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Ednilson Oliveira. Um novo modelo de escola exige um professor engajado, investigativo, participativo, criativo, receptivo, a novos desafios e, principalmente.

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1 Ednilson Oliveira

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3 Um novo modelo de escola exige um professor engajado, investigativo, participativo, criativo, receptivo, a novos desafios e, principalmente que esteja à frente de seu tempo.

4 O ensino de ciências, em particular o ensino de atronomia, contempla vários desafios e traz muitas experiências que fazem com que os alunos vivenciem e se apropriem do aprendizado.

5 Projetos de astronomia que envolvam os estudantes nas diversas áreas do conhecimento representam vivências muito importantes.

6 O professor deve lançar-se em projetos desafiadores,elaborando oficinas temáticas.

7 Em particular na astronomia, há um vasto campo a ser explorado, desde a educação infantil até o ensino médio.

8 Nada é mais compensador do que o conhecimento aliado ao prazer, e a astronomia propicia isso. Quem nunca ficou emocionado ao ver um céu estrelado. O céu é o maior patrimônio da humanidade.

9 O que ensinar ?

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11 QUAL FIGURA MELHOR REPRESENTA A ÓRBITA DA TERRA QUAL FIGURA MELHOR REPRESENTA A ÓRBITA DA TERRA

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13 EXCENTRICIDADE Planeta Excentricidade Mercúrio0,206 Vênus0,007 Terra0,017 Marte0,093 Júpiter0,048 Saturno0,056 Urano0,047 Netuno0,009 Plutão0,249

14 Uso do Gnomon – determinação dos pontos cardeais

15 Eratóstenes de Cirene ( a.C.), bibliotecário e diretor da Biblioteca de Alexandrina de 240 a.C. a 194 a.C., foi o primeiro a medir o diâmetro da Terra.

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17 Alexandria = 7º 7º ~ 1/50 de 360º Distância de Alexandria e Siena ~ 800 km 50 x 800 ~ km

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19 Movimento, dia após dia, durante um ano. O Sol sempre nasce na mesma posição?

20 Pela sombra projetada pelo gnomon, ao longo de um ano, podemos determinar a trajetória do Sol na Esfera Celeste.

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23 Movimento diário das estrelas Movimento diário das estrelas Três posições essenciais (Nos pólos, no equador, entre pólos e equador)

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25 Onde encontar o Sul? Cruzeiro do Sul, 4,5 x o madeiro Maior e desce.

26 Existem quatro fases fundamentais da Lua que se revezam sucessivamente na seguinte ordem: Lua Nova ou novilúnio, Quarto crescente, Lua cheia ou plenilúnio e Quarto minguante.

27 Ao intervalo de tempo ocorrido entre duas Luas Novas consecutivas nos denominamos de mês sinódico ou Lunação, o mês sinódico equivale a 29 dias 12 horas e 44 minutos. O período sideral da Lua, ou mês sideral é o tempo necessário para a Lua completar uma volta em torno da Terra, em relação a uma estrela. Sua duração é de 27 dias 7 horas e 43 minutos.

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32 Observação Solar Caminhada ao Sistema Solar Construção de Relógio Solar etc

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39 Observação a olho nu. (Re-conhecimento do Céu). Principais constelações. Estrelas Cadentes. Observação Noturna com telescópios (Planetas, Lua, Aglomerados etc). Astrofotografia.

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53 Eclipse Lunar Total de 21/01/2000

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68 Caminhada ao Sistema Solar (Quadra). Teatro do Zoodíaco. Palestras com temas atuais e polêmicos. Proporções de planetas.

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71 PlanetasDistância (UA)Milhões de km Mercúrio0,3957,9 Vênus0,72108,2 Terra1,00149,6 Marte1,5228,0 Júpiter5,2778,0 Saturno9,51.429,4 Urano19,22.871,0 Netuno30,14.504,0 Plutão39,55.913,5

72 PlanetasDistância em metros Mercúrio0,39 ou 39 cm Vênus0,72 ou 72 cm Terra1,00 m Marte1,5 m Júpiter5,2 m Saturno9,5 m Urano19,2 m Netuno30,1 m Plutão39,5 m ~ 40 metros

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74 5 metros

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81 Lunetas com lente de Óculos Relógio Estelar Orrery Relógios de Sol Uso do Planisfério

82 Lunetas com lente de Óculos (Apostila João Canalle)

83 Relógio Estelar (atividade da OBA)

84 Orrery ( Mini Planetário)

85 Relógios de Sol (diversos)

86 Relógios de Sol (Heliográfo) - Lâmpada

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88 Uso do Planisfério

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91 Links Oficinas Lunetas - 1/artpdf/a7.pdfhttp://www.fsc.ufsc.br/ccef/port/22- 1/artpdf/a7.pdf Relogio Estelar - Orrery ( Mini Planetário) - Relógios de Sol Uso do Planisfério

92 O que é? É um clube exclusivo para professores e alunos das escolas do PEA. Qual é o objetivo? Oferecer aos associados um espaço de troca de informações sobre Astronomia, além do compartilhamento de atividades e experiências educacionais. Como associar-se ao Clube? Alunos e professores das escolas do PEA devem acessar o site lá têm todas as informações sobre os procedimentos para associar-se ao Clube. Onde fica o Clube? A Rede Estelar é um clube virtual, por isso, podemos dizer que sua sede é o site do PEA. O que oferece o Clube aos seus associados? Os associados receberão uma carteira de Sócio Amador de Astronomia e, também, uma senha que lhe permitirá ter acesso aos conteúdos e atividades do site do Clube, como:

93 Astrônomo on-line Permite ao associado enviar perguntas para nossos especialistas. O céu como sala de aula Professores e alunos associados poderão utilizar nossas propostas de atividades educacionais utilizando a Astronomia como pano de fundo. Data Estelar Um calendário do céu preparado para ajudar o agendamento das atividades de observação e estudos. SkyImage Associados terão acesso a inúmeras imagens do Universo, com comentários de especialistas. Eu Galileu Aqui, o Sócio Amador de Astronomia encontra informações sobre um modelo de luneta para construir. Diversas opções de atividades estão sendo preparadas para que o Sócio Amador de Astronomia tenha no Clube um parceiro ativo em seus estudos e descobertas.

94 A partir de quando poderemos nos associar ao Clube? O clube já está aberto para visitação no endereço: O credenciamento de associados será no início das atividades do próximo ano letivo. Venha conhecer essa nova proposta da Rede PEA. Familiarize-se com esse projeto inovador e participe. Nossos alunos e a educação só têm a ganhar com essa iniciativa. Sejam bem-vindos!

95 Astrônomo Ednilson Oliveira


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