A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O DNA e a Síntese de Proteínas. O DNA INTRODUÇÃO Ácido desoxirribonucléico. Presente no núcleo celular e também em mitocôndrias e cloroplastos. Descoberto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O DNA e a Síntese de Proteínas. O DNA INTRODUÇÃO Ácido desoxirribonucléico. Presente no núcleo celular e também em mitocôndrias e cloroplastos. Descoberto."— Transcrição da apresentação:

1 O DNA e a Síntese de Proteínas

2 O DNA INTRODUÇÃO Ácido desoxirribonucléico. Presente no núcleo celular e também em mitocôndrias e cloroplastos. Descoberto pelo suíço Johann Friedrich Miescher. Meados do século XIX. Era ácida rica em nitrogênio e fósforo.

3 O DNA Estrutura James Watson e Francis Crick em Dois filamentos longos em helicoidal (dupla- hélice). Cada filamento com milhões de nucleotídeos (polinucleotídeos). As duas cadeias de DNA se ligam através de pontes de hidrogênios. Gira da dupla-hélice para a direita.

4 O DNA ESTRUTURA Distancia entre duas bases nitrogenadas é de 0,34nm. A distancia para uma volta completa é 3,4nm. O raio da molécula de DNA é de 1nm.

5 O DNA

6 Antiparalelas, montadas em sentido contrário

7 O DNA Estrutura As bases nitrogenadas são específicas, complementares: GUANINA CITOSINA ADENINA TIMINA Ex: ATG CAT TTT GAA AGC TAC GTA AAA CTT TCG Todas as formas de vida em nosso planeta, com exceção de alguns vírus, tem sua informações genéticas na seqüência de bases nitrogenadas do DNA.

8 O DNA

9 Estrutura do nucleotídeo.

10 O DNA Duplicação semi-conservativa Processo chamado de replicação. Tem a capacidade de se duplicar. As duas novas fitas formadas tem uma sequência antiga e outra recém formada. Sentido do crescimento da nova fita de DNA é: 5para 3.

11 O DNA Duplicação semi-conservativa Ligação fosfodiéster. É a ligação entre dois nucleotídeos dos mesmo filamento de DNA.

12 O DNA Duplicação semi-conservativa

13 Síntese de proteínas O DNA é o constituinte fundamental do cromossomo. O gene é uma região do DNA que tem a informação para transcrição de um RNA, que por sua vez orienta a produção ou tradução de uma proteína. 3% do DNA pode ser transcrito para RNA e assim ser traduzido para proteína, ou seja DNA codificante. 97% do DNA não pode ser lido, ou seja, DNA não codificante ou DNA lixo.

14 Síntese de proteínas TRANSCRIÇÃO TRADUÇÃO

15 Síntese de proteínas O DNA nuclear não sai do Núcleo. A informação deve seguir para o citoplasma onde será codificado em proteínas. Quem realizará essa trabalho são os vários tipos de RNA. O RNA tem o ácido ribonucléico e a base nitrogenada URACILA no lugar da timina. A montagem da proteína acontece no ribossomo.

16 Síntese de proteínas Código genético Existem 20 aminoácidos diferentes para construir todas as proteínas. A cada 3 bases nitrogenadas (trinca) temos o código para 1 aminoácido específico. O Código genético é Degenerado, alguns aminoácidos tem uma de um código de trinca.

17 Síntese de proteínas Os 20 aminoácidos são: Fenilalanina Isoleucina Leucina Metionina Valina Serina Prolina Treonina Alanina Tirosina Histidina Glutamina Asparagina Lisina Acido aspartico Ácido glutâmico Cistenína Triptofano Arginina Glicina

18 Síntese de proteínas

19 Tipos de RNA: RNAm é quem transcreve a informação do DNA para a linguagem de RNA, conduzindo a informação coletada para o citoplasma. 3 BN 1 códon. RNAt é quem conduz os aminoácidos pelo citoplasma e quem os leva para a montagem da proteína. Cada um tem um anticódon. RNAr é quem ler a informação no RNAm para traduzí-la corretamente para a montagem da proteína.

20 Síntese de proteínas

21

22

23

24


Carregar ppt "O DNA e a Síntese de Proteínas. O DNA INTRODUÇÃO Ácido desoxirribonucléico. Presente no núcleo celular e também em mitocôndrias e cloroplastos. Descoberto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google