A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redação Jornalística On-line Tudo o que um profissional precisa saber para desenvolver conteúdo noticiosos para a Web – Valdenise Schmitt Alunas: Gisiela.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redação Jornalística On-line Tudo o que um profissional precisa saber para desenvolver conteúdo noticiosos para a Web – Valdenise Schmitt Alunas: Gisiela."— Transcrição da apresentação:

1 Redação Jornalística On-line Tudo o que um profissional precisa saber para desenvolver conteúdo noticiosos para a Web – Valdenise Schmitt Alunas: Gisiela Klein Sabrina Brognoli dAquino

2 Marshall McLhan:... o conteúdo de qualquer medium é sempre o antigo medium que foi substituído Jonathan Dube Os jornalistas online são obrigados a pensar nos múltiplos níveis de uma só vez: palavras, idéias, estrutura da notícia, design, interatividade, áudio, vídeo e fotos

3 Alberto Dimes O jornalismo deve obedecer aos mesmos paradigmas e pressupostos do jornalismo clássico. O que muda é o processo de produção de conteúdo. A essência do fazer jornalístico permanece inalterada, o que troca são os meios e as ferramentas

4 Ana Prado e Rosely Seixas Brito A quarta revolução 1ª - transição do oral e não-alfabético para a escrita, que ao separar o que é falado de quem fala possibilitou a elaboração do discurso conceitual e o suporte para a comunicação cumulativa, baseada no conhecimento. 2ª - Gutemberg. Ao criar os tipos móveis, ele possibilitou a circulação e difusão massiva da informação.

5 Ana Prado e Rosely Seixas Brito 3ª - surgimento da televisão que devolveu ao homem o mundo dos sons e da imagem. Desenvolveu-se o texto multissemântico e o sistema de audiência de massa. 4ª - Internet com a articulação do oral, escrito e audiovisual numa rede interativa de alcance global. Este novo meio é marcado pela interatividade e personalização da informação, onde haverá um consumo individualizado e personalizado da informação.

6 Como as pessoas lêem na web Jakob Nielsen As pessoas não lêem na web, elas escaneam em busca de informação (79% delas). Elas raramente lêem palavra por palavra. Ao invés disso, passam os olhos pelo texto e escolhem palavras-chave, sentenças e parágrafos de interesse, enquanto pulam as partes do texto que menos interessam.

7 Como as pessoas lêem na web Uma pesquisa feita em 1997 mostrou que a leitura na tela do computador é 25% mais difícil em virtude de sua resolução. Atualmente nossos micros têm resolução de 72 dpi. Já existem telas de até 300 dpi, que se assemelham mais ao papel, mas o custo é muito alto.

8 Outros motivos para o escaneamento dos textos: a web é um meio orientado a usuários que precisam se movimentar. É dinâmica cada página compete com centenas de outras a vida moderna é frenética e as pessoas não têm tempo disponível Como as pessoas lêem na web

9 Para Nielsen, as páginas devem conter textos escaneáveis: realce nas palavras chaves subtítulo expressivo listas com bullets uma idéia por parágrafo pirâmide invertida 50% do que se escreveria no papel

10 Como apresentar notícias na web Carole Rich Layers: notícias com um título e um resumo, seguido de texto maior e links correlatos Chunks (blocos de texto): blocos de 100 palavras. Pirâmide invertida: idéia principal no lead.

11 Como apresentar notícias na web Tópico: ajudam o leitor a passar o olho e navegar pela notícia. Não-linear: autor precisa prever a notícia em diferentes partes Experimental: notícia organizada como uma matriz com diferentes armações de tempo e pontos de vista. Links: evitar no meio do texto. Colocar ao lado ou no fim.

12 Como apresentar notícias na web - Notícia Pile-On Jonathan Dube Desaconselhável. Nesta estrutura, para parecer atual, o site coloca o desenvolvimento mais recente de um acontecimento no topo. - Solução Nilson Lage Lead resumo

13 Níveis de informação Nilson Lage Basicamente três níveis de informação. Um texto curto similar ao de televisão ou rádio com sentenças curtas e ordem direta. Um texto maior com mais informações e que pode seguir a estrutura de tópico frasal e documentação. E um terceiro nível de texto que poderão ser baixados para serem impressos.

14 Como produzir e escrever notícias O processo de escrita A forma de escrita não-linear requer diferentes caminhos de planejamento, organização e criação de notícia(Rich) Os jornalistas devem mostrar, contar, demonstrar e interagir com os leitores (Dube)

15 Como produzir e escrever notícias O processo de escrita Segundo Dube, a qualidade do que há na maioria dos sites hoje é lamentável e os leitores percebem isso, não voltando mais ao site. O autor lembra que as opções on line são bem maiores que na do jornal impresso.

16 Como produzir e escrever notícias Planejando a notícia Envolve uma equipe (escritor, editor, grupo técnico – especialista em multimídia). Antes de começar a reportar e escrever, é necessário saber qual é a essência da notícia e qual o melhor caminho para apresentá-la.

17 Como produzir e escrever notícias Planejando a notícia Algumas questões: - O pano de fundo proporciona links? - Deve ser apresentado como texto? - A notícia permite discussão ou outros elementos interativos entre os leitores? - Que elementos visuais são necessários? - Quem precisaria estar envolvido?

18 Como produzir e escrever notícias Colhendo informação Envolve material para síntese e apresentação detalhada. O processo de divulgação 24 horas retorna para os dias em que os jornais eram publicados o dia todo. As pessoas não querem só saber o que aconteceu, mas a causa do acontecimento.

19 Como produzir e escrever notícias Organizando a informação Fazer um storyboard. Cada fragmento da notícia é um box no mapa, incluindo elementos de aúdio e vídeo, links, etc. Texto chamada Box 1Box 2

20 Como produzir e escrever notícias Escrevendo a notícia - Escrita na web deve ser curta, inteligente e conversacional (Scalan) - Também deve ter blocos fragmentados (Dube) - Escrita e reescrita (Rich)

21 Como produzir e escrever notícias Escrevendo a notícia - Faça um gráfico como teaser - Use sentenças curtas, evitando uni-las com conjunções - Parágrafos curtos - Entretítulos - Listas (bullets)

22 Como produzir e escrever notícias Escrevendo a notícia - Blocos de informações que possam ser divididos em subtópicos lógicos e em partes não-lineares relacionadas. - Usar a técnica de blocos e tentar adequá-la ao número de fontes (uma por bloco) - Evitar usar somente o sobrenome da fonte - Ignores tabus de escrever perguntas para leads ou transcrições. Podem funcionar bem na web (fim dos blocos)

23 Como produzir e escrever notícias Reescrevendo a notícia - Cortar toda palavra extra, conjunção e adjetivos não necessários - Contar número de linhas e usar subtítulos (tela normal contém cerca de 29 linhas) - Passar os olhos sobre a notícias (ver se subtítulos e entradas estão destacados) - Verificar fins de bloco e passagens para novas telas (atrai o leitor?)

24 Como produzir e escrever notícias Texto legível - Conteúdo interessante e útil - Evite colocar links dentro do texto - Explore novos estilos de escritas - Treinar repórteres para coletar os dados na maior variedade de meios possíveis - Faça experiências

25 Conclusão Ainda não há modelo A Web deve ter uma linguagem própria, que explore melhor suas características e potencialidades Enquanto não há nada definido, é melhor seguir os princípios básicos Ponto de partida é saber como as pessoas lêem A maioria dos leitores prefere o modelo da pirâmide invertida

26 Conclusão A essência, o fundamental do jornalismo, de acordo com Dube e Dimes, permanece inalterado. A informação ainda deve ser checada, a linguagem deve ser simples, direta e objetiva e os princípios éticos devem ser seguidos.


Carregar ppt "Redação Jornalística On-line Tudo o que um profissional precisa saber para desenvolver conteúdo noticiosos para a Web – Valdenise Schmitt Alunas: Gisiela."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google