A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Matemática Financeira Razão e proporção Nivelamento - 2013 Prof. Paulo Murillo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Matemática Financeira Razão e proporção Nivelamento - 2013 Prof. Paulo Murillo."— Transcrição da apresentação:

1 Matemática Financeira Razão e proporção Nivelamento Prof. Paulo Murillo

2 O que significa a palavra razão? Razão pode ser: 1. O entendimento ou inteligência humana. 2. A relação existente entre grandezas da mesma espécie. 3. Contabilidade - conjunto de contas. A palavra razão vem da palavra latina ratio que significa divisão. Uma razão é uma divisão entre dois números e é utilizada quando queremos comparar unidades, entre si.

3 Exemplo 1: A razão entre 20 e 50 é 20/50 = 2/5; já a razão entre 50 e 20 é 50/20 = 5/2. Exemplo 2: Numa classe de 42 alunos há 18 rapazes e 24 moças. A razão entre o número de rapazes e o número de moças é 18/24 = ¾. Ou seja, a cada 3 rapazes há 4 moças. Por outro lado, a razão entre o número de rapazes e o total de alunos é dada por 18/42 = 3/7, o que equivale a dizer que de cada 7 alunos na classe, 3 são rapazes.

4

5 Um automóvel está percorrendo uma estrada à uma velocidade de 120 km/h. Ao fazer uma anotação, minuto a minuto, podemos visualizar a seguinte tabela: Distância (km) Tempo (min)

6 O que é uma proporção? Uma PROPORÇÃO é uma igualdade entre duas razões. Propriedade Fundamental O produto dos extremos é igual ao produto dos meios.

7 TIPOS DE PROPORÇÕES 1)GRANDEZAS DIRETAMENTE PROPORCIONAIS 2)GRANDEZAS INVERSAMENTE PROPORCIONAIS


Carregar ppt "Matemática Financeira Razão e proporção Nivelamento - 2013 Prof. Paulo Murillo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google