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PublicouPedro Serio Alterado mais de 10 anos atrás
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Informações dos Empreendedores Perfil do Público-Alvo no Paraná
Parte II Informações dos Empreendedores Perfil do Público-Alvo no Paraná Elaborado para: Sebrae Por: Diferencial Pesquisa de Mercado Março de 2008
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Sumário I – Introdução 03 II –
A Presença dos Empresários e Empreendedores em Curitiba e Região Metropolitana 21 Primeira Parte – Informações dos Empresários III – Características Gerias dos Empresários 34 IV – História da Empresa e Trajetória do Empresário 86 V – Apoio Institucional aos Empresários 111 VI – Necessidade dos Empresários 144 Segunda Parte – Informações dos Empreendedores VII – Características Gerais dos Empreendedores 04 VIII – Formas de Abertura das Empresas 47 IX – Apoio Institucional aos Empreendedores 72 X – Necessidades e Demandas dos Empreendedores 107 XI – Percepções Preliminares do Estudo do Público-Alvo do Sebrae 120
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Segunda Parte – Informações dos Empreendedores
Características Gerais dos Empreendedores, Forma de Abertura da Empresa, Apoio Institucional aos Empreendedores, Necessidades e Demandas dos Empreendedores
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VII – Características Gerais dos Empreendedores
Sexo, Idade, Renda Familiar, Ocupação, Escolaridade e Características Gerais do Futuro Empreendimento
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Perfil dos Empreendedores
Sexo dos Empreendedores Base: 1462
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Perfil dos Empreendedores
Sexo dos Empreendedores Percentual de Mulheres Empreendedoras Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:
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Perfil dos Empreendedores
Faixa Etária dos Empreendedores Idade Média: 38 Anos Idade Mediana: anos Base: 1462* * Um entrevistado não informou a idade, o que representa 0,07% do total de respondentes.
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Perfil dos Empreendedores
Faixa Etária dos Empreendedores Média de Idade dos Empreendedores Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:
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Perfil dos Empreendedores
Renda Familiar dos Empreendedores (em R$) Renda Média: R$ 1.437,52 Renda Mediana: R$ 961,00 Base: 1462* * Seis entrevistados não informaram a faixa de renda familiar, o que representa 0,4% do total de respondentes
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Perfil dos Empreendedores
Renda Familiar dos Empreendedores Renda Média Familiar Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:
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Perfil dos Empreendedores
Grau de Escolaridade dos Empreendedores 26% 39% Base: 1462* * Fonte: Banco de Dados SIDRA - Sistema IBGE de Recuperação Automática (Censo 2000) ** Dos entrevistados, 7 não responderam essa questão, o que representa 0,5% do total
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Perfil dos Empreendedores
Grau de Escolaridade dos Empreendedores Percentual de Empreendedores com Curso Superior Completo ou Pós-graduação, Especialização, Mestrado ou Doutorado Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:
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Perfil dos Empreendedores
Estado Civil dos Empreendedores Base: 1462
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Perfil dos Empreendedores
Estado Civil dos Empreendedores Percentual de Empreendedores Casados Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:
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Perfil dos Empreendedores
Ciclo de Vida dos Empreendedores Base: 1462
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Perfil dos Empreendedores
Ciclo de Vida dos Empreendedores Percentual de Empreendedores Casados com Filhos Pequenos – Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:
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Perfil dos Empreendedores
Ocupação Atual dos Empreendedores Base: 1462
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Perfil dos Empreendedores
Ocupação Atual dos Empreendedores Por Segmentos Percentual de Empreendedores Empregados no Setor Privado sem Função de Chefia Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:
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Perfil dos Empreendedores
Ocupação Atual dos Empreendedores Por Segmentos Percentual de Empreendedores Desempregados Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:
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Perfil dos Empreendedores
Resumo do Perfil dos Empreendedores Maiores Destaques Menores Destaques Percentual de Mulheres Empreendedoras Regional Maringá (74%) Comércio (74%) Interior Cidades Menores (69%) Regional Curitiba (58%) Serviço (53%) Capital (47%) Idade Média dos Empreendedores Indústria (42 anos) Regional Maringá (40 anos) Regional Curitiba (36 anos) Serviço (36 anos) Percentual de Empreendedores com Superior Completo ou mais Capital (13%) Regional Curitiba (8%) Serviço (7%) Indústria (3%) Percentual de Empreendedores com Família Constituída Serviço (66%) Regional Curitiba (62%) Capital (50%) Indústria (74%) Renda Média Familiar Mensal (R$) Capital (1,9 mil) Regional Curitiba (1,6 mil) Serviço (1,5 mil) Regional Maringá (1,2 mil) Interior Cidades Maiores (1,2 mil) Agrobusiness (1,0 mil)
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Características do Empreendimento
Formalização da Futura Empresa Pretende Iniciar a Atividade com a Empresa Formalizada ou Formalizá-la Após Algum Tempo de Existência do Negócio? Base: 1462
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Características do Empreendimento
Formalização da Futura Empresa Percentual de Empreendedores que Pretendem Iniciar a Atividade com a Empresa Formalizada Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:
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Características do Empreendimento
Pretensão de Início das Atividades Quando Pretende Iniciar as Atividades? Base: 1462* * 1 entrevistado não respondeu quando pretende iniciar as atividades da futura empresa, o que representa 0,07% do total de respondentes.
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Características do Empreendimento
Principal Atividade a ser Desenvolvida pela Futura Empresa Comércio Serviço Base: 1462 Base: 1462
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Características do Empreendimento
Principal Atividade a ser Desenvolvida pela Futura Empresa Indústria Base: 1462
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Características do Empreendimento
Número de Funcionários com os Quais Pretende Iniciar o Negócio Mediana: Nenhum Funcionário Média*: 0,93 Funcionário Base: 1462 * Para o cálculo da média, os empreendedores que não pretendem ter nenhum funcionário foram considerados como “zero funcionário”. Considerando apenas os empreendedores que pretendem ter algum funcionário a média passa para 2,35.
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Características do Empreendimento
Número de Funcionários com os Quais Pretende Iniciar o Negócio Percentual de Empreendedores que Pretendem Iniciar o Empreendimento com Funcionários e Prestadores de Serviços Fixos por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:
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Características do Empreendimento
Número de Funcionários com os Quais Pretende Iniciar o Negócio Média* de Funcionários por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base: * Para o cálculo da média, os empreendedores que não pretendem ter nenhum funcionário foram considerados como “zero funcionário”.
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Características do Empreendimento
Pretensão de Participação da Família no Quadro de Funcionários Fixos Pretende Iniciar o Empreendimento com Funcionários Fixos e Prestadores de Serviços? Entre os Funcionários Fixos e Prestadores de Serviços, Quantos Serão Familiares? 44% dos funcionários fixos e prestadores de serviços serão familiares. Base: 1462 Base: 578
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Características do Empreendimento
Pretensão de Participação da Família no Quadro de Funcionários Fixos Média de Funcionários Fixos e Prestadores de Serviços que Serão Familiares por Segmento Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:
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Características do Empreendimento
Faturamento que Pretende Alcançar no Primeiro Ano da Empresa (em R$) Média de Faturamento: R$ ,70 Mediana de Faturamento: R$ ,00 Base: 1462* * 8 entrevistados não responderam o quanto de faturamento pretendem alcançar no primeiro ano de empresa, o que representa 0,6% do total de respondentes.
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Características do Empreendimento
Faturamento que Pretende Alcançar no Primeiro Ano da Empresa (em R$) Média de Faturamento Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:
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Características do Empreendimento
Papel do Empreendimento como Fonte de Renda* A Atividade que Pretende Desenvolver Será a Única Fonte de Renda, Sua Fonte de Renda Principal ou Uma Fonte de Renda Complementar? Base: 1462 *Fonte de Renda Única – Não manterá outras fontes de renda Fonte de Renda Principal – Manterá outras fontes de renda, mas esta representará mais de 50% Fonte de Renda Complementar – Manterá outras fontes de renda, mas esta atividade representará menos de 50%
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Características do Empreendimento
Papel do Empreendimento como Fonte de Renda Percentual de Empreendedores que Pretendem Desenvolver a Atividade como Única Fonte de Renda Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:
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Características do Empreendimento
Pretensão de Parcerias com Outras Empresas Pretende Fazer Parcerias com Outras Empresas? Principais Tipos de Parceria Base: 1462 Base: 431
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Características do Empreendimento
Pretensão de Parcerias com Outras Empresas Percentual de Empreendedores que Pretendem Fazer Parcerias com Outras Empresas Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:
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Características do Empreendimento
Tipo de Cliente que Pretende Vender – Estimulado Para Quais Tipos de Cliente Pretende Vender? Base: 1462 *Nesta pergunta o entrevistado poderia responder quantas alternativas fossem necessárias, por isso o total é superior a 100% já para o principal cliente o entrevistado apontou apenas 1 opção.
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Características do Empreendimento
Tipo de Cliente que Pretende Vender – Estimulado Percentual de Empreendedores que Pretendem Vender para Clientes Finais Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:
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Características do Empreendimento
Tipo de Cliente que Pretende Vender Percentual de Empreendedores que Imaginam que os Clientes Finais Serão Seus Principais Clientes Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:
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Características do Empreendimento
Comercialização dos Produtos -Estimulado Para Quais Mercados Pretende Vender seu Produto ou Prestar seus Serviços? Base: 1462
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Características do Empreendimento
Comercialização dos Produtos – Estimulado Percentual de Empreendedores que Pretendem Vender em Outras Regiões Fora da sua Cidade, mas Dentro do Estado Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:
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Características do Empreendimento
Equipamentos que Pretende Adquirir Rapidamente para a Futura Empresa Quantidade Média de Equipamentos que Pretende Adquirir Média*: 1,03 linhas telefônicas Média*: 1,43 Microcomputadores Média*: 1 Fax Base: 1462 * Considerando somente os empreendedores que pretendem adquirir o equipamento.
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Características do Empreendimento
Equipamentos que Pretende Adquirir Rapidamente para a Futura Empresa Percentual de Empreendedores que Pretendem Adquirir Microcomputadores Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:
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Características do Empreendimento
Equipamentos que Pretende Adquirir Rapidamente para a Futura Empresa Percentual de Empreendedores que Pretendem Adquirir Internet Banda Larga Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:
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Características do Empreendimento
Resumo das Características das Empreendimentos Maiores Destaques Menores Destaques Média de Funcionários Fixos e Prestadores de Serviços que Serão Familiares Regional Pato Branco (56%) Comércio (54%) Interior Cidades Maiores (50%) Capital (41%) Serviço (37%) Regional Londrina (34%) Percentual de Empreendedores que Pretendem Vender para Clientes Finais Interior Cidades Maiores (98%) Comércio (98%) Regional Pato Branco (93%) Indústria (86%) Média de Faturamento Anual que Pretende Alcançar (R$) RM de Curitiba (69,3 mil) Regional Pato Branco (62 mil) Serviço (57,2 mil) Regional Maringá (46,2 mil) Interior Cidades Maiores (41 mil) Agrobusiness (36,1 mil) Percentual de Empreendedores que Pretendem Vender em Outras Regiões Fora da sua Cidade, mas Dentro do Estado Indústria (36%) Capital (25%) Regional Curitiba (20%) Regional Cascavel (12%) Comércio (12%) Interior Cidades Maiores (10%)
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Características do Empreendimento
Resumo das Características dos Empreendimentos Maiores Destaques Menores Destaques Empreendedores que Pretendem Iniciar a Atividade com a Empresa Formalizada Capital (44%) Serviço (40%) Regional Londrina (38%) Maringá (30%) Interior Cidades Maiores (30%) Percentual de Empreendedores que Pretendem Adquirir Microcomputadores Capital (73%) Regional Curitiba (57%) Serviço (57%) Indústria (49%) Regional Cascavel (45%) Interior Cidades Maiores (44%) Percentual de Empreendedores que Pretendem Adquirir Internet Banda Larga Capital (56%) Regional Londrina (43%) Serviço (42%) Indústria (31%) Regional Cascavel (30%) Interior Cidades Maiores (27%) Percentual de Empreendedores que Pretendem Fazer Parcerias com Outras Empresas Capital (55%) Regional Curitiba (40%) Indústria (36%) Comércio (28%) Regional Pato Branco (22%) Interior Cidades Menores (19%)
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VIII – Forma de Abertura da Empresa
Forma de Fundação da Empresa, Formação de Sociedade, Capital para Abertura do Negócio e Motivos que Influenciaram na Decisão de Abertura do Negócio
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Abertura da Empresa Forma de Fundação da Empresa
Pretende Fundar a Empresa ou Entrar no Negócio de Outra Forma? Como Pretende Entrar no Negócio? Base: 1462 Base: 70
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Por Escritório Regional
Abertura da Empresa Forma de Fundação da Empresa Percentual de Empreendedores que Pretendem Fundar a Empresa Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:
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Abertura da Empresa Formação de Sociedade para a Abertura da Empresa
Fundará a Empresa Sozinho ou Pretende ter Sócios? Quantos Sócios Pretende Ter? Pretende fundar com sócios que não são da família 5% Quantos Sócios? Média: 1 Sócio Base: 1392* Base: 355** * Total de entrevistados que pretendem fundar a empresa. ** Total de entrevistados que pretendem fundar a empresa com sócios.
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Por Escritório Regional
Abertura da Empresa Formação de Sociedade para a Abertura da Empresa Percentual de Entrevistados que Pretendem Fundar a Empresa Sozinho Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base: * * Total de entrevistados que pretendem fundar a empresa.
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Média de Sócios que os Empreendedores Pretendem Ter Por Segmentos
Abertura da Empresa Formação de Sociedade para a Abertura da Empresa Média de Sócios que os Empreendedores Pretendem Ter Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base: 7-168* * Total de entrevistados que pretendem fundar a empresa com sócios.
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Abertura da Empresa Intenções na Busca de Sócios Base: 355*
* Total de entrevistados que pretendem fundar a empresa com sócios.
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Por Escritório Regional
Abertura da Empresa Intenções na Busca de Sócios Percentual de Entrevistados que Pretendem Associar-se a Alguém para Obter Injeção de Capital Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base: * * Total de entrevistados que pretendem fundar a empresa com sócios.
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Abertura da Empresa Estimativa do Capital Necessário para Compra ou Início da Empresa (em R$) Média: R$ ,70 Mediana: R$ 6.000,00 Base: 1462* * Três entrevistados não responderam sobre a estimativa de capital necessário, o que representa 0,2% do total de respondentes.
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Estimativa Média para Compra ou Início Por Segmentos
Abertura da Empresa Estimativa do Capital Necessário para Compra ou Início da Empresa (em R$) Estimativa Média para Compra ou Início Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:
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Abertura da Empresa Origem do Capital para Compra ou Abertura da Empresa Percentual Médio que Representará o Empréstimo em Instituições Financeiras no Capital Necessário Média: 80% Mediana: 100% Base: 501* Base: 1462 * Total de entrevistados que pretendem fazer empréstimos de instituições financeiras e que souberam informar o percentual que este empréstimo representará do capital necessário.
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Por Escritório Regional
Abertura da Empresa Origem do Capital para Compra ou Abertura da Empresa Percentual de Empreendedores que Recorrerão a Empréstimo em Instituições Financeiras no Capital para Abertura da Empresa Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:
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Por Escritório Regional
Abertura da Empresa Origem do Capital para Compra ou Abertura da Empresa Percentual Médio que Representará o Empréstimo em Instituições Financeiras no Capital Necessário Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base: * * Total de entrevistados que pretendem fazer empréstimos de instituições financeiras e que souberam informar o percentual que este empréstimo representará do capital necessário.
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Percepção distorcida da função da entidade
Abertura da Empresa Instituições Financeiras de Onde Pretende Obter o Empréstimo de Capital Percepção distorcida da função da entidade Base: 506* * Total de entrevistados que pretendem fazer empréstimos de instituições financeiras.
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Por Escritório Regional
Abertura da Empresa Instituições Financeiras de Onde Pretende Obter o Empréstimo de Capital Percentual de Empreendedores que Pretendem Obter Empréstimo de Capital no Sebrae por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:
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Abertura da Empresa Motivos que Influenciaram na Decisão de Abrir um Novo Negócio – Estimulada Base: 1462
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Por Escritório Regional
Abertura da Empresa Motivos que Influenciaram na Decisão de Abrir um Novo Negócio – Estimulada Percentual de Empreendedores que Citaram a Perda do Emprego ou a Dificuldade de Colocação no Mercado como Motivo que Mais Influenciou na Decisão de Abrir um Novo Negócio por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Base:
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Abertura da Empresa Motivos que Influenciaram na Decisão de Abrir um Novo Negócio – Estimulada Percentual de Empreendedores que Citaram a Perda do Emprego ou a Dificuldade de Colocação no Mercado como Motivo que Mais Influenciou na Decisão de Abrir um Novo Negócio por Segmentos Por Setor Por IDH Base:
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Abertura da Empresa Principal Motivo que Influenciou na Decisão de Abrir um Novo Negócio – Espontâneo Base: 1462
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Por Escritório Regional
Abertura da Empresa Principal Motivo que Influenciou na Decisão de Abrir um Novo Negócio – Espontâneo Percentual de Empreendedores que Citaram a Possibilidade de ter Mais Liberdade e Flexibilidade como Motivo Influenciador na Decisão de Abrir um Negócio Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:
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Média de Empresas Fechadas
Abertura da Empresa Já Fechou ou Desativou Alguma Empresa? Média de Empresas Fechadas Média: 1,18 Empresas Fechadas Base: 1462
68
Por Escritório Regional
Abertura da Empresa Já Fechou ou Desativou Alguma Empresa? Percentual de Entrevistados que já Fecharam ou Desativaram Alguma Empresa por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:
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Média de Empresas Fechadas por Segmentos
Abertura da Empresa Já Fechou ou Desativou Alguma Empresa? Média de Empresas Fechadas por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base: 7-107* * Total de entrevistados que já fecharam ou desativaram alguma empresa.
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Motivos clássicos para o fracasso dos negócios
Abertura da Empresa Principais Motivos que Levaram ao Fechamento da Empresa Motivos clássicos para o fracasso dos negócios Base: 201* * Total de entrevistados que já fecharam ou desativaram alguma empresa.
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Abertura da Empresa Resumo da Abertura da Empresa Maiores Destaques
Menores Destaques Percentual de Empreendedores que Pretendem Fundar a Empresa Regional Maringá (97%) Indústria (97%) Regional Cascavel (93%) Percentual de Empreendedores que Pretendem Fundar a Empresa Sozinho Regional Curitiba (69%) Capital (64%) Indústria (72%) Regional Cascavel (82%) Comércio (76%) Estimativa do Capital Necessário para Compra ou Início da Empresa (R$) Regional Pato Branco (17,1 mil) Capital (19,2 mil) Agrobusiness (17,1 mil) Maringá (10,7 mil) Interior Cidades Maiores (9,2 mil) Comércio (11 mil) Percentual de Empreendedores que Recorrerão a Empréstimo em Instituições Financeiras no Capital para Abertura da Empresa Regional Cascavel (38%) Interior Cidades Maiores (39%) Indústria (42%) Regional Londrina (32%) RM de Curitiba (29%) Comércio (31%) Percentual de Empreendedores que já Fecharam ou Desativaram Alguma Empresa Regional Pato Branco (18%) Capital (16%) Comércio (15%) Regional Maringá (10%) RM de Curitiba (8%) Indústria (10%)
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IX – Apoio Institucional aos Empreendedores
Recebimento de Apoio Institucional, Conhecimento do Sebrae, Tipo de Contato Realizado e Motivos para Não Procurar o Sebrae
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Apoio aos Empreendedores
Principais Instituições que Procurou Apoio ou Orientações – Estimulado Procurou Alguma Instituição para Receber Apoio ou Orientação? Instituições Pelas Quais Procurou para Receber Apoio ou Orientação Base: 1462 Base: 1462* *Manteve-se o percentual sobre o total da base para apontar a penetração do Sebrae na procura por orientação.
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Apoio aos Empreendedores
Principais Instituições que Procurou Apoio ou Orientações – Estimulado Percentual de Empreendedores Procuraram Alguma Instituição para Receber Apoio ou Orientação Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:
75
Apoio aos Empreendedores
Principais Instituições que Procurou Apoio ou Orientações – Estimulado Percentual de Empreendedores que Procuraram o Sebrae para Receber Apoio ou Orientação Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:
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Apoio aos Empreendedores
Tipo de Apoio ou Orientação que Recebeu do Sebrae Base: 169* * Total de entrevistados que receberam apoio ou orientação do Sebrae.
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Apoio aos Empreendedores
Tipo de Apoio ou Orientação que Recebeu do SENAC Base: 88* * Total de entrevistados que receberam apoio ou orientação do SENAC.
78
Apoio aos Empreendedores
Tipo de Apoio ou Orientação que Recebeu do SENAI Base: 70* * Total de entrevistados que receberam apoio ou orientação do SENAI.
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Apoio aos Empreendedores
Principais Instituições que Pretende Procurar Apoio ou Orientações – Estimulado Pretende Procurar Alguma Instituição para Receber Apoio ou Orientação? Instituições Pelas Quais Pretende Procurar para Receber Apoio ou Orientação Base: 1462 72% (623 entrevistados) não haviam procurado nenhuma Instituição 28% (247 entrevistados) já haviam procurado e pretendem procurar novamente Base: 1462* Base: 870 *Manteve-se o percentual sobre o total da base para apontar a penetração do Sebrae na procura por orientação.
80
Apoio aos Empreendedores
Principais Instituições que Pretende Procurar Apoio ou Orientações – Estimulado Percentual de Empreendedores que Pretendem Procurar Alguma Instituição para Receber Apoio ou Orientação Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:
81
Apoio aos Empreendedores
Principais Instituições que Pretende Procurar Apoio ou Orientações – Estimulado Percentual de Empreendedores que Pretendem Procurar o Sebrae para Receber Apoio ou Orientação Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:
82
Apoio aos Empreendedores
Tipos de Apoio ou Orientação que Espera Receber do Sebrae Base: 713* * Total de entrevistados que pretendem procurar o Sebrae para receber apoio ou orientação.
83
Apoio aos Empreendedores
Tipos de Apoio ou Orientação que Espera Receber do Sebrae Percentual de Empreendedores que Pretendem Receber Empréstimo ou Financiamento do Sebrae Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:
84
Apoio aos Empreendedores
Tipos de Apoio ou Orientação que Espera Receber do SENAC Base: 217* * Total de entrevistados que pretendem procurar o SENAC para receber apoio ou orientação.
85
Apoio aos Empreendedores
Tipos de Apoio ou Orientação que Espera Receber do SENAI Base: 204* * Total de entrevistados que pretendem procurar o SENAI para receber apoio ou orientação.
86
Apoio aos Empreendedores
Conhecimento do Sebrae – Estimulado 94% dos entrevistados conhecem o Sebrae Base: 1462
87
Apoio aos Empreendedores
Conhecimento do Sebrae – Estimulado Percentual de Empreendedores que Já Tiveram Algum Contato Com o Sebrae Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:
88
Apoio aos Empreendedores
Imagem que o Entrevistado Possui do Sebrae Base: 1375* * Total de entrevistados que conhecem o Sebrae mesmo que só de ouvir falar.
89
Apoio aos Empreendedores
Imagem que o Entrevistado Possui do Sebrae Percentual de Empreendedores que Conhecem o Sebrae por Oferecer Cursos e Treinamentos Profissionalizantes Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:
90
Apoio aos Empreendedores
Imagem que o Entrevistado Possui do Sebrae Percentual de Empreendedores que Conhecem o Sebrae por Prestarem Ajuda Financeira às Empresas Através de Empréstimos para Aplicação na Mesma Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:
91
Apoio aos Empreendedores
Imagem que o Entrevistado Possui do Sebrae Percentual de Empreendedores que Conhecem o Sebrae Apenas de Ouvir Falar Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:
92
Apoio aos Empreendedores
Tipo de Contato Realizado com o Sebrae Entrou em contato para pedir informações 50% Base: 218* * Total de entrevistados que tiveram algum contato com o Sebrae.
93
Apoio aos Empreendedores
Tipo de Contato Realizado com o Sebrae Percentual de Empreendedores que Tiveram Contato com Sebrae Através da Participação em Treinamentos e Palestras Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:
94
Apoio aos Empreendedores
Principais Benefícios Obtidos Após Contato com o Sebrae – Estimulado Base: 218* * Total de entrevistados que tiveram algum contato com o Sebrae Foram apresentadas aos entrevistados alternativas de benefícios dos quais eles respondiam se tinham adquirido ou não após o contato com o Sebrae. Aqueles que responderam não para todos os benefícios tiveram sua resposta classificada como “Não obteve nenhum benefício”
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Apoio aos Empreendedores
Principais Motivos por Não ter Procurado pelo Sebrae Base: 1157* * Total de entrevistados que conhecem o Sebrae mas não tiveram nenhum contato com a Instituição.
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Apoio aos Empreendedores
Principais Motivos por Não ter Procurado pelo Sebrae Percentual de Empreendedores que Citaram Não ter Procurado o Sebrae por Nunca Ter Sentido Necessidade de Apoio Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:
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Apoio aos Empreendedores
Principais Benefícios ou Serviços que o Fariam Procurar o Sebrae Existe Algum Benefício ou Serviço que o Faria Procurar pelo Sebrae? Quais Benefício ou Serviço que o Faria Procurar pelo Sebrae? Base: 1157* Base: 966** * Total de entrevistados que conhecem o Sebrae mas não tiveram nenhum contato com a Instituição ** Total de entrevistados que citaram pelo um menos benefício ou serviço
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Apoio aos Empreendedores
Principais Benefícios ou Serviços que o Fariam Procurar o Sebrae Percentual de Empreendedores que Citaram Algum Benefício ou Serviço que o Faria Procurar pelo Sebrae Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base: * * Total de entrevistados que conhecem o Sebrae mas não tiveram nenhum contato com a Instituição
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Apoio aos Empreendedores
Principais Atividades Conhecidas e Desenvolvidas pelo Sebrae – Estimulado Para levantar o conhecimento das atividades desenvolvidas pelo Sebrae foi entregue ao entrevistado um cartão com 9 atividades que o Sebrae desenvolve. As atividades apresentadas são: Auxílio para abertura da empresa Cursos e treinamentos para administração da empresa Consultoria com preço mais barato Formação de grupos de trabalho de empresas do mesmo setor para promover cooperação e desenvolvimento conjunto Auxílio no desenvolvimento de projetos para captação de financiamentos Promoção de rodadas de negócio para aproximar empresas e gerar vendas entre elas Realização de esforços para a aprovação de políticas que favoreçam as pequenas e microempresas Desenvolvimento de conteúdos sobre empreendedorismo para o ensino médio e fundamental Orientação aos empreendedores para e elaboração do plano de negócios Quando o entrevistado não conhecia nenhum atividade era classificado como: “Não conhece nenhuma atividade desenvolvida pelo Sebrae”.
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Apoio aos Empreendedores
Conhecimento das Atividades Desenvolvidas pelo Sebrae – Estimulado Base: 1375* * Total de entrevistados que conhecem o Sebrae mesmo que só de ouvir falar.
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Apoio aos Empreendedores
Conhecimento das Atividades Desenvolvidas pelo Sebrae – Estimulado
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Apoio aos Empreendedores
Conhecimento das Atividades Desenvolvidas pelo Sebrae – Estimulado
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Apoio aos Empreendedores
Conhecimento das Atividades Desenvolvidas pelo Sebrae – Estimulado
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Apoio aos Empreendedores
Conhecimento dos Programas e Ferramentas do Sebrae Para levantar o conhecimento das ferramentas utilizadas pelo Sebrae foi entregue ao entrevistado um cartão com 6 projetos ou atividades. As ferramentas apresentadas são: Programa Próprio Programa Empretec Publicações especializadas para as pequenas e microempresas Feiras de negócio Atendimento no balcão Projetos Geor O entrevistado deveria classificar cada ferramenta como: Participou ou teve acesso ao programa ou ferramenta Conhece informações sobre o programa ou ferramenta, mas não participou Conhece apenas de ouvir falar Não conhece
105
Apoio aos Empreendedores
Programas e Ferramentas do Sebrae Base: 1375* * Total de entrevistados que conhecem o Sebrae mesmo que só de ouvir falar.
106
Apoio aos Empreendedores
Resumo do Apoio aos Empreendedores Maiores Destaques Menores Destaques Percentual de Empresários que Procuraram Alguma Instituição para Receber Apoio ou Orientação Capital (28%) Indústria (28%) RM de Curitiba (15%) Comércio (17%) Percentual de Empresas que Já Tiveram Algum Contato com o Sebrae Capital (22%) Escritório Londrina (20%) Indústria (19%) Interior Cidades Maiores (11%) Interior Cidades Menores (11%) Escritório Maringá (10%) Percentual de Empresas que Citaram que Algum Benefício ou Serviço Fariam Aproximá-los do Sebrae Indústria (87%) Interior Cidades Maiores (87%) Escritório Cascavel (87%) Interior Cidades Menores (80%) Escritório Maringá (78%)
107
X – Necessidades e Demandas dos Empreendedores
Dificuldades Que Poderão Encontrar na Condução da Empresa, Orientações e Conhecimentos que Ajudariam na Condução da Empresa
108
Necessidades e Demandas dos Empreendedores
Principais Dificuldades que Poderá Encontrar na Condução do Futuro Negócio Acredita que Enfrentará Dificuldades na Condução e Administração do seu Futuro Negócio? Principais Dificuldades que Acredita que Encontrará na Condução do Futuro Negócio Base: 1462 Base: 1212* * Total de entrevistados que acreditam que encontrarão alguma dificuldade na condução e administração do seu futuro negócio
109
Necessidades e Demandas dos Empreendedores
Principais Dificuldades que Poderá Encontrar na Condução do Futuro Negócio Percentual de Empreendedores que Acredita que Passarão por Alguma Dificuldade na Condução e Administração do seu Futuro Negócio Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:
110
Necessidades e Demandas dos Empreendedores
Principais Dificuldades que Poderá Encontrar na Condução do Futuro Negócio O que Ajudaria a Enfrentar Estas Dificuldades e Obter Mais Sucesso? Principais Instituições Sebrae: 73% SENAI: 5% SENAC: 3% Governo municipal (Prefeitura): 2% Base: 128 Base: 1212* * Total de entrevistados que acreditam que encontrarão alguma dificuldade na condução e administração do seu futuro negócio
111
Necessidades e Demandas dos Empreendedores
Principais Dificuldades que Poderá Encontrar na Condução do Futuro Negócio Percentual de Empreendedores que Acreditam que Injeção de Capital Ajudaria a Enfrentar as Dificuldades por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:
112
Necessidades e Demandas dos Empreendedores
Principais Orientações e Conhecimentos que Ajudariam no Processo de Abertura da Empresa Base: 1462
113
Necessidades e Demandas dos Empreendedores
Principais Orientações e Conhecimentos que Ajudariam no Processo de Abertura da Empresa Percentual de Empreendedores que Acreditam que Orientações sobre Gestão Financeira e do Negócio Ajudariam no Início por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:
114
Necessidades e Demandas dos Empreendedores
Participação em Atividades, Cursos, Treinamentos com Outras Empresas Estaria Disposto a Participar de Cursos e Treinamentos com Outras Empresas com o Objetivo de Melhorar a Atuação da sua Empresa? Base: 1462
115
Necessidades e Demandas dos Empreendedores
Participação em Atividades, Cursos, Treinamentos com Outras Empresas Percentual de Empreendedores Estariam Dispostos a Participar de Cursos e Treinamentos com Outras Empresas com o Objetivo de Melhorar a Atuação da sua Empresa Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:
116
Necessidades e Demandas dos Empreendedores
Participação em Atividades, Cursos, Treinamentos com Outras Empresas Quantidade de Horas Disponíveis para Participar de Cursos e Treinamentos Média: 4 horas Base: 1240* * Total de entrevistados que estariam dispostos a participar de cursos e treinamentos com outras empresas. Dois entrevistados não informaram a quantidade de horas disponíveis para participar de cursos e treinamentos, o que representa 0,2% do total de respondentes.
117
Necessidades e Demandas dos Empreendedores
Participação em Atividades, Cursos, Treinamentos com Outras Empresas Média de Horas Disponíveis para Participar de Cursos e Treinamentos Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base: * * Total de entrevistados que estariam dispostos a participar de cursos e treinamentos com outras empresas.
118
Necessidades e Demandas dos Empreendedores
Participação em Atividades, Cursos, Treinamentos com Outras Empresas Período Mais Adequado para Participar de Cursos e Treinamentos Base: 1240* * Total de entrevistados que estariam dispostos a participar de cursos e treinamentos com outras empresas. Dois entrevistados não informaram a quantidade de horas disponíveis para participar de cursos e treinamentos, o que representa 0,2% do total de respondentes.
119
Necessidades e Demandas dos Empreendedores
Resumo das Necessidades e Demandas dos Empreendedores Maiores Destaques Menores Destaques Percentual de Empreendedores que Acredita que Passarão por Alguma Dificuldade na Condução e Administração do seu Futuro Negócio Escritório Londrina (76%) Interior Cidades Menores (78%) Indústria (81%) Escritório Curitiba (93%) RM de Curitiba (98%) Percentual de Empreendedores que Acreditam que Injeção de Capital Ajudaria a Enfrentar as Dificuldades Escritório Cascavel (44%) Cidades Pólo (41%) Indústria (39%) Escritório Curitiba (26%) Capital (21%) Comércio (35%) Percentual de Empreendedores que Acreditam que Orientações sobre Gestão Financeira e do Negócio Ajudariam no Início por Segmentos Escritório Maringá (64%) Cidades Pólo (63%) Comércio (59%) Serviço (58%) Escritório Curitiba (55%) Capital (50%) Percentual de Empreendedores Estariam Dispostos a Participar de Cursos e Treinamentos com Outras Empresas Escritório Curitiba (87%) Capital (90%) Indústria (91%) Escritório Maringá (81%) Interior Cidades Maiores (83%) Comércio (82%)
120
XI – Idéias Centrais do Estudo do Público-Alvo do Sebrae
Quantos e Quem São os Componentes do Público-Alvo do Sebrae
121
Idéias Centrais do Estudo
O estudo do Perfil do Público-Alvo é amplo, denso, e sua conclusão pode levar a simplificações inadequadas para o tamanho do estudo. É certo que o Sebrae pode usufruir das informações para traçar suas estratégias de atuação em cada escritório, cidades ou segmento empresarial. Abrindo o conceito do Público-Alvo do Sebrae, considerando pequenos negócios, informais, autônomos e profissionais liberais, nota-se que o volume de empresários e empreendedores é um contingente magnífico de pessoas, atingindo aproximadamente um quinto da população adulta do Paraná. 1,3 milhões é o número de pessoas que podem se encaixar dentro do público-alvo do Sebrae. Este número é quase três vezes o número de pequenas e microempresas registradas no Ministério do Trabalho no ano de 2006, a mais confiável das fontes para a verificação do volume de empresas formais. A informalidade é presente: para cada 13 empresas formais no mercado, há pelo menos mais 9 informais. 59% dos empresários possuem uma empresa formal ou algum registro para exercer a atividade.
122
Idéias Centrais do Estudo
O Empresário e o Empreendedor são agentes solitários. O pensamento e a prática da associação estão distantes da sua realidade. Este comportamento permanece nos dias atuais. Uma sociedade é muito pouco considerada para a elevação do potencial da empresa. E quando é considerada, a injeção de capital é o benefício procurado. O empresário construiu sua posição em cima de seus esforços, sem contar com ajuda, financiamento, apoio ou orientações. Este ponto pode estar evoluindo à medida que 35% dos empreendedores consideram a utilização de financiamentos oficiais para a abertura do negócio. Esta pode ser uma mudança de comportamento em curso. Condutas e Comportamentos Empreendedores Empresários Fundou ou fundará a empresa sozinho 75% 72% Fundou ou fundará a empresa com sócios não parentes 5% 4% Capital necessário para a abertura 13,2 mil 21,7 mil Percentual que utilizou ou utilizará fontes oficiais para financiamento 35% 7%
123
Idéias Centrais do Estudo
A sombra do desemprego, que é o empreendedorismo ruim, atinge cerca de um terço do público-alvo do Sebrae. Este fenômeno é maior entre os empreendedores do que entre os empresários, até porque estes últimos já passaram por uma espécie de seleção natural do mercado. Mas o principal motivo que leva a empreender é a possibilidade que a pessoa enxerga nesta atividade de obter mais liberdade, não estar preso a horários, “não ter chefe”. Por isto a necessidade dos projetos do Sebrae prepararem o empreendedor para as dificuldades que ele vai enfrentar, as jornadas de trabalho extensas e a difícil separação entre vida pessoal e profissional. O aparato institucional atinge um razoável número de empresários e empreendedores, e o Sebrae é a instituição mais procurada. Entretanto, esta penetração varia muito: de 21% nas cidades pólo, onde os escritórios regionais exercem grande influência, para 10% na Região Metropolitana de Curitiba. Embora estes números possam ser reflexo da estrutura de atendimento do Sebrae, é possível detectar áreas de maior potencial de crescimento a partir de uma maior capilaridade de atendimento. Condutas e Comportamentos Empreendedores Empresários A abertura da empresa foi motivada pela “liberdade” 75% 64% A abertura da empresa foi motivada por perda de emprego 34% 28% Procurou instituições para obter ajuda 21% 27% Procurou o Sebrae para obter orientações (espontâneo) 12% 17%
124
Idéias Centrais do Estudo
As atividades e ferramentas do Sebrae ainda são pouco conhecidas. O conhecimento da instituição é grande, sua imagem é positiva, mas aparentemente o público ainda não sabe exatamente como o Sebrae pode ajudar e que ferramentas ele dispõe para isto. A imagem da instituição ainda está fortemente voltada para os cursos e treinamentos empresariais, mas os dados mostram que esta realidade pode estar mudando, com a penetração já significativa dos projetos GEOR entre aqueles que já tiveram algum contato com o Sebrae, atingindo 15% em Pato Branco e 14% na Região Metropolitana. E uma relação virtuosa é que quando há maior participação de empresas em projetos GEOR, há uma tendência de verificar benefícios mais concretos após o contato com o Sebrae, apontando ser esta a estratégia mais efetiva para o auxílio do público-alvo. Mas isto precisa ser comunicado. Segmentos Participaram de Grupos de Trabalho Verificaram Aumento de Vendas Tiveram Acesso à Tecnologia Pato Branco 15% 21% Região Metropolitana 14% 18% 9% Maringá 3% 5% Capital 11% 8%
125
Idéias Centrais do Estudo
Por fim, uma ferramenta que o Sebrae pode utilizar para atrair mais empresários e empreendedores é orientar sobre formas de acesso ao crédito: 37% dos empresários que poderiam procurar o Sebrae afirmam que este é o principal motivo que os levariam a fazer contato com a instituição. Entre os empreendedores que poderiam procurar pelo Sebrae, 28% deles o fariam para obter informações sobre acesso a recursos. Desta forma, embora não seja o negócio principal do Sebrae, um trabalho de orientação para captação de recursos ou mesmo a aproximação de fontes de financiamento dos grupos de trabalho GEOR incrementaria o interesse e a procura pelos seus serviços. Embora suas ferramentas ainda sejam pouco conhecidas e qualquer esforço para deixá-las mais claras acabe por refletir em maior procura, aparentemente há uma aceitação maior das ferramentas de acesso ao crédito e desenvolver tais recursos vai aproximar mais o Sebrae das necessidades do seu Público-Alvo.
126
XII – Anexos Tabelas Detalhadas
127
Anexos Durante o relatório são confeccionadas varias tabelas que contêm muitos detalhes. Estas tabelas não favorecem uma percepção geral dos fenômenos analisados, porém são úteis para quem vai avaliar minuciosamente o comportamento de um segmento. Neste sentindo no relatório, estas tabelas são substituídas por gráficos e esquemas, e as tabelas foram então deslocadas para este anexo.
128
História da Empresa e Trajetória do Empresário
Atividade Desenvolvida Antes de Começar a Atuar como Empresário – Por Escritório Regional
129
História da Empresa e Trajetória do Empresário
Atividade Desenvolvida Antes de Começar a Atuar como Empresário – Por Tipo de Cidade
130
História da Empresa e Trajetória do Empresário
Atividade Desenvolvida Antes de Começar a Atuar como Empresário – Por Setor
131
História da Empresa e Trajetória do Empresário
Motivos que Levaram a se Tornar Empresário – Estimulado – Por Escritório Regional
132
História da Empresa e Trajetória do Empresário
Motivos que Levaram a se Tornar Empresário – Estimulado – Por Tipo de Cidade tabela
133
História da Empresa e Trajetória do Empresário
Motivos que Levaram a se Tornar Empresário – Estimulado – Por Setor tabela
134
Apoio aos Empresários Tipo de Apoio ou Orientação que Recebeu do SEBRAE
135
Apoio aos Empresários Conhecimento do Sebrae – Estimulado
136
Apoio aos Empresários Conhecimento do Sebrae – Estimulado
137
Apoio aos Empresários Conhecimento do Sebrae – Estimulado
138
Apoio aos Empresários Imagem do Sebrae
139
Apoio aos Empresários Imagem do Sebrae
140
Apoio aos Empresários Imagem do Sebrae
141
Apoio aos Empresários Tipo de Contato Realizado com o Sebrae
142
Apoio aos Empresários Tipo de Contato Realizado com o Sebrae
143
Apoio aos Empresários Tipo de Contato Realizado com o Sebrae
144
Necessidades dos Empresários
Principais Dificuldades Enfrentadas Atualmente na Condução da Empresa
145
Necessidades dos Empresários
Principais Dificuldades Enfrentadas Atualmente na Condução da Empresa
146
Necessidades dos Empresários
Principais Dificuldades Enfrentadas Atualmente na Condução da Empresa
147
Necessidades dos Empresários
Principais Dificuldades Enfrentadas Atualmente na Condução da Empresa O que Ajudaria a Enfrentar as Dificuldades e Obter Mais Sucesso?
148
Necessidades dos Empresários
Principais Dificuldades Enfrentadas Atualmente na Condução da Empresa O que Ajudaria a Enfrentar as Dificuldades e Obter Mais Sucesso?
149
Necessidades dos Empresários
Principais Dificuldades Enfrentadas Atualmente na Condução da Empresa O que Ajudaria a Enfrentar as Dificuldades e Obter Mais Sucesso?
150
Necessidades dos Empresários
Período de Dificuldade Enfrentado pelos Empresários O que Evitou o Fechamento da Empresa?
151
Necessidades dos Empresários
Período de Dificuldade Enfrentado pelos Empresários O que Evitou o Fechamento da Empresa?
152
Necessidades dos Empresários
Período de Dificuldade Enfrentado pelos Empresários O que Evitou o Fechamento da Empresa?
153
Necessidades dos Empresários
Principais Orientações e Conhecimentos que Ajudariam no Início da Vida como Empresário
154
Necessidades dos Empresários
Principais Orientações e Conhecimentos que Ajudariam no Início da Vida como Empresário
155
Necessidades dos Empresários
Principais Orientações e Conhecimentos que Ajudariam no Início da Vida como Empresário
156
Necessidades dos Empresários
Principais Orientações e Conhecimentos que Favoreceriam a Atividade da Empresa no Presente
157
Necessidades dos Empresários
Principais Orientações e Conhecimentos que Favoreceriam a Atividade da Empresa
158
Necessidades dos Empresários
Principais Orientações e Conhecimentos que Favoreceriam a Atividade da Empresa
159
Necessidades dos Empresários
Principais Carências a Serem Desenvolvidas para o Aumento do Desempenho Empresarial
160
Necessidades dos Empresários
Principais Carências a Serem Desenvolvidas para o Aumento do Desempenho Empresarial
161
Necessidades dos Empresários
Principais Carências a Serem Desenvolvidas para o Aumento do Desempenho Empresarial
162
Apoio aos Empresários Tipo de Contato Realizado com o Sebrae
163
Apoio aos Empresários Tipo de Contato Realizado com o Sebrae
164
Apoio aos Empresários Tipo de Contato Realizado com o Sebrae
165
Apoio aos Empresários Principais Benefícios Obtidos Após Contato com o Sebrae
166
Apoio aos Empresários Principais Benefícios Obtidos Após Contato com o Sebrae
167
Apoio aos Empresários Principais Benefícios Obtidos Após Contato com o Sebrae
168
Apoio aos Empresários Principais Motivos por Não ter Procurado pelo Sebrae – Por Localidade
169
Apoio aos Empresários Principais Motivos por Não ter Procurado pelo Sebrae – Por Localidade
170
Apoio aos Empresários Principais Motivos por Não ter Procurado pelo Sebrae – Por Localidade
171
Apoio aos Empreendedores
Principais Benefícios ou Serviços que o Fariam Procurar o Sebrae
172
Apoio aos Empreendedores
Principais Benefícios ou Serviços que o Fariam Procurar o Sebrae
173
Apoio aos Empreendedores
Principais Benefícios ou Serviços que o Fariam Procurar o Sebrae
174
Perfil dos Empreendedores
Ocupação Atual dos Empreendedores – Por Segmentos
175
Perfil dos Empreendedores
Ocupação Atual dos Empreendedores – Por Segmentos
176
Perfil dos Empreendedores
Ocupação Atual dos Empreendedores – Por Segmentos
177
Características do Empreendimento
Pretensão de Início das Atividades Quando Pretende Iniciar as Atividades? – Por Segmentos
178
Características do Empreendimento
Pretensão de Início das Atividades Quando Pretende Iniciar as Atividades? – Por Segmentos
179
Características do Empreendimento
Pretensão de Início das Atividades Quando Pretende Iniciar as Atividades? – Por Segmentos
180
Características do Empreendimento
Pretensão de Parcerias com Outras Empresas Principais Tipos de Parceria que Pretende Fazer – Por Segmentos
181
Características do Empreendimento
Pretensão de Parcerias com Outras Empresas Principais Tipos de Parceria que Pretende Fazer – Por Segmentos
182
Características do Empreendimento
Pretensão de Parcerias com Outras Empresas Principais Tipos de Parceria que Pretende Fazer – Por Segmentos
183
Características do Empreendimento
Equipamentos que Pretende Adquirir Rapidamente para a Futura Empresa – Por Segmentos
184
Características do Empreendimento
Equipamentos que Pretende Adquirir Rapidamente para a Futura Empresa – Por Segmentos
185
Características do Empreendimento
Equipamentos que Pretende Adquirir Rapidamente para a Futura Empresa – Por Segmentos
186
Abertura da Empresa Intenções na Busca de Sócios
187
Abertura da Empresa Intenções na Busca de Sócios
188
Abertura da Empresa Intenções na Busca de Sócios
189
Abertura da Empresa Origem do Capital para Compra ou Abertura da Empresa
190
Abertura da Empresa Origem do Capital para Compra ou Abertura da Empresa
191
Abertura da Empresa Origem do Capital para Compra ou Abertura da Empresa
192
Abertura da Empresa Instituições Financeiras de Onde Pretende Obter o Empréstimo de Capital
193
Abertura da Empresa Instituições Financeiras de Onde Pretende Obter o Empréstimo de Capital
194
Abertura da Empresa Instituições Financeiras de Onde Pretende Obter o Empréstimo de Capital
195
Abertura da Empresa Motivos que Influenciaram na Decisão de Abrir um Novo Negócio – Estimulada
196
Abertura da Empresa Motivos que Influenciaram na Decisão de Abrir um Novo Negócio – Estimulada
197
Abertura da Empresa Motivos que Influenciaram na Decisão de Abrir um Novo Negócio – Estimulada
198
Abertura da Empresa Principal Motivo que Influenciou na Decisão de Abrir um Novo Negócio – Espontâneo
199
Abertura da Empresa Principal Motivo que Influenciou na Decisão de Abrir um Novo Negócio – Espontâneo
200
Abertura da Empresa Principal Motivo que Influenciou na Decisão de Abrir um Novo Negócio – Espontâneo
201
Apoio aos Empreendedores
Tipos de Apoio ou Orientação que Espera Receber do Sebrae
202
Apoio aos Empreendedores
Tipos de Apoio ou Orientação que Espera Receber do Sebrae
203
Apoio aos Empreendedores
Tipos de Apoio ou Orientação que Espera Receber do Sebrae
204
Apoio aos Empreendedores
Conhecimento do Sebrae
205
Apoio aos Empreendedores
Conhecimento do Sebrae
206
Apoio aos Empreendedores
Conhecimento do Sebrae
207
Apoio aos Empreendedores
Imagem que o Entrevistado Possui do Sebrae
208
Apoio aos Empreendedores
Imagem que o Entrevistado Possui do Sebrae
209
Apoio aos Empreendedores
Imagem que o Entrevistado Possui do Sebrae
210
Apoio aos Empreendedores
Tipo de Contato Realizado com o Sebrae
211
Apoio aos Empreendedores
Tipo de Contato Realizado com o Sebrae
212
Apoio aos Empreendedores
Tipo de Contato Realizado com o Sebrae
213
Apoio aos Empreendedores
Principais Benefícios Obtidos Após Contato com o Sebrae – Estimulado
214
Apoio aos Empreendedores
Principais Benefícios Obtidos Após Contato com o Sebrae – Estimulado
215
Apoio aos Empreendedores
Principais Benefícios Obtidos Após Contato com o Sebrae – Estimulado
216
Apoio aos Empreendedores
Principais Motivos por Não ter Procurado pelo Sebrae
217
Apoio aos Empreendedores
Principais Motivos por Não ter Procurado pelo Sebrae
218
Apoio aos Empreendedores
Principais Motivos por Não ter Procurado pelo Sebrae
219
Apoio aos Empreendedores
Principais Benefícios ou Serviços que o Fariam Procurar o Sebrae
220
Apoio aos Empreendedores
Principais Benefícios ou Serviços que o Fariam Procurar o Sebrae
221
Apoio aos Empreendedores
Principais Benefícios ou Serviços que o Fariam Procurar o Sebrae
222
Apoio aos Empreendedores
Principais Benefícios ou Serviços que o Fariam Procurar o Sebrae
223
Necessidades e Demandas dos Empreendedores
Principais Dificuldades que Poderá Encontrar na Condução do Futuro Negócio
224
Necessidades e Demandas dos Empreendedores
Principais Dificuldades que Poderá Encontrar na Condução do Futuro Negócio
225
Necessidades e Demandas dos Empreendedores
Principais Dificuldades que Poderá Encontrar na Condução do Futuro Negócio
226
Necessidades e Demandas dos Empreendedores
Principais Dificuldades que Poderá Encontrar na Condução do Futuro Negócio
227
Necessidades e Demandas dos Empreendedores
Principais Dificuldades que Poderá Encontrar na Condução do Futuro Negócio
228
Necessidades e Demandas dos Empreendedores
Principais Dificuldades que Poderá Encontrar na Condução do Futuro Negócio
229
Necessidades e Demandas dos Empreendedores
Principais Orientações e Conhecimentos que Ajudariam no Processo de Abertura da Empresa
230
Necessidades e Demandas dos Empreendedores
Principais Orientações e Conhecimentos que Ajudariam no Processo de Abertura da Empresa
231
Necessidades e Demandas dos Empreendedores
Principais Orientações e Conhecimentos que Ajudariam no Processo de Abertura da Empresa
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