimentos e novos modos de compreensão da atuação de um professor

8 Pesquisa como princípio educativo e de formação (Roque Moraes, 2011)
No envolvimento intenso com a pesquisa são possibilitadas rupturas com epistemologias empiristas, com criação de entendimentos de que se aprende por reconstrução, com produção de novos significados por meio da linguagem, considerando-se efetivamente os conhecimentos de partida dos alunos na produção de novos conhecimentos e concebendo o erro como parte inerente dos processos de aprender.

9 Planejamento como processo educativo
Sentir necessidade MUDANÇA/INOVAÇÃO Ver possibilidade MUDANÇA/INOVAÇÃO Necessidade de mediação teórica – metodológica O planejamento só tem sentido se o sujeito coloca-se numa perspectiva da mudança. Celso Vasconcellos (2006)

10 Não há necessidade de planejar?
Planejar é para quem está começando Sempre fiz assim / tenho experiência Vou na intuição / tem nos livros

11 Planejamento diferente de plano .
Qual o sentido de planejar? “planejar é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto.” Planejamento diferente de plano . Planejar a ação é o momento em que se criam situações inovadoras e questionadoras em sala de aula. O importante é prever a aula com a intenção da construção do saber, para um saber crítico e reflexivo A improvisação demonstra ausência de reflexão do ato pedagógico, de criatividade e de desafios.

12 “Planejar, então, remete a (1) querer mudar algo; (2) acreditar na possibilidade de mudança da realidade; (3) perceber a necessidade da mediação teórico-metodológica; (4) vislumbrar a possibilidade de realizar aquela determinada ação.”

13 “O objetivo de todo processo de planejamento é chegar a ação.”
AÇÃO TRANSFORMADA Fazer “a coisa certa”: QUANDO O QUÊ COM O PARA QUÊ ? INTENCIONALIDADE Interferir na realidade Utilizar-se do arcabouço científico

14 POTENCIALIDADES DE METODOLOGIAS E AVALIAÇÃO
(participação a partir da discussão dos participantes)


Carregar ppt "II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google