A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

... E O CEGeT DO ÊXODO, COMO SERÁ? Propostas para um projeto que articule o novo formato do CEGeT.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "... E O CEGeT DO ÊXODO, COMO SERÁ? Propostas para um projeto que articule o novo formato do CEGeT."— Transcrição da apresentação:

1 ... E O CEGeT DO ÊXODO, COMO SERÁ? Propostas para um projeto que articule o novo formato do CEGeT

2 OS PONTOS DE PARTIDA O CEGeT ganhou uma cara nacional. estamos dispersos por 6 Estados da Federação (PB, TO, GO, SP, MS e PR), como mínimo. Existe uma disposição comum de continuar tendo uma ligação (mais ou menos umbilical) com o CEGeT. Uma prova é a vitalidade das Jornadas nos seus formatos descentralizados. Além de outras possibilidades que possamos encontrar, um projeto de pesquisa conjunto poderia servir para estreitar essas relações que o êxodo foram limitando, mas não quebrando.... e no fim das contas, como diz nosso mestre, ninguém vai nos impedir fazer o que tenhamos vontade de fazer (ainda que saibamos que a vida é difícil)

3 HIPÓTESES DE PARTIDA (QUE NÃO TÊM PORQUE SER VERDADEIRAS) PARA PENSAR UM PROJETO CONJUNTO Por ser nosso primeiro projeto conjunto, penso que deveria ser uma proposta muito clara, objetiva e com uma metodologia fácil, de forma a servir como um exercício que pode ir se complexificando no futuro. Igualmente, acho que para não nos atropelar, deveríamos começar a visualizar caminhos, independentemente do edital capaz de sustentar financeiramente a pesquisa (o edital que vai viabilizar a nossa pesquisa é necessário, mas vamos dedicar um tempo a pensar o que queremos fazer primeiro). Essa pesquisa clara, que vai nos servir para exercitar as possibilidades de trabalhar em conjunto, pode ser escolhida entre um leque temático muito amplo, mas para isso a metodologia de pesquisa deve ser fácil de entender... Vamos para os exemplos=>

4 OS OBSERVATÓRIOS Hoje encontramos na Internet, por todo quanto é lado, um modelo de pesquisa em rede em torno dos OBSERVATÓRIOS. Existe observatório para quase todo: das metrópoles, das multinacionais em América Latina, dos agrocombustíveis, do impacto das grandes infra-estruturas, da água.... Geralmente são formas que diferentes grupos encontraram de se articular em diferentes escalas e denunciar o efeito arrasador da expansão do capital nessa fase que estamos vivendo, mas dando detalhes, mostrando as formas em que o capital se reproduz em cada um dos lugares, que sempre é igual e diferente ao mesmo tempo.

5 RELATÓRIO Novo estudo analisa impactos de dendê, algodão, milho e pinhão-manso Em "O Brasil dos Agrocombustíveis - Palmáceas, Algodão, Milho e Pinhão-Manso ", a ONG Repórter Brasil relata projetos de expansão dessas culturas instalados ou em andamento Movimento Sindical CUT organiza seminário e formula propostas para área de energia Agricultura familiar Exemplo de sucesso faz renascer algodão no Sudoeste baiano Agrocombustíveis Repórter Brasil percorre 11 estados para avaliar impactos

6 Desidia de las multinacionales agroexportadoras en Centroamérica Isabel Soto Mayedo (9/10/2008) Los pueblos centroamericanos conocen como pocos lo nocivo del Nemagón y del Fumazone, agroquímicos aplicados fundamentalmente por cinco multinacionales agro- exportadoras del Norte en las plantaciones bananeras de la región. Casi 40 sindicalistas asesinados Roger Torres (8/10/2008) La multinacional Unión FENOSA de España y su empresa Electricaribe, por ejemplo, ha desarrollado una estrategia que consiste en hostigar, perseguir, reprimir, a los trabajadores con el objeto de liquidar la organización sindical.Desidia de las multinacionales agroexportadoras en CentroaméricaCasi 40 sindicalistas asesinados

7 Miembros de la Articulación frente a IIRSA La Articulación busca develar y detener el modelo de desarrollo planteado por IIRSA, contribuyendo a la construcción política y social de una conciencia crítica, potenciando las capacidades de incidencia y generando procesos de desarrollo sustentables. Sudamérica: las grandes infraestructuras hoy no benefician al desarrollo local Barcelona, 7 octubre Así lo afirmaron expertos de todo el continente, al destacar que las actuales iniciativas de integración regional se enfocan en mejorar las vías de exportación, acelerando la extracción de recursos naturales y empobreciendo las comunidades locales que viven de ellos. Fortalecerán el Observatorio de UICN SUR y el seguimiento de las grandes obras en la región, buscando información y participación. Reclamaron a los gobiernos beneficiar a las comunidades locales e indígenas, y promover tecnologías social y ambientalmente apropiadas. Quatro obras da Odebrecht causam polêmicas no Equador São Paulo, 29/08/08.- A construtora Norberto Odebrecht, responsável pelo consórcio que vai gerir as obras e administrar a hidrelétrica de Santo Antônio, no rio Madeira (RO), está envolvida em problemas referente à construção de três usinas no Equador e um projeto de irrigação.

8 AS PROPOSTAS... O modelo observatório é um modelo possível, mas que tem várias vantagens: ser construído em rede, integrado por impactos que acontecem em recortes territoriais diversos, focando pesquisas muito concretas... Se a gente pensa numa temática concreta: as usinas de cana de açúcar, os projetos de infra- estrutura relacionados à água, os impactos no trabalho da expansão do agronegócio... Com uma metodologia de obtenção da informação muito concreta e com um tempo determinado para fazer esse levantamento... Podemos ir criando uma base de dados de 6 estados (como mínimo) que podem ser a base de alimentação de pesquisas de maior fôlego, que consigam, no futuro, incorporar trabalhos de IC, mestrado, doutorado dos nossos campi... Estou viajando muito?

9 FINALIZANDO Me parece que de uma forma ou outra um dos interesses das pessoas que fazemos parte do CEGeT é saber como o capital está se reproduzindo e impactando no trabalho, visto desde diferentes perspectivas. A pesquisa tentaria abordar algumas delas desde um ponto de vista mais descritivo num primeiro momento, como forma de aprender a fazer pesquisa conjunta, mas poderia ganhar maior fôlego com o tempo e o rodar da carruagem. Bem, todas esses apontamentos levantados são pedacinhos de conversas aqui e ali com as pessoas do grupo e apenas tem a pretensão de servir como uma idéia no debate sobre o que fazer com esse CEGeT, versão êxodo que temos hoje e que deve ser um formato que nos permita continuar juntos, apesar dos caminhos e das especificidades de cada local, nessa caminhada da pesquisa. (gostaria de estar ai junto, para revirar de ponta cabeça essa proposta)

10 As verdades sempre são as mesmas, no entanto, entre as mentiras existe uma grande variedade para escolher


Carregar ppt "... E O CEGeT DO ÊXODO, COMO SERÁ? Propostas para um projeto que articule o novo formato do CEGeT."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google