A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Para uma Educação no Século 21 Paradigmas Paradigmas Ruptura Ruptura Articulação dos saberes Articulação dos saberes Os setes saberes Os setes saberes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Para uma Educação no Século 21 Paradigmas Paradigmas Ruptura Ruptura Articulação dos saberes Articulação dos saberes Os setes saberes Os setes saberes."— Transcrição da apresentação:

1 Para uma Educação no Século 21 Paradigmas Paradigmas Ruptura Ruptura Articulação dos saberes Articulação dos saberes Os setes saberes Os setes saberes Educação transformadora Educação transformadora

2 ÉTICA DO CARÁTER paradigma social Integridade Integridade Humildade Humildade Fidelidade Fidelidade Temperança Temperança Coragem Coragem Justiça Justiça Paciência Paciência Diligência Diligência Simplicidade Simplicidade Modéstia Modéstia Regra de ouro Regra de ouro Fazer aos outros o que desejamos que nos façam. Fazer aos outros o que desejamos que nos façam.

3 ÉTICA DA PERSONALIDADE paradigma social Sucesso decorre: Sucesso decorre: –Da personalidade –Da imagem pública –Das atitudes –Dos comportamentos –Da habilidade e das técnicas que lubrificam o processo de interação humana

4 ÉTICA DA PERSONALIDADE Trilha dois caminhos básicos Trilha dois caminhos básicos –Técnicas nas relações públicas e humanas –Uma atitude mental positiva Sua atitude determina sua altitude Sua atitude determina sua altitude A mente humana pode conquistar tudo aquilo que consiga conceber e acreditar. A mente humana pode conquistar tudo aquilo que consiga conceber e acreditar.

5 Em vez de modificá-lo, tentamos ficar de fora, separá-lo de nós, procurando reconhecer sua identidade, individualidade, autonomia e valor. QUE VISÃO DE MUNDO SUSTENTA NOSSO VIVER? SUSTENTA NOSSO VIVER? Será esta uma atitude humanizadora?

6 É a maneira como vemos o mundo – no sentido de percepção, compreensão e interpretação PODER DE UM PARADIGMA

7 O ensino se dá por fragmentos O ensino se dá por fragmentos A inteligência que só sabe separar reduz o complexo a fragmento desunidos, fraciona os problemas e unidimensionaliza o multidimensional. Morin, 2005

8 A maneira de pensar para encontrar soluções para os problemas planetários se tornou um dos mais graves problemas. Morin destaca: Cultura humanística Cultura científica

9 Reforma do pensamento é paradigmática No ser humano existe um aspecto biológico, encarnado pelo cérebro, e um aspecto cultural, ligado ao espírito.

10 ARTICULAÇÃO DOS SABERES Quem somos? Qual é o nosso mundo ? De onde viemos ?

11 ARTICULAÇÃO DE CONHECIMENTOS A constituição de um objeto simultaneamente A constituição de um objeto simultaneamente –Interdisciplinar –Polidisciplinar –Transdisciplinar Permite criar a troca, a cooperação e a policompetência

12 A aprendizagem da religação O que você vê em uma taça de vinho?

13 Resposta de um astrofísico Michel Cassé Vejo o nascimento do universo já que vejo as partículas que se formaram nos primeiros segundos.

14 Vejo o sol anterior ao nosso já que os átomos de carbono se formaram no interior da forja deste sol que explodiu.

15 Depois o carbono chegou nesta espécie de lata de lixo cósmica que foi a origem da Terra.

16 Vejo também a formação de macromoléculas.

17 Vejo o nascimento da vida, o desenvolvimento do mundo vegetal, a domesticação das vinhas nos países mediterrâneos. Vejo o desenvolvimento da técnica moderna que permite hoje controlar de forma eletrônica a temperatura de fermentação nas cubas. Vejo toda a história cósmica e humana nessa taça de vinho.

18 Paradigma da Complexidade O que foi tecido junto Interação

19 Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro

20 I - As cegueiras do Conhecimento: o erro e a ilusão TraduçãoReconstruçãoAmeaçado Subjetivo

21 Educação: identificar a origem dos erros, ilusões e cegueiras Inteligência + Afeto

22 A INCERTEZA DO CONHECIMENTO O conhecimento do conhecimento, que comporta a integração do conhecedor em seu conhecimento, deve ser, para a educação, um princípio e uma necessidade permanentes. Edgar morin, 2005

23 II - Os princípios do Conhecimento Pertinentes Contexto Planetário: conhecer problemas do mundo

24

25 A educação deve promover a inteligência geral apta a referir-se ao complexo, ao contexto, de modo multidimensional e dentro da concepção global. Complexidad e

26 III - Ensinar a Condição Humana Situada no Universo Cósmica Física Terrestre Humana

27 V - Enfrentar as Incertezas O conhecimento é a navegação em um oceano de incertezas, entre arquipélagos de certezas (p.86)

28 VI - Ensinar a compreensão - Objetiva - Subjetiva

29 Humanizar: Unidade Humana X Diversidade Cultural

30 VII - A ética do gênero humano Caráter ternário: Indivíduo - sociedade - espécie Democracia Cidadania Terrestre

31 - Autonomias individuais - Participações comunitárias - Consciência de pertencer a espécie humana

32 A educação deve contribuir não somente para a tomada de consciência da nossa Terra-Pátria, mas também permitir que esta consciência se traduza em vontade de realizar a cidadania terrena

33 Reformar, quebrar, modificar requer pensamento que religue, pois não se pode reforma o sistema de educação sem ter reformado os espíritos e vice- versa.

34 EDUCAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO

35 OS HÁBITOS DAS PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES 7

36 HÁBITO 1 Seja pró-ativo Ou você assume o controle de seu destino ou alguém o fará por você.

37 HÁBITO 2 Comece com o objetivo em mente No fundo, o ser humano não deve perguntar qual o sentido de sua vida, mas na verdade perceber que é ela quem pergunta. Victor Frankl

38 HÁBITO 3 Primeiro o mais importante Você ama a vida? Então não desperdice o tempo, pois é ele quem forma a matéria da vida. Benjamin Franklin

39 HÁBITO 4 Pensa em ganha ganha Não pode haver amizade sem confiança, nem confiança sem integridade. Samuel Johnson

40 HÁBITO 5 Primeiro compreender e depois, talvez, ser compreendido O coração tem razões que a própria razão desconhece. Pascal 6

41 HÁBITO 6 Crie sinergia Ser igual não significa proximidade. A proximidade, ou unidade, é a capacidade de complementar. A essência da sinergia é valorizar a diferença. Stephen Covey

42 HÁBITO 7 Afine o instrumento Não devemos parar de investigar E o fim de toda nossa investigação será chegar ao ponto de partida e ver o lugar pela primeira vez. T. S. Eliot

43

44 Sucesso em suas mãos Cada um de nós toma conta da porta da mudança, que só pode ser aberta pelo lado de dentro. Marilyn Ferguson

45 Lembre-se que cada um é um ser diferente com suas virtudes e seus defeitos.

46

47


Carregar ppt "Para uma Educação no Século 21 Paradigmas Paradigmas Ruptura Ruptura Articulação dos saberes Articulação dos saberes Os setes saberes Os setes saberes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google