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PublicouJoão Henrique Desconhecida Soares Alterado mais de 9 anos atrás
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ALGORITMIA
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ALGORITMO Conjunto de instruções ou acções que ao serem executadas, permitirão realizar uma determinada tarefa
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Problema Solução em forma de algoritmo Codificação numa linguagem Solução como programa de computador
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Duas representações são possíveis para um algoritmo: Pseudo-código ou pseudo-linguagem Fluxograma Ler Número Início Soma=Número+5 Afixar Soma Fim
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Dados e seus Tipos Quando se guardam os dados num computador temos que saber que tipos de dados é possível guardar. Ele poderá guardar números, booleanos, letras, palavras, etc.
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Tipos Primitivos em qualquer linguagem Numéricos –Inteiros –Reais Cadeia de caracteres (string) Informação Lógica –True (qualquer coisa diferente de zero) –False (zero) Apontadores (Pointer)
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Tipos Compostos em qualquer linguagem Arrays –Vectores (unidimensionais) –Matrizes (bidimensionais) Listas Ficheiros
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Variáveis Num programa de computador, uma variável é uma entidade que em determinado instante possui um e um só valor. Valor esse que só poderá ser dos tipos atrás referidos. Se o dado armazenado na variável permanecer inalterado do princípio ao fim do programa, então temos uma constante.
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Operadores Aritméticos em C -Subtracção +Adição *Multiplicação /Divisão %Resto da divisão inteira ++Incremento --Decremento
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Operadores Lógicos em C && (AND)Conjunção || (OR)Disjunção ! (NOT)Negação
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Operadores Relacionais em C == Igual != Diferente >Maior que >=Maior ou igual <Menor que <=Menor ou igual
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Operador de Atribuição A operação de atribuição é utilizada para armazenar um dado valor numa determinada variável. Em algoritmia representa-se por uma seta x 23a variável x vai ficar com 23 x ya variável x vai ficar com o conteúdo de y x x+1a variável x é incrementada de uma unidade = Operador de atribuição na linguagem C :=Operador de atribuição em linguagem Pascal
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Estruturas de Programação Estrutura Sequencial As diversas acções são executadas umas a seguir às outras pela ordem em que estão escritas Início acção 1 acção 2 Fim.....
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Estrutura de Decisão Binária (if then else) condição acção 1 acção 2 V F If (condição) acção1; else acção2; If (condição) acção1; else acção2; Se o resultado da condição for verdade, faz a acção1, caso contrário faz a acção2.
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Estrutura de Decisão Binária (cont) condição acção 1 V F If (condição) acção1; If (condição) acção1; De salientar que em C, verdade é qualquer valor diferente de zero; falso é o valor zero.
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Estrutura de Decisão Múltipla (switch) acção A x x acção B acção N Msg erro... valor1 valor2Valor nerro
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Estrutura de Decisão Múltipla (switch) (cont) switch (variável){ case valor 1: acção A; break; case valor 2: acção B; break; : default: mensagem de erro; } switch (variável){ case valor 1: acção A; break; case valor 2: acção B; break; : default: mensagem de erro; }
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Estruturas Repetitivas condição acção 1 VF Enquanto... Fazer while (condição) acção 1;
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Estruturas Repetitivas condição acção 1 VF Fazer... Enquanto do{ acção 1; }while (condição);
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Estruturas Repetitivas var <= final acção VF Para... até... inc For (início; condição; step) acção; var =var+inc
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DECLARAÇÃO DE VARIÁVEIS em C Sintaxe: Exemplos: int xpto; float x; int y=0; Tipo nome_variável; Esta declaração significa que a variável xpto é inteira. Poderá conter um número inteiro dentro dos limites que o computador suporta Esta declaração significa que a variável x é real A variável y é inteira e é inicializada com zero
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Tipos de Dados em C int –Poderá conter um valor compreendido entre -32.768 a 32.767 –Se usarmos a palavra chave unsigned a variável pode conter um valor compreendido entre 0 e 65.535 char –Permite guardar um caracter –Cada caracter ocupa um byte, logo permite guardar números de 0 a 255 ou de -128 a 127
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Tipos de Dados em C (cont.) float –Permite guardar um real –Possui 6 casas de precisão double –Permite guardar um real –Possui 12 casas de precisão
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Instrução de Afectação O resultado da expressão será armazenado na variável O sinal = é o operador de afectação. Não confundir com == nome_variável = expressão;
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Exemplos com os operadores x = 5; x = a+3; x = a/5; w = x+1; w = ++x;w = x++; w = 5%2 - 3;w = (5%2)-3;
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Inicialização de uma Variável Exemplo: int xpto = 20; int z = max; /* max é uma constante */ char car =‘a’; float raio = 12.2; Tipo nome_variável = constante;
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Declaração de Constantes Exemplo: #define pi 3.1415 #define max 3 # define nome_constante valor
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