A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA"— Transcrição da apresentação:

1 A PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA
Professor Sebastião Abiceu

2 Você sabe o que é sítio arqueológico?
Seria capaz de dizer o nome de algum estado brasileiro em que está localizado algum sitio arqueológico?

3 DA ÁFRICA PARA OUTROS CONTINENTES
A maioria dos estudiosos concorda que os primeiros habitantes da Terra surgiram na África. Eles se baseiam em descobertas como as dos cientistas norte americanos Donald Johanson e Tom Gray.

4 Em 1974 os cientistas americanos citados, descobriram um dos mais antigos esqueletos já conhecidos. O fóssil pertencia a uma mulher que viveu há cerca de 3,2 milhões de anos.

5 Para comemorar a descoberta, houve festa no acampamento e uma das músicas mais tocadas naquela noite foi “Lucy in the Sky With diamonds”, do grupo musical The Beatles. Por isso os cientistas decidiram dar ao esqueleto o nome de Lucy. A partir da África, os primeiros humanos partiram para conquistar o mundo.

6 Como e quando chegaram?

7 Descobertas recentes sobre a presença humana na América
O cientista Walter Neves batizou o fóssil que vinha estudando de Luzia. O fóssil revelou uma fisionomia de povos da África e da Austrália.

8 Em 1999, o arqueólogo brasileiros Walter Neves se surpreendeu ao descobrir que fóssil em estudo era de um ser que viveu há cerca de anos.

9 Os estudos de Niède Guidon
Para Niède Guidon há provas de presença humana em São Raimundo Nonato, no Piauí, há pelo menos 50 mil anos.

10 Opinião de outros cientistas:
Não aceitam as provas apresentadas por Niède Guidon. Enquanto os debates prosseguem, a data da entrada do ser humano na América continua sendo um mistério

11 Alguns desses grandes mamíferos, desapareceram sem deixar parentes.
Mas o que teria levado esses animais a extinção?

12 CAÇADORES E COLETORES Os primeiros habitantes do Brasil eram caçadores e coletores. O homem de Lagoa Santa: estudado por Peter Lund, descobriu que alimentava de pequenos animais, frutos, peixes e caramujos grandes achados nos rios.

13 O povo da flecha: viviam nas florestas do Sul e do Sudeste do país e era habilidoso no trabalho com pedra, fabricando grande variedade de objetos, como facas de corte afiado, anzóis e, especialmente, pontas de flechas.

14 Os homens dos sambaquis:eram homens que viviam dos recursos que o mar oferecia. A principal de dieta desses habitantes era constituída por peixes e, sobretudo, por vários tipos de moluscos.

15 AGRICULTORES E CERAMISTAS
A prática agrícola na América teve início há cerca de 10 mil anos. Com a prática da agricultura e da pecuária, a dieta melhorou, as populações cresceram e puderam se fixar por mais tempo em um mesmo lugar.


Carregar ppt "A PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google