A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A realidade da violência no Brasil Jaguaquara – Bahia Março/2008

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A realidade da violência no Brasil Jaguaquara – Bahia Março/2008"— Transcrição da apresentação:

1 A realidade da violência no Brasil Jaguaquara – Bahia Março/2008
UNIJUÍ - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Teoria Política – Djalma Cremonese Neide Santiago da Hora Correia A realidade da violência no Brasil Jaguaquara – Bahia Março/2008

2 O termo violência vem do latim violentia que remete a vis(força,vigor,emprego de força física, recursos do corpo para exercer a sua força vital).(FOUCAULT apud ZALUAR,2004).

3 A humanidade emprega força ou agressividade constantemente para solucionar conflitos que não se deixou resolver pelo diálogo. Configura-se como dispositivo de controle, aberto e contínuo.(TAVARES,1998) A violência humana é caracterizada para CAON(2005) em atos violentos.

4 A violência se materializa e se manifesta em: atos violentos físicos,
morais, psicológicos, econômicos, sociais, religiosos, sexuais, etc. Violência é uma prática com caráter difuso, não existindo lugar para acontecer.

5 É negada, invisível e silenciosa isso produz um retorno real de mais violência, desamparo e ódio.
A sociedade atual reproduz a dominação histórica. Projeta a ilusão da igualdade e amplia a realidade das desigualdades a começar da divisão social das possibilidades.

6 Acontece um aumento das desigualdades econômicas e sociais, aprofundando a miséria e alimentando a expansão da violência social, quando as reformas estruturais econômicas atua na direção de diminuir ou extinguir direitos sociais, historicamente conquistados.

7 Quando a sociedade torna hegemônica a ideologia neoliberal, o Estado desaparece, ou se enfraquece no sentido de gerenciar e administrar a sociedade.

8 O mercado ocupa o lugar das instituições enfraquecidas responsáveis pela sociabilidade como: família, igreja e escola. O mercado não tem interesse de tratar pessoas como seres humanos e sim como clientes.

9 A principal dificuldade dessa abordagem é que a violência torna-se sinônimo de desigualdade, exploração, dominação, exclusão, segregação e outros males usualmente associados a pobreza ou a discriminação de cor e gênero.

10 HISTÓRICO DA VIOLÊNCIA
O tema violência não é novo para a humanidade, desde as organizações mais antigas ela já existia. Para Costa(2001) a revolução agrícola transformou as relações dos homens entre si e com o meio.

11 Mudando a organização da sociedade o homem deixou de ser nômade e estabeleceu-se definitivamente em determinado lugar. Deixando de ser predador e tornando-se produtivo. As classes dominantes sustentam-se na exploração do trabalho daqueles que não são proprietários nem possuidores dos meios de produção, assim como em diversas formas de opressão social, política, intelectual e religiosa.

12 Por meio da luta de classe que as principais transformações estruturais são impulsionadas, por isso ela é dita “o motor da história”. Surge assim a idéia de PROPRIEDADE.

13 A produção cresce, aumenta a população em várias regiões do mundo e a disputa pelas terras coloca os grupos uns contra os outros. Por conseqüência, os homens utilizam os meios violentos para punir e coibir formas de comportamento que vai de encontro aos seus interesses pessoais.

14 Para manter direitos e privilégios, cada sociedade arma-se para a garantia dessas conquistas.
A civilização se desenvolve junto aos modos de produção, assim cresce o poder bélico, entre os homens e a violência passa a predominar na resolução dos problemas.

15 A expansão da modernidade européia ao longo dos últimos cinco séculos foi obra de exércitos formados em sua grande maioria por oficiais adultos e jovens soldados aptos ao uso de armas.

16 Esse tipo de violência jamais foi atribuída à condição de crime, ato desumano próprio dos marginais.
O uso de armas representava conquistas e riquezas e os mais hábeis eram reconhecidos e tratados como heróis. Por outro lado significava risco, marginalidade, formação de quadrilhas, variadas formas de ameaça interna à ordem ou populações a serem salvas do primitivismo, da incultura, da barbárie.

17 O século 20 aprofunda heranças bélicas da modernidade
O século 20 aprofunda heranças bélicas da modernidade. De início foi a primeira grande guerra que se estendeu de 1914 a 1918. Ao fim do período de guerras a década de é marcada pela guerra do Golfo e dos Balcãs e extermínio(Hobsbawn,1996)

18 A estimulação da violência é uma construção do modelo social e econômico que se alimenta de conquistas como forma de manter benefício para uma pequena parcela da população, ao mesmo tempo que não consegue atender às condições mínimas de sobrevivência para a grande maioria dos seres humanos.

19 As manifestações de violência adquirem formas novas e ganham uma dimensão social maior.
Se transformam em práticas cotidianas e por isso banalizadas ou por que ocorrem em manifestações que fogem ao controle do Estado.

20 Nesses locais, o índice de violência alcançaram números superiores aos daqueles que viveram ou vivem em guerra declarada. Todo esse processo histórico citado, vemos que as conquistas se deram na ocupação das terras e busca de riquezas e as imposições das culturas dominante.

21 Culturas que influenciam no consumismo, implantando formas de pensar o mundo e do viver cotidiano conforme é demonstrado no período de colonialismo.

22 Outro ponto que nos chama atenção é a que toma como objeto o processo de rotulação dos jovens que moravam em guetos ou bairros pobres, que os classificavam como jovens de etnias inferiorizadas ou de camadas pobres como “delinqüentes”.

23 A ONU(Organização das Nações Unidas), criada após a segunda guerra mundial,desenvolve campanhas pela paz no mundo todo. As campanhas procuram desarmar as nações através de estratégias como: a formação de valores comportamentos modos de vida relativos a solidariedade tolerância e convivência.

24 A REALIDADE DA VIOLÊNCIA NO BRASIL
O Brasil não tinha autonomia e obedecia as mesmas leis de Portugal. Leis chamadas de Filipinas, tratavam das penalidades e constituíam um código penal muito rígido. As penas eram estabelecidas de acordo com o estatuto social do réu.

25 Perseguições religiosas e políticas deram o tom da prática autoritária que o Estado português implantou nas terras coloniais brasileiras. O código de leis e a inquisição construíram um arcabouço de doutrinação política, moral e social que posteriormente serviu de base para os primeiros códigos legais brasileiros.

26 A estigmação a mulher, ao negro e ao índio, constituiu-se na origem das idéias autoritárias e racistas que vingaram posteriormente. Os atos de violência contra essas classes menos favorecidas da população estão presentes nos dias de hoje com outros nomes.

27 O crescimento da população e o processo de industrialização que caracterizou a segunda metade do século XX, não eliminou as tragédias sociais herdadas no período da escravidão e do extermínio da população indígena. Nem mesmo o processo de democratização que foi acrescentada a constituição de 1988, não foi suficiente para produzir a igualdade.

28 O comércio informal das ruas, paisagem de muitas cidades brasileiras, desde a época dos escravos.As atividades ilícitas e ilegais têm agora uma organização clandestina e poderosa. Objetos roubados que não são para uso próprio, entram na circulação de mercadorias.Num esquema de extorsão de favores e dívidas contraídas com traficantes, os jovens que começam como usuário de drogas são levados a roubar,assaltar, e as vezes até matar para pagar aqueles que os ameaçam de morte.

29 Outra manifestação de violência foi uma aliança entre Estado e Igreja, com o objetivo de perseguir todos os que não fossem cristãos recebeu o nome de inquisição; que além de motivos religiosos, a inquisição se distinguia por motivos políticos. A desigualdade existente no Brasil contemporâneo em relação ao exercício dos direitos constrange a ética.

30 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PEDROSO.Regina Célia. Violência e Cidadania no Brasil,São Paulo, Ática, 2002. FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão; tradução Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 1987. ZALUAR, Alba. Integração Perversa: Pobreza e tráfico de drogas. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2004. CAON, José Luiz...[et al] violências e contemporaneidade. Porto Alegre, RS; Artes e Ofícios, Ensaios 3. MICHAUD, Ives. A Violência. Ed. Ática, São Paulo, 2001. COSTA, Cristina. Sociologia: Introdução às Ciências Sociais.2.ed – São Paulo: Moderna, 1997.


Carregar ppt "A realidade da violência no Brasil Jaguaquara – Bahia Março/2008"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google