A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OFICINA DE CUIDADOS AS CONDIÇÕES CRÔNICAS BASTOS-23/09/09 OFICINA DE CUIDADOS AS CONDIÇÕES CRÔNICAS BASTOS-23/09/09.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OFICINA DE CUIDADOS AS CONDIÇÕES CRÔNICAS BASTOS-23/09/09 OFICINA DE CUIDADOS AS CONDIÇÕES CRÔNICAS BASTOS-23/09/09."— Transcrição da apresentação:

1 OFICINA DE CUIDADOS AS CONDIÇÕES CRÔNICAS BASTOS-23/09/09 OFICINA DE CUIDADOS AS CONDIÇÕES CRÔNICAS BASTOS-23/09/09

2 OFICINA DE CUIDADOS AS CONDIÇÕES CRÔNICAS Nos últimos séculos, ocorreram avanços no campo social, científico e da saúde e como conseqüência, houve uma redução da mortalidade, ocorrendo um aumento da população idosa.

3 OFICINA DE CUIDADOS AS CONDIÇÕES CRÔNICAS Pesquisas afirmam que a inatividade física é considerada o fator de maior risco para a mortalidade, está acima do ato de fumar, da obesidade, da hipertensão e até das hipercolesterolemias (POEHLMAN, 2003, p. 303).

4 OFICINA DE CUIDADOS AS CONDIÇÕES CRÔNICAS O crescimento demográfico de Bastos,segundo estimativas do IBGE é de 1,7% ao ano, metade da população é formado por mulheres e metade por homens, sendo cerca de 33,76% de crianças e jovens e 10,67% de pessoas acima de 60 anos.

5 OFICINA DE CUIDADOS AS CONDIÇÕES CRÔNICAS Fonte: IBGE, Censos e Estimativas

6 OFICINA DE CUIDADOS AS CONDIÇÕES CRÔNICAS A população que mais cresce é a população acima de 60 anos. Estes dados apontam para necessidade de investir em políticas públicas voltadas para população da Terceira Idade, que deve incluir ações de promoção da saúde e prevenção das doenças crônicas.

7 OFICINA DE CUIDADOS AS CONDIÇÕES CRÔNICAS NÚMERO DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS CADASTRADOS Unidades de Saúde DiabetesDiab/HipertHipertensãoTOTAL TOTAL(GERAL) Fonte:SIS Hiperdia /Dt.de Emissão:15/09/2009. O município de Bastos em 2008 ficou acima dos parâmetros da regional em relação à proporção de hipertensos e diabéticos cadastrados e houve uma diminuição considerável em 2008 dos indicadores relacionados à internação.

8 OFICINA DE CUIDADOS AS CONDIÇÕES CRÔNICAS Em relação à Mortalidade,as doenças do Aparelho Circulatório está entre a 1ª causa de morte, sendo maior na faixa etária de 65 anos e mais.

9 OFICINA DE CUIDADOS AS CONDIÇÕES CRÔNICAS BOA OFICINA A TODOS! MUITO OBRIGADO


Carregar ppt "OFICINA DE CUIDADOS AS CONDIÇÕES CRÔNICAS BASTOS-23/09/09 OFICINA DE CUIDADOS AS CONDIÇÕES CRÔNICAS BASTOS-23/09/09."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google