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CRCMG CFC A aceitação incondicional de uma posição de destaque, durante a vida profissional do contabilista, passa necessariamente pelo aprendizado contínuo..

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2 CRCMG CFC

3 A aceitação incondicional de uma posição de destaque, durante a vida profissional do contabilista, passa necessariamente pelo aprendizado contínuo.. CFC/CRCs

4 CFC - CRCs O ambiente econômico atual, no qual os contabilistas exercem suas atividades, caracteriza- se: pelo processo de mudanças rápidas; pela complexidade da tecnologia da informação; pela ênfase dada ao processo de privatização em vários países; pela consideração dos padrões éticos e de preservação ambiental.

5 WO ATUAL PROCESSO DE MUDANÇA DA SOCIEDADE NÃO REPRESENTA UM MERO AJUSTE, MAS UMA RUPTURA, UMA CRISE, UMA RECONSTITUIÇÃO. WMUDANÇA DA ESCALA DE TROCAS WConectividade Mundial WGlobalização de Mercados WAumento do Comércio Internacional WIntensificação das Operações no Mercado de Capitais CFC - CRCs

6 A manutenção da competência profissional face às mudanças crescentes torna imperativo desenvolver uma atitude de aprender a aprender. CFC - CRCs

7 Entende-se por Educação Continuada o processo de manutenção da capacidade profissional através : Da renovação permanente da qualificação; Da adequação das habilidades profissionais às mudanças do mercado de trabalho CFC - CRCs

8 A educação, mais que outro qualquer campo profissional, não está isenta das influências sofridas pela nova ordem econômica.

9 CFC - CRCs Partindo do princípio de que o processo de ensino e aprendizagem é a base formal para a preparação dos profissionais, é importante que os processos educativos estejam alinhados com a realidade econômica mundial.

10 Nos dias de hoje torna-se necessário que o processo educacional forneça ao educando um denominador comum encaminhando-o a fazer uma integração dos elemento e das práticas internacionais sem perder de vista as particularidades e riquezas regionais. CFC - CRCs

11 O objetivo da educação em contabilidade é produzir contabilistas eficientes que contribuam positivamente para a sociedade a qual pertencem. CFC - CRCs

12 Objetivos: Contabilistas Competentes Conhecimento Habilidades Experiência Profissional em Contabilidade CFC - CRCs

13 O enfoque tradicional do ensino era o de transferência de conhecimento. O enfoque atual e necessário é o do desenvolvimento de habilidades. CFC - CRCs

14 Segundo a International Federation of Accantants - IFAC, um programa de educação em contabilidade precisa fundamentar-se no desenvolvimento de três pontos: l Conhecimento l Habilidades l Valores profissionais CFC - CRCs

15 Os conhecimentos necessários aos contabilistas no desempenho de suas atividades se agrupam nas seguintes categorias: l Conhecimento geral l Conhecimento organizacional e de negócios l Conhecimento de tecnologia de informação l Conhecimento em contabilidade e áreas afins CFC - CRCs

16 Entende-se por habilidade a capacidade dos indivíduos de resolver problemas, encontrar soluções, exercer julgamentos, tomar decisões, relacionar-se com outras pessoas de capacidade intelectual diferente da sua, liderar grupos e comunicar-se oralmente e por escrito. CFC - CRCs

17 Valores profissionais definem-se como a capacidade de reconhecer-se como membro de um determinado grupo ou classe profissional CFC - CRCs

18 Os componentes dos valores profissionais são: Comprometimento com a integridade, objetividade e independência; Conhecimento dos padrões de ética profissionais; Preocupação com o interesse público; Sensibilidade em relação à ética profissional, Comprometimento com o aprendizado vitalício. CFC - CRCs

19 Existem alguns países onde a educação continuada é pré-requisito para o exercício da profissão. A despeito da obrigatoriedade, a educação continuada, isto é, o comprometimento com o aprendizado vitalício, alinha-se entre os mais importantes valores profissionais. CFC - CRCs

20 A maioria dos países do mundo, outorgam licenças que devem ser renovadas de tempo em tempo, não são para vida toda. Juan R. Herrera, ex-presidente da International Federation of Accoutants IFAC em discurso pronunciado na XXI Conferência Interamericana de Contabilidade realizada em Lima no Peru. CFC - CRCs

21 Para as renovações, os profissionais devem demonstrar que se mantém atualizados e que tenham cumprido uma quantidade mínima de horas de treinamento em programas de educação continuada. Os requisitos de educação continuada variam, mas normalmente giram em torno de 40 horas ao ano. CFC - CRCs

22 Uma pessoa pode graduar-se no Brasil (pode ser na faculdade ou nas escolas técnicas), obter sua licença, nunca exercer a profissão e depois de vinte anos emitir um parecer sobre as demonstrações Financeiras ou assinar um balanço. CFC - CRCs

23 Este procedimento ao invés de servir ao interesse público é mais uma facilidade para tornar-se um elemento de corrupção e engano. CFC - CRCs

24 Até então a Educação Continuada não era obrigatória no Brasil; Ao longo dos últimos 10 anos, o Sistema CFC/CRC vem estimulando essa prática, quer seja participando diretamente do processo, ou através de convênios. CFC - CRCs

25 O SISTEMA CFC/CRCs P. Ativos Org. Contábeis Presente: 27 Estados Orç. Anual R$ 46 Milhões 1996/1999(agost) Eventos Partic.

26 1996/1999(agost) 656 Eventos Partic P. Ativos Org. Contábeis Orç. Anual R$ 4 Milhões CRCMG MG

27 Exame de Suficiência e Educação Continuada OBRIGATORIEDADE Definida no novo estatuto dos Conselhos de Contabilidade, instituído pela Resolução Nº. 825/98, criado para atender as disposições do artigo 58 da Lei No. 9649/98

28 EXAME DE SUFICIÊNCIA E EDUCAÇÃO CONTINUADA Art.17. Ao CFC compete:..... XXXII - dispor sobre exame de suficiência profissional, como requisito para concessão de registro profissional; XXXIII - instituir e disciplinar o programa de Educação Continuada para manutenção de registro profissional.

29 REDE DE PARCERIAS COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DO NOVO CONTRATO PROFISSIONAL E SOCIAL CFC - CRCs

30 EDUCAÇÃO CONTINUADA WA Formatação da parceria entre o Sistema CFC/CRC, as demais entidades de classe e os Contabilistas deve passar pela questão Orçamentária, mas também temos que dar ênfase:

31 WCapacitação conjunta de Dirigentes da Classe. WElaboração conjunta de planejamentos estratégicos e planos de ação com o intuito de se buscar uma maior sinergia no processo de educação continuada.

32 CFC - CRCs Devemos nos conscientizar que os profissionais, enquanto pessoas e as organizações, estão sempre em construção e que a qualificação constante assegura a qualidade e o valor dessa construção. Devemos nos comprometer com nossa formação profissional futura sob pena de não cumprirmos fielmente nossa missão como indivíduos

33 . O fim último da educação está no desenvolvimento das virtudes morais e intelectuais para realização de uma vida feliz. CFC - CRCs


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