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Unidade IV: Características da informação contábil

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Apresentação em tema: "Unidade IV: Características da informação contábil"— Transcrição da apresentação:

1 Unidade IV: Características da informação contábil
Disciplina: Elementos de Contabilidade Para Arquivologia Professor: Iury da Silva Pessôa

2 Características da informação contábil
Conceito e Conteúdo Usuários Atributos

3

4 Dados X informação Dados Segundo Bio “Pode-se entender dado como um elemento da informação (um conjunto de letras ou dígitos) que, tomados isoladamente, não transmite nenhum conhecimento, ou seja, não tem nenhum valor intrínseco.”

5 Dados X informação Dados Segundo Gil “dado é a matéria prima que o Sistema de Informações vai trabalhar e Informação é o produto final do sistema e deve ser apresentada em conteúdo e forma adequados ao usuário.”

6 Dados X informação Informação Em síntese Informação é o dado interpretado, apresentado de forma adequada, que é útil para facilitar a tomada de decisão de forma eficaz e eficiente e que induz a uma ação desejada

7 Conceito e Conteúdo Dados contábeis Registros físicos e/ou monetários, referentes a variações quantitativas e qualitativas do Patrimônio da entidade, os quais devem possibilitar informações que ensejem análises, projeções e decisões.

8 Conceito e Conteúdo Informação contábil As informações geradas pela contabilidade devem propiciar a seus usuários base segura para as decisões, pela compreensão do estado em que se encontra a entidade, seu desempenho, sua evolução, riscos e oportunidades que oferece.

9 Características da informação contábil
Expressão (NBCT 01) Demonstrações Planilhas Livros contábeis Listagens Notas explicativas Mapas Pareceres Diagnósticos Laudos Prognósticos Escrituração Descrições críticas Documentos contábeis etc. Registros permanentes

10 Usuários Usuários Objetivos Informação Legislação Administração
Contabilidade Legislação Administração Suporte a decisão Relatórios Planilhas Mapas Gerencial Empresarial Critérios da empresa Empregados Salários Demonstrações societária Lei 6404 Normas Contábeis Governo Arrecadação Livros Declarações Fiscal Tributária Regulamento do IR Sociedade Valor Acionado Societária Outros Padronização via princípios contábeis Financeira

11 Usuários (NBCT 01) Integrantes do mercado de capitais
Investidores (presentes ou potenciais) Fornecedores e demais credores Clientes Financiadores de qualquer natureza Autoridades governamentais de diversos níveis Meios de comunicação Entidades (associações e sindicatos) Empregados Controladores Acionistas ou sócios Administradores da própria entidade Além do público em geral

12 Atributos Para ser útil e relevante a informação contábil precisa possuir algumas qualidades fundamentais, a saber: a Confiabilidade, a Tempestividade, a Compreensibilidade e a Comparabilidade.

13 Atributos

14 Relevância A informação possui a qualidade da relevância quando ela influencia as decisões econômicas dos usuários ajudando-os a avaliar eventos passados, presentes e futuros, confirmando ou corrigindo suas avaliações passadas, a fim de ser útil.

15 Confiabilidade Permite que usuário aceite a informação contábil e a utilize como base para as decisões, configurando, configurando elemento essencial para a utilização da informação.

16 Confiabilidade

17 Veracidade Exige que as informações esteja sem erros ou vieses e sejam elaboradas em consonância com os Princípios Fundamentais de Contabilidade e com as Normas Brasileiras de Contabilidade e, na ausência de normas específicas, de acordo com a estrutura conceitual da Contabilidade.

18 Completeza A informação contábil deve compreender todos os elementos relevantes e significativos que pretende divulgar ou revelar, tais como como: Transações, previsões, análises, demonstrações, juízos ou outros elementos.

19 Pertinência A pertinência requer que o conteúdo da informação esteja em consonância com a sua denominação ou título, de forma que a “chamada” seja clara e objetiva.

20 “Antes uma informação imprecisa que uma informação atrasada”
Tempestividade “Antes uma informação imprecisa que uma informação atrasada” “a informação contábil deve chegar ao usuário em tempo hábil, para que este possa utilizá-la”

21 Compreensibilidade A informação contábil precisa ser completa e retratar todos os aspectos contábeis de determinada operação ou conjunto de eventos ou operações.

22 Compreensibilidade Pressuposto: Conhecimentos de Contabilidade e dos negócios e atividades da entidade. OBS: A impossibilidade de entendimento jamais será motivo para não-divulgação.

23 Compreensibilidade Clareza e objetividade Organização espacial
Recursos gráficos Técnicas de exposição Idioma nacional

24 Comparabilidade Os usuários precisam ter condições para comparar as informações da entidade (contidas nas demonstrações) através dos anos ou através das entidades para identificar tendências e padrões em relação ao desempenho patrimonial e financeiro.

25 Síntese Atributo Descrição Confiabilidade
Verdadeira, completa e pertinente. Tempestividade Chegam a tempo, protegem a empresa. Compreensibilidade Clara, objetiva, coesa. Comparabilidade Permite comparações entre empresas e entre períodos.

26 Ciclo da informação contábil

27 Função da Contabilidade
Problemas Função da Contabilidade Problemas Conseqüências

28 Características da informação contábil no Setor Público (NBC T 16.5)
Objetividade; Confiabilidade; Comparabilidade; Compreensibilidade; Uniformidade; Verificabilidade; Visibilidade; Tempestividade; Utilidade; Imparcialidade; Fidedignidade; Representatividade

29 Unidade IV: Características da informação contábil
Disciplina: Elementos de Contabilidade Para Arquivologia Professor: Iury da Silva Pessôa


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