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Gestão da Produção Just in Time (JIT)
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JIT – Just in Time Objetivo: Aumentar o retorno sobre o investimento da empresa através do aumento da receita, da redução dos custos e do imobilizado e da participação dos empregados no processo produtivo.
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JIT – Just in Time “...propõe-se a fazer um produto em fluxo balanceado e sincronizado segundo as necessidades do consumidor com o mínimo absoluto de recursos”.
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JIT – Just in Time “...conjunto integrado de atividades projetado para obter uma produção de alto volume usando um mínimo de estoques de matérias-primas, estoques em processos e produtos acabados”. “...é baseado na lógica de que nada será produzido até que seja necessário”.
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Histórico do Just in Time
Década de 1960 Japão Fábrica da Toyota Motor Company Taichi Ohno Forma alternativa à produção em massa “produção enxuta”, Gestão dos materiais Trabalho humano nas fábricas.
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JIT – Just in Time Preceitos: preparo rápido de máquinas; disposição física celular;
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JIT – Just in Time Preceitos: redução de estoques; produção “puxada”;
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JIT – Just in Time Preceitos: círculos de controle da qualidade; lotes de produção pequenos; qualidade absoluta; manutenção preventiva, etc.
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Excesso de estoques mascaram problemas
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JIT diminui estoques e permite detectar e corrigir os problemas
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Filosofia das operações JIT
Eliminação de desperdícios; Envolvimento dos funcionários na produção; Esforço de aprimoramento contínuo.
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Eliminação de desperdícios (Toyota – 7 tipos)
Superprodução Tempo de espera Transporte Processo Estoque Movimentação Produtos defeituosos
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Envolvimento de todos Cultura organizacional Resolução de problemas por equipes Inclusão de tarefas de manutenção e set-up Rotação de cargos Multi-habilidades Responsabilidade pessoal e engajamento
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Aprimoramento contínuo (Kaizen)
Desempenho real x ideal Aproximação com o tempo. Critério – medida de desempenho - qualidade - velocidade - confiabilidade - flexibilidade - custo
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Técnicas JIT 1 – Práticas básicas de trabalho 1.1 – Disciplina 1.2 – Flexibilidade 1.3 – Igualdade 1.4 – Autonomia (autoridade parar linha, coleta de dados, programação de materiais, resolução de problemas) 1.5 – Desenvolvimento de pessoal 1.6 – Qualidade de vida no trabalho 1.7 - Criatividade
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Técnicas JIT 2 – Projeto para a manufatura Projeto determina 70% a 80% dos custos de produção; Redução do número de componentes Redução do número de submontagens Melhor uso de materiais melhor uso de métodos
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Técnicas JIT 3 – Foco na operação simplicidade, repetição e experiência trazem competência; Focalizar conjunto limitado e gerenciável de produtos, tecnologias, volumes e mercados; Estabelecer políticas básicas de manufatura estruturadas em uma única missão de manufatura.
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Técnicas JIT 4 – Máquinas simples e pequenas usar várias máquinas pequenas em detrimento de uma grande; equipamento barato e feito em casa para modificar máquinas universais; qualificação da engenharia; flexibilidade do arranjo físico; minimização dos riscos de investimento.
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Técnicas JIT 5 – Arranjo físico e fluxo fluxo suave de materiais, dados e pessoas; posto de trabalho próximo evita estoque; arranjo para a visibilidade; linhas em forma de U para balancear a capacidade; arranjo físico celular.
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Técnicas JIT 6 – Manutenção produtiva total (TPM) elimina a variabilidade em processos; responsabilidade de manutenção e reparos simples; envolvimento de todos os funcionários; planos de manutenção; manutenção entre paradas.
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Técnicas JIT 7 – Redução de set-up set-up = tempo decorrido na troca do processo do final da produção de um lote até a produção da primeira peça boa do próximo lote. tempo para busca de ferramentas e equipamentos; pré-preparação de tarefas; prática de rotinas de set-up; auxílios mecânicos simples.
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Técnicas JIT 7 – Redução de set-up transformar set-up interno em externo - ferramentas pré-montadas; - montagem de ferramentas ou matrizes em um dispositivo padrão; - dispositivos para carga e descarga de novas ferramentas e matrizes.
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8 – Envolvimento total das pessoas
Técnicas JIT 8 – Envolvimento total das pessoas seleção de novos funcionários negociação direta com fornecedores sobre programação, qualidade e informações sobre entrega; auto-avaliação de desempenho; orçamento de melhorias; planejamento e a revisão do trabalho diário; negociação direta com o cliente sobre problemas e necessidades.
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Técnicas JIT 9 – Visibilidade exibição de medidas de desempenho no local de trabalho; luzes coloridas indicando paradas; exibição de gráficos de controle da qualidade; listas de verificação e técnicas de melhoria visíveis; produtos bons e ruins e produtos concorrentes; controle visual com kanbans; arranjo físico sem divisórias.
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Técnicas JIT 10 – Fornecimento JIT parcerias para entrega no momento necessário; problema de JIT forçado.
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