A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução a Computação Coletânea de Conceitos Antonio Carlos Souza ADS/IFBA Aula 3 www.professores.ifba.edu.br/antonio carlos www.professores.ifba.edu.br/antoniocarlos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução a Computação Coletânea de Conceitos Antonio Carlos Souza ADS/IFBA Aula 3 www.professores.ifba.edu.br/antonio carlos www.professores.ifba.edu.br/antoniocarlos."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução a Computação Coletânea de Conceitos Antonio Carlos Souza ADS/IFBA Aula 3 carlos

2 Conceitos Ciência C.Computação = Informática EUA Europa Brasil
Processo Computacional Computar termos E/S Aplicação das tecnologias de computação aos processos de automação

3 Computação Vem de Computar, Nasce com a matemática,
contar quantos 'animais' haviam no rebanho para depois conferir daí o surgimento do primeiro 'computador', chamado Abaco.

4 Informática Informática = Informação + Automática
Como automatizar a informação Como torná-la prática, acessível, reaproveitável

5 Onde a Computação vale a pena?
Grande Volume de Informação Grande Processamento

6 Processamento de dados
Convivemos no nosso dia a dia com processamento de dados. Podemos dividir o P.D. em três fases: Entrada Processamento Saída

7 Processamento Humano Entrada Processamento Saída Impressões sensoriais
Pensar, Ordenar, Controlar, Combinar, Comparar, etc. Saída Voz, Gestos, Trabalhos realizados

8 Grandes Volumes x Tempo
A medida que evoluía o homem começou a inventar máquinas para auxiliá-lo a resolver suas tarefas mais rapidamente: Abaco, Régua de cálculo, Máquina de calcular mecânica, Cartões de madeira, Cartões de cartolina (tear automático), Sistema binário, Calculadora automática (programa), Mark I (relés), Eniac (válvulas), Máquinas com transistor, Máquinas com circuito integrado, Microcomputadores, . . .

9 Gerações de Computadores
1ª Geração (1952) Computadores grandes Usavam válvulas Grande dissipação de calor Linguagem de máquina Operações em milissegundos (Complementar em sala discutindo com o grupo)

10 Gerações de Computadores
2ª Geração (1959) Usavam transístores Diminui o problema com o calor Comandos abreviados - mneumônicos Operações em milionésimos de segundo. (Complementar em sala discutindo com o grupo)

11 Gerações de Computadores
3ª Geração (1964) Micro circuitos Linguagem de alto nível (Cobol, Fortran) Operações em nanosegundos. (Complementar em sala discutindo com o grupo)

12 Gerações de Computadores
Depois da 3ª Geração Circuitos pré-impressos Chips Linguagem de alto nível (Natural) Banco de Dados Grande proliferação de Microcomputadores Grande evolução na área de teleprocessamento (Complementar em sala discutindo com o grupo)

13 Custos de Pessoal X Computador
10.000 Computador 1.000 100 Pessoal 10 60 70 80 Ano

14 Computador O Computador não passa de um amontoado de peças plásticas, metálicas, circuitos e outros componentes eletrônicos, construído com o intuito de nos ajudar. Sozinho, esse amontoado, por mais engraçadinho que seja, não consegue fazer nada. É necessário que alguém instrua-o para que saiba o que fazer (software e programas em geral)

15 HW x SW x PW x FW Hardware É a parte física do computador, ou seja, o conjunto de máquinas. Software É a parte lógica do computador, ou seja, um conjunto de programas e instruções que serão introduzidos na máquina com a finalidade de controlar e realizar o processamento das informações. Peopleware É a parte humana do processamento de dados (Gerentes, Analistas, Programadores, Operadores, Digitadores, Técnicos, Pessoal de apoio, etc.) Firmware É o software encapsulado num hardware (BIOS).

16 Tipos de Computadores Grande Porte
Grande capacidade de processamento e armazenamento Permite que muitos usuários utilizem-no ao mesmo tempo Altíssimo custo de aquisição e manutenção Operação e manutenção altamente especializada Programação altamente especializada (Atualizar em sala discutindo com o grupo)

17 Tipos de Computadores Médio Porte Média capacidade de processamento
Permite que mais de um usuário utilize-o ao mesmo tempo Médio custo de aquisição e manutenção Operação especializada Programação especializada (Atualizar em sala discutindo com o grupo)

18 Tipos de Computadores Microcomputador
Pequena capacidade de processamento e armazenamento Somente um usuário de cada vez Pequeno custo de aquisição e manutenção Operação simples, qualquer pessoa pode operá-lo com pouco treinamento Programação mais simples, podendo utilizar-se de linguagens de quarta geração, de fácil aprendizado (Atualizar em sala discutindo com o grupo)

19 Exemplo de Processamento de Dados
Vejamos o que seria necessário para um funcionário emitir uma relação de salários de uma empresa. Nessa relação deverá constar o nome e o salário de cada funcionário, e um total com o somatório destes salários.

20 Exemplo de Processamento de Dados
Precisamos de uma mesa de trabalho; do arquivo de fichas da empresa, contendo os dados cadastrais dos empregados; uma máquina de escrever com papel, onde será datilografada nossa relação de salários; uma calculadora para efetuar a soma dos salários; uma folha de rascunho para que o funcionário faça alguma anotação caso necessário e uma lista dos passos que o funcionário deverá seguir para a realização da tarefa.

21 Exemplo de Processamento de Dados
Lista dos passos a serem seguidos. 1-Abrir a gaveta do fichário, preparar máq.escrever 2-Datilografar o título ‘Relação de Salários...’ 3-Apanhar uma ficha do arq. (Se acabou passo 7). 4-Somar o valor do salário. 5-Datilografar o nome e o salário constante da ficha 6-Voltar ao passo 3 7-Imprimir a linha com o total dos salários 8-Liberar o arquivo e a máquina de escrever. 9-Fim

22 Folha de Pagamento Correlações
Manual Fichário Ficha Máq.de escrever Calculadora Funcionário Mesa Lista de passosff Com o Computador Arquivo (Fita,Disco, etc) Registro do func. Impressora Un. Aritmética e Lógica Un.de Controle Memória Programa

23 Sistema x Sub-Sistema Sistema: Conjunto de elementos em interação com vistas a atingir um objetivo. Sub-Sistema: São os elementos independentes que interagem. Exemplo: O Carro tem o objetivo de transporte e seus sub-sistemas podem ser: Freio, Motor, Carroceria, Suspensão, etc.

24 Exercícios para Pensar
Torre de Hanói Coelho, Raposa, Cenoura para atravessar via barco Sistema de Numeração Binário Freqüência do clock do processador


Carregar ppt "Introdução a Computação Coletânea de Conceitos Antonio Carlos Souza ADS/IFBA Aula 3 www.professores.ifba.edu.br/antonio carlos www.professores.ifba.edu.br/antoniocarlos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google