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Gestão da Produção Just in Time (JIT). JIT – Just in Time Objetivo: Aumentar o retorno sobre o investimento da empresa através do aumento da receita,

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Gestão da Produção Prof. Miguel Antonio Pelizan 6 – JIT Just in Time.

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Apresentação em tema: "Gestão da Produção Just in Time (JIT). JIT – Just in Time Objetivo: Aumentar o retorno sobre o investimento da empresa através do aumento da receita,"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão da Produção Just in Time (JIT)

2 JIT – Just in Time Objetivo: Aumentar o retorno sobre o investimento da empresa através do aumento da receita, da redução dos custos e do imobilizado e da participação dos empregados no processo produtivo.

3 JIT – Just in Time...propõe-se a fazer um produto em fluxo balanceado e sincronizado segundo as necessidades do consumidor com o mínimo absoluto de recursos.

4 JIT – Just in Time...conjunto integrado de atividades projetado para obter uma produção de alto volume usando um mínimo de estoques de matérias-primas, estoques em processos e produtos acabados....é baseado na lógica de que nada será produzido até que seja necessário.

5 Histórico do Just in Time - Década de Japão - Fábrica da Toyota Motor Company - Taichi Ohno - Forma alternativa à produção em massa - produção enxuta, - Gestão dos materiais - Trabalho humano nas fábricas.

6 JIT – Just in Time Preceitos: - preparo rápido de máquinas; - disposição física celular;

7 JIT – Just in Time Preceitos: - redução de estoques; -produção puxada;

8 JIT – Just in Time Preceitos: - círculos de controle da qualidade; - lotes de produção pequenos; - qualidade absoluta; - manutenção preventiva, etc.

9 Excesso de estoques mascaram problemas

10 JIT diminui estoques e permite detectar e corrigir os problemas

11 Filosofia das operações JIT - Eliminação de desperdícios; - Envolvimento dos funcionários na produção; - Esforço de aprimoramento contínuo.

12 Eliminação de desperdícios (Toyota – 7 tipos) - Superprodução - Tempo de espera - Transporte - Processo - Estoque - Movimentação - Produtos defeituosos

13 Envolvimento de todos -Cultura organizacional - Resolução de problemas por equipes - Inclusão de tarefas de manutenção e set-up - Rotação de cargos - Multi-habilidades - Responsabilidade pessoal e engajamento

14 Aprimoramento contínuo (Kaizen) -Desempenho real x ideal - Aproximação com o tempo. - Critério – medida de desempenho - qualidade - velocidade - confiabilidade - flexibilidade - custo

15 Técnicas JIT 1 – Práticas básicas de trabalho 1.1 – Disciplina 1.2 – Flexibilidade 1.3 – Igualdade 1.4 – Autonomia (autoridade parar linha, coleta de dados, programação de materiais, resolução de problemas) 1.5 – Desenvolvimento de pessoal 1.6 – Qualidade de vida no trabalho Criatividade

16 Técnicas JIT 2 – Projeto para a manufatura - Projeto determina 70% a 80% dos custos de produção; - Redução do número de componentes - Redução do número de submontagens - Melhor uso de materiais - melhor uso de métodos

17 Técnicas JIT 3 – Foco na operação - simplicidade, repetição e experiência trazem competência; - Focalizar conjunto limitado e gerenciável de produtos, tecnologias, volumes e mercados; - Estabelecer políticas básicas de manufatura estruturadas em uma única missão de manufatura.

18 Técnicas JIT 4 – Máquinas simples e pequenas - usar várias máquinas pequenas em detrimento de uma grande; - equipamento barato e feito em casa para modificar máquinas universais; - qualificação da engenharia; - flexibilidade do arranjo físico; - minimização dos riscos de investimento.

19 Técnicas JIT 5 – Arranjo físico e fluxo - fluxo suave de materiais, dados e pessoas; - posto de trabalho próximo evita estoque; - arranjo para a visibilidade; - linhas em forma de U para balancear a capacidade; - arranjo físico celular.

20 Técnicas JIT 6 – Manutenção produtiva total (TPM) - elimina a variabilidade em processos; - responsabilidade de manutenção e reparos simples; - envolvimento de todos os funcionários; - planos de manutenção; - manutenção entre paradas.

21 Técnicas JIT 7 – Redução de set-up - set-up = tempo decorrido na troca do processo do final da produção de um lote até a produção da primeira peça boa do próximo lote. - tempo para busca de ferramentas e equipamentos; - pré-preparação de tarefas; - prática de rotinas de set-up; - auxílios mecânicos simples.

22 Técnicas JIT 7 – Redução de set-up - transformar set-up interno em externo - ferramentas pré-montadas; - montagem de ferramentas ou matrizes em um dispositivo padrão; - dispositivos para carga e descarga de novas ferramentas e matrizes.

23 Técnicas JIT 8 – Envolvimento total das pessoas - seleção de novos funcionários - negociação direta com fornecedores sobre programação, qualidade e informações sobre entrega; - auto-avaliação de desempenho; - orçamento de melhorias; - planejamento e a revisão do trabalho diário; - negociação direta com o cliente sobre problemas e necessidades.

24 Técnicas JIT 9 – Visibilidade - exibição de medidas de desempenho no local de trabalho; - luzes coloridas indicando paradas; - exibição de gráficos de controle da qualidade; - listas de verificação e técnicas de melhoria visíveis; - produtos bons e ruins e produtos concorrentes; - controle visual com kanbans; - arranjo físico sem divisórias.

25 Técnicas JIT 10 – Fornecimento JIT - parcerias para entrega no momento necessário; - problema de JIT forçado.


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