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O Estatuto do Saber Pedagógico
VARELA, Júlia In: SILVA, Tomás Tadeu. O Sujeito da Educação: estudos foucaultianos
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OBJETIVO Mostrar brevemente o papel imposto às instituições educacionais, durante as transformações sociais da Modernidade à Ilustração Homem Vitruviano ( 1492, Leonardo Da Vinci) A Liberdade guiando o Povo (Delacroix, 1830)
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PEDAGOGIZAÇÃO DO CONHECIMENTO Remodelações a partir do Renascimento – novas instituições educacionais Colégios Jesuítas Nova concepção de infância Colégios formados nessas mudanças: novos agentes educativos; serviu como modelo para as demais instituições escolares; educar as crianças em espaços fechados adequados às “capacidades infantis”
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SABER E MORAL SABERES Classificação Programas de dificuldade crescente Submetidos à censuras Em função da sua bondade ou maldade = caráter moral Evitar o perigo moral da mente das crianças TUTELA MORAL
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PEDAGOGIZAÇÃO DO CONHECIMENTO Mestres Jesuítas como autoridades morais ≠ Mestres das universidades medievais Estudantes perdem em autonomia – passam a ser escolares PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE “O ensino das ‘boas letras’ e da ‘virtude’ obrigou-os (colegiais) a pôr em prática toda uma série de procedimentos e técnicas que foram gradualmente aperfeiçoando, com finalidade de conferir, tanto aos colegiais, como aos saberes, uma natureza moralizada e moralizante. Essas técnicas e procedimentos converteram-se, nas suas mãos, em instrumentos privilegiados de extração de saberes dos próprios escolares, assim como fonte de exercício de poderes que tornaram possível o surgimento da ‘ciência pedagógica’, do saber pedagógico.” (p )
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EFEITOS DA PEDAGOGIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS Saber dos Mestres Estudantes Submetidos sem autonomia Cultura Culta Respaldada na Moral (naturalização da Moral) Estatuto da Verdade e Neutralidade Preocupação com a manutenção da ordem Disciplina sobre os corpos
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Ilustração no campo dos saberes, um intenso combate em relação à formação e exercício de determinados poderes = Reorganização dos próprios saberes Estado intervém na organização dos saberes desenvolvimento das forças produtivas & necessidade de governar os sujeitos e a população ESTADO Eliminação de saberes plurais, polimorfos, locais Dispositivos para apropriação dos saberes Disciplinarização do saber SABER A SERVIÇO DO ESTADO
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MUDANÇAS NAS RELAÇÕES DE PODER
FÉ NA INTERPRETAÇÃO DA IGREJA x FÉ NA INTERPRETAÇÃO DA CIÊNCIA Jesuítas Iluministas Cor preta (seminaristas, diáconos e padres), Cor violácea (monsenhores, cônegos e bispos), Cor vermelha (cardeais e patriarcas orientais), Cor branca (para o Papa o Bispo de Roma)
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EXEMPLO DE INTERVENÇÃO DO ESTADO NA EDUCAÇÃO NAPOLEÃO
Napoleão Bonaparte Le Musée de l'éducation Marquis de Condorcet 1º de Maio 1802: (11 Floreal, ano X – calendário da Revolução Francesa): Lei de 11 X Ano Floreal: Napoleão Bonaparte criou 28 escolas de ensino médio e bolsas de estudo. A educação é confiada a professores civis do Serviço Civil. Criação de escolas em comunidades (distritos) administrado por mestres pagos pelas famílias. Criação da Escola Especial Militar de Saint-Cyr para ensinar as artes da guerra.
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LUTA ECONÔMICO-POLÍTICA SOBRE O SABER Eliminação e desqualificação de pequenos saberes “inúteis” e irredutíveis ou economicamente custosos Tornar os saberes e seus detentores intercambiáveis Classificação hierárquica dos saberes saberes mais particulares saberes mais gerais e formais Centralização piramidal do saber permitindo o seu controle assegurou as seleções e a transmissão de baixo para cima de seus conteúdos Surgimento de iniciativas, práticas e instituições e de agentes legítimos nas diferentes áreas de conhecimento provocando um desbloqueio epistemológico e desapropriação de alguns saberes, proliferação de novas relações entre saberes e poderes
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CONHECIMENTO SOBRE AS ERVAS Erva-de-São-João: na Idade Média e no início da Idade Moderna, ela servia de "fuga daemonum", durante exorcismos Hoje em dia os extratos da planta são administrados contra depressão leve MONGES A utilização de plantas medicinais sempre foi transmitida oralmente para a geração seguinte, às vezes associada a mitos, lendas e feitiçarias. No cristianismo, o cuidado dos doentes era assumido pelos mosteiros, que perpetuaram as velhas práticas e os conhecimentos antigos. Os jardins dos mosteiros e conventos eram farmácias não só de plantas nativas, como também plantas trazidas de outros países. O conhecimento era guardado nos herbários e na botânica, com registro de seus efeitos. Com a imprensa, no século XV, os livros de ervas passaram a ser difundidos fora do círculo fechado dos mosteiros. BRUXARIA Começou no final da Idade Média com apogeu na Idade Moderna. Santa Inquisição: antigas religiões pagãs e matriarcais eram tidas como satânicas. Mulheres eram queimadas em fogueiras sob o menor pretexto: conhecerem os segredos das ervas medicinais; por serem bonitas; personalidade forte. Bruxa (sânscrito = mulher sábia)
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DA COERÇÃO DA VERDADE (Pedagogização do Conhecimento) À COERÇÃO DA CIÊNCIA (Disciplinalização dos Saberes) CENSURA DOS ENUNCIADOS À DISCIPLINA INSCRITA NA PRÓPRIA ENUNCIAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO DOS SABERES - Busca de limites próprios, estabelecimentos de critérios de verdade e cientificidade - Oposição a outras identidades disciplinares também fechadas Condições para o desaparecimento do “Homem Universal” Emergência do indivíduo atomizado – divisão social do trabalho
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PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE Século XVIII – “afinidade eletiva” disciplinarização dos saberes & tentativa de construção social de novo sujeito Formação de determinada personalidade e mentalidade capitalista Importante para surgimento do capitalismo no séc. XVI acumulação primitiva do capital Sujeito moldado segundo o puritanismo ascético Foucault formação de capitalistas e produtores
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PURITANISMO ASCÉTICO Puritanismo: concepção da fé cristã desenvolvida na Inglaterra por uma comunidade de protestantes radicais depois da Reforma.; "puritano" = tanto o membro deste grupo de presbiterianos rigoristas como aquele que é rígido nos costumes, especialmente quanto ao comportamento sexual (pessoa austera, rígida e moralista); pretendiam purificar a Igreja Anglicana, retirando-lhe os resíduos de catolicismo, de modo a tornar sua liturgia mais próxima do calvinismo. Ascético = devoto João Calvino ( ): teólogo cristão francês. Max Weber defende o estabelecimento de um raciocínio lógico capitalista, comparando a Alemanha do período com outros países civilizados do planeta em condição de desenvolvimento semelhante = existência do capitalismo e de empresas capitalistas. Alemanha protestante: estrutura social, política e ideológica ímpar com a condição ideal para o surgimento do capitalismo moderno Capitalismo moderno: defende a paixão pelo lucro como demonstração de prosperidade, fé e salvação. Uma perfeita puritana, por E. Percy Moran (litografia de 1897). Uma perfeita puritana (E. Percy Moran, 1897).
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Capitalismo - Século XVIII
Figura 5 - Parque industrial inglês no século XVIII (Fonte: In: A CRISE ECONÔMICA DO SÉCULO XVII
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TECNOLOGIAS DISCIPLINARES Conformação de sujeitos dóceis e úteis Além da visão econômica foi importante para o sistema de democracia funcional Estratégia para afirmar a formação de uma sociedade formada por indivíduos individualizados sujeitos isolados
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PROPOSTA DA AUTORA GENERALIZAÇÃO DO EXAME VIGILÂNCIA HIERÁRQUICA & SANÇÃO NORMALIZADORA Permitiu ao PODER DISCIPLINAR nos sujeitos (CORPO) Objetivação tornou invisíveis as relações de força PODER NÃO VEM DE FORA PODER ESTÁ DENTRO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM
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GENERALIZAÇÃO DO EXAME
Inquérito inventado na Inquisição
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PEDAGOGIZAÇÃO DO CONHECIMENTO, DISCIPLINARILDADE E PERICULOSIDADE Processo que tenta exorcizar perigos, evitar conflitos sociais Imposição de limites Naturalizar as relações de força e dominação que determinados grupos sociais exercem sobre outros ESSES PROCESSOS TAMBÉM PRODUZIRAM RESISTÊNCIAS CONTINUAÇÃO DE PRODUÇÃO DE SABERES QUE PÕEM EM QUESTÃO OS EFEITOS DE PODER LIGADOS À ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL SABERES POLIMORFOS QUE PERMITEM RECUPERAR A MEMÓRIA HISTÓRICA DOS ENFRENTAMENTOS E DAS RESISTÊNCIAS
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SABERES PEDAGÓGICOS Resultado da articulação dos processos Pedagogização do conhecimento & Disciplinamento interno dos saberes Classificação e hierarquia vistas como naturais Racionalizam uma certa organização escolar e certas formas de transmissão sem questionar nunca a arbitrariedade dessa organização, nem o estatuto dos saberes transmitidos SABERES DISCIPLINARES & DISCIPLINARIZAÇÃO DOS SUJEITOS SÃO PROCESSO QUE ATRAVESSA TODA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
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PROPOSTAS DA AUTORA 1. Articular Teoria & Prática 2. Cultura Culta ≠ Cultura Dominante 3. Questionar a lógica crescente da pedagogização e dos esquemas classificatórios em uso 4. Evitar o Etnocentrismo das pedagogias tradicionais
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PROPOSTAS DA AUTORA 1. Teoria & Prática articular e tentar aproximar saberes gerais + teorias científicas + saberes locais + saberes práticos
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PROPOSTAS DA AUTORA 2. Cultura Culta ≠ Cultura Dominante Espaço aberto à criação e à resistência nas instituições educacionais - Existem saberes não totalmente disciplinados - Transmitir paixão pelo conhecimento - Formação de sujeitos críticos que resistam às formas de imposição
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PROPOSTAS DA AUTORA 3. Questionar a lógica crescente da pedagogização e dos esquemas classificatórios em uso - Não aceitar programas que tentam determinar os sujeitos e os saberes - Ensaiar novas formas de pensamento, de organização, de transmissão mais horizontais, transversais, polimorfas novos conhecimentos - Favorecer a insurreição dos saberes e novas formas de subjetividade “Conhece-te a ti mesmo” (Sócrates) lógica individualista
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PROPOSTAS DA AUTORA 4. Evitar o Etnocentrismo das pedagogias tradicionais Desprezo pelas culturas não acadêmicas Não impor o concreto “pedagogias renovadoras” psicologização Negação do acesso à Cultura Culta Superar dicotomia Tradição X Renovação
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