A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GRUPOS DE TRABALHO 26/07/2011BAGÉ-RS. Aprofundar os conhecimentos acerca dos componentes didáticos da prática docente; Possibilitar momentos de reflexão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GRUPOS DE TRABALHO 26/07/2011BAGÉ-RS. Aprofundar os conhecimentos acerca dos componentes didáticos da prática docente; Possibilitar momentos de reflexão."— Transcrição da apresentação:

1 GRUPOS DE TRABALHO 26/07/2011BAGÉ-RS

2

3 Aprofundar os conhecimentos acerca dos componentes didáticos da prática docente; Possibilitar momentos de reflexão sobre a inconclusão do Ser; Construir no coletivo a importância da formação permanente e as estratégias metodológicas e avaliativas para o desenvolvimento do aprender.

4

5 O conceito de aprender é de fundamental importância no processo de ensino- aprendizagem. Os resultados da ação docente dependem do modo como os professores compreendem como os alunos aprendem. (MORAES, 2007, p. 20).

6 PARA QUÊ? INTENÇÃO O QUÊ? CONTEÚDO CULTURAL COMO? METODOLOGIA QUEM? PROFESSOR PARA QUEM? ALUNO COM QUÊ? RECURSOS DIDÁTICOS O QUÊ? COMO? QUEM? AVALIAÇÃO ONDE? ESPAÇO QUANDO? TEMPO ELEMENTOS ESTRUTURANTES DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA DA AULA (VEIGA, 2007 – no prelo)

7 Assumir a pesquisa como princípio educativo e formativo implica em propor a formação como processo reconstrutivo movido pelo questionamento constante e a partir dele produzir novos conhecimentos e novos modos de compreensão da atuação de um professor

8 No envolvimento intenso com a pesquisa são possibilitadas rupturas com epistemologias empiristas, com criação de entendimentos de que se aprende por reconstrução, com produção de novos significados por meio da linguagem, considerando-se efetivamente os conhecimentos de partida dos alunos na produção de novos conhecimentos e concebendo o erro como parte inerente dos processos de aprender.

9 Sentir necessidade MUDANÇA/INOVAÇÃO Ver possibilidade MUDANÇA/INOVAÇÃO Necessidade de mediação teórica – metodológica O planejamento só tem sentido se o sujeito coloca-se numa perspectiva da mudança. Celso Vasconcellos (2006)

10 Planejar é para quem está começando Sempre fiz assim / tenho experiência Vou na intuição / tem nos livros

11 Qual o sentido de planejar? planejar é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto. Planejamento diferente de plano. Planejar a ação é o momento em que se criam situações inovadoras e questionadoras em sala de aula. O importante é prever a aula com a intenção da construção do saber, para um saber crítico e reflexivo A improvisação demonstra ausência de reflexão do ato pedagógico, de criatividade e de desafios.

12 Planejar, então, remete a (1) querer mudar algo; (2) acreditar na possibilidade de mudança da realidade; (3) perceber a necessidade da mediação teórico- metodológica; (4) vislumbrar a possibilidade de realizar aquela determinada ação.

13 O objetivo de todo processo de planejamento é chegar a ação. AÇÃO TRANSFORMADA Fazer a coisa certa: QUANDO O QUÊ COM O PARA QUÊ ? INTENCIONALIDADE Interferir na realidade Utilizar-se do arcabouço científico

14 (participação a partir da discussão dos participantes)


Carregar ppt "GRUPOS DE TRABALHO 26/07/2011BAGÉ-RS. Aprofundar os conhecimentos acerca dos componentes didáticos da prática docente; Possibilitar momentos de reflexão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google