A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUINHENTISMO. Os nossos primeiros escritos, no século XVI, principalmente se destinavam à descrição da nova terra e à apresentação das informações sobre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUINHENTISMO. Os nossos primeiros escritos, no século XVI, principalmente se destinavam à descrição da nova terra e à apresentação das informações sobre."— Transcrição da apresentação:

1 O QUINHENTISMO

2 Os nossos primeiros escritos, no século XVI, principalmente se destinavam à descrição da nova terra e à apresentação das informações sobre o contato com os habitantes nativos do Brasil – literatura de informação – e à catequização – literatura de catequese -, ou seja, tinham caráter informativo, documental e religioso. Os nossos primeiros escritos, no século XVI, principalmente se destinavam à descrição da nova terra e à apresentação das informações sobre o contato com os habitantes nativos do Brasil – literatura de informação – e à catequização – literatura de catequese -, ou seja, tinham caráter informativo, documental e religioso.

3 Alguns jesuítas que vieram ao Brasil nessa época também nos legaram cartas, tratados descritivos, crônicas históricas, entre outros documentos, cujo teor estava sempre relacionado à catequese, à missão de difundir a crença religiosa do colonizador. Alguns jesuítas que vieram ao Brasil nessa época também nos legaram cartas, tratados descritivos, crônicas históricas, entre outros documentos, cujo teor estava sempre relacionado à catequese, à missão de difundir a crença religiosa do colonizador.

4 As manifestações barrocas foram produzidas principalmente no século XVII, revelando como característica essencial a tensão entre matéria e espírito, razão e emoção, perdão e pecado. As manifestações barrocas foram produzidas principalmente no século XVII, revelando como característica essencial a tensão entre matéria e espírito, razão e emoção, perdão e pecado.

5 Consciente da efemeridade do tempo, ou seja, de que a vida é frágil e se esvai rapidamente, o ser humano se vê num dilema: ou aproveita intensamente a vida material ou se entrega plenamente à vida espiritual. Consciente da efemeridade do tempo, ou seja, de que a vida é frágil e se esvai rapidamente, o ser humano se vê num dilema: ou aproveita intensamente a vida material ou se entrega plenamente à vida espiritual.

6 São características da literatura barroca o jogo de idéias, explorando as sutilezas do raciocínio e do pensamento lógico, o rebuscamento formal, o jogo de palavras e o uso intenso de linguagem figurada.São características da literatura barroca o jogo de idéias, explorando as sutilezas do raciocínio e do pensamento lógico, o rebuscamento formal, o jogo de palavras e o uso intenso de linguagem figurada.

7 Na pintura barroca, buscou-se uma iluminação mais teatral, intensificou-se a dramaticidade das imagens, os gestos se tornaram mais expressivos e complexos, realçou-se cada movimento. Na pintura barroca, buscou-se uma iluminação mais teatral, intensificou-se a dramaticidade das imagens, os gestos se tornaram mais expressivos e complexos, realçou-se cada movimento.

8 Gregório de Matos Guerra estudou no Colégio dos Jesuítas em Salvador e, depois, em Coimbra, Portugal, formou-se em Direito. Foi destituído dos cargos públicos devido as suas sátiras e por se recusar a vestir o hábito sacerdotal. Envolveu-se em intrigas e perseguições, o que lhe custou a deportação para Angola. Gregório de Matos Guerra estudou no Colégio dos Jesuítas em Salvador e, depois, em Coimbra, Portugal, formou-se em Direito. Foi destituído dos cargos públicos devido as suas sátiras e por se recusar a vestir o hábito sacerdotal. Envolveu-se em intrigas e perseguições, o que lhe custou a deportação para Angola.

9 Seus poemas satíricos ridicularizavam religiosos, zombavam dos mestiços, atacavam seus desafetos pessoais e políticos, motivo que o levou a ser conhecido como O Boca do Inferno. Seus poemas satíricos ridicularizavam religiosos, zombavam dos mestiços, atacavam seus desafetos pessoais e políticos, motivo que o levou a ser conhecido como O Boca do Inferno.


Carregar ppt "O QUINHENTISMO. Os nossos primeiros escritos, no século XVI, principalmente se destinavam à descrição da nova terra e à apresentação das informações sobre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google