A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é o Espaço Urbano?.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é o Espaço Urbano?."— Transcrição da apresentação:

1 O que é o Espaço Urbano?

2 O espaço de uma grande cidade capitalista constitui-se no conjunto de diferentes usos da terra justapostos entre si. O conjunto de usos da terra é, na realidade, a organização espacial da cidade ou, simplesmente, o espaço urbano, que aparece assim como espaço fragmentado.

3 ESPAÇO URBANO USOS DA TERRA USOS DA TERRA SERVIÇO LAZER COMÉRCIO
INDÚSTRIA ESPAÇO URBANO EXPANSÃO É COMO SE FOSSE UMA CORRENTE. CADA USO DE SOLO, OU ESPAÇO FRAGMENTADO, É UM ELO DA CORRENTE ESPAÇO URBANO!!! USOS DA TERRA RESIDÊNCIAS RESIDÊNCIAS GESTÃO

4 Quem produz o espaço urbano?
O espaço urbano capitalista: fragmentado, articulado, reflexo, condicionante social e cheio de símbolos e campo de lutas Logo: é um produto social, resultado de ações acumuladas através do tempo, e engendradas por agentes que produzem e consomem espaço.

5 Provocam: Capital privado Estado Agentes sociais excluidos
Agentes sociais de formação do tecido urbano: (produzem e consomem espaço) Capital privado Estado Agentes sociais excluidos Provocam: Mudança no conteúdo social e econômico da áreas a partir dos distintos interesses Exemplo:Renovação urbana, relocação diferenciada de infra-estrutura

6 A GÊNESE DA ÁREA CENTRAL
As áreas centrais tiveram origem com o surgimento do capitalismo FASE PRÉ-CAPITALISTA OU MERCANTILISTA: A cidade mantém ligações com o mundo exterior a ela, como fluxos de capitais, mercadorias, pessoas e idéias, tornando-se um foco de transportes inter-regionais. FASE PÓS REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: Essas ligações se ampliam qualitativa e quantitativamente, tendo as ferrovias um papel de destaque no transporte inter-regional.

7 O NÚCLEO CENTRAL E A ZONA PERIFÉRICA DO CENTRO
O processo de centralização configurou as áreas centrais de modo segmentado: Núcleo central; Zona periférica do centro. Núcleo central caracterizado pela área da cidade onde se concentram a maior parte das atividades, ampla escala vertical, limitada escala horizontal, concentração diurna, foco de transportes intra-urbanos, área de decisões. Zona periférica se localiza ao redor do núcleo central, caracterizado pelo uso semi-intensivo do solo, ampla escala horizontal, limitado crescimento horizontal, área residencial de baixo status social, foco de transportes inter-regionais. O processo da descentralização implicou no limitado crescimento horizontal tanto do núcleo central como da zona periférica do centro.

8 DESCENTRALIZAÇÃO E OS NÚCLEOS SECUNDÁRIOS
Fatores contribuintes ao processo: aumento constante do preço da terra, impostos e aluguéis na área central; congestionamento e alto custo do sistema de transportes e comunicações; dificuldade de obtenção de espaço afetando particularmente as indústrias em crescimento; restrições legais implicando a ausência de controle do espaço, limitando, portanto a ação das firmas.

9 Surgimento de atrações em áreas não centrais, como:
terras não ocupadas, a baixo preço e impostos; Infra-estrutura implantada; facilidades de transporte; qualidades atrativas do sítio; possibilidade de controle do uso da terra.

10 O SIGNIFICADO DA DESCENTRALIZAÇÃO
A descentralização torna o espaço urbano mais complexo, com vários núcleos secundários de atividades ; essa complexidade gera economias de transporte e tempo, para o consumidor, induzindo a um maior consumo, o que é de interesse do capital produtivo e comercial; para o capitalismo industrial, essa descentralização também gera lucro devido a venda dos terrenos antigos onde se erguem edifícios comerciais e residenciais; por outro lado, a descentralização do capital comercial tende a levar ao desaparecimento das firmas de bairros incapazes de concorrer com as grandes.

11 A SELETIVIDADE DA DESCENTRALIZAÇÃO
A descentralização um processo complexo, caracterizando-se por diferentes tipos de seletividade: Seletividade em termos de atividades: Algumas descentralizam-se mais, como a indústria, enquanto outras são pouco propensas a descentralização, como a direção dos negócios.

12 Planta da cidade no ano de 1902.
Observa-se o desenvolvimento da área central em torno das primeiras vias: rua do Acampamento, Venâncio Aires, Dr. Bozzano, rua da Aldeia, atual avenida Presidente Vargas.

13 Santa Maria- Zona Oeste
. Bairro Tancredo Neves Bairro Patronato – Vista Cemitério Zona Oeste – Panorâmica Bairro Passo da Areia – Hipódromo Distrito Industrial Fonte fotos: Marchiori, et. all, 2008.

14 Teoria da organização de Burgess Zonas Concêntricas

15 O ano de 1898 foi marcado pelo início da iluminação elétrica, pela fundação da sociedade que daria origem ao hospital de caridade e pela instalação do primeiro estabelecimento de ensino secundário, o colégio Santa Maria. Rua do Acampamento, séc XIX. Primeira igreja de Santa Maria

16 No bairro Rosário, o qual fica mais próximo ao centro, observa-se uma melhor rede de infra estrutura urbana e condições de vida como mostram os dados do IBGE. Bairro do Rosário

17 Estas áreas vêm sendo ocupadas irregularmente ao longo do tempo, devido à segregação social e urbana resultante da especulação imobiliária que existem no meio urbano e que fazem com que a população de menor poder aquisitivo procurem locais cujo interesse imobiliário é nulo, uma vez que o bairro encontra-se fora do principal eixo de expansão da cidade. Imagem de ocupação irregular no morro do cechela Ocupação irregular na estação Férrea de Santa Maria


Carregar ppt "O que é o Espaço Urbano?."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google