A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PAPEL DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO QUE QUEREMOS Marco Silva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PAPEL DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO QUE QUEREMOS Marco Silva."— Transcrição da apresentação:

1

2 O PAPEL DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO QUE QUEREMOS Marco Silva

3 Qual a diferença ente a tela da tv e a tela do computador?

4

5 Mídia unidirecional (modelo um-todos)

6

7 Novo espectador É menos passivo diante da mensagem fechada à sua intervenção e procura fugir do modelo de recepção clássica.

8 Que é o digital? O digital é o absoluto da montagem, incidindo esta sobre os mais ínfimos fragmentos da mensagem, uma disponibilidade indefinida e incessantemente reaberta à combinação, à mixagem, ao reordenamento dos signos

9 A informática não se contenta em reproduzir e difundir as mensagens (o que faz melhor do que a mídia clássica). Ela permite sobretudo engendrá-las, modificá-las à vontade, graças a um controle total de sua microestrutura, bit por bit.

10 O computador é muito mais do que uma máquina de escrever, muito mais do que um canivete suíço!!! Do PC ao CC: um fantástico salto de qualidade em comunicação

11 O digital autoriza, materializa as operações [da leitura clássica], e amplia consideravelmente seu alcance. Ele propõe um reservatório, uma matriz dinâmica, a partir da qual um leitor ou usuário pode engendrar novos textos

12 O digital permite interatividade física e não meramente imaginal Permite: Participação-intervenção Bidirecionalidade-hibridação Permutabilidade-potencialidade

13 Participação-intervenção O professor pressupõe a participação- intervenção do aprendiz. Participar é muito mais que responder sim ou não, é muito mais que escolher uma opção dada. Participar é modificar, é interferir na mensagem.

14 Bidirecionalidade-hibridação Comunicar pressupõe recursão da emissão e recepção. A comunicação é produção conjunta da emissão e da recepção. O emissor é receptor em potencial e o receptor é emissor em potencial. Os dois pólos codificam e decodificam.

15 Permutabilidade-potencialidade O emissor disponibiliza a possibilidade de múltiplas redes articulatórias. Ele não propõe uma mensagem fechada, ao contrário, oferece informação em redes de conexões permitindo ao receptor ampla liberdade de associação e significações.

16 Disponibiliza múltiplas experimentações, múltiplas expressões Disponibiliza uma montagem de conexões em rede que permite múltiplas ocorrências Formulador de problemas Provocador de situações Arquiteto de percursos Mobilizador da experiência do conhecimento A informática potencializa o trabalho do professor presencial e online:

17 Bibliografia

18 Contato (21)


Carregar ppt "O PAPEL DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO QUE QUEREMOS Marco Silva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google