A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO À TGA POR CARLOS REIS. A ORIGEM Administração vem do latim; Ad (direção ou tendência para) e minister (subordinação ou obediência); Significa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO À TGA POR CARLOS REIS. A ORIGEM Administração vem do latim; Ad (direção ou tendência para) e minister (subordinação ou obediência); Significa."— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO À TGA POR CARLOS REIS

2 A ORIGEM Administração vem do latim; Ad (direção ou tendência para) e minister (subordinação ou obediência); Significa aquele que presta serviço a outro ou aquele que realiza uma função sob o comando de outro. Sofreu radical transformação com o passar do tempo.

3 Diferenças conceituais Gerente: aquele que ocupa o nível administrativo tático Coordenador: aquele que tem a função de integrar as áreas, unir e harmonizar. A importância desta função é minimizada quando a departamentalização é por processo. Essa função foi assimilada pelo diretor. Chefe: nomenclatura muito empregada pela abordagem clássica da administração e significa aquele que detêm o poder hierárquico. Líder: nomenclatura de abordagem mais contemporânea e representa aquele que detêm o poder de influenciar seus liderados (autoridade) Supervisor: aquele que tem a função de controlar, fiscalizar. Ocupa o nível operacional.

4 Diferenças conceituais Administrador: profissional formado em administração que possui as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar. Gestor: aquele que planeja, organiza, dirige e controla sem possuir formação em administração (aquele que faz especialização em administração) Diretor: aquele que ocupa o nível hierárquico estratégico. Podem existir diversos diretores. Possui a atribuição de dirigir ou guiar a organização. Presidente: aquele que ocupa o nível hierárquico estratégico. Geralmente há apenas um presidente e essa nomenclatura é mais adotada em empresas. Executivo: aquele que executa a gestão a nível estratégico. Segue a estratégia definida pelo dono ou acionista.

5 Área de atuação Consultor: aconselha sem ter o poder decisório. Possui a autoridade do saber; Empreendedor: abre seu próprio negócio; Docência: Professor; Gerente: Responsável pela gestão em nível tático.

6 Funções... Planejar; Organizar; Dirigir; Controlar.

7 Fig. I1.1. As três Habilidades do Administrador

8 O FOCO O objeto de estudo da administração varia de acordo com a teoria; Cada teoria surgiu para resolver problemas específicos em suas épocas;

9 Anos:Teorias: Administração Científica Teoria da Burocracia Teoria Clássica Teoria das Relações Humanas Teoria Estruturalista Teoria dos Sistemas Abordagem Sociotécnica Teoria Neoclássica Teoria Comportamental Desenvolvimento Organizacional Teoria da Contingência Novas Abordagens Figura 1.1. As Principais Teorias da Administração:

10 Figura 1.2. As Variáveis Básicas da TGA

11 TEORIAFOCO Administração Científica.Tarefas Clássica, Neoclássica, Burocrática e Estruturalista. Estrutura Relações Humanas, D.O. e Comportamental. Pessoas Estruturalista e Contingência.Ambiente Contingência.Tecnologia

12 HISTÓRICO: IDADE ANTIGA Há 1300 a.C. no Egito antigo já existia a necessidade de planejar, dirigir e controlar milhares de trabalhadores na construção de monumentais obras como as pirâmides; Na China 500 a.C., as parábolas de Confúcios sugerem práticas para a boa administração pública.

13 400 a.C. Sócrates define a administração como uma habilidade pessoal, separada do conhecimento e da experiência; Platão expõe em sua obra, A República, a forma democrática de governo e da administração pública; 300 a.C. Aristóteles, em seu livro Política, distingue três formas de administração pública: monarquia (governo de um só), aristocracia (governo da elite) e democracia (governo do povo).

14 IDADE MÉDIA As organizações eram poucas e pequenas; Predominavam os artesãos independentes e profissionais liberais.

15 IDADE MODERNA A Revolução Industrial (1780 – 1914) contribuiu para deslocar a habilidade do artesão para a máquina; Provocando um aumento na produtividade e uma redução dos custos de produção; Houve um deslocamento do homem do campo para a cidade; As organizações eram caracterizadas pelo monopólio. (J.P. Morgan, J. Rockefeller e Henry Ford.)

16 IDADE COMTEMPORÂNEA Substituição do monopólio pelo capitalismo liberal; No início do século XX, com o aparecimento da concorrência e a necessidade da organização tornar-se mais competitiva, nasce a primeira teoria administrativa: a Administração Científica em 1903;

17 Você sabia... Qual a organização que mais cresceu no Brasil nos últimos 20 anos? A Igreja Universal do Reino de Deus!

18 INFLUÊNCIA DA IGREJA A hierarquia da igreja católica é tão simples e eficiente que sua enorme organização mundial pode ser comandada por uma só pessoa: o Papa; Influenciou também na origem do marketing.

19 INFLUÊNCIA DO EXÉRCITO Há 2500 anos, Sun Tzu, general chinês escreveu um livro sobre A Arte da Guerra; As organizações lineares e o princípio da unidade de comando tem sua origem em organizações militares; Assim como o pensamento estratégico e o planejamento: Se você não planeja uma guerra, mais ela se prolongará. (Sun Tzu)

20 INFLUÊNCIAS René Descartes (1596 – 1650), matemático e filósofo francês, considerado o pai da filosofia moderna teve influência decisiva nas Teorias da Administração Científica, Clássica e Neoclássica; Assim como a física determinista de Isaac Newton.

21 INFLUÊNCIAS Taylor e Fayol, os pais da administração moderna eram engenheiros; Em seu livro A Riqueza das Nações (1776), Adam Smith diz que a riqueza das nações reside no principio da especialização e na divisão do trabalho, o que serviu de base à Administração Científica.

22 Hoje: A profissão no Brasil completa 40 anos; São formados por ano 100 mil novos administradores; A profissão que melhor remunera o bom profissional é a administração (R$ 10 mil em SP); Um dos mais famosos administradores do país é o empresário e apresentador Roberto Justos; O maior Best Seller do momento fala de administração: O Monge e o Executivo; É a profissão que mais oferece estágios e o curso que mais cresce nas faculdades.


Carregar ppt "INTRODUÇÃO À TGA POR CARLOS REIS. A ORIGEM Administração vem do latim; Ad (direção ou tendência para) e minister (subordinação ou obediência); Significa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google