A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Meio Interno e Proteínas Plasmáticas IB 309 – UFRRJ, 30 ABRIL DE 2008. IB 309 – UFRRJ, 30 ABRIL DE 2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Meio Interno e Proteínas Plasmáticas IB 309 – UFRRJ, 30 ABRIL DE 2008. IB 309 – UFRRJ, 30 ABRIL DE 2008."— Transcrição da apresentação:

1 Meio Interno e Proteínas Plasmáticas IB 309 – UFRRJ, 30 ABRIL DE IB 309 – UFRRJ, 30 ABRIL DE 2008.

2 Meio Interno e Proteínas Plasmáticas O que é meio interno? O que é meio interno? Você sabe o que é soro? Você sabe o que é soro? E o que é plasma? E o que é plasma? Quantas e quais são as proteínas plasmáticas? Quantas e quais são as proteínas plasmáticas? Quais as funções destas macromoléculas no sangue? Quais as funções destas macromoléculas no sangue? Como podemos classificá-las e fracioná-las? Como podemos classificá-las e fracioná-las?

3 Meio Interno e Proteínas Plasmáticas Meio interno é conjunto de líquidos extracelulares tais como o sangue, linfa, líquido intersticial, líquor,entre outros. Meio interno é conjunto de líquidos extracelulares tais como o sangue, linfa, líquido intersticial, líquor,entre outros. É o ambiente onde ocorrem as trocas de substâncias e metabólitos e outras moléculas que as células precisam para o trabalho celular, e onde também as células excretam substâncias que inviabilizariam o seu trabalho e a sua homeostasia. É o ambiente onde ocorrem as trocas de substâncias e metabólitos e outras moléculas que as células precisam para o trabalho celular, e onde também as células excretam substâncias que inviabilizariam o seu trabalho e a sua homeostasia.

4 Meio Interno e Proteínas Plasmáticas Soro é a fração líquida do sangue, acelular e contendo parte das proteínas presentes no sangue. Para obter o soro, não é necessário usar anti-coagulante. Soro é a fração líquida do sangue, acelular e contendo parte das proteínas presentes no sangue. Para obter o soro, não é necessário usar anti-coagulante. Plasma é a fração líquida do sangue, acelular e contendo todo conteúdo de proteínas presentes originalmente no sangue. Para obter o plasma, é necessário usar anti-coagulante e centrifugar. Plasma é a fração líquida do sangue, acelular e contendo todo conteúdo de proteínas presentes originalmente no sangue. Para obter o plasma, é necessário usar anti-coagulante e centrifugar.

5 Meio Interno e Proteínas Plasmáticas Sangue:

6 Meio Interno e Proteínas Plasmáticas Sangue:

7 Meio Interno e Proteínas Plasmáticas A célula mais abundante do Sangue: Eritrócito

8 Meio Interno e Proteínas Plasmáticas Células do Sangue: Leucócitos e Plaquetas:

9 Meio Interno e Proteínas Plasmáticas Eletrólitos e Metabólitos do Sangue:

10 Meio Interno e Proteínas Plasmáticas Comparação entre os fluidos extracelulares (plasma e soro) e intracelular (citosol):

11 Meio Interno e Proteínas Plasmáticas Fracionamento por Salting in e Salting out (salinização progressiva):

12 Meio Interno e Proteínas Plasmáticas Fracionamento por eletroforese:

13 Meio Interno e Proteínas Plasmáticas Funções das proteínas do plasma:

14 Meio Interno e Proteínas Plasmáticas Imunoglobulinas do soro:

15 Meio Interno e Proteínas Plasmáticas Padrão Densitométrico Normal (Humano):

16 Base das figuras: Koolman & Roeh. Colour Atlas of Biochemistry (2003).


Carregar ppt "Meio Interno e Proteínas Plasmáticas IB 309 – UFRRJ, 30 ABRIL DE 2008. IB 309 – UFRRJ, 30 ABRIL DE 2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google