A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Obadias – O Princípio da Retribuição Ev. Sérgio Lenz Fone (48) 9999-1980 MSN:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Obadias – O Princípio da Retribuição Ev. Sérgio Lenz Fone (48) 9999-1980 MSN:"— Transcrição da apresentação:

1 Obadias – O Princípio da Retribuição Ev. Sérgio Lenz Fone (48) MSN:

2 Porque o dia do SENHOR está perto, sobre todas as nações; como tu fizeste, assim se fará contigo; a tua maldade cairá sobre a tua cabeça. (Mateus 5:20) VERDADE PRÁTICA Obadias mostra que a lei da semeadura e o princípio da retribuição constituem uma realidade da qual ninguém escapará.

3 Obadias 1:1-4, Visão de Obadias. Assim diz o Senhor Deus a respeito de Edom: Temos ouvido novas da parte do Senhor, e por entre as nações foi enviado um mensageiro a dizer: Levantai-vos, e levantemo-nos contra ela para a guerra. 2 Eis que te farei pequeno entre as nações; serás muito desprezado. 3 A soberba do teu coração te enganou, ó tu que habitas nas fendas do penhasco, na tua alta morada, que dizes no teu coração: Quem me derrubará em terra? 4 Embora subas ao alto como águia, e embora se ponha o teu ninho entre as estrelas, dali te derrubarei, diz o Senhor.15 Porquanto o dia do Senhor está perto, sobre todas as nações, como tu fizeste, assim se fará contigo; o teu feito tornará sobre a tua cabeça. 15 Porque o dia do SENHOR está perto, sobre todas as nações; como tu fizeste, assim se fará contigo; a tua maldade cairá sobre a tua cabeça. 16 Pois como vós bebestes no meu santo monte, assim beberão de contínuo todas as nações; sim, beberão e sorverão, e serão como se nunca tivessem sido. 17 Mas no monte de Sião haverá livramento, e ele será santo; e os da casa de Jacó possuirão as suas herdades. 18 E a casa de Jacó será um fogo, e a casa de José uma chama, e a casa de Esaú restolho; aqueles se acenderão contra estes, e os consumirão; e ninguém mais restará da casa de Esaú; porque o Senhor o disse.

4

5 Conceito: O domínio de Deus é total: 1.Ele determina como ele mesmo escolhe e realiza tudo o que determina. 2.Nada pode deter seu propósito ou frustrar os seus planos. 3.Ele exerce o seu governo no curso normal da vida. 4.Também como nas mais extraordinárias intervenções ou milagres. Adaptado de: Bíblia de Estudo de Genebra, Nota Teológica, página 991

6 Conceito:

7 Livre arbítrio: O fato da livre ação nos confronta com um mistério. O controle de Deus sobre os nossos atos livres, atos que praticamos por nossa própria escolha, é tão completo como o é sobre qualquer outra coisa. Mas não sabemos como isso pode ser feito. Apesar desse controle, Deus não é e não pode ser autor do pecado. Deus conferiu responsabilidade aos agentes morais, no que concerne aos seus pensamentos, palavras e obras, segundo a sua justiça. Fonte: Bíblia de Estudo de Genebra, Nota Teológica, página 991

8 Contexto histórico: Os nove primeiros versículos deste livro, que é o mais curto de todos os livros do Velho Testamento, fazem paralelo íntimo com partes de Jeremias 49, embora a sequência do material seja diferente(cons. Ob, vs. 1-4 com Jr. 49:14-16; Ob. vs. 5, 6 com Jr. 49:9, 10; Ob,vs. 8, 9 com Jr. 49:7-22). A profecia de Obadias faz alusão a uma situação histórica na qual os idumeus aliaram-se aos inimigos de Israel e participaram no saque de Jerusalém (vs ). Jerusalém foi despojada pelos filisteus e árabes durante o tempo de Jeorão (II Cr. 21:16, 17), nos meados do século nono mais ou menos. Edom foi mencionada aqui tendo mais de um aliado (vs. 7, 11). Sabe-se que Edom aliou-se aos babilônios e outros quando da queda de Jerusalém em A.C., e participou do saque da cidade. Provavelmente a profecia de Obadias encaixa-se melhor nesse período. (Comentário Bíblico Moody)

9

10 Posição no Cânon: Situa-se entre Amós e Jonas, ainda que não necessariamente nessa ordem cronológica.

11 Origem: Como descendentes de Esaú, os edomitas tinham um parentesco de sangue com Israel (Esaú, (Edom), era filho de Isaque, e neto de Abraão) e, como seu pai, eram guerreiros robustos, impetuosos e orgulhosos, Pertenciam a uma nação que, por estar no alto da montanha, parecia invencível. De todos os povos deveriam ser os primeiros a se apressar para ajudar seus irmãos do Norte. Ao contrário, entretanto, apreciavam com maligna satisfação os problemas de Israel, capturavam e devolviam os fugitivos de Israel ao inimigo e até saqueavam seus campos. Extraído de:

12 O Deus soberano: A história edomita nos ensina que não é porque alguém não serve a Deus, que Ele não esteja no comando!

13 O rebaixamento de Edom:

14 O orgulho leva à ruína: Havia um constante conflito entre estas duas nações, por isso Edom se alegrou com a queda de Jerusalém. Temã, uma cidade localizada na região norte de Edom, era conhecida por seus sábios. Mas nem mesmo a sabedoria de Temã foi capaz de salvar Edom da ira de Deus.

15 O princípio da retribuição:

16 O castigo de Edom: A maldição se cumpriu. Em cumprimento das profecias de maldição emitidas pelos profetas, o lugar de morada deles se tornou hostil para a sobrevivência humana. Hoje em dia arqueólogos falam de descobertas de ruínas, partes de muralhas destruídas em meio a montanhas e areia, o local transformou-se em deserto. É o deserto conhecido como Neguev. Ali se vê muitos granitos avermelhados... Localiza-se nas proximidades ao sul do Mar Morto e Mar Vermelho, com abrangência de 160 km de cumprimento e 32 de largura, alcançando o Vale do Arabá. Extraído de: Acesso em 31/10/2012http://belverede.blogspot.com.br/2011/06/os-edomitas.html

17 Esaú e Jacó (v.18):

18 Assim como ninguém pode desafiar as leis naturais sem as devidas conseqüências, não é possível ignorar as leis espirituais e sair ileso. Só o arrependimento e a fé em Jesus podem levar o homem a experimentar o amor e a misericórdia de Deus (II Co 5:17)


Carregar ppt "Obadias – O Princípio da Retribuição Ev. Sérgio Lenz Fone (48) 9999-1980 MSN:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google