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Módulo II Federação Espírita Brasileira A Codificação Espírita.

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1 Módulo II Federação Espírita Brasileira A Codificação Espírita.
Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Programa Fundamental – Tomo I Módulo II A Codificação Espírita. Objetivo Geral Favorecer a compreensão do surgimento da Doutrina Espírita e da missão de Allan Kardec.

2 Programa Fundamental – Tomo I Módulo II – Quatro Roteiros
Roteiro 1 – Fenômenos mediúnicos que antecederam a Codificação: Hydesville e mesas girantes. Roteiro 2 – Allan Kardec: o professor e o codificador. Roteiro 3 – Metodologia e critérios utilizados na Codificação Espírita. Roteiro 4 – Obras básicas.

3 Programa Fundamental – Tomo I
Módulo II - Roteiro 1 Fenômenos mediúnicos que antecederam a Codificação: Hydesville e mesas girantes. Objetivo Específico Justificar a importância dos fenômenos de Hydesville e das mesas girantes para o surgimento do Espiritismo.

4 O EPISÓDIO DE HYDESVILLE - As irmãs Fox
Em 1848, a aldeia de Hydesville, localizada no condado de Wayne, Estado de New York, distante 30 km da cidade de Rochester, era um pequeno aglomerado de casas de madeiras com uma típica população de agricultores. O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros.

5 O EPISÓDIO DE HYDESVILLE - As irmãs Fox
Nesta aldeia, morava a família Fox, uma família de fazendeiros composta pelo Pai (John Fox), a Mãe (Magaret Fox), e de suas filhas: Margaret Fox, de 14 anos e Kate Fox, de 11 anos. Eles tinham outros filhos que não moravam com eles e eram da religião metodista. John Margaret Margaret O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros. Kate História do Espiritismo. Arthur Conan Doyle

6 O VELHO BARRACÃO DA FAMÍLIA FOX
Na tosca cabana onde morava a família Fox, havia ocorrido o assassinato de um mascate e o espírito do vendedor produzia sons, barulhos, ruídos, tentando se comunicar com seus moradores. O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros. Fontes: e História do Espiritismo de Arthur Conan Doyle

7 O EPISÓDIO DE HYDESVILLE - As irmãs Fox
No princípio, a família Fox não se incomodava com os sons, pois pareciam naturais. Depois de certo tempo, os tais barulhos, ruídos, batidas e até arrastamento de móveis começaram a incomodar tanto que as meninas se negavam a dormir sozinhas. O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros.

8 O EPISÓDIO DE HYDESVILLE - As irmãs Fox
Em 31 março de 1848, a menina Kate desafiou a "força invisível" a repetir, com os golpes, as palmas que ela batia com as mãos. A resposta foi imediata, e a cada estalo, um golpe era ouvido logo a seguir! O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros. Foi o início da “telegrafia espiritual ”

9 O EPISÓDIO DE HYDESVILLE - As irmãs Fox
Logo, perceberam que aquela força invisível podia ver e ouvir, pois até quando se dobrava o dedo, a força respondia. Os vizinhos foram chamados e logo apareceram outras pessoas que também perguntavam e eram sempre respondidas de forma inteligente. O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros.

10 O EPISÓDIO DE HYDESVILLE - As irmãs Fox
Logo, criaram um código: uma batida seria a letra A, duas batidas seria a letra B e assim por diante... E, assim, estabeleceram um canal de comunicação com o espírito. Ficaram sabendo, dentre outras informações, que ele havia sido assassinado pelo antigo inquilino e que fora enterrado na adega a 10 pés de profundidade. Os espírito se identificou como Charles B. Rosma. O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros.

11 O EPISÓDIO DE HYDESVILLE - As irmãs Fox
Resolveram escavar a adega para encontrar o esqueleto do suposto assassinado. Inicialmente, encontraram apenas vestígios e somente após 50 anos foi descoberto a ossada do homem assassinado. O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros.

12 O EPISÓDIO DE HYDESVILLE - As irmãs Fox
Vários fenômenos deste tipo passaram a ocorrer em outras cidades, em outros países, em outras famílias. Renomadas pessoas, tanto na América como na Europa, estudaram com rigor e profundidade esses fenômenos, sendo sempre comprovada a veracidade dos fatos. O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros.

13 As mesas girantes e o Espiritismo. Zéus Wantuil
Em 1852, a Europa inteira viu-se envolvida com os fenômenos das mesas girantes. Sob a ação de experimentadores, as mesas podia se elevar sobre um pé para responder às questões; agitava-se em todos os sentidos e algumas vezes se elevava no ar, sem que se pudesse ver a força que a mantinha assim suspensa. O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros. As mesas girantes e o Espiritismo. Zéus Wantuil

14 Experiências com as “mesas girantes” na Alemanha, em 1853.
Os fenômenos das mesas girantes passaram a fazer parte dos noticiários e em muitos casos de forma irônica. Essa é uma gravura apresentada nos noticiários da época na Alemanha para mostrar como as pessoas se reunião em torno de uma mesa para fazê-la mover. Experiências com as “mesas girantes” na Alemanha, em 1853. O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros. Wantuil, Zeus. As mesas girantes. 4. ed. – Rio de Janeiro: FEB, p.33

15 AS MESAS GIRANTES Anedotas e “charges” na imprensa da época.
- Dissestes que a vossa cozinheira vos furtou, mas, e as provas? - Senhor, comissário, eis a mesa da cozinha, que está pronta para depor por escrito. O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros. Wantuil, Zeus. As mesas girantes. 4. ed. – Rio de Janeiro: FEB, p.33

16 AS MESAS GIRANTES Anedotas e “charges” na imprensa da época.
- Senhor, já que não sei ler, diga-me então, o que a mesa acaba de escrever. - Ele escreveu que Batista é um maroto, e que vinho meu vinho. O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros. Wantuil, Zeus. As mesas girantes. 4. ed. – Rio de Janeiro: FEB, p.33

17 AS MESAS GIRANTES Anedotas e “charges” na imprensa da época.
Anúncio: Jovem mesa, de exterior simpática, que fala várias línguas e conhece um pouco de aritmética e muitas histórias, pede lugar de intendente de finanças. O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros. Wantuil, Zeus. As mesas girantes. 4. ed. – Rio de Janeiro: FEB, p.33

18 Atividades dos participantes
O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros. A doutrina espírita, de modo geral, fundamenta-se nos seguintes pontos: a) na existência e unicidade de Deus, desconstruindo o dogma da Santíssima Trindade; b) na existência e imortalidade do Espírito, compreendido como individualidade inteligente da Criação Divina; c) na defesa da Reencarnação, como o mecanismo natural de aperfeiçoamento dos Espíritos; d) no conceito de criação igualitária para de todos os Espíritos, "simples e ignorantes" em sua origem, e destinados invariavelmente à perfeição; e) na possibilidade de comunicação entre os espíritos encarnados ("vivos") e os espíritos desencarnados ("mortos"), através da mediunidade; f) na lei de causa e efeito, compreendida como mecanismo de retribuição ética universal a todos os espíritos.

19 Pontos relevantes O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros. A doutrina espírita, de modo geral, fundamenta-se nos seguintes pontos: a) na existência e unicidade de Deus, desconstruindo o dogma da Santíssima Trindade; b) na existência e imortalidade do Espírito, compreendido como individualidade inteligente da Criação Divina; c) na defesa da Reencarnação, como o mecanismo natural de aperfeiçoamento dos Espíritos; d) no conceito de criação igualitária para de todos os Espíritos, "simples e ignorantes" em sua origem, e destinados invariavelmente à perfeição; e) na possibilidade de comunicação entre os espíritos encarnados ("vivos") e os espíritos desencarnados ("mortos"), através da mediunidade; f) na lei de causa e efeito, compreendida como mecanismo de retribuição ética universal a todos os espíritos.

20 Fenômenos de Hydesville
No episódio de Hydesville, paira certa dúvida sobre a identidade do morto. É possível que seu nome fosse outro e os Espíritos que dirigiam esses fenômenos não teriam permitido que fosse revelada sua verdadeira identidade. Isso significa que nem tudo os Espíritos podem revelar; As comunicações não limitaram às irmãs Fox, se espalharam rapidamente para chamar a atenção dos homens sobre a existência do mundo dos espíritos. O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros. A doutrina espírita, de modo geral, fundamenta-se nos seguintes pontos: a) na existência e unicidade de Deus, desconstruindo o dogma da Santíssima Trindade; b) na existência e imortalidade do Espírito, compreendido como individualidade inteligente da Criação Divina; c) na defesa da Reencarnação, como o mecanismo natural de aperfeiçoamento dos Espíritos; d) no conceito de criação igualitária para de todos os Espíritos, "simples e ignorantes" em sua origem, e destinados invariavelmente à perfeição; e) na possibilidade de comunicação entre os espíritos encarnados ("vivos") e os espíritos desencarnados ("mortos"), através da mediunidade; f) na lei de causa e efeito, compreendida como mecanismo de retribuição ética universal a todos os espíritos.

21 As mesas eram movidas por uma força inteligente.
As Mesas Girantes As mesas eram movidas por uma força inteligente. A moda das « Mesas Dançantes » teve por efeito fazer numerosas pessoas refletirem e desenvolver consideravelmente a nova idéia; O próprio Allan Kardec era, no início, muito cético face aos fenômenos Espíritas, mas foi convencido da veracidade dos fatos. O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros. A doutrina espírita, de modo geral, fundamenta-se nos seguintes pontos: a) na existência e unicidade de Deus, desconstruindo o dogma da Santíssima Trindade; b) na existência e imortalidade do Espírito, compreendido como individualidade inteligente da Criação Divina; c) na defesa da Reencarnação, como o mecanismo natural de aperfeiçoamento dos Espíritos; d) no conceito de criação igualitária para de todos os Espíritos, "simples e ignorantes" em sua origem, e destinados invariavelmente à perfeição; e) na possibilidade de comunicação entre os espíritos encarnados ("vivos") e os espíritos desencarnados ("mortos"), através da mediunidade; f) na lei de causa e efeito, compreendida como mecanismo de retribuição ética universal a todos os espíritos.

22 Conclusão Como planejaram os Espíritos, os fenômenos de Hydsville repercutiria na Europa, despertando as consciências e, ao lado dos fenômenos das “Mesas Girantes”, prepararia o advento do ESPIRITISMO. O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros. A doutrina espírita, de modo geral, fundamenta-se nos seguintes pontos: a) na existência e unicidade de Deus, desconstruindo o dogma da Santíssima Trindade; b) na existência e imortalidade do Espírito, compreendido como individualidade inteligente da Criação Divina; c) na defesa da Reencarnação, como o mecanismo natural de aperfeiçoamento dos Espíritos; d) no conceito de criação igualitária para de todos os Espíritos, "simples e ignorantes" em sua origem, e destinados invariavelmente à perfeição; e) na possibilidade de comunicação entre os espíritos encarnados ("vivos") e os espíritos desencarnados ("mortos"), através da mediunidade; f) na lei de causa e efeito, compreendida como mecanismo de retribuição ética universal a todos os espíritos.

23 Mensagem Final... E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre (João 14:16); Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito (João 14:26). Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de Verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim (João 15:26). O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros. A doutrina espírita, de modo geral, fundamenta-se nos seguintes pontos: a) na existência e unicidade de Deus, desconstruindo o dogma da Santíssima Trindade; b) na existência e imortalidade do Espírito, compreendido como individualidade inteligente da Criação Divina; c) na defesa da Reencarnação, como o mecanismo natural de aperfeiçoamento dos Espíritos; d) no conceito de criação igualitária para de todos os Espíritos, "simples e ignorantes" em sua origem, e destinados invariavelmente à perfeição; e) na possibilidade de comunicação entre os espíritos encarnados ("vivos") e os espíritos desencarnados ("mortos"), através da mediunidade; f) na lei de causa e efeito, compreendida como mecanismo de retribuição ética universal a todos os espíritos.

24 Fim

25 Barracão de Hydesville
Em 1916, Benjamin F. Bartlett adquiriu os restos do velho barracão, reconstruindo-o na cidade de Lily Dale, NY, onde é conservado até os dias atuais. Allan Kardec – O educador e o codificador. Z. Wantuil e F. Thiesen GOOGLE


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