A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é SOCIOLOGIA? O que é Sociologia? O que é Sociologia?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é SOCIOLOGIA? O que é Sociologia? O que é Sociologia?"— Transcrição da apresentação:

1 O que é SOCIOLOGIA? O que é Sociologia? O que é Sociologia?
Definição que se pode dar à Sociologia: estudo do social ou, de melhor forma, estudo das relações sociais e das interações humanas. Quando se fala em “social”, parece difícil determinar o que isso significa, visto que o termo se mantém em patamar muito abstrato. Quando se apontam relações e interações sociais, é possível concretizar melhor o significado e entendê-lo como resultado das ações humanas. Como qualquer ciência, a Sociologia tem um objeto de estudo. No caso da Biologia, o objeto de estudo é a vida dos organismos vivos e suas relações com o meio ambiente. O da Sociologia é o conjunto de ações que determinada sociedade desempenha diariamente, resultante de costumes, economia, política, tecnologia. Assim se obtém empiricamente a experiência social, conforme as relações das coletividades mantidas em seu dia-a-dia, por meio das observações dos sociólogos. Imagine a seguinte situação: você e seus amigos estão numa festa no final de semana, com música, dança, comida e diversão. Caso um sociólogo queira conhecer melhor o comportamento dos jovens, além de outras técnicas e estudos, ele irá a essa festa e observará todos os detalhes que acontecerem, fazendo, posteriormente, suas anotações conforme o que viu. Dessa forma, ele conseguirá identificar os tipos de música e dança preferidos pelos jovens entre 14 e 18 anos, como normalmente se vestem, a linguagem própria dessa faixa etária, o tipo de lugar que os atrai, a maneira de se aproximar da pessoa que lhes chama a atenção, o que fazem para se relacionarem, etc. Autora: Regiane Ap. Atisano O que é Sociologia? O que é Sociologia?

2 Observe imagens dos primeiros estudiosos que se interessaram pela temática social Você já ouviu falar em algum deles? Sabe quais foram suas contribuições?

3 Reflita: por que alguém se interessa em estudar as questões sociais decorrentes dos séculos XVIII em diante? Da mesma forma que um cientista se interessa por estudar o que leva o ferro a se expandir ou comprimir, outros têm curiosidade por diferentes áreas. Normalmente, aqueles que preferem as reflexões acerca do comportamento humano acabam adquirindo fascínio pela sociologia — ciência recente, originária no século XIX, quando as relações sociais se ampliaram mediante o processo de industrialização.

4 Tarefa para Casa PESQUISA BIOGRÁFICA
Informações pessoais (data de nascimento, local de origem, família, formação, causa, data e local da morte). Principais contribuições a Sociologia. Principais obras escritas Conclusão: a partir desta pesquisa, defina a missão da Sociologia na visão deste pensador.


Carregar ppt "O que é SOCIOLOGIA? O que é Sociologia? O que é Sociologia?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google