A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MODELO DE AVALIAÇÃO DE ATIVOS INTANGÍVEIS PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS (IESP) Acadêmicas: Daiane, Daniele, Eliana Batistela, Leila, Lides,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MODELO DE AVALIAÇÃO DE ATIVOS INTANGÍVEIS PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS (IESP) Acadêmicas: Daiane, Daniele, Eliana Batistela, Leila, Lides,"— Transcrição da apresentação:

1 MODELO DE AVALIAÇÃO DE ATIVOS INTANGÍVEIS PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS (IESP) Acadêmicas: Daiane, Daniele, Eliana Batistela, Leila, Lides, Paula e Viviane

2 CAPÍTULO 4 MODELO PROPOSTO Agrupamento das variáveis que interferem na criação de valor para as IESPs nos quadrantes: Humano Processos Estrutural Ambiental

3 Os quadrantes podem ser observados sob a perspectiva Interna e Externa; Devem ser analisados pelos focos passado-presente e presente-futuro; É importante considerar a interatividade dos quadrantes. Deve-se pesquisar os ativos intangíveis de forma individual, porém, para sua validação devem ser analisados todos os quadrantes das IESPs

4 QUADRANTESPERSPECTIVAFOCO InternaExternaPassado- Presente Presente- Futuro HUMANOXX PROCESSOSXX ESTRUTURALXX AMBIENTALXX

5 É onde se inicia a atividade institucional, como capacitação, incentivos e gastos com pessoal; Conhecimento prático, empregado na criação contínua de valor; Busca avaliar a formação e qualificação profissionais dos docentes; Avalia, também, o pessoal técnico- administrativo; Avalia-se as condições de trabalho, desempenho acadêmico e profissional.

6 Enquadram-se neste quadrante os investimentos da empresa em sistemas, instrumentos e filosofia operacional que agilizam o fluxo de conhecimento Trata-se de competência sistematizada, organizada e codificada da organização, além do sistema de informações interno, do sistema de apuração de custos, controle e tomada de decisão, identificação de relatórios e práticas gerenciais existentes; Contempla a missão institucional com suas ações propostas, bem como a gestão acadêmico-administrativa, no que tange à estrutura organizacional, administração acadêmica, órgãos e coordenações de curso, centrando os projetos dos cursos na qualidade de ensino

7 Neste quadrante consideram-se o espaço físico; Equipamentos e investimentos em serviços de manutenção; Melhoria estrutural da instituição; Acesso aos recursos disponíveis que permitam o inter-relacionamento e desenvolvimento da atividade institucional.

8 Tem-se a instituição e seu contexto social, político, econômico e humano, interferindo e recebendo interferência de outras organizações; O caminho na busca de seus objetivos; Forças mais específicas no ambiente externo que exercem impacto imediato, como os acionistas, os bancos, os sindicatos, os fornecedores, além dos clientes com os quais a empresa deve se relacionar.

9

10

11 Variáveis Quantitativas a serem utilizadas como guias durante o processo de avaliação de Ativos Intangíveis

12

13

14 As variáveis qualitativas representam o esforço empreendido para maximização de eficiência e eficácia organizacional, com vistas a cumprir sua missão e atingir seus objetivos. Estas variáveis serão avaliadas em uma escala de 0 a 7, e produzirão um coeficiente a ser utilizado na fórmula apresentada para apuração do valor intangível das IESPs.

15 Variáveis Qualitativas para o Quadrante Humano

16 Variáveis Qualitativas para o Quadrante Processo

17 Variáveis Qualitativas para o Quadrante Estrutural

18 Variáveis Qualitativas para o Quadrante Ambiental

19 Variáveis Qualitativas a serem utilizadas como guias durante o processo de avaliação de Ativos Intangíveis

20 PROCEDIMENTO PARA APURAÇÃO DOS ATIVOS INTANGÍVEIS

21 PROCEDIMENTOS PARA ANALISAR E ENTENDER A IESP Levantar variáveis contextuais, em nível macro e microeconômico; Apresentar a Instituição a ser pesquisada, Revisar demonstrações contábeis três a cinco anos, preparando dados para análise econômica e financeira da instituição, ajustando as a valor corrente de mercado; Elaborar análise gerencial da Instituição de Ensino, calculando índices e fatores de desempenho com técnicas de contabilidade gerencial de 3 a 5 anos; Calcular o fator de insolvência da instituição para determinação de sua saúde financeira e condição de sobrevivência; Elaborar parecer sobre a IESP e projetar as demonstrações contábeis.elaborar parecer sobre a IESP e projetar as demonstrações contábeis.

22

23 DEMONSTRAÇÃO DO VALOR DA INSTITUIÇÃO Para se apurar o valor total da instituição, recomenda-se somar ao valor obtido na fórmula VAI com o montante da parte tangível da empresa, ou seja, ao valor de realização dos ativos físicos.

24 FORMULA PARA CALCULO DO ATIVO INTANGIVEL VAI: ( LIA + AVI ) * ( 1 + ACI )

25 CONCLUSÃO O OBJETIVO DA PESQUISA É DE CONSTRUIR UM MODELO DE AVALIAÇÃO DE ATIVOS INTANGÍVEIS


Carregar ppt "MODELO DE AVALIAÇÃO DE ATIVOS INTANGÍVEIS PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS (IESP) Acadêmicas: Daiane, Daniele, Eliana Batistela, Leila, Lides,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google