>> Isso que me vem à mente quando ouço esse nome!! E esta tristeza revela a frustração daqueles homens: "Ora, nós esperávamos que fosse Ele quem havia de redimir a Israel". V.21 Em outras palavras, si este fosse o messias: Os judeus , e em especial os discípulos, todos judeus, estavam subjugados pelos romanos e havia uma grande expectativa que Jesus os libertasse. Mas Ele morreu! Teria Deus falhado! Nada mudou! Ainda continuavam sob o domínio de Roma. Sim, Emaús é um caminho de tristeza e decepção. Achamos cristãos com falsas expectativas: Ignoram: “Neste mundo terás aflições, mas tende bom ânimo eu venci o mundo” João 16:33 Ignoram: “Este mundo irá de mal a pior....” Ignoram: “Bem aventurados sós quando vos perseguirem por causa do meu nome ....” E existem cristãos até hoje nessas condições, tristes frustrados, sem esperança e sem fé. E ESTES PODEM SER VOCÊ E EU, QUAL ERA A EXPECTATIVA QUANDO VEIO PARA À IGREJA? Quem aqui não andou pelo caminho de Emaús? Com tristeza e dor, com frustração e decepção? Nem sempre as coisas saem do jeito que planejamos ou sonhamos."> >> Isso que me vem à mente quando ouço esse nome!! E esta tristeza revela a frustração daqueles homens: "Ora, nós esperávamos que fosse Ele quem havia de redimir a Israel". V.21 Em outras palavras, si este fosse o messias: Os judeus , e em especial os discípulos, todos judeus, estavam subjugados pelos romanos e havia uma grande expectativa que Jesus os libertasse. Mas Ele morreu! Teria Deus falhado! Nada mudou! Ainda continuavam sob o domínio de Roma. Sim, Emaús é um caminho de tristeza e decepção. Achamos cristãos com falsas expectativas: Ignoram: “Neste mundo terás aflições, mas tende bom ânimo eu venci o mundo” João 16:33 Ignoram: “Este mundo irá de mal a pior....” Ignoram: “Bem aventurados sós quando vos perseguirem por causa do meu nome ....” E existem cristãos até hoje nessas condições, tristes frustrados, sem esperança e sem fé. E ESTES PODEM SER VOCÊ E EU, QUAL ERA A EXPECTATIVA QUANDO VEIO PARA À IGREJA? Quem aqui não andou pelo caminho de Emaús? Com tristeza e dor, com frustração e decepção? Nem sempre as coisas saem do jeito que planejamos ou sonhamos.">

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 2 A CAMINHO DE EMAÚS Leitura de Lucas 24:13-35

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 2 A CAMINHO DE EMAÚS Leitura de Lucas 24:13-35"— Transcrição da apresentação:

1

2 1 2 A CAMINHO DE EMAÚS Leitura de Lucas 24:13-35
Lucas registra em seu Evangelho uma das passagens mais belas e comoventes acerca do Cristo ressuscitado! Dois caminhantes na estrada de Emaús, que liga a cidade de Jerusalém a esta pequena aldeia, num percurso aproximado de 10 a 12 km. Fato também registrado sem muitos detalhes em Marcos 16:12 e 13 Jesus se coloca no caminho com dois discípulos, trazendo um novo alento. O convite é para refletir comigo nesta história, pois aprendemos que: No caminho de Emaús encontramos discípulos entristecidos e frustrados. Cristãos frustrados, tristes abatidos, sem esperança!!! Estes podem ser você e eu! Quando Jesus se coloca a caminho na estrada com os discípulos, logo os interroga: "Que é isso que vos preocupa e de que ides tratando a medida que caminhais?" v. 17 Então, lemos: "Eles pararam entristecidos" (v. 17). A primeira observação a fazer é que o caminho a Emaús, nesse momento é um lugar de tristeza. >>> Isso que me vem à mente quando ouço esse nome!! E esta tristeza revela a frustração daqueles homens: "Ora, nós esperávamos que fosse Ele quem havia de redimir a Israel". V.21 Em outras palavras, si este fosse o messias: Os judeus , e em especial os discípulos, todos judeus, estavam subjugados pelos romanos e havia uma grande expectativa que Jesus os libertasse. Mas Ele morreu! Teria Deus falhado! Nada mudou! Ainda continuavam sob o domínio de Roma. Sim, Emaús é um caminho de tristeza e decepção. Achamos cristãos com falsas expectativas: Ignoram: “Neste mundo terás aflições, mas tende bom ânimo eu venci o mundo” João 16:33 Ignoram: “Este mundo irá de mal a pior....” Ignoram: “Bem aventurados sós quando vos perseguirem por causa do meu nome ....” E existem cristãos até hoje nessas condições, tristes frustrados, sem esperança e sem fé. E ESTES PODEM SER VOCÊ E EU, QUAL ERA A EXPECTATIVA QUANDO VEIO PARA À IGREJA? Quem aqui não andou pelo caminho de Emaús? Com tristeza e dor, com frustração e decepção? Nem sempre as coisas saem do jeito que planejamos ou sonhamos.

3 3 4 E assim, a tristeza nos invade e somos tomados pelo desânimo.
E, muitas vezes, provoca mágoas e revolta. E perguntamos: Por que Deus permite isso? - Por que não mudou a nossa sorte? 2. No caminho de Emaús encontramos discípulos com uma visão errada do Cristo (o messias) e incrédulos. Veja que eu disse, discípulos: Com uma visão errada de Deus, do plano de salvação e do Salvador. Interrogados por Jesus sobre quais fatos ocorreram nos últimos dias, respondem: "O que aconteceu a Jesus, Nazareno, que era varão profeta". V.19 Jesus viveu por três anos ensinando e mostrando quem Ele era: O Filho de Deus, o Cristo. O messias prometido. Assim tinha confessado por exemplo, Pedro: “E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.” Mateus 16:16  João nos diz que Jesus fez muitos sinais para que pudessem crer que Ele era o Filho de Deus e recebessem a vida eterna. “ Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.” João 20:30 a 31 Eles estavam equivocados a respeito de Jesus, o Messias. Erraram por não compreenderem as Escrituras! E uma visão errada acerca de Sua pessoa os leva a uma visão errada de sua obra. Não é assim também em nossos dias? Falta de aprofundar no estudo das Escrituras: 1- No conhecimento de Deus, o provérbio diz que o fundamento da sabedoria é conhecer Deus. Prov.2:5 2 - No conhecimento do plano da salvação. 3 - No conhecimento do Salvador. Muitas vezes a ênfase do nosso estudo está em doutrinas separadas do contexto. >>> Em mais de 30 anos na igreja, liderando e ensinando a Bíblia, tenho percebido, que muitos dos nossos irmãos se conformam com ensinar a guardar os mandamentos, em lugar de ensinar primeiro o plano de salvação : Justificação pela fé e perdão + Santificação pelo Espírito Santo, que leva a Nova vida de obediência. - Ocorre que um irmão não consegue explicar estes temas ou doutrinas que são de vida ou morte!!! Muitos veem Jesus como alguém que resolve os nossos problemas, ajuda-nos a superar dificuldades e curar nossas enfermidades ou nos outorgar bênçãos materiais. E ali estão fixadas as expectativas.

4 5 6 Não o vêm como é, O Salvador, O Senhor, O Deus encarnado, Aquele que morreu na cruz para religar o pecador com o Seu Criador, para dar-nos o perdão e entrarmos no plano de restauração e preparar para a vida eterna, onde não haverá luto, nem pranto, nem dor!! E onde está o problema? Veja o caso do dois discípulos, Eles por desconhecerem as Escrituras, descreem dos fatos da ressurreição (v. 25). A "fé" que não está fundamentada na verdade de Deus é incredulidade, leva-nos a tristeza e decepção. Rom. 10:17 – Aprendemos que “a fé vem pela pregação e a pregação pela palavra de Deus” (ou de Cristo) E a conclusão que chegamos quando estudamos sobre a fé é que ter fé é sinónimo de ter confiança. >>> E que quando mais o conhecemos , mais confiança tenho Nele. Que é a única forma de Deus aumentar a nossa fé. 3 – Existem cristãos que não enxergam Deus ou não sentem a presença de Deus. - Ou do seu Espírito nas suas vidas.... Ou não chegaram a compreender a sua obra. - E não vem a sua ressurreição, como vitória, e o ministério do Cristo no santuário celeste como continuação do plano de salvação. Somos informados que enquanto caminhavam, discutindo a respeito de todas as coisas sucedidas "o próprio Jesus se aproximou e ia com eles". V. 15 E não o reconheceram, não era a hora. “Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem. “ V.16 Apesar da tristeza, frustração e da incredulidade dos discípulos, Jesus chega e caminha com eles, O Cristo ressuscitado se faz presente, transformando a tristeza em alegria, a decepção em vitória! A pesar da minha ignorância......! Ele se aproxima e dá um dos estudos bíblicos mais detalhados, e veja o método: Lucas 24:27 “E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.” E mais tarde, v.44, faz o mesmo com os outros discípulos . v.45 – “Então, lhes abriu o entendimento para que compreendessem as escrituras, ...” Confesso que quando li estas passagens, fiquei muito impressionado, e daí em diante, adotei esse método de estudos bíblicos. Em especial quando estudamos sobre Jesus e o plano de salvação. Começando por Moisés, andando pelos profetas e chegando assim à cruz. A Sua presença ali com os seus discípulos, aponta-nos para a veracidade das Escrituras pois tudo o que os profetas falaram sobre o Messias se cumpriu. Jesus venceu a morte! Garantindo a nossa ressurreição.

5 7 8 A vida está em Jesus e Ele nos dá graciosamente. Ele mesmo afirmou: "Eu vim para que tenham vida". Não há motivo para pranto, dor e frustração, Cristo já ressuscitou! A realidade do Cristo ressurreto no caminho de Emaús nos desafia. Nos desafia a proclamar o significado profundo que o túmulo vazio tem. Nos desafia a um viver coerente com a doutrina da ressurreição. Que esse encontro de Jesus com os discípulos no caminho de Emaús, seja como lição para alcançar os perdidos em preocupações, ansiedades, aflições e incredulidade. Que “no partir e repartir o Pão” , almas sejam saciadas pelo Pão da vida que é Jesus. Eles disseram: “... Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles.” Lucas 24:29  Oração Jesus ouça de cada um de nós o convite: - Fica conosco amado Mestre, precisamos de Ti, queremos a salvação e levá-la aos perdidos. Veja e Recomende outros temas escolhidos. Homerzatt - Princípios teológicos básicos: Veja também, o curso avançado da Bíblia: Novo Curso Bíblico Ideal Cristão Online: Amem! Nota: Recomendamos fazer o Novo Curso Bíblico Ideal Cristão, de nossa autoria, para mais detalhes do plano da salvação. Prof. Ramón Zazatt Adaptação e comentários : Prof. Ramón Zazatt


Carregar ppt "1 2 A CAMINHO DE EMAÚS Leitura de Lucas 24:13-35"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google