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1 Elaborado para: Sebrae Por: Diferencial Pesquisa de Mercado Setembro de 2010 Projeto Geor Turismo na Região Cataratas e Caminhos - Resultados de T7 -

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1 1 Elaborado para: Sebrae Por: Diferencial Pesquisa de Mercado Setembro de 2010 Projeto Geor Turismo na Região Cataratas e Caminhos - Resultados de T7 -

2 2 Sumário I – Introdução 04 II – Perfil do Público Alvo 15 III – Resultados do Projeto 24 IV – Dados Adicionais Sobre o Público do Projeto 36

3 3 Dados Técnicos do Projeto Projeto: Turismo na Região Cataratas e Caminhos Gestor do Projeto Ana Lucia de Sousa Coordenador Nacional Dival Schmidt Coordenador Estadual Aldo Cesar Carvalho Coordenador Regional Orestes Hotz Setor Econômico Turismo

4 Capítulo I - Introdução O Projeto, Objetivos, Resultados Buscados, Metodologia de Coleta

5 5 Gestão Orientada para Resultados - GEOR A missão do Sebrae é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas. Esta missão está longe de ser facilmente cumprida, dada a situação em que se encontram as micro e pequenas empresas, caracterizadas pela alta informalidade, alta mortalidade e baixa competitividade. A missão do Sebrae é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas. Esta missão está longe de ser facilmente cumprida, dada a situação em que se encontram as micro e pequenas empresas, caracterizadas pela alta informalidade, alta mortalidade e baixa competitividade. Alta informalidade : A cada 13 empresas formalizadas no Paraná há mais 9 empresas que não estão formalizadas. Alta Mortalidade: Em 2005 a mortalidade das empresas no Brasil era de 22%. Na região Sul esse percentual sobe para 23,9% e no Paraná é de 25,2%. Baixa competitividade: Apenas 2,4% do total de exportações das empresas industriais provém das micro e pequenas empresas. Fonte: Sebrae, IBGE, Ministério do Trabalho (RAIS)

6 6 Gestão Orientada para Resultados - GEOR Para enfrentar este desafio, houve a necessidade de reorientar a atuação do Sistema Sebrae para resultados que ampliem a sobrevivência e a competitividade das micro e pequenas empresas. Esta mudança de orientação passa por demonstrar com clareza os resultados para a sociedade, público alvo da entidade, parceiros, governos e órgãos de controle externo. Fortalece a necessidade da transformação da estratégia institucional em resultados concretos, a integração de ações e concentração de esforços, a intensificação de parcerias internas e externas em torno de uma agenda concreta de resultados, e o foco principal deste relatório: Criar bases consistentes e objetivas de controle e avaliação. Fortalece a necessidade da transformação da estratégia institucional em resultados concretos, a integração de ações e concentração de esforços, a intensificação de parcerias internas e externas em torno de uma agenda concreta de resultados, e o foco principal deste relatório: Criar bases consistentes e objetivas de controle e avaliação.

7 7 Gestão Orientada para Resultados - GEOR É uma metodologia de elaboração e gestão de projetos, adotada pelo Sebrae, que utiliza um método de gestão direcionado para transformações no público-alvo, com foco em resultados finalísticos e intensivos em gerenciamento. O Que é o GEOR Para concretizar este método é necessário a adoção de sistemas de levantamento de informações e resultados do público que compõe cada um dos projetos onde há atuação do Sebrae Este relatório apresenta informações e resultados de T7 do Projeto Turismo na Região Cataratas e Caminhos. Este relatório apresenta informações e resultados de T7 do Projeto Turismo na Região Cataratas e Caminhos.

8 8 Turismo na Região Cataratas e Caminhos Objetivo Geral do Projeto Ampliar a atratividade do Turismo na Região Cataratas e Caminhos com ênfase na roteirização e na competitividade das MPE's do setor.

9 9 Turismo na Região Cataratas e Caminhos Foco Estratégico do Projeto Ampliação e qualificação da oferta de produtos e roteiros turísticos. Ampliação da atratividade pelos estudos de oportunidades e disponibilização a potenciais investidores nos destinos turísticos. Promoção, divulgação e comercialização dos produtos e roteiros turísticos. Gestão e monitoramento da evolução da competitividade empresarial.

10 10 Turismo na Região Cataratas e Caminhos Público Alvo do Projeto Cadeia produtiva de turismo, formada por: Meios de hospedagem, Serviços de alimentação de interesse turístico, Serviços de agenciamento, Serviços de transportes turísticos. Empresas de entretenimento e lazer. Artesanato como produção associada ao turismo.

11 11 Turismo na Região Cataratas e Caminhos Resultados Buscados pelo Projeto 1 - Aumentar em 5% o fluxo turístico na Região Oeste do Paraná até dezembro de Aumentar em 10% o faturamento médio das empresas cadastradas no Instituto de Turismo e Eventos Caminhos e núcleos setoriais do Turismo na Região Cataratas e Caminhos Paranaense até dezembro de Aumentar em 5% o número de ocupações nas empresas cadastradas Instituto de Turismo e Eventos Caminhos e núcleos setoriais do Turismo na Região Cataratas e Caminhos Paranaense até dezembro de Implantar soluções de inovação e/ou tecnologia em 50% dos empreendimentos cadastrados no Instituto de Turismo e eventos Caminhos e nos núcleos setoriais do Turismo na Região Cataratas e Caminhos do Paraná até dezembro de Aumentar em 10% o número de empresas cadastradas no Turismo na Região Cataratas e Caminhos do Paraná até dezembro de Aumentar em 5% a oferta de produtos turísticos no Turismo na Região Cataratas e Caminhos do Paraná até dezembro de 2009.

12 12 Turismo na Região Cataratas e Caminhos Este resultado não foi mensurado porque não depende de informações obtidas diretamente com o público alvo: Resultados Buscados pelo Projeto 6 - Aumentar em 5% a oferta de produtos turísticos no Turismo na Região Cataratas e Caminhos do Paraná até dezembro de 2009.

13 13 Turismo na Região Cataratas e Caminhos Períodos de Análise Este relatório traz os resultados de T7. T0 Período inicial sobre o qual são estabelecidas as metas de resultados: Dezembro de 2004 T0 Período inicial sobre o qual são estabelecidas as metas de resultados: Dezembro de 2004 T1 Período para qual normalmente são projetados os primeiros resultados: Dezembro de 2005 T1 Período para qual normalmente são projetados os primeiros resultados: Dezembro de 2005 T3 Período para qual normalmente são projetados os resultados do segundo ano: Dezembro de 2006 T3 Período para qual normalmente são projetados os resultados do segundo ano: Dezembro de 2006 T5 Período para qual normalmente são projetados os resultados do terceiro ano: Dezembro de 2007 T5 Período para qual normalmente são projetados os resultados do terceiro ano: Dezembro de 2007 T2 Resultados de Junho de 2006 T2 Resultados de Junho de 2006 T4 Resultados de Junho de 2007 T4 Resultados de Junho de 2007 T6 Resultados de: Dezembro de 2008 T6 Resultados de: Dezembro de 2008 T7 Período para qual normalmente são projetados os resultados finais: Dezembro de 2009 T7 Período para qual normalmente são projetados os resultados finais: Dezembro de 2009

14 14 Metodologia de Coleta e Amostra A pesquisa foi realizada através da metodologia quantitativa. Para a coleta de dados foram utilizados questionários estruturados, aplicados por telefone. A coleta ocorreu entre os dias 23 de agosto e 14 de setembro de Público Alvo* Pesquisas respondidas Margem de erro ,8% *Considerando as empresas que participaram de outros períodos de análise.

15 Capítulo II – Perfil do Público Alvo

16 16 Perfil do Público Alvo Localização das Principais Empresas Entrevistadas Guaíra – 17% Marechal Cândido Rondon – 14% Medianeira – 14% Missal – 10% Pato Bragado – 10% São Miguel do Iguaçu – 10% Base: 29

17 17 Perfil do Público Alvo Ano de Fundação das Empresas Idade média das Empresas 16 anos Base: 26** Mediana: 16 anos Média Interna*: 15 anos *Média interna considerando 80% dos casos. Refere-se ao cálculo da média obtida excluindo os valores extremos, sendo 10% dos valores mais altos e 10% dos valores mais baixos. ** Entrevistados que responderam a questão.

18 18 Perfil do Público Alvo Idade dos Entrevistados Base: 29 Idade média é de 46 anos O entrevistado mais velho possui 68 anos O entrevistado mais novo possui 24 anos Mediana: 47 anos Média Interna: 46 anos

19 19 Perfil do Público Alvo Gênero dos Entrevistados Base: 29

20 20 Perfil do Público Alvo Escolaridade dos Entrevistados Base: 29

21 21 Perfil do Público Alvo Tempo como Empresário Base: 29 Tempo Médio de Atuação no Mercado 14 anos O empresário com maior tempo de atuação no mercado possui 33 anos de experiência O empresário com menor tempo de atuação no mercado possui 1 ano de experiência Mediana: 12 anos Média Interna: 14 anos

22 22 Perfil do Público Alvo Outras Atividades Desenvolvidas Exercia Alguma Atividade Antes Desta? Base: 29 Atividades Desenvolvidas Base: 17* * Entrevistados que exerciam alguma atividade antes desta.

23 23 Perfil do Público Alvo Segmento de atuação Segmento de Atuação Base: 27* * Entrevistados que informaram o segmento de atuação.

24 Capítulo III – Resultados do Projeto

25 25 Primeiro Resultado Aumentar em 5% o Fluxo turístico na Região Oeste do Paraná até dezembro de 2009 Fluxo turístico (visitantes) Medida Dez 2008 T6 Dez 2009 T7 Total Média Mediana Desvio Padrão Mínimo 20 Máximo Total De Empresas Respondentes* 23 Meta para T7 (2009) Ter visitantes NOTA: Para os períodos anteriores os fluxos foram estimados tendo como fonte de dados pesquisas de estimativa de demanda turística realizadas em três períodos por duas entidades diferentes. Para T6 e T7 foi perguntado diretamente para o empresário. Por serem técnicas diferentes os resultados não foram comparados. * Foram utilizadas somente as informações das empresas que participaram também do projeto nos períodos anteriores de análise.

26 26 Primeiro Resultado Aumentar em 5% o Fluxo turístico na Região Oeste do Paraná até dezembro de 2009 Fluxo Turístico (visitantes) Meta T7Resultado T6 (Dez 2008) Resultado T7 (Dez 2009)

27 27 Primeiro Resultado Distribuição de frequência das empresas pelo número de visitantes em 2009 % de Empresas Fluxo (número de visitantes) Base: 23* * Empresas que informaram o fluxo turístico. Média Mediana 5.575

28 28 Primeiro Resultado Fluxo turístico por período Período Variação Janeiro a Março % Abril a Junho % Julho a Setembro % Outubro a Dezembro % Total %

29 29 Medida Faturamento Dez 2004 T0 Dez 2005 T1 Jun 2006 T2 Dez 2006 T3 Jun 2007 T4 Dez 2007 T5 Dez 2008 T6 Dez 2009 T7 Total R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ Média R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ Desvio Padrão R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ Mediana R$ 6.500R$ R$ 8.533R$ R$ R$ R$ R$ Mínimo* R$ 0R$ 1.500R$ 500R$ 2.500R$ 600R$ 2.100R$ Máximo R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ Empresas Respondentes** 20 Segundo Resultado Aumentar em 10% o faturamento médio das empresas cadastradas no Instituto de Turismo e Eventos Caminhos e Núcleos setoriais do Turismo na Região Cataratas e Caminhos Paranaense até dezembro de 2009 Meta para T7 (Dez 2009) R$ *Algumas empresas não tiveram faturamento no período. ** Foram utilizadas apenas empresas que tinham valores para todos os períodos.

30 30 Faturamento Segundo Resultado Aumentar em 10% o faturamento médio das empresas cadastradas no Instituto de Turismo e Eventos Caminhos e Núcleos setoriais do Turismo na Região Cataratas e Caminhos Paranaense até dezembro de 2009 Resultado T0Meta T1Resultado T1 Meta T3Resultado T2 Meta T3 Resultado T3 Meta T5Resultado T4 Meta T5Resultado T5 Meta T6Resultado T6 Meta T7Resultado T7 NOTA: Para a projeção de todas as metas foi utilizado o mesmo percentual estabelecido para 2009 (10%)

31 31 Distribuição de Frequência das Empresas pelo Faturamento em 2009 % de Empresas Faturamento Base: 20* * Empresas que informaram o faturamento em todos os períodos de análise. Média R$ Mediana R$ Segundo Resultado

32 32 Terceiro Resultado Aumentar em 5% o número de ocupações nas empresas cadastradas no Instituto de Turismo e Eventos Caminhos e Núcleos Setoriais do Turismo na Região Cataratas e Caminhos Paranaense até dezembro de 2009 Medida Número de Ocupações Dez 2004 T0 Dez 2005 T1 Jun 2006 T2 Dez 2006 T3 Jun 2007 T4 Dez 2007 T5 Dez 2008 T6 Dez 2009 T7 Total Média Desvio Padrão3,28,16,68,07,19,943,453,2 Mediana Mínimo Máximo Empresas Respondentes* 21 Meta para T7 (Dez 2009) Ter 579 pessoas ocupadas * Foram utilizadas apenas empresas que tinham valores para todos os períodos.

33 33 Terceiro Resultado Aumentar em 5% o número de ocupações nas empresas cadastradas no Instituto de Turismo e Eventos Caminhos e Núcleos Setoriais do Turismo na Região Cataratas e Caminhos Paranaense até dezembro de 2009 Número de ocupações Resultado T0Meta T1Resultado T1 Meta T3Resultado T2 Meta T3 Resultado T3 Meta T5Resultado T4 Meta T5Resultado T5 Meta T6Resultado T6 Meta T7Resultado T7 NOTA: Para a projeção de todas as metas foi utilizado o mesmo percentual estabelecido para 2009 (5%)

34 34 Terceiro Resultado Distribuição de Frequência das Empresas pelo Número de Ocupações em 2009 % de Empresas Número de Ocupações Base: 21* * Empresas que informaram o número de ocupações em todos os períodos de análise. Média 30 Mediana 10

35 35 Quarto Resultado Implantar soluções de inovação e/ou tecnologia em 50% dos empreendimentos cadastrados no Instituto de Turismo e eventos Caminhos e nos núcleos setoriais do Turismo na Região Cataratas e Caminhos do Paraná até dezembro de 2009 Dez 2009 (T7) Empreendedores Atendidos em soluções de inovação 232 Percentual de empreendedores Atendidos 76% Empreendedores Cadastrados 306 Meta para T7 (Dez 2009) 50% dos empreendedores cadastrados, ou seja, 153 empresas Em dezembro de 2008 o Quati era direcionado aos empreendedores do Projeto Caminhos, principalmente ligados ao Instituto de Turismo Caminhos ( atuação mais forte na região e não em Foz) e a meta foi de atender 100%. Em 2009 o Quati ampliou sua atuação além da região, a empreendedores de Foz do Iguaçu, atuando na região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu. Desta forma, a meta para dezembro de 2009 foi de implantar soluções de inovação em 50% dos empreendimentos, tanto do Instituto de Turismo Caminhos como os ligados ao Sindhoteis e ABIH em Foz do Iguaçu, cadastrados no projeto.

36 36 Quarto Resultado Implantar soluções de inovação e/ou tecnologia em 50% dos empreendimentos cadastrados no Instituto de Turismo e eventos Caminhos e nos núcleos setoriais do Turismo na Região Cataratas e Caminhos do Paraná até dezembro de 2009 Meta T7 (Dez 2009) Resultado T7 (Dez 2008)

37 37 Quinto Resultado Aumentar em 10% o número de empresas cadastradas no Turismo na Região Cataratas e Caminhos do Paraná até dezembro de 2009 Dez 2008 (T6) Dez 2009 (T7) Empresas Cadastradas no Turismo na Região Cataratas e Caminhos do Paraná Meta para T7 (Dez 2009) 332 empresas cadastradas

38 38 Quinto Resultado Aumentar em 10% o número de empresas cadastradas no Turismo na Região Cataratas e Caminhos do Paraná até dezembro de 2009 Meta T7 (Dez 2009) Resultado T6 (Dez 2008) Resultado T7 (Dez 2009)

39 39 Resultados Resultado T0 Resultado T1 Resultado T2 Resultado T3 Resultado T4 Resultado T5 Resultado T6 Resultado T7 1º Fluxo turístico da região Oeste do Paraná* ºFaturamento médio R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ ºNúmero de ocupações ºSoluções de inovação 76% 5º Empresas Cadastradas no Turismo na Região Cataratas e Caminhos do Paraná Resumo dos Resultados * Para os períodos anteriores os fluxos foram estimados tendo como fonte de dados pesquisas de estimativa de demanda turística realizadas em três períodos por duas entidades diferentes. Para T6 e T7 foi perguntado diretamente para o empresário. Por serem técnicas diferentes os resultados não foram comparados.

40 Capítulo IV – Dados Adicionais Sobre o Público do Projeto

41 41 Informações Adicionais Participação de Entidades de Classe ou Atividades Associativas A Empresa Participa de Entidades de Classe ou Atividades Associativas? Base: 29 Tem interesse em participar de Entidades de Classe ou Atividades Associativas? Sim 50% Não 50% Tem interesse em participar de Entidades de Classe ou Atividades Associativas? Sim 50% Não 50% Já participou, mas não participa mais 10% Base: 12* * Nunca participaram ou não participam mais de Entidades de Classe ou Atividades Associativas.

42 42 Informações Adicionais Participação de Entidades de Classe ou Atividades Associativas De Qual Entidades de Classe ou Atividades Associativas a Empresa Participa? Base: 14* * Participam de entidades de classes ou atividades associativas e informaram qual.

43 43 Informações Adicionais Base: 29 Realização de Parcerias Com Quem a Empresa Realiza Parcerias? Em 2009, Sua Empresa ou o Senhor Manteve Parcerias? * Total de empresas que realizam parcerias, sendo aceita mais de um item como resposta. Base: 16*

44 44 Informações Adicionais Base: 15* Realização de Parcerias Que Tipo de Parcerias Realizou? Essas Empresas com as Quais Manteve Parcerias, Pertenciam ao projeto de turismo do Qual o Senhor faz Parte? *Total de empresas que realizam parcerias, sendo que uma não informou. ** Total de empresas que realizaram parcerias e informaram as ações realizadas. Foi aceito mais te um item como resposta. Sim, algumas 66% Não 15 % Sim, todas 19% Base: 16**

45 45 Informações Adicionais Atividades Promovidas pelo Sebrae Quais Atividades Promovidas pelo Sebrae e pelos Parceiros do Projeto que a Empresa Participou em 2009? Base: 29

46 46 Informações Adicionais Investimentos Seu Estabelecimento Realizou Investimento no Ano de 2009? Base: 29 Qual foi o Investimento Feito no Ano de 2009? Em Média: R$ Mediana: R$ Média Interna: R$ Base: 18* *Empresas que realizaram investimento em 2009 e informaram o valor. Menor Investimento declarado: R$ Maior Investimento Declarado: R$

47 47 Ampliação do empreendimento 5% Informações Adicionais Quais Foram as Principais Destinações Destes Investimentos? Base: 21* *Empresas que realizaram investimento em Reformas, melhorias 71% Investimentos Aquisição de equipamentos 29%

48 48 Informações Adicionais Quais Foram os Principais Diferenciais da Empresa em 2009? Diferenciais da Empresa Base: 24* *Empresas que souberam responder a questão.

49 49 Informações Adicionais Imagem e Atuação do Sebrae Base: *Média dos atributos.

50 50 Informações Adicionais Imagem e Atuação do Sebrae MédiaDesvio PadrãoMedianaMínimoMáximo Credibilidade9,31,010,07,010,0 Qualidade de suporte técnico8,81,29,06,010,0 Qualidade nas relações interpessoais 8,71,19,06,010,0 Comunicação8,61,29,06,010,0 Eficácia dos conteúdos oferecidos8,61,18,07,010,0 Qualidade no atendimento ao cliente8,51,28,05,010,0 Liderança de mercado8,41,18,06,010,0 Preços competitivos, bons preços8,31,28,05,010,0 Oferta de produtos8,11,68,04,010,0 Índice de Avaliação dos Atributos de Imagem 8,60,98,76,19,9 Base27-29

51 51 Informações Adicionais Imagem e Atuação do Sebrae Média Δ%Δ% Credibilidade9,39,21% Qualidade de suporte técnico8,88,19% Qualidade nas relações interpessoais 8,79,0-3% Comunicação8,68,51% Eficácia dos conteúdos oferecidos 8,68,42% Qualidade no atendimento ao cliente 8,58,33% Liderança de mercado8,48,31% Preços competitivos, bons preços 8,38,12% Oferta de produtos8,18,2-1% Índice de Avaliação dos Atributos de Imagem 8,68,52%

52 52 Informações Adicionais Imagem e Atuação do Sebrae Credibilidade Qualidade de suporte técnico Qualidade nas relações interpessoais Comunicação Eficácia dos conteúdos oferecidos Qualidade no atendimento ao cliente Liderança de mercado Preços competitivos, bons preços Oferta de produtos


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