A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Igreja Presbiteriana Filadélfia de Sorocaba Ministério de Células

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Igreja Presbiteriana Filadélfia de Sorocaba Ministério de Células"— Transcrição da apresentação:

1 Igreja Presbiteriana Filadélfia de Sorocaba Ministério de Células
ABC DA CÉLULA AULA 9 Igreja Presbiteriana Filadélfia de Sorocaba Ministério de Células

2 LIDANDO COM DESCULPAS Como puxar a rede Como lidar com desculpas
Cinco princípios de exploração

3 COMO PUXAR A REDE Ao fazer a pergunta no final do diagrama João 3.16, você poderá ouvir três respostas possíveis:

4 1ª RESPOSTA: SIM 1. Faça três perguntas: Você sabe o que é um pecador?
Você sabe que seu pecado separa você de Deus? Você gostaria de mudar a sua condição de pecador? Isto é, você deseja entregar o controle da sua vida a Jesus Cristo?

5 SIM 1ª RESPOSTA: 2. Diga: “Não posso levar você além desse ponto. Decidir seguir a Cristo é uma questão muito pessoal. Com sua permissão, eu gostaria de orar com você e depois deixar que você encontre Jesus e pessoalmente peça para Ele se tornar seu Senhor, Rei e Salvador.” 3. Ore assim: “Senhor Jesus, obrigado pelo privilégio de compartilhar seu amor e sua Palavra com ________. Agora, vou deixar que ele/ela converse diretamente com o Senhor.”

6 SIM 1ª RESPOSTA: 4. Com sua cabeça abaixada, diga: “Até aqui eu ajudei você. Agora você precisa dar o último passo. Peça que Ele perdoe seus pecados e que Ele se torne o seu Senhor e Salvador.” 5. Escute enquanto seu amigo ora. Você talvez tenha de ajudar com a oração. Caso a pessoa repita a sua oração, tenha certeza que isso vem do coração da pessoa e não apenas dos seus lábios. No final peça que a pessoa fale com Jesus por ela mesma, sem sua ajuda.

7 SIM 1ª RESPOSTA: 6. Ajude a pessoa a testemunhar. Pergunte: “Quem é seu amigo mais próximo, a pessoa com quem você mais conversa?” (Deixe ele mencionar o nome.) Pergunte: “Porque não vamos juntos encontrar esse seu amigo, e eu vou orar em silêncio enquanto você compartilha com ele a decisão que você tomou?”

8 NÃO 2ª RESPOSTA: 1. Confirme a decisão da pessoa. Diga: “Parece que você não sentiu o forte chamado de Deus para receber Jesus como seu Senhor. Estou correto?” Deixe a pessoa responder. Depois ore. Peça para Deus selar as verdades que você compartilhou com seu amigo e para ele lembrar dessas verdades.

9 NÃO 2ª RESPOSTA: 2. Prepare a sua “LISTA DE ORAÇÃO” na última página de sua Bíblia. Diga: “Eu tenho um tempo diário com Deus onde eu oro por aqueles que compartilhei sobre Jesus. Você gostaria que eu escrevesse seu nome em minha lista de oração?” 3. Diga à pessoa como foi prazeroso para você falar a respeito do amor de Deus. Prometa orar para que o Senhor em breve se torne muito real para o seu amigo.

10 NÃO PRONTO 3ª RESPOSTA: 1. Esclareça o significado disso: “Parece que há algum problema que está impedindo você de se sentir livre para aceitar a Jesus!” Deixe a pessoa compartilhar sobre o problema. Entenda e converse sobre isso. Não pressione a pessoa a fazer uma decisão em nenhum momento!

11 NÃO PRONTO 3ª RESPOSTA: 2. Sugira a “Oração de quem busca”. Abra a Bíblia em Hebreus 11:16 e deixe a pessoa ler em voz alta: 16 Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. 3. Sugira a pessoa que ore. Diga: “Posso sugerir que você diga a Deus que realmente o está buscando e que gostaria que Ele mostrasse o momento quando você vai estar preparado para aceitá-lo como seu Senhor e Salvador?”

12 NÃO PRONTO 3ª RESPOSTA: 4. Peça para que a pessoa permita colocar o nome dela na sua LISTA DE ORAÇÃO. Prometa que você vai orar fielmente por ela até que esteja pronta. Depois, termine com uma oração para abençoar a pessoa e ofereça-se para estudar a Bíblia com ela usando o Manual para uma vida bem-sucedida.

13 COMO PUXAR A REDE EM TODOS OS CASOS...
... presenteie essa pessoa com o livrete Manual para uma vida bem-sucedida. Isso será uma maneira de encerrar o que você conversou com a pessoa. Mesmo se a pessoa não aceitou a Jesus, esse livrete pode contribuir para que ela o faça mais tarde!

14 COMO LIDAR COM DESCULPAS
Precisamos trabalhar nas raízes PRESSUPOSIÇÃO Raízes

15 SUBSTITUA AS RAÍZES MENTIRA VERDADE MENTIRA VERDADE

16 UM EXEMPLO DE DESCULPA Desculpa: “Não entendo o suficiente da Bíblia para tomar uma decisão como essa. Preciso de mais tempo para estudar antes de tomar essa decisão.” Sua resposta: “Será que ajudaria se você compartilhasse comigo as condições que lhe impediram de ler a Bíblia no passado?” Sua resposta: “Será que ajudaria se nós estudássemos a Bíblia juntos?”

17 Se a sua resposta deixa a pessoa com a testa franzida ou com os olhos duvidosos, sua resposta foi inadequada. Sonde novamente. Se você precisa pesquisar mais, por favor, faça isso. Torne-se um servo verdadeiro para o seu amigo.

18 NÃO USE O MÉTODO PING PONG
Negociar respostas a respeito das desculpas é fútil, mesmo que você tenha a Bíblia a teu favor para provar o seu argumento!

19 NÃO USE O MÉTODO DO DEBATE
Você não vai ganhar uma pessoa para Cristo desta maneira. Mesmo que você ganhe o debate, vai perder a pessoa!

20 EXPLORE O PROBLEMA Desculpas não existem para ser respondidas
Resista fazer isso Há apenas um caminho certo para lidar com elas... ... procure entender o problema!

21 5 PRINCÍPIOS DE EXPLORAÇÃO
Pondere, não discuta! Faça uma pergunta em vez de responder uma oposição. Seja atencioso, não traumático! Um espírito argumentativo nunca irá levar uma pessoa a Jesus. Tenha um espírito amável.

22 5 PRINCÍPIOS DE EXPLORAÇÃO
Converse, não confronte! João 4:1-26 mostra como Jesus lidou com as desculpas da mulher no poço. Siga o exemplo dele. Respeite, não rejeite! Se você fizer seu amigo sentir-se inferior por não ser cristão, você vai piorar as coisas.

23 5 PRINCÍPIOS DE EXPLORAÇÃO
Ame! Ame! Ame! João 3:16 começa com “Porque Deus AMOU o  mundo...”. Este é o caminho para ganhar outros: AMOR! NÃO É TOLO O HOMEM QUE DÁ O QUE NÃO PODE MANTER PARA GANHAR O QUE NÃO PODE PERDER.

24 PARABÉNS! Nosso ABC da Célula termina aqui. Neste curso você conheceu a estrutura e os valores de uma Igreja em Células, bem como o funcionamento de uma reunião de célula. A partir de agora, você estará vivendo na prática o que aprendeu neste Intensivo de Reciclagem. Que Deus lhe abençoe através da vida em célula! Secretaria do Ministério de Células IP Filadélfia de Sorocaba


Carregar ppt "Igreja Presbiteriana Filadélfia de Sorocaba Ministério de Células"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google