A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redação Jornalística On-line

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redação Jornalística On-line"— Transcrição da apresentação:

1 Redação Jornalística On-line
Tudo o que um profissional precisa saber para desenvolver conteúdo noticiosos para a Web – Valdenise Schmitt Alunas: Gisiela Klein Sabrina Brognoli d’Aquino

2 Jonathan Dube Marshall McLhan:
“ Os jornalistas online são obrigados a pensar nos múltiplos níveis de uma só vez: palavras, idéias, estrutura da notícia, design, interatividade, áudio, vídeo e fotos” Marshall McLhan: “... o conteúdo de qualquer medium é sempre o antigo medium que foi substituído”

3 Alberto Dimes “O jornalismo deve obedecer aos mesmos paradigmas e pressupostos do jornalismo clássico. O que muda é o processo de produção de conteúdo. A essência do fazer jornalístico permanece inalterada, o que troca são os meios e as ferramentas”

4 Ana Prado e Rosely Seixas Brito
A quarta revolução • 1ª - transição do oral e não-alfabético para a escrita, que ao separar o que é falado de quem fala possibilitou a elaboração do discurso conceitual e o suporte para a comunicação cumulativa, baseada no conhecimento. • 2ª - Gutemberg. Ao criar os tipos móveis, ele possibilitou a circulação e difusão massiva da informação.

5 Ana Prado e Rosely Seixas Brito
• 3ª - surgimento da televisão que devolveu ao homem o mundo dos sons e da imagem. Desenvolveu-se o texto multissemântico e o sistema de audiência de massa. • 4ª - Internet com a articulação do oral, escrito e audiovisual numa rede interativa de alcance global. Este novo meio é marcado pela interatividade e personalização da informação, onde haverá um consumo individualizado e personalizado da informação.

6 Como as pessoas lêem na web
Jakob Nielsen As pessoas não lêem na web, elas escaneam em busca de informação (79% delas). Elas raramente lêem palavra por palavra. Ao invés disso, passam os olhos pelo texto e escolhem palavras-chave, sentenças e parágrafos de interesse, enquanto pulam as partes do texto que menos interessam.

7 Como as pessoas lêem na web
Uma pesquisa feita em 1997 mostrou que a leitura na tela do computador é 25% mais difícil em virtude de sua resolução. Atualmente nossos micros têm resolução de 72 dpi. Já existem telas de até 300 dpi, que se assemelham mais ao papel, mas o custo é muito alto.

8 Como as pessoas lêem na web
Outros motivos para o escaneamento dos textos: • a web é um meio orientado a usuários que precisam se movimentar. É dinâmica • cada página compete com centenas de outras • a vida moderna é frenética e as pessoas não têm tempo disponível

9 Como as pessoas lêem na web
Para Nielsen, as páginas devem conter textos escaneáveis: • realce nas palavras chaves • subtítulo expressivo • listas com bullets • uma idéia por parágrafo • pirâmide invertida • 50% do que se escreveria no papel

10 Como apresentar notícias na web
Carole Rich • Layers: notícias com um título e um resumo, seguido de texto maior e links correlatos • Chunks (blocos de texto): blocos de 100 palavras. • Pirâmide invertida: idéia principal no lead.

11 Como apresentar notícias na web
• Tópico: ajudam o leitor a passar o olho e navegar pela notícia. • Não-linear: autor precisa prever a notícia em diferentes partes • Experimental: notícia organizada como uma matriz com diferentes armações de tempo e pontos de vista. • Links: evitar no meio do texto. Colocar ao lado ou no fim.

12 Como apresentar notícias na web
- Notícia Pile-On Jonathan Dube Desaconselhável. Nesta estrutura, para parecer atual, o site coloca o desenvolvimento mais recente de um acontecimento no topo. - Solução Nilson Lage Lead resumo

13 Níveis de informação Nilson Lage Basicamente três níveis de informação. Um texto curto similar ao de televisão ou rádio com sentenças curtas e ordem direta. Um texto maior com mais informações e que pode seguir a estrutura de tópico frasal e documentação. E um terceiro nível de texto que poderão ser baixados para serem impressos.

14 Como produzir e escrever notícias
O processo de escrita “A forma de escrita não-linear requer diferentes caminhos de planejamento, organização e criação de notícia”(Rich) “Os jornalistas devem mostrar, contar, demonstrar e interagir com os leitores” (Dube)

15 Como produzir e escrever notícias
O processo de escrita Segundo Dube, a qualidade do que há na maioria dos sites hoje é lamentável e os leitores percebem isso, não voltando mais ao site. O autor lembra que as opções on line são bem maiores que na do jornal impresso.

16 Como produzir e escrever notícias
Planejando a notícia Envolve uma equipe (escritor, editor, grupo técnico – especialista em multimídia). Antes de começar a reportar e escrever, é necessário saber qual é a essência da notícia e qual o melhor caminho para apresentá-la.

17 Como produzir e escrever notícias
Planejando a notícia Algumas questões: O pano de fundo proporciona links? Deve ser apresentado como texto? A notícia permite discussão ou outros elementos interativos entre os leitores? Que elementos visuais são necessários? Quem precisaria estar envolvido?

18 Como produzir e escrever notícias
Colhendo informação Envolve material para síntese e apresentação detalhada. O processo de divulgação 24 horas retorna para os dias em que os jornais eram publicados o dia todo. As pessoas não querem só saber o que aconteceu, mas a causa do acontecimento.

19 Como produzir e escrever notícias
Organizando a informação Fazer um storyboard. Cada fragmento da notícia é um box no mapa, incluindo elementos de aúdio e vídeo, links, etc. Texto chamada Box 1 Box 2

20 Como produzir e escrever notícias
Escrevendo a notícia Escrita na web deve ser curta, inteligente e conversacional (Scalan) Também deve ter blocos fragmentados (Dube) Escrita e reescrita (Rich)

21 Como produzir e escrever notícias
Escrevendo a notícia Faça um gráfico como teaser Use sentenças curtas, evitando uni-las com conjunções Parágrafos curtos Entretítulos Listas (bullets)

22 Como produzir e escrever notícias
Escrevendo a notícia Blocos de informações que possam ser divididos em subtópicos lógicos e em partes não-lineares relacionadas. Usar a técnica de blocos e tentar adequá-la ao número de fontes (uma por bloco) Evitar usar somente o sobrenome da fonte Ignores tabus de escrever perguntas para leads ou transcrições. Podem funcionar bem na web (fim dos blocos)

23 Como produzir e escrever notícias
Reescrevendo a notícia Cortar toda palavra extra, conjunção e adjetivos não necessários Contar número de linhas e usar subtítulos (tela normal contém cerca de 29 linhas) Passar os olhos sobre a notícias (ver se subtítulos e entradas estão destacados) Verificar fins de bloco e passagens para novas telas (atrai o leitor?)

24 Como produzir e escrever notícias
Texto legível Conteúdo interessante e útil Evite colocar links dentro do texto Explore novos estilos de escritas Treinar repórteres para coletar os dados na maior variedade de meios possíveis Faça experiências

25 Conclusão Ainda não há modelo
A Web deve ter uma linguagem própria, que explore melhor suas características e potencialidades Enquanto não há nada definido, é melhor seguir os princípios básicos Ponto de partida é saber como as pessoas lêem A maioria dos leitores prefere o modelo da pirâmide invertida

26 Conclusão A essência, o fundamental do jornalismo, de acordo com Dube e Dimes, permanece inalterado. A informação ainda deve ser checada, a linguagem deve ser simples, direta e objetiva e os princípios éticos devem ser seguidos.


Carregar ppt "Redação Jornalística On-line"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google