A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ABC DA CÉLULA AULA 9 Igreja Presbiteriana Filadélfia de Sorocaba Ministério de Células.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ABC DA CÉLULA AULA 9 Igreja Presbiteriana Filadélfia de Sorocaba Ministério de Células."— Transcrição da apresentação:

1 ABC DA CÉLULA AULA 9 Igreja Presbiteriana Filadélfia de Sorocaba Ministério de Células

2 LIDANDO COM DESCULPAS Como puxar a rede Como lidar com desculpas Cinco princípios de exploração

3 COMO PUXAR A REDE Ao fazer a pergunta no final do diagrama João 3.16, você poderá ouvir três respostas possíveis:

4 1. Faça três perguntas: Você sabe o que é um pecador? Você sabe que seu pecado separa você de Deus? Você gostaria de mudar a sua condição de pecador? Isto é, você deseja entregar o controle da sua vida a Jesus Cristo? SIM 1ª RESPOSTA:

5 2. Diga: Não posso levar você além desse ponto. Decidir seguir a Cristo é uma questão muito pessoal. Com sua permissão, eu gostaria de orar com você e depois deixar que você encontre Jesus e pessoalmente peça para Ele se tornar seu Senhor, Rei e Salvador. 3. Ore assim: Senhor Jesus, obrigado pelo privilégio de compartilhar seu amor e sua Palavra com ________. Agora, vou deixar que ele/ela converse diretamente com o Senhor. SIM 1ª RESPOSTA:

6 4. Com sua cabeça abaixada, diga: Até aqui eu ajudei você. Agora você precisa dar o último passo. Peça que Ele perdoe seus pecados e que Ele se torne o seu Senhor e Salvador. SIM 1ª RESPOSTA: 5. Escute enquanto seu amigo ora. Você talvez tenha de ajudar com a oração. Caso a pessoa repita a sua oração, tenha certeza que isso vem do coração da pessoa e não apenas dos seus lábios. No final peça que a pessoa fale com Jesus por ela mesma, sem sua ajuda.

7 6. Ajude a pessoa a testemunhar. Pergunte: Quem é seu amigo mais próximo, a pessoa com quem você mais conversa? (Deixe ele mencionar o nome.) Pergunte: Porque não vamos juntos encontrar esse seu amigo, e eu vou orar em silêncio enquanto você compartilha com ele a decisão que você tomou? SIM 1ª RESPOSTA:

8 1. Confirme a decisão da pessoa. Diga: Parece que você não sentiu o forte chamado de Deus para receber Jesus como seu Senhor. Estou correto? Deixe a pessoa responder. Depois ore. Peça para Deus selar as verdades que você compartilhou com seu amigo e para ele lembrar dessas verdades. NÃO 2ª RESPOSTA:

9 2. Prepare a sua LISTA DE ORAÇÃO na última página de sua Bíblia. Diga: Eu tenho um tempo diário com Deus onde eu oro por aqueles que compartilhei sobre Jesus. Você gostaria que eu escrevesse seu nome em minha lista de oração? NÃO 2ª RESPOSTA: 3. Diga à pessoa como foi prazeroso para você falar a respeito do amor de Deus. Prometa orar para que o Senhor em breve se torne muito real para o seu amigo.

10 1. Esclareça o significado disso: Parece que há algum problema que está impedindo você de se sentir livre para aceitar a Jesus! Deixe a pessoa compartilhar sobre o problema. Entenda e converse sobre isso. Não pressione a pessoa a fazer uma decisão em nenhum momento! NÃO PRONTO3ª RESPOSTA:

11 2. Sugira a Oração de quem busca. Abra a Bíblia em Hebreus 11:16 e deixe a pessoa ler em voz alta: 16 Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. 3. Sugira a pessoa que ore. Diga: Posso sugerir que você diga a Deus que realmente o está buscando e que gostaria que Ele mostrasse o momento quando você vai estar preparado para aceitá-lo como seu Senhor e Salvador? NÃO PRONTO3ª RESPOSTA:

12 4. Peça para que a pessoa permita colocar o nome dela na sua LISTA DE ORAÇÃO. Prometa que você vai orar fielmente por ela até que esteja pronta. Depois, termine com uma oração para abençoar a pessoa e ofereça-se para estudar a Bíblia com ela usando o Manual para uma vida bem-sucedida. NÃO PRONTO3ª RESPOSTA:

13 ... presenteie essa pessoa com o livrete Manual para uma vida bem-sucedida. Isso será uma maneira de encerrar o que você conversou com a pessoa. Mesmo se a pessoa não aceitou a Jesus, esse livrete pode contribuir para que ela o faça mais tarde! EM TODOS OS CASOS... COMO PUXAR A REDE

14 Precisamos trabalhar nas raízes PRESSUPOSIÇÃODESCULPAS Raízes COMO LIDAR COM DESCULPAS

15 SUBSTITUA AS RAÍZES MENTIRA VERDADE MENTIRA VERDADE

16 Desculpa: Não entendo o suficiente da Bíblia para tomar uma decisão como essa. Preciso de mais tempo para estudar antes de tomar essa decisão. Sua resposta: Será que ajudaria se você compartilhasse comigo as condições que lhe impediram de ler a Bíblia no passado? Sua resposta: Será que ajudaria se nós estudássemos a Bíblia juntos? UM EXEMPLO DE DESCULPA

17 Se a sua resposta deixa a pessoa com a testa franzida ou com os olhos duvidosos, sua resposta foi inadequada. Sonde novamente. Se você precisa pesquisar mais, por favor, faça isso. Torne-se um servo verdadeiro para o seu amigo.

18 O MÉTODO PING PONG Negociar respostas a respeito das desculpas é fútil, mesmo que você tenha a Bíblia a teu favor para provar o seu argumento! NÃO USE

19 O MÉTODO DO DEBATE Você não vai ganhar uma pessoa para Cristo desta maneira. Mesmo que você ganhe o debate, vai perder a pessoa!

20 ... procure entender o problema! Desculpas não existem para ser respondidas Resista fazer isso Há apenas um caminho certo para lidar com elas... EXPLORE O PROBLEMA

21 Pondere, não discuta! Faça uma pergunta em vez de responder uma oposição. Seja atencioso, não traumático! Um espírito argumentativo nunca irá levar uma pessoa a Jesus. Tenha um espírito amável. 5 PRINCÍPIOS DE EXPLORAÇÃO

22 Converse, não confronte! João 4:1-26 mostra como Jesus lidou com as desculpas da mulher no poço. Siga o exemplo dele. Respeite, não rejeite! Se você fizer seu amigo sentir-se inferior por não ser cristão, você vai piorar as coisas. 5 PRINCÍPIOS DE EXPLORAÇÃO

23 Ame! Ame! Ame! João 3:16 começa com Porque Deus AMOU o mundo.... Este é o caminho para ganhar outros: AMOR! 5 PRINCÍPIOS DE EXPLORAÇÃO NÃO É TOLO O HOMEM QUE DÁ O QUE NÃO PODE MANTER PARA GANHAR O QUE NÃO PODE PERDER.

24 PARABÉNS! Nosso ABC da Célula termina aqui. Neste curso você conheceu a estrutura e os valores de uma Igreja em Células, bem como o funcionamento de uma reunião de célula. A partir de agora, você estará vivendo na prática o que aprendeu neste Intensivo de Reciclagem. Que Deus lhe abençoe através da vida em célula! Secretaria do Ministério de Células IP Filadélfia de Sorocaba


Carregar ppt "ABC DA CÉLULA AULA 9 Igreja Presbiteriana Filadélfia de Sorocaba Ministério de Células."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google