A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é ser geógrafo?. Ser geógrafo é fazer Geografia A geografia passou a ser uma disciplina acadêmica no final do século XIX. Sua origem é bem mais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é ser geógrafo?. Ser geógrafo é fazer Geografia A geografia passou a ser uma disciplina acadêmica no final do século XIX. Sua origem é bem mais."— Transcrição da apresentação:

1 O que é ser geógrafo?

2 Ser geógrafo é fazer Geografia A geografia passou a ser uma disciplina acadêmica no final do século XIX. Sua origem é bem mais antiga. Remonta dos povos primitivos. Recebeu contribuições dos chineses, árabes, egípcios, incas e todos os outros. A principal contribuição veio dos gregos.ia

3 Tornou-se ciência na modernidade. Na Europa. Durante a constituição dos países. Sob influência do Renascimento. Incorporou o método cartesiano de ver o mundo. Privilegiou a descrição.

4 No século XX – renovou-se. Incorporou a quantificação e a crítica. Privilegiou a dialética. Nada é permanente além da mudança Heráclito, a.C.

5 Geógrafo

6 O geógrafo Segundo o CREA, a palavra geógrafo designa todos os profissionais que cursaram o Bacharelado em Geografia. No entanto, ao longo dos anos, uma série de entidades – sejam estudantis, sejam profissionais – vêm contestando isso.

7 A Coneeg (Confederação Nacional das Entidades de Estudantes de Geografia) e a AGB (Associação dos Geógrafos do Brasil) consideram como sendo geógrafos todos os que, tendo sido formados em Geografia e atuam na área. Portanto, licenciados ou bacharéis são geógrafos.

8 Não há pesquisa em geografia sem a aplicação da mesma, inclusive através da docência. Não existe ensino da geografia sem que ocorra uma pesquisa aprofundada para que o seu ensino se dê de forma crítica, laica e enriquecedora.

9 O Profissional de Geografia * Os profissionais da Geografia, enquanto bacharéis, são regulamentados pelo Sistema CONFEA/CREA. * Os professores de Geografia são regulamentados pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC.

10 O professor de geografia, portador da licenciatura, deverá se inscrever na Coordenadoria de Ensino do MEC para poder exercer o magistério. O geógrafo, portador do bacharelado, deverá se inscrever no CREA.

11 O CREA engloba também engenheiros, agrônomos, arquitetos, tecnológicos, geólogos, meteorologistas e agrimensores e técnicos de Ensino Médio de áreas afins. O Conselho a nível federal chama-se Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, o CONFEA, que junto com os Conselhos Regionais dos diversos estados, formam o que denominamos de Sistema CONFEA/CREA.

12 A lei que regulamentou a profissão do Geógrafo, é a lei de 26 de junho de 1979 e também a lei

13 Afinal, o que é ser geógrafo? É um sábio que sabe onde se encontram os mares, os rios, as cidades, as montanhas, os desertos.

14 O geógrafo (Pequeno Príncipe de Saint Exupéry)

15 O que é ser geógrafo no século XXI? Um profissional capaz de interpretar a realidade, fazendo a análise do espaço da natureza e da sociedade. Um profissional que considera que nada é permanente além da mudança

16 A mudança A mudança começa por mim mesmo que, como motor e reflexo, crio o futuro no presente e o coletivo no pessoal em processo dialético. A pureza desse futuro reluz na pureza dos meios imediatos escolhidos para realizá-lo aqui e agora. Leonardo Boff

17 Ser geógrafo Ser geógrafo é fazer a mudança e começar por si mesmo. É pesquisar, descrever, analisar, correlacionar, interpretar, refletir e ensinar respeitando a vida, a natureza e a sociedade, não como coisas e seres desfrutáveis, mas como seres dignos de respeito, como semelhantes. Ver cada coisa com importância e cada coisa como parte de um todo, o cósmos.

18 Geógrafos franciscanos Realizam em si a mudança que desejam para a sociedade. Vivenciam e acalentam suas idéias no fundo de seu coração e enriquecem-as com espiritualidade. Utilizam o método dialético e o pensamento complexo, ou seja, buscam a reconciliação entre a espiritualidade, as exigências do pensamento e o rigor científico.

19 A Geografia não é física nem humana. A Geografia e das humanidades. Ser geógrafo é ser cidadão. Milton Santos


Carregar ppt "O que é ser geógrafo?. Ser geógrafo é fazer Geografia A geografia passou a ser uma disciplina acadêmica no final do século XIX. Sua origem é bem mais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google