Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
O PAPEL DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO QUE QUEREMOS
Marco Silva
2
Qual a diferença ente a tela da tv
e a tela do computador?
4
Mídia unidirecional (modelo um-todos)
6
Novo espectador É menos passivo diante da mensagem fechada à sua intervenção e procura fugir do modelo de recepção clássica.
7
Que é o digital? O digital é o absoluto da montagem,
incidindo esta sobre os mais ínfimos fragmentos da mensagem, uma disponibilidade indefinida e incessantemente reaberta à combinação, à mixagem, ao reordenamento dos signos
8
A informática não se contenta em reproduzir e difundir as mensagens
(o que faz melhor do que a mídia clássica). Ela permite sobretudo engendrá-las, modificá-las à vontade, graças a um controle total de sua microestrutura, bit por bit.
9
O computador é muito mais do que uma máquina de escrever,
canivete suíço!!! Do PC ao CC: um fantástico salto de qualidade em comunicação
10
O digital autoriza, materializa as operações [da leitura clássica],
e amplia consideravelmente seu alcance. Ele propõe um reservatório, uma matriz dinâmica, a partir da qual um leitor ou usuário pode engendrar novos textos
11
O digital permite interatividade física e não meramente imaginal Permite:
Participação-intervenção Bidirecionalidade-hibridação Permutabilidade-potencialidade
12
Participação-intervenção
O professor pressupõe a participação-intervenção do aprendiz. Participar é muito mais que responder “sim” ou “não”, é muito mais que escolher uma opção dada. Participar é modificar, é interferir na mensagem.
13
Bidirecionalidade-hibridação
Comunicar pressupõe recursão da emissão e recepção. A comunicação é produção conjunta da emissão e da recepção. O emissor é receptor em potencial e o receptor é emissor em potencial. Os dois pólos codificam e decodificam.
14
Permutabilidade-potencialidade
O emissor disponibiliza a possibilidade de múltiplas redes articulatórias. Ele não propõe uma mensagem fechada, ao contrário, oferece informação em redes de conexões permitindo ao receptor ampla liberdade de associação e significações.
15
A informática potencializa o trabalho do professor presencial e
Disponibiliza múltiplas experimentações, múltiplas expressões Disponibiliza uma montagem de conexões em rede que permite múltiplas ocorrências Formulador de problemas Provocador de situações Arquiteto de percursos Mobilizador da experiência do conhecimento A informática potencializa o trabalho do professor presencial e online:
16
Bibliografia
17
Contato marco@msm.com.br www.saladeaulainterativa.pro.br
(21)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.