A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE É FAMÍLIA? QUAL O SIGNIFICADO DA EDUCAÇÃO? E QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO? Luiz Carlos Lisboa Gondim – Mestrando em Família e Soc. Contemporânea.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE É FAMÍLIA? QUAL O SIGNIFICADO DA EDUCAÇÃO? E QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO? Luiz Carlos Lisboa Gondim – Mestrando em Família e Soc. Contemporânea."— Transcrição da apresentação:

1 O QUE É FAMÍLIA? QUAL O SIGNIFICADO DA EDUCAÇÃO? E QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO? Luiz Carlos Lisboa Gondim – Mestrando em Família e Soc. Contemporânea

2 O QUE É FAMÍLIA? QUAL O SIGNIFICADO DA EDUCAÇÃO? E QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO? Família é uma instituição social básica, que aparece sob as formas mais diversas em todas as sociedades humanas. Dá-se o nome de família a um grupo caracterizado pela residência em comum e pelo convívio de pais e filhos, isolados dos demais parentes. Família é uma instituição social básica, que aparece sob as formas mais diversas em todas as sociedades humanas. Dá-se o nome de família a um grupo caracterizado pela residência em comum e pelo convívio de pais e filhos, isolados dos demais parentes. Silva, Benedicto de org. Dicionário de ciências sociais. Fundação Getúlio Vargas, 1987, p.457 Silva, Benedicto de org. Dicionário de ciências sociais. Fundação Getúlio Vargas, 1987, p.457 O QUE É FAMÍLIA? Gadotti, Moacir. História das Idéias Pedagógicas. Ática, São Paulo, 1997.

3 O QUE É FAMÍLIA? QUAL O SIGNIFICADO DA EDUCAÇÃO? E QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO? Dentre suas diversas funções as mais importantes parecem ser a reprodução da espécie, a criação e a socialização dos filhos, a transmissão essencial do patrimônio cultural. Dentre suas diversas funções as mais importantes parecem ser a reprodução da espécie, a criação e a socialização dos filhos, a transmissão essencial do patrimônio cultural. Silva, Benedicto de org. Dicionário de ciências sociais. Fundação Getúlio Vargas, 1987, p.457.Silva, Benedicto de org. Dicionário de ciências sociais. Fundação Getúlio Vargas, 1987, p.457. O QUE É FAMÍLIA?

4 O QUE É FAMÍLIA? QUAL O SIGNIFICADO DA EDUCAÇÃO? E QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO? Sob o ponto de vista psicológico, a família é constituída essencialmente na nossa civilização, pelo pai, pela mãe e pelos filhos. O pai tem um papel, sobretudo de provisão e autoridade. A mãe tem um papel afetivo e as relações entre as crianças são de significativa importância. Sob o ponto de vista psicológico, a família é constituída essencialmente na nossa civilização, pelo pai, pela mãe e pelos filhos. O pai tem um papel, sobretudo de provisão e autoridade. A mãe tem um papel afetivo e as relações entre as crianças são de significativa importância. Richaudeau, François de org. Dicionário de psicologia moderna. São Paulo, 1979, p.256.Richaudeau, François de org. Dicionário de psicologia moderna. São Paulo, 1979, p.256. O QUE É FAMÍLIA?

5 O QUE É FAMÍLIA? QUAL O SIGNIFICADO DA EDUCAÇÃO? E QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO? Etimologicamente família significa um conjunto de servidores. Etimologicamente família significa um conjunto de servidores. Grupo de indivíduos parentes ou aliados que vivem conjuntamente. Conjunto de todos os indivíduos vivos num dado momento que mantêm entre si relações definidas de parentesco ou de aliança. Larande, André. Vocabulário técnico e crítico da filosofia. Martins Fontes, São Paulo,1999, p Larande, André. Vocabulário técnico e crítico da filosofia. Martins Fontes, São Paulo,1999, p O QUE É FAMÍLIA?

6 O QUE É FAMÍLIA? QUAL O SIGNIFICADO DA EDUCAÇÃO? E QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO? Parentela cujos membros descendem de um pai comum. Parentela cujos membros descendem de um pai comum. Comunidade de culto cujo sacerdote é o pai. Núcleo da vida religiosa, jurídica e civil. Casa, matrimônio, filhos, pais. Van Den Born de org. Dicionário enciclopédico da Bíblia. Vozes, Petrópolis, 1992, p. 555.Van Den Born de org. Dicionário enciclopédico da Bíblia. Vozes, Petrópolis, 1992, p O QUE É FAMÍLIA?

7 O QUE É FAMÍLIA? QUAL O SIGNIFICADO DA EDUCAÇÃO? E QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO? A noção de família tem sido mudada a partir da crise da família clássica com o aumento do divórcio e do trabalho assalariado das mulheres e com o crescimento da coabitação. A noção de família tem sido mudada a partir da crise da família clássica com o aumento do divórcio e do trabalho assalariado das mulheres e com o crescimento da coabitação. Singly, François. A Socialização da família na França nos últimos trinta anos. Interseções – Revista de estudos interdisciplinares. Ano I, n. 1, 2000, p.31.Singly, François. A Socialização da família na França nos últimos trinta anos. Interseções – Revista de estudos interdisciplinares. Ano I, n. 1, 2000, p.31. O QUE É FAMÍLIA?

8 O QUE É FAMÍLIA? QUAL O SIGNIFICADO DA EDUCAÇÃO? E QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO? A palavra família é polissêmica, e a força dessa simbologia múltipla da família permite a manipulação da idéia e dos seus componentes para sustentar muitos pontos de vista. A palavra família é polissêmica, e a força dessa simbologia múltipla da família permite a manipulação da idéia e dos seus componentes para sustentar muitos pontos de vista. Scott, R. Parry. Famílias sem casais e a diversidade conjugal no Brasil. Interseções – Revista de estudos interdisciplinares. Ano I, n. 1, 2000, p.95.Scott, R. Parry. Famílias sem casais e a diversidade conjugal no Brasil. Interseções – Revista de estudos interdisciplinares. Ano I, n. 1, 2000, p.95. O QUE É FAMÍLIA?

9 O QUE É FAMÍLIA? QUAL O SIGNIFICADO DA EDUCAÇÃO? E QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO? A família é a condição para a existência da sociedade. A família é a condição para a existência da sociedade. A família é, ao mesmo tempo, a negação e a afirmação da sociedade. Sarty, Cynthia Andersen. Deixarás pai e mãe – Notas sobre Levi-Strauss e a família. Revista antropológica. Ano 9, V.16, 2005, p. 35.Sarty, Cynthia Andersen. Deixarás pai e mãe – Notas sobre Levi-Strauss e a família. Revista antropológica. Ano 9, V.16, 2005, p. 35. O QUE É FAMÍLIA?

10 O QUE É FAMÍLIA? QUAL O SIGNIFICADO DA EDUCAÇÃO? E QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO? Há um duplo enfoque tanto na pergunta quanto na resposta, ou seja, há os responsáveis porque tomam para si a responsabilidade e há os que sem se responsabilizar se tornam responsáveis, como é o caso dos meios de comunicação, comunidades, grupos de jovens e outros. Há um duplo enfoque tanto na pergunta quanto na resposta, ou seja, há os responsáveis porque tomam para si a responsabilidade e há os que sem se responsabilizar se tornam responsáveis, como é o caso dos meios de comunicação, comunidades, grupos de jovens e outros. Luiz Carlos Gondim – Mestrando em Família e Soc. Contemp. Luiz Carlos Gondim – Mestrando em Família e Soc. Contemp. QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO

11 O QUE É FAMÍLIA? QUAL O SIGNIFICADO DA EDUCAÇÃO? E QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO? Jogos eletrônicos, filmes, programas televisivos, vídeos e internet passam a compor o nosso dia a dia, disseminando idéias, hábitos, juízos éticos e estéticos, conhecimentos os mais variados e, assim, contribuindo para a formação de nossa própria individualidade. Jogos eletrônicos, filmes, programas televisivos, vídeos e internet passam a compor o nosso dia a dia, disseminando idéias, hábitos, juízos éticos e estéticos, conhecimentos os mais variados e, assim, contribuindo para a formação de nossa própria individualidade. Loureiro, Robson e Fonte, Sandra. Industria cultural e educação em tempos pós modernos. Papirus, São Paulo, p. 15.Loureiro, Robson e Fonte, Sandra. Industria cultural e educação em tempos pós modernos. Papirus, São Paulo, p. 15. QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO

12 O QUE É FAMÍLIA? QUAL O SIGNIFICADO DA EDUCAÇÃO? E QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO? A qualidade do ensino ministrado nas escolas está vinculada à convocação da comunidade, dos pais e dos professores para participarem da vida escolar dos seus filhos. A qualidade do ensino ministrado nas escolas está vinculada à convocação da comunidade, dos pais e dos professores para participarem da vida escolar dos seus filhos. Cody, Frank e Siqueira, Sílvia. Escola e comunidade – uma parceria necessária. Cotia, São Paulo, 1997.Cody, Frank e Siqueira, Sílvia. Escola e comunidade – uma parceria necessária. Cotia, São Paulo, QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO

13 O QUE É FAMÍLIA? QUAL O SIGNIFICADO DA EDUCAÇÃO? E QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO? Os órgãos administrativos desempenham funções de planejamento, coordenação, controle, financiamento e execução de projetos educacionais. Os órgãos administrativos desempenham funções de planejamento, coordenação, controle, financiamento e execução de projetos educacionais. Ferreira, Roberto Martins. Sociologia da educação. São Paulo, Moderna, 1993.Ferreira, Roberto Martins. Sociologia da educação. São Paulo, Moderna, QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO

14 O QUE É FAMÍLIA? QUAL O SIGNIFICADO DA EDUCAÇÃO? E QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO? A segurança propiciada pela sociedade pode ser boa, mas não pode nos dar segurança interior – nem calor emocional e bem-estar, nem respeito próprio, nem um sentimento de que as coisas valem a pena. Somente os pais podem dar tudo isso ao filho, e o farão muito melhor se o derem também um ao outro. A segurança propiciada pela sociedade pode ser boa, mas não pode nos dar segurança interior – nem calor emocional e bem-estar, nem respeito próprio, nem um sentimento de que as coisas valem a pena. Somente os pais podem dar tudo isso ao filho, e o farão muito melhor se o derem também um ao outro. Bettelheim, Bruno. Uma vida para meu filho. Campus Ltda, Campus, Rio de Janeiro, 1988 p. 315.Bettelheim, Bruno. Uma vida para meu filho. Campus Ltda, Campus, Rio de Janeiro, 1988 p QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO

15 O QUE É FAMÍLIA? QUAL O SIGNIFICADO DA EDUCAÇÃO? E QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO? Todo mundo espera que a escola cumpra seu papel que é o de fornecer instrução, qualificação e diplomas a todos. Na verdade a escola produz muito mais fracassos do que sucessos, trata uns melhor do que outros e convence os que fracassam de que fracassam porque são inferiores. Ela só educa e instrui uma minoria. A grande maioria é excluída e marginalizada. Todo mundo espera que a escola cumpra seu papel que é o de fornecer instrução, qualificação e diplomas a todos. Na verdade a escola produz muito mais fracassos do que sucessos, trata uns melhor do que outros e convence os que fracassam de que fracassam porque são inferiores. Ela só educa e instrui uma minoria. A grande maioria é excluída e marginalizada. Ceccon, Claudius et. Al. A vida na escola e a escola da vida. Petrópolis,1987, Vozes, p. 23.Ceccon, Claudius et. Al. A vida na escola e a escola da vida. Petrópolis,1987, Vozes, p. 23. QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO

16 O QUE É FAMÍLIA? QUAL O SIGNIFICADO DA EDUCAÇÃO? E QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO? Ao longo das últimas quatro décadas, seus alunos foram emergindo da esfera da ingenuidade para a esfera da crítica; da passividade à militância; da dor à esperança; da resignação à utopia. Ao longo das últimas quatro décadas, seus alunos foram emergindo da esfera da ingenuidade para a esfera da crítica; da passividade à militância; da dor à esperança; da resignação à utopia. Gratidão de Frei Beto na contracapa do livro – Pedagogia da autonomia, Paulo Freire. Paz e Terra, Rio de Janeiro, 2004.Gratidão de Frei Beto na contracapa do livro – Pedagogia da autonomia, Paulo Freire. Paz e Terra, Rio de Janeiro, QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO

17 O QUE É FAMÍLIA? QUAL O SIGNIFICADO DA EDUCAÇÃO? E QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO? Com o cristianismo surge um tipo histórico e novo de educação, com normas inéditas de vida e comportamento. No sermão da montanha, Jesus Cristo instaura uma nova visão do mundo e da vida, que contrasta ostensivamente com as culturas precedentes, fundadas num ideal heróico, aristocrático e terreno da existência. Com o cristianismo surge um tipo histórico e novo de educação, com normas inéditas de vida e comportamento. No sermão da montanha, Jesus Cristo instaura uma nova visão do mundo e da vida, que contrasta ostensivamente com as culturas precedentes, fundadas num ideal heróico, aristocrático e terreno da existência. Piletti, Claudino e Piletti, Nelson. História da Educação, Ática, São Paulo, 1990, p.52Piletti, Claudino e Piletti, Nelson. História da Educação, Ática, São Paulo, 1990, p.52 QUAL O SIGNIFICADO DA EDUCAÇÃO?

18 O QUE É FAMÍLIA? QUAL O SIGNIFICADO DA EDUCAÇÃO? E QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO? Educação significa integração equilibrada das relações interacionais do educando com o universo: seu relacionamento com seu Deus, com sua comunidade, com sua família, com a natureza, consigo mesmo e com suas idéias. Educação significa integração equilibrada das relações interacionais do educando com o universo: seu relacionamento com seu Deus, com sua comunidade, com sua família, com a natureza, consigo mesmo e com suas idéias. Pedagogia Adventista, Confederação das Uniões Brasileiras da Igreja Adventista do Sétimo Dia. CPB. Tatuí, São Paulo, Pedagogia Adventista, Confederação das Uniões Brasileiras da Igreja Adventista do Sétimo Dia. CPB. Tatuí, São Paulo, QUAL O SIGNIFICADO DA EDUCAÇÃO?

19 O QUE É FAMÍLIA? QUAL O SIGNIFICADO DA EDUCAÇÃO? E QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO? Educar significa restaurar o homem a imagem do seu Autor, leva-lo à perfeição em que fora criado, promover o desenvolvimento do corpo, espírito e alma para que se pudesse realizar o propósito divino da sua criação. Educar significa restaurar o homem a imagem do seu Autor, leva-lo à perfeição em que fora criado, promover o desenvolvimento do corpo, espírito e alma para que se pudesse realizar o propósito divino da sua criação. White, Ellen G. Educação, CPB, Santo André,1977, p.16.White, Ellen G. Educação, CPB, Santo André,1977, p.16. Filosofia educacional adventista

20 O QUE É FAMÍLIA? QUAL O SIGNIFICADO DA EDUCAÇÃO? E QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO? Educar é desenvolver uma visão de esperança e de possibilidades ao invés do desespero comumente apresentado pelos autores de esquerda (Giroux). Educar é desenvolver uma visão de esperança e de possibilidades ao invés do desespero comumente apresentado pelos autores de esquerda (Giroux). Aranha, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação, Moderna, São Paulo, 1998.Aranha, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação, Moderna, São Paulo, Filosofia educacional adventista

21 O QUE É FAMÍLIA? QUAL O SIGNIFICADO DA EDUCAÇÃO? E QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO? Educação significa incrementar um trabalho mental, físico e técnico nas escolas que seja adequado à idade das crianças, jovens e adultos e estimular a inseparabilidade do educar e da política.(Marx e Engels) Educação significa incrementar um trabalho mental, físico e técnico nas escolas que seja adequado à idade das crianças, jovens e adultos e estimular a inseparabilidade do educar e da política.(Marx e Engels) Gadotti, Moacir. História das Idéias Pedagógicas. Ática, São Paulo, Filosofia educacional adventista

22 O QUE É FAMÍLIA? QUAL O SIGNIFICADO DA EDUCAÇÃO? E QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO? Educar significa permitir a criança viver e ganhar o direito de ser uma criança (Korczak). Educar significa permitir a criança viver e ganhar o direito de ser uma criança (Korczak). Gadotti, Moacir. História das Idéias Pedagógicas. Ática, São Paulo, Filosofia educacional adventista

23 O QUE É FAMÍLIA? QUAL O SIGNIFICADO DA EDUCAÇÃO? E QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO? Por um salário de miséria, somos indicados para construir para o mundo um futuro sólido e trapacear dissimulando o fato de que as crianças representam na realidade o número, a força, a vontade e a lei. (Korczak). Por um salário de miséria, somos indicados para construir para o mundo um futuro sólido e trapacear dissimulando o fato de que as crianças representam na realidade o número, a força, a vontade e a lei. (Korczak). Gadotti, Moacir. História das Idéias Pedagógicas. Ática, São Paulo, Filosofia educacional adventista

24 O QUE É FAMÍLIA? QUAL O SIGNIFICADO DA EDUCAÇÃO? E QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO? Educar significa respeitar a laboriosa busca do saber! Respeitar os reveses e as lágrimas de crianças e adolescentes. Ainda mal familiarizadas com a dor e a injustiça, elas sofrem e choram mais que nós... E nós zombamos de suas lágrimas (Korczak). Educar significa respeitar a laboriosa busca do saber! Respeitar os reveses e as lágrimas de crianças e adolescentes. Ainda mal familiarizadas com a dor e a injustiça, elas sofrem e choram mais que nós... E nós zombamos de suas lágrimas (Korczak). Gadotti, Moacir. História das Idéias Pedagógicas. Ática, São Paulo, Filosofia educacional adventista

25 O QUE É FAMÍLIA? QUAL O SIGNIFICADO DA EDUCAÇÃO? E QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO? Em 1942, os nazistas, ocupantes da Polônia, lhe ordenaram que conduzisse seus pequenos para a morte, prometendo-lhe um salvo-conduto após a tarefa. Em 1942, os nazistas, ocupantes da Polônia, lhe ordenaram que conduzisse seus pequenos para a morte, prometendo-lhe um salvo-conduto após a tarefa. Ele recusou e, amparado nos braços de dois meninos, acompanhou seus duzentos filhos até as câmaras de gás do campo de extermínio Treblinka, onde todos morreram. Ele recusou e, amparado nos braços de dois meninos, acompanhou seus duzentos filhos até as câmaras de gás do campo de extermínio Treblinka, onde todos morreram. Gadotti, Moacir. História das Idéias Pedagógicas. Ática, São Paulo, KORCZAK ( )


Carregar ppt "O QUE É FAMÍLIA? QUAL O SIGNIFICADO DA EDUCAÇÃO? E QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO? Luiz Carlos Lisboa Gondim – Mestrando em Família e Soc. Contemporânea."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google