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As Cinco Forças Competitivas

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Apresentação em tema: "As Cinco Forças Competitivas"— Transcrição da apresentação:

1 As Cinco Forças Competitivas
Ameaça de Novos Produtos ou Serviços Ameaça de Novas Empresas Poder de Barganha dos Fornecedores Rivalidades entre Competidores Existentes Compradores Fonte: Michael E. Porter, A Vantagem Competitiva das Nações. As Cinco Forças Competitivas

2 Variáveis Principais Contingências Gerais Tecnológicas Desempenho
Contingências Específicas Contingências Gerais Tecnológicas Desempenho Organizacional Clima Organizacional Cultura Organizacional Acesso a Recursos Estrutura de Poder Fatores Demográficos Fatores Políticos Fatores Econômicos Fatores Culturais

3 O que é Sistema de Produção?
São as atividades que congregam a direção e o controle do processo que transforma INPUTS em BENS e SERVIÇOS finais. Iniciou-se na área de manufatura, mas sua atuação está disseminada para todas as áreas, inclusive o setor de serviços e organizações não-lucrativas. O tipo de transformação é que pode variar Manufatura: Metal-mecânica, Eletro-eletrônica etc. Serviços: Saúde, Educação, Transporte aéreo etc. Exemplo da UERJ/FAT

4 Gestão de Sistemas de Produção?
Função Produção: É a reunião de recursos destinados à produção de bens e serviços. Qualquer organização possui uma função produção porque produz algum tipo de produto. Entretanto, nem todas as organizações denominam a função produção por este nome. Usa-se também o termo “operações”. Gerentes de Produção: São funcionários que exercem responsabilidade particular de administrar algum ou todos os recursos envolvidos na função produção. Pode receber outros nomes como, por exemplo, “gerente de tráfego” de empresa de ônibus, “gerente de distribuição” de empresa de transportes de carga, “gerente administrativo” de um hospital. Administração da Produção (ou de Operações): É o termo usado para as atividades, decisões e responsabilidades dos gerentes de produção. Função Produção nas Organizações que visam lucro: satisfação dos clientes, uso eficiente dos recursos, retorno dos investimentos aos acionistas, busca da vantagem competitiva sobre os concorrentes. Função Produção nas Organizações que não visam lucro: satisfação dos clientes, uso eficiente dos recursos, retorno social, busca de melhor posicionamento no setor.

5 Satisfação das Partes Interessadas Excelência em Produtos e Serviços Motivação Processos Projetos Capacitação dos Recursos Humanos

6 O Sistema de Produção 1 3 5 2 4 Participação do Cliente Operações e
Transformação Entradas Trabalhadores Gerentes Equipamentos Matéria-prima Serviços Espaço físico Energia Saídas Bens Serviços 1 3 5 2 4 Informação sobre o Desempenho

7 Diferenças entre Manufatura e Serviços
O produto é físico e durável. As “saídas” podem ser inventariadas Baixo contato com os clientes Grande tempo de resposta Mercado Internacional, nacional ou regional Muitos recursos técnicos Uso intensivo do capital Fácil medição da qualidade SERVIÇO O produto é intangível e perecível. As “saídas” não podem ser inventariadas Alto contato com os clientes Pequeno tempo de resposta Mercado Local Exige contato com clientes Poucos recursos técnicos Uso intensivo do trabalho Difícil medição da qualidade

8 Similaridades entre Manufatura e Serviços
MANUFATURA SERVIÇO Ambas possuem processos. Ambas utilizam algum tipo de tecnologia. Todas estão preocupadas com a qualidade, a produtividade e o tempo de resposta. Ambas fazem escolha sobre capacidade, localização e “layout” dos recursos técnicos. Ambas negociam com fornecedores. Ambas fazem previsão de demanda. Ambas oferecem produtos (cada vez menos) e serviços (cada vez mais). Ambas realizam o inventário das entradas

9 Tendências na Gestão de Operações
Crescimento do Setor de Serviços Governo Comércio Transportes Telecomunicações Saúde Finanças Seguridade Manutenção Analisar o Gráfico Manufatura e Serviços são complementares

10 Processo de transformação Outputs
Operação Recursos de input Processo de transformação Outputs Linha aérea Avião Pilotos e equipe De bordo e terra Passageiros e carga Transportar passageiros e carga pelo mundo Passageiros e carga transportados Loja de departamento Produtos à venda Equipe de vendas Registros computadorizados Clientes Dispor os bens Fornecer conselhos de compras Vender os bens Consumidores e produtores juntos

11 Processo de transformação Outputs
Operação Recursos de input Processo de transformação Outputs Gráfica Impressoras e desenhistas Prensas de impressão Projeto gráfico Impressão encadernação Material desenhado e impresso Fabricante de comida congelada Comida fresca Operadores Equipamentos Freezers Preparação da comida Congelamento da comida Comida congelada

12 Engenharia/ suporte técnico Contabilidade e finanças Outras Marketing
Recursos humanos Produção Desenvolvimento de produto/ serviços Compras Informação/ Tecnologia suporte

13 Empresa de produção de vídeo e programas de televisão
Engenharia Marketing e Produção Madeira, aço, plástico etc. Carpinteiros Máquinas Produção de cenários e intalações Cenários e instalações Todas as macrooperações são formadas de muitas microoperações

14 Atividades da administração da produção
Responsabilidade direta por algumas atividades; Responsabilidade indireta por outras atividades;e Responsabilidade ampla para reagir aos desfios emergentes em administração da produção.

15 Responsabilidades Diretas
Entendimento dos objetivos estratégicos da produção; Desenvolvimento de uma estratégia de produção para a organização; Projetos dos produtos, serviços e processos de produção; Planejamento e controle da produção; Melhoria do desempenho da produção.

16 Responsabilidades Indiretas
Relacionamentos interfuncionais: Função engenharia/suporte técnico; Função desenvolvemento de produto/serviço; Função marketing; Função informação/tecnologia; Função recursos humanos; Função contábil-financeira.

17 Responsabilidades amplas
Globalização; Proteção ambiental; Responsabilidade social; Consciência tecnológica; Gestão do conhecimento.

18 Estudo de caso Swatch


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