A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

metabole= transformar Entende-se por metabolismo o conjunto das transformações químicas que ocorrem no organismo com o objetivo de captar a ENERGIA necessária.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "metabole= transformar Entende-se por metabolismo o conjunto das transformações químicas que ocorrem no organismo com o objetivo de captar a ENERGIA necessária."— Transcrição da apresentação:

1

2 metabole= transformar Entende-se por metabolismo o conjunto das transformações químicas que ocorrem no organismo com o objetivo de captar a ENERGIA necessária à manutenção das funções vitais. Cabe a homeostase manter o equilíbrio dessas transformações químicas no organismo. Ex: CALOR SUOR PERDER ÁGUA SEDE MANUTENÇÃO DA TEMPERATURA

3 Capacidade que os seres vivos apresentam de reagirem a estímulos do meio. Nos vegetais denomina-se de irritabilidade. Ex: sensitiva plantas carnívoras (Dionea) Tropismos - luz

4 Nos animais a denominação é sensibilidade = sistema nervoso. Ex: - dor - susto - gritar - reação das pupilas

5 Evolução são as mudanças das características hereditárias de uma população de uma geração para outra. Este processo faz com que as populações de organismos mudem ao longo do tempo. Mutações podem produzir características novas ou alterar aquelas que já existiam, resultando no aparecimento de diferenças hereditárias entre organismos.

6 Essas mudanças hereditárias tornam-se mais comuns ou raras numa população, através da seleção natural. Na seleção natural as características hereditárias que contribuem para a sobrevivência e reprodução se tornam mais comuns numa população, enquanto que características prejudiciais tornam-se mais raras. Isto ocorre porque indivíduos com características vantajosas têm mais sucesso na reprodução, de modo que mais indivíduos na próxima geração herdam estas características. Logo, ocorrem adaptações sucessivas dos organismos ao meio em vivem.

7

8 Mariposas de Manchester -melanismo industrial- Resistência dos insetos aos agrotóxicos (DDT).

9 Resistência das bactérias aos antibióticos.

10

11

12

13 Reprodução é o ato de dar origem a um novo ser vivo, para a continuidade da espécie. Reprodução é o ato de dar origem a um novo ser vivo, para a continuidade da espécie.

14 ASSIM, A VIDA TEM INÍCIO....

15 ..... e na BASE da organização dos seres vivos: a CÉLULA.

16 CÉLULA : unidade básica da vida.

17 Para que ocorra a reprodução, a célula DEVE sofrer DIVISÃO.

18 1 célula 2 células DIVISÃO: 4 células E assim por diante....

19 A DIVISÃO CELULAR OCORRE COM OBJETIVOS DE: Ex: REPRODUÇÃO (em seres pluricelulares) 3) CRESCIMENTO 2) CICATRIZAÇÃO, REGENERAÇÃO. 1) REPRODUÇÃO.

20 A) SEXUADA: com a participação de gametas (células reprodutoras). B) ASSEXUADA: sem a participação de gametas (células reprodutoras).

21 REPRODUÇÃO ASSEXUADA (Ex: em seres unicelulares)) REPRODUÇÃO SEXUADA (Ex: em vegetais e maioria dos animais)

22 VEGETAIS:Célula reprodutora feminina ou gameta feminino = ÓVULO (produzida no gineceu).

23 ANIMAIS : CÉLULA REPRODUTORA FEMININA OU GAMETA FEMININO = ÓVULO (OVÓCITO).

24 ANIMAIS:Célula reprodutora masculina ou gameta masculino = ESPERMATOZÓIDE

25 FECUNDAÇÃO (animais) : é a união do espermatozóide com o óvulo (ovócito), ocorre nas tubas uterinas, dando origem ao ovo ou zigoto Importante: apenas um espermatozóide é responsável pela fecundação do óvulo (ovócito).

26


Carregar ppt "metabole= transformar Entende-se por metabolismo o conjunto das transformações químicas que ocorrem no organismo com o objetivo de captar a ENERGIA necessária."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google