A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÓDULO IV Como promover o sucesso da aprendizagem do aluno e a sua permanência na escola?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÓDULO IV Como promover o sucesso da aprendizagem do aluno e a sua permanência na escola?"— Transcrição da apresentação:

1 MÓDULO IV Como promover o sucesso da aprendizagem do aluno e a sua permanência na escola?

2 OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar os aspectos pedagógicos que possam ajudar nas decisões quando se tratar de tornar mais eficientes as situações de ensino- aprendizagem.

3 UNIDADE I - Ensinar e aprender na escola: o que sabemos hoje? Identificar como a relação entre desenvolvimento e aprendizagem é vista pelas diferentes correntes psicológicas. Relacionar os princípios básicos que orientam a prática pedagógica contemporânea. Destacar a motivação como fator central na escola de qualidade. OBJETIVOS:

4 Resgata a reflexão sobre a função da escola a partir da relação entre desenvolvimento e aprendizagem com base na visão behaviorista e interacionista; Conceitua os elementos do processo ensino-aprendizagem comparando a visão tradicional e atual da escola; Apresenta princípios para a aprendizagem: PONTOS IMPORTANTES: −Valorização da diversidade e heterogeneidade (Princípio 1, pg. 22) ; −Desenvolvimento do auto-conceito positivo (Princípio 2 pg. 23 e Princípio 5 pg. 24) ; −Promoção de situações de aprendizagem significativas articuladas ao conhecimento prévio (Princípio 3 pg. 23 ) ;

5 −Contextualização da aprendizagem estabelecendo a utilidade e finalidade do conhecimento (Princípio 4 pg. 24 e Princípio 6 pg. 24) ; −Manutenção dos objetivos com mudança de estratégias (Princípio 7 pg. 24 ) −Utilização do “erro” como ferramenta para o planejamento e promoção da auto-avaliação (Princípio 8 pg. 24 ) ; −Implantação da avaliação diagnóstica (Princípio 9 pg. 24) ; −Participação e reflexão sobre o processo de aprendizagem (Princípio 10 pg. 25 ) Ressalta a importância do processo de motivação para: −Provocar o interesse dos alunos pelos temas e atividades da aula; −Relacionar a importância dos assuntos abordados com a vida cidadã. Fornece orientações metodológicas ou pistas para a motivação (pg. 30)

6 UNIDADE II - Trabalho pedagógico: aí está o foco! Identificar os aspectos essenciais para o bom desempenho da escola. Estabelecer as metas a serem contempladas na organização do trabalho pedagógico. Relacionar as condições que favoreçam a construção de conhecimentos. Relacionar o trabalho escolar com o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. Destacar os aspectos centrais da legislação que tratam do trabalho pedagógico e de sua organizaçao. OBJETIVOS:

7 Ressalta o lugar do processo de ensino e aprendizagem no Projeto Pedagógico, através: −Da mobilização para o trabalho coletivo; −Do compartilhamento de idéias e objetivos; −Da estruturação da oferta considerando os pressupostos legais em vigor; −Da organização do tempo e espaço a partir das orientações dos PCNs; −Da ênfase em um currículo significativo diferenciando o currículo formal e o real. PONTOS IMPORTANTES: Definir o papel do gestor no desenvolvimento de um trabalho pedagógico de qualidade.

8 UNIDADE III - Prática pedagógica: todo cuidado é pouco! Identificar formas de organizar o trabalho pedagógico em sala de aula, de modo a atender às necessidades de seus alunos. Lidar com a diversidade de questões que surgem na sala de aula, estabelecendo prioridades, intermediando e resolvendo conflitos, sempre que eles surjam na relação professor-aluno OBJETIVOS:

9 PONTOS IMPORTANTES: Aborda aspectos importantes para a administração da sala de aula, como: −Planejamento; −Regras de convivência; −Organização: tempo, espaço e recursos; −Integração professor-aluno; −Papel da linguagem; −Diversificação nas modalidades de intervenção didática.

10 UNIDADE IV - Avaliação: prática a favor dos alunos ou contra eles? Identificar o processo de avaliação da aprendizagem como um instrumento de gestão. Apontar os mitos que em sua escola cercam a avaliação e indicar caminhos que ajudem a derrubá-los. Analisar, na LDB, a importância da avaliação em uma escola efetivamente democrática. OBJETIVOS:

11 Distingue o papel da avaliação na prática: − Tradicional – passar de ano − Atual – obter informação Apresenta duas formas de avaliação: − Da escola Serve para: orientar a capacitação em serviço, direcionar ações de reforço e recuperação, e organizar a troca de experiências; PONTOS IMPORTANTES: − Da aprendizagem Serve para: identificar os avanços e dificuldades, verificar a consecução dos objetivos, estruturar conteúdos, métodos e práticas;

12 Suscita a discussão em torno dos mitos da avaliação (pg. 94); Conceitua a avaliação como um processo continuo, inclusivo e participativo ( pg. 97 a 101); Aponta a necessidade de identificar a natureza do “erro” cometido para que a avaliação possa funcionar como instrumento do planejamento e da aprendizagem (pg. 103 a 105); Referenda o estudo do tema na legislação em vigor.


Carregar ppt "MÓDULO IV Como promover o sucesso da aprendizagem do aluno e a sua permanência na escola?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google