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Para uma Educação no Século 21

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Apresentação em tema: "Para uma Educação no Século 21"— Transcrição da apresentação:

1 Para uma Educação no Século 21
Paradigmas Ruptura Articulação dos saberes Os setes saberes Educação transformadora

2 ÉTICA DO CARÁTER paradigma social
Integridade Humildade Fidelidade Temperança Coragem Justiça Paciência Diligência Simplicidade Modéstia Regra de ouro “ Fazer aos outros o que desejamos que nos façam”. A auto-biografia de Benjamim Franklin – exemplo dessa literatura – o esforço de um homem para interiorizar certos princípios e hábitos profundamente em sua natureza. Existem princípios básicos para uma vida proveitosa, e que as pessoas só experimentam o verdadeiro sucesso quando aprendem a integrar estes princípios a seu caráter básico.

3 ÉTICA DA PERSONALIDADE paradigma social
Sucesso decorre: Da personalidade Da imagem pública Das atitudes Dos comportamentos Da habilidade e das técnicas que lubrificam o processo de interação humana Pouco depois da 1a. Guerra Mundial a visão básica do sucesso deslocou-se da Ética do Caráter para a Ética da Personalidade. O sucesso torna-se uma decorrência...

4 ÉTICA DA PERSONALIDADE
Trilha dois caminhos básicos Técnicas nas relações públicas e humanas Uma atitude mental positiva “Sua atitude determina sua altitude” “A mente humana pode conquistar tudo aquilo que consiga conceber e acreditar.” Parte dessa filosofia se expressa por meio de máximas por vezes válidas... Outras práticas da abordagem – manipuladoras, enganosas => levando as pessoas a utilizarem técnicas que levassem os outros a gostar delas; fingir interesses pelos hobbies alheios para arrancar o que pretendiam deles, aparência de poder ou intimidar para abrir caminho... Reconhece o caráter como ingrediente para o sucesso – compartimentá-lo – em vez de reconhecê-lo como fundamental e catalítico. O que importa são as técnicas de influência imediata, as estratégias do poder, as habilidades de comunicação e as atitudes positivas – a ética do caráter passaram a surgir apenas como enfeite... A ética da personalidade era a fonte subconsciente das soluções que Sandra e Stephen buscavam para seu filho. A imagem que faziam de pais bons e dedicados era mais forte do que a imagem de seu filho... Depois de conversarem e refletirem, conscientizaram-se que valores baseados na comparação social estavam em desarmonia com as suas crenças mais profundas, conduzindo ao amor condicional, e finalmente a diminuição do amor próprio de seu filho.

5 QUE VISÃO DE MUNDO SUSTENTA NOSSO VIVER?
“Em vez de modificá-lo, tentamos ficar de fora, separá-lo de nós, procurando reconhecer sua identidade, individualidade, autonomia e valor.” Resolveram concentrar esforço em si mesmos – em vez de tentar modificá- lo, ficaram de fora, separando-o deles, procurando reconhecer sua identidade, individualidade, autonomia e valor. Pela fé e oração => começaram a ver o seu filho com ser humano único e distinto... Notaram potencial imenso em diversos setores, que se manifestar de acordo com seu próprio ritmo e velocidade. Decidiram abrir o caminho para a manifestação da personalidade de seu filho...pararam de protegê-lo – de modo que atravessou períodos de crises: não é preciso protegê-lo, você pode se defender sozinho. (este era o recado agora). Conforme o tempo passava adquiriu mais confiança, tornou-se admirável – acadêmica, social e atleticamente – em um passo muito veloz... Nos anos seguintes, foi eleito para diversos cargos de liderança na comunidade estudantil, tornou-se um atleta famoso e trouxe notas altas para casa...desenvolveu personalidade cativante e honesta – relacionamento pacífico com todos os tipos de pessoas. Será esta uma atitude humanizadora?

6 PODER DE UM PARADIGMA É a maneira como “vemos” o mundo – no sentido de percepção, compreensão e interpretação

7 O ensino se dá por fragmentos
“A inteligência que só sabe separar reduz o complexo a fragmento desunidos, fraciona os problemas e unidimensionaliza o multidimensional.” Morin, 2005

8 Morin destaca: Cultura humanística Cultura científica
A maneira de pensar para encontrar soluções para os problemas planetários se tornou um dos mais graves problemas. Morin destaca: Cultura humanística Cultura científica Cultura humanística – passado – filosofia, ensaio e literatura - reflexão Cultura científica – presente – teórica não reflexiona sobre o destino humano

9 Reforma do pensamento é paradigmática
No ser humano existe um aspecto biológico, encarnado pelo cérebro, e um aspecto cultural, ligado ao espírito.

10 ARTICULAÇÃO DOS SABERES
Quem somos? Qual é o nosso mundo ? De onde viemos ?

11 ARTICULAÇÃO DE CONHECIMENTOS
“ A constituição de um objeto simultaneamente Interdisciplinar Polidisciplinar Transdisciplinar Permite criar a troca, a cooperação e a policompetência”

12 A aprendizagem da religação
O que você vê em uma taça de vinho?

13 Resposta de um astrofísico Michel Cassé
Vejo o nascimento do universo já que vejo as partículas que se formaram nos primeiros segundos.

14 Vejo o sol anterior ao nosso já que os átomos de carbono se formaram no interior da forja deste sol que explodiu.

15 Depois o carbono chegou nesta espécie de lata de lixo cósmica que foi a origem da Terra.

16 Vejo também a formação de macromoléculas.

17 Vejo o nascimento da vida, o desenvolvimento do mundo vegetal, a domesticação das vinhas nos países mediterrâneos. Vejo o desenvolvimento da técnica moderna que permite hoje controlar de forma eletrônica a temperatura de fermentação nas cubas. Vejo toda a história cósmica e humana nessa taça de vinho.

18 Paradigma da Complexidade
“O que foi tecido junto” Interação

19 Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro

20 I - As cegueiras do Conhecimento: o erro e a ilusão
Tradução Reconstrução Ameaçado Não há conhecimento que não esteja, em algum grau, ameaçado pelo erro e pela ilusão; Teoria da informação mostra que existe o risco do erro sob o efeito de perturbações aleatórias ou de ruídos, em qualquer transmissão da informação (comunicação da mensagem) O conhecimento (forma de palavra, de idéia, de teoria) é o fruto de uma tradução/reconstrução por meio da linguagem e do pensamento que está sujeito ao erro. Ao mesmo tempo que há a tradução e reconstrução, a interpretação introduz ao risco do erro na subjetividade do conhecedor, de sua visão do mundo e de seus princípios de conhecimento Erros e ilusões sobrevêm dos nossos controles racionais.... Nossos desejos, medos e as perturbações mentais trazidas por nossas emoções multiplicam os riscos de erro. Subjetivo

21 Educação: identificar a origem dos erros, ilusões e cegueiras
Inteligência + Afeto Simples para eliminar o erro poderíamos recalcar toda afetividade, pois o sentimento, a raiva, o amor e a amizade podem-nos cegar. No mundo mamífero, humano, o desenvolvimento da inteligência é inseparável do mundo da afetividade. Afetividade pode asfixiar o conhecimento, mas também fortalecê-lo... O conhecimento científico é poderoso meio de detecção dos erros e de lunta contra a ilusões. Educação: identificar a origem dos erros, ilusões e cegueiras

22 A INCERTEZA DO CONHECIMENTO
O conhecimento do conhecimento, que comporta a integração do conhecedor em seu conhecimento, deve ser , para a educação, um princípio e uma necessidade permanentes. Edgar morin, 2005

23 II - Os princípios do Conhecimento Pertinentes
Necessidade de situar o conhecimento no contexto planetário A necessidade da reforma do pensamento – se refere a aptidão para organizar o conhecimento De um lado saberes desunidos, divididos, compartimentados e de outro as realidade ou problemas cada vez mais multidisciplinares, transversais, multidimensionais, transnacionais, globais e planetários. Contexto Planetário: conhecer problemas do mundo

24 Deve-se situar as informações e os dados em seu contexto para que adquiram sentido... Palavra “amor” no contexto religiosos e no profano... O global é mais que o contexto = conjunto das diversas partes ligadas a ele de modo inter-retroativo ou organizacional... Sociedade é mais que um contexto: é o todo organizador que fazemos parte. O planeta Terra é mais que um contexto: é o todo organizador e desorganizador que fazemos parte. -> conhecer as partes sem conhecer o todo, tampouco conhecer o todo sem conhecer particularmente as partes... (Pascal – 1976) Multidimensional – o ser humano é ao tempo biológico, psíquico, social, afetivo e racional... A sociedade comporta as dimensões histórica, econômica, sociológica, religiosa... O Complexo – significa o que foi tecido junto... Complexidade é a união entre a unidade e a multiplicidade...

25 Complexidad e “A educação deve promover a “inteligência geral” apta a referir-se ao complexo, ao contexto, de modo multidimensional e dentro da concepção global.” Inteligência geral – o desenvolvimento de aptidões gerais da mente permite melhor o desenvolvimento de competências particulares ou especializadas – quanto mais poderosa a inteligência geral => maior é a faculdade de tratar de problemas especiais Problemas fundamentais e globais estão ausentes das ciências das disciplinas... Trata-se de entender o pensamento que separa e que reduz, no lugar do que distingue e une. Não se trata de abandonar o conhecimento das partes pelo conhecimento das totalidades, nem da análise pela síntese; é preciso conjugá-las.

26 III - Ensinar a Condição Humana
Situada no Universo Cósmica Física Terrestre Humana A educação do futuro deverá ser o ensino primeiro e universal centrado na condição humana... Conhecer o humano é situá-lo no universo, e não separá-lo dele... A epopéia cósmica da organização, continuamente sujeita às forças da desorganização e da dispersão, é também a epopéia da religação que, sozinha, impediu que o cosmos se dispersasse ao nascer.... Auto-organização viva... Uma porção de substância física se organizou de maneira termodinâmica sobre a terra; por meio de imersão marinha, de banhos químicos, de descargas elétricas, adquiriu vida. A vida é solar.. Somos elementos da diáspora cósmica... Pertencemos ao destino cósmico, porém estamos marginalizados – nossa terra é o terceiro satélite de um sol destronado de seu posto central, convertido em astro pigmeu errante entre bilhões de estrelas em uma galáxia periférica de um universo em expansão... Nossa condição humana é constituída da animalidade e da humanidade. O humano é um ser a um só tempo plenamente biológico e plenamente cultural... (unidualidade) Não há cultura sem cérebro humano, mas não há mente sem cultura. (CÉREBRO/MENTE/CULTURA) Circuito entre indivíduo/sociedade/espécie O ser humano é ao mesmo tempo singular ou múltiplo

27 V - Enfrentar as Incertezas
“O conhecimento é a navegação em um oceano de incertezas, entre arquipélagos de certezas” (p.86) Certeza de um tempo cíclico Certeza do progresso histórico A incerteza histórica acontece hoje com a incerteza do progresso... Progresso certamente possível, mas é incerto...

28 VI - Ensinar a compreensão
Nenhuma técnica de comunicação – traz por si mesma a compreensão... Ensinar a copreensão entre as pessoas como condição e garantia da solidariedade intelectual e moral da humanidade A aproximação provocada pela tecnologia Compreender significa intelectualmente aprender em conjunto... Explicação necessária para a compreensão intelectual ou objetiva. Já a compreensão humana vai além da explicação... Esta comporta um conhecimento de sujeito para sujeito... Ex. criança chorando... Medir a quantidade de lágrimas... Compreende inclui um processo de empatia, de identificação e de projeção. - Objetiva - Subjetiva

29 Humanizar: Unidade Humana X Diversidade Cultural

30 VII - A ética do gênero humano
Caráter ternário: Indivíduo - sociedade - espécie Os indivíduos são mais que reprodutor da espécie humana, mas mesmo processo é produzido por indivíduos a cada geração.. A tríade aponta não apenas inseparável mas co-produtores um do outro... Cidadania Terrestre Democracia

31 - Autonomias individuais - Participações comunitárias - Consciência de pertencer a espécie humana

32 “A educação deve contribuir não somente para a tomada de consciência da nossa Terra-Pátria, mas também permitir que esta consciência se traduza em vontade de realizar a cidadania terrena”

33 “Reformar, quebrar, modificar requer pensamento que religue, pois não se pode reforma o sistema de educação sem ter reformado os espíritos e vice- versa.”

34 EDUCAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO

35 7 OS HÁBITOS DAS PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES

36 “Ou você assume o controle de seu destino ou alguém o fará por você.”
Seja pró-ativo HÁBITO 1 “Ou você assume o controle de seu destino ou alguém o fará por você.”

37 HÁBITO 2 Comece com o objetivo em mente
“No fundo, o ser humano não deve perguntar qual o sentido de sua vida, mas na verdade perceber que é ela quem pergunta.” Victor Frankl

38 HÁBITO 3 Primeiro o mais importante “Você ama a vida?
Então não desperdice o tempo, pois é ele quem forma a matéria da vida.” Benjamin Franklin

39 “Não pode haver amizade sem confiança, nem confiança sem integridade.”
HÁBITO 4 Pensa em ganha ganha “Não pode haver amizade sem confiança, nem confiança sem integridade.” Samuel Johnson

40 “O coração tem razões que a própria razão desconhece.”
HÁBITO 5 Primeiro compreender e depois, talvez, ser compreendido “O coração tem razões que a própria razão desconhece.” Pascal 6

41 A essência da sinergia é valorizar a diferença.” Stephen Covey
HÁBITO 6 Crie sinergia “Ser igual não significa proximidade. A proximidade, ou unidade, é a capacidade de complementar. A essência da sinergia é valorizar a diferença.” Stephen Covey

42 HÁBITO 7 Afine o instrumento
“Não devemos parar de investigar E o fim de toda nossa investigação será chegar ao ponto de partida e ver o lugar pela primeira vez.” T. S. Eliot

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44 Sucesso em suas mãos “Cada um de nós toma conta da porta da mudança, que só pode ser aberta pelo lado de dentro.” Marilyn Ferguson

45 Lembre-se que cada um é um ser diferente com suas virtudes e seus defeitos.

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