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Painel nº 05 – Contabilidade Social e Ambiental 19 e 20 de novembro de 2009 Uberlândia/MG Painel nº 05 – Contabilidade Social e Ambiental 19 e 20 de novembro.

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1 Painel nº 05 – Contabilidade Social e Ambiental 19 e 20 de novembro de 2009 Uberlândia/MG Painel nº 05 – Contabilidade Social e Ambiental 19 e 20 de novembro de 2009 Uberlândia/MG

2 X PROLATINO Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino CONTABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL 19 e 20 de novembro de 2009 Uberlândia/MG Maria Elisabeth Pereira Kraemer X PROLATINO Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino CONTABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL 19 e 20 de novembro de 2009 Uberlândia/MG Maria Elisabeth Pereira Kraemer

3 Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante.

4 Sobre as atividades relacionadas com essa responsabilidade Que devem assumir as entidadeseconômicas Devido à crescente ResponsabilidadeSocial Surge a necessidade de elaborar e apresentar informações INTRODUÇÃO

5 Mas também toma o recurso humano desde ótica humana Como um ser que sente e que tem necessidades a satisfazer Ela não só mede o resultado no processo monetário É chamada ContabilidadeSocial Essas informações do tipo social, ético e ambiental

6 Contabilidade Social Informação para tomar decisão na gestão social medindo o impacto da entidade na sociedade Contabilidade Ambiental Contabilidade Ambiental Contabilidade dos Recursos Humanos Contabilidade dos Recursos Humanos Informação de Caráter Ético Informação de Caráter Ético Estas Informações registram outras ramificações

7 Empresa e Sociedade: A Responsabilidade Social Corporativa Empresas – são o motor central do desenvolvimento econômico e devem ser, também, um motor vital do desenvolvimento Sustentável Essa relação é chamada Responsabilidade Social Corporativa Responsabilidade Social - faz com que a empresa se converta em peça chave na arquitetura do desenvolvimento sustentável

8 Empresa e Sociedade: Responsabilidade Social Corporativa As empresas são agentes transformadores, tendo uma influência muito grande nos recursos humanos, sociedade e meio ambiente Vários projetos são criados atingindo funcionários, público externo. O problema é que os mesmos não são gerenciados e não se sabe o devido retorno Norma AA 1000, SA 8000, Norma ABNT NBR16001, ISO 26000

9 Dimensões da Responsabilidade Social Musica do CD 3K - Ballerina Ernesto Cortazar - Capricho Italiano Musica do CD 3K - Ballerina Ernesto Cortazar - Capricho Italiano

10 Padrão desempenho ético Padrão desempenho ético Padrão de responsabilidade para melhorar a qualidade do processo da contabilidade, auditoria e relato Padrão de responsabilidade para melhorar a qualidade do processo da contabilidade, auditoria e relato Questões sociais e éticas à gestão estratégicas e às operações da organização Questões sociais e éticas à gestão estratégicas e às operações da organização Não certificável Não certificável Instrumento de mudança organizacional derivado da melhoria contínua e de aprendizagem e inovação Instrumento de mudança organizacional derivado da melhoria contínua e de aprendizagem e inovação Padrão desempenho ético Padrão desempenho ético Padrão de responsabilidade para melhorar a qualidade do processo da contabilidade, auditoria e relato Padrão de responsabilidade para melhorar a qualidade do processo da contabilidade, auditoria e relato Questões sociais e éticas à gestão estratégicas e às operações da organização Questões sociais e éticas à gestão estratégicas e às operações da organização Não certificável Não certificável Instrumento de mudança organizacional derivado da melhoria contínua e de aprendizagem e inovação Instrumento de mudança organizacional derivado da melhoria contínua e de aprendizagem e inovação Norma AA 1000 – Instituto de Responsabilidade Social e Ética – ISEA

11 Norma SA8000 – 1º padrão certificável social garantindo diretos trabalhadores. Instrumento de informação para o consumidor Instrumento de informação para o consumidor Fatores determinantes da sua escolha vai além preço e qualidade Fatores determinantes da sua escolha vai além preço e qualidade As pessoas precisam saber comoo produto e serviço adquirido são produzido As pessoas precisam saber como o produto e serviço adquirido são produzido Repudiando aqueles que agregam trabalho infantil Repudiando aqueles que agregam trabalho infantil Norma SA8000 – 1º padrão certificável social garantindo diretos trabalhadores. Instrumento de informação para o consumidor Instrumento de informação para o consumidor Fatores determinantes da sua escolha vai além preço e qualidade Fatores determinantes da sua escolha vai além preço e qualidade As pessoas precisam saber comoo produto e serviço adquirido são produzido As pessoas precisam saber como o produto e serviço adquirido são produzido Repudiando aqueles que agregam trabalho infantil Repudiando aqueles que agregam trabalho infantil

12 NORMAS SOCIAIS - ABNT NBR (2004) NORMAS SOCIAIS - ABNT NBR (2004) Brasil é o primeiro país no mundo a desenvolver uma norma em seu sistema oficial dedicada à RS. Verificar se a empresa segue leis de concorrência (sem práticas desleais), se participa do desenvolvimento da comunidade, se não traz prejuízo ao meio ambiente, se promove a diversidade e combate a discriminação no seu ambiente de trabalho, se tem compromisso com o desenvolvimento de seus profissionais, entre outros aspectos. NORMAS SOCIAIS - ABNT NBR (2004) NORMAS SOCIAIS - ABNT NBR (2004) Brasil é o primeiro país no mundo a desenvolver uma norma em seu sistema oficial dedicada à RS. Verificar se a empresa segue leis de concorrência (sem práticas desleais), se participa do desenvolvimento da comunidade, se não traz prejuízo ao meio ambiente, se promove a diversidade e combate a discriminação no seu ambiente de trabalho, se tem compromisso com o desenvolvimento de seus profissionais, entre outros aspectos.

13 ISO – Norma Internacional de Responsabilidade Social Ajudar uma organização a endereçar sua RS Fornecer diretrizes práticas relacionadas a RS Enfatizar resultados e melhoras de desempenho Aumentar a satisfação e confiança dos clientes Promover uma terminologia comum na área de RS Ser consistente, e não em conflito, com os documentos, tratados, convenções existentes e outras normas da ISO. ISO – Norma Internacional de Responsabilidade Social Ajudar uma organização a endereçar sua RS Fornecer diretrizes práticas relacionadas a RS Enfatizar resultados e melhoras de desempenho Aumentar a satisfação e confiança dos clientes Promover uma terminologia comum na área de RS Ser consistente, e não em conflito, com os documentos, tratados, convenções existentes e outras normas da ISO.

14 ISO – Norma Internacional de Responsabilidade Social Governança Organizacional Direitos Humanos Práticas de Trabalho Meio Ambiente Práticas Justas de Operação Questões de Consumidores Desenvolvimento Econômico e Social da Comunidade ISO – Norma Internacional de Responsabilidade Social Governança Organizacional Direitos Humanos Práticas de Trabalho Meio Ambiente Práticas Justas de Operação Questões de Consumidores Desenvolvimento Econômico e Social da Comunidade

15 O Contador deverá ser o agente capaz de disseminar a responsabilidade social na sua organização e nas empresas a quem presta serviços. É ele detentor de informações ricas E privilegiadas e capaz de influenciar positivamente nas organizações, contribuindo para a tomada de decisões. Lopes de Sá (2002:34)

16 Contabilidade Social medindo a Responsabilidade Social (classificação) Contabilidade Sócio-Econômica CSE Contabilidade do Impacto Total CIT Contabilidade de Responsabilidade Social CRS Contabilidade Social é responsabilidade de todos Contabilidade de Indicadores Sociais CIS

17 Publicação de caráter voluntário com informação qualitativa e quantitativa incluindo informações dos trabalhadores e avaliação recursos humanos Contabilidade da Responsabilidade Social - CRS Tornar pública questões que produzem impacto social Põe à disposição informações Políticas e programas sociais Não sujeita à auditorias

18 Efeito combinado total da organização sobre o entorno Contabilidade do Impacto Total CIT Avalia os aspectos externos, tanto positivos como negativos Custos privados são internos cobertos pela empresa e públicos são os externos Avaliar os custos totais públicos e privados

19 Enfoque do processo de avaliação de atividades realizadas com fundos públicos Contabilidade Sócio-Econômica CSE Utiliza índices econômicos e não econômicos Projetos de financiamento público Promove a avaliação a curto e médio prazos

20 Utilizada na avaliação de macro-acontecimentos sociais Contabilidade Indicadores Sociais CIS Promover índices de medição não econômicos a longo prazo para estatísticas sociais setor público Avaliação de grande interesse para políticas nacionais Em termos de definição de objetivos

21 Ramificações da Contabilidade Social Informações de caráter ético Contabilidade dos Recursos Humanos Contabilidade Ambiental Contabilidade Social é responsabilidade de todos

22 Contabilidade Ambiental Processo que facilita as decisões relativas à atuação ambiental, a partir da seleção de indicadores e análise de dados, da avaliação destas informações com relação aos critérios de atuação ambiental, da comunicação e da revisão e melhora periódica de tais procedimentos Ramificação de maior relevância da Contabilidade Social

23 23 O patrimônio ambiental pertence à humanidade, pertence a todos, assim, a contabilidade não podem ficar alheias às suas questões. PATRIMÔNIO AMBIENTAL

24 Inovações da Contabilidade Ambiental Definição custo ambiental Forma mensuração do passivo ambiental Uso de indicadores desempenho ambiental, padronizados no processo de fornecimento de informações ao público

25 Mas, com a capacidade fornece informações informações Para a gravidade do problema Não vai resolve os problemas ambientais Pode alerta os vários atores sociais Como forma de procurar soluções CONTABILIDADE

26 Motivos para adotar a Contabilidade Razão de gestão interna Razão de gestão interna – relacionada com uma ativa gestão ambiental e controle. Exigências legais Exigências legais – obriga diretores a controlar seus riscos ambientais, sob pena de multas. Demanda dos partícipes Demanda dos partícipes – a empresa está submetida a pressões internas e externas.

27 PARTÍCIPES Aquele que afeta e é afetado pelas atuações da companhia clientes empregados diretores Acionistas Empresas setor Comunidade ecologistas Adm. Públicas associações Fornecedores

28 Interesses específicos dos partícipes PARTÍCIPE PRINCIPAIS INTERESSES 1 – Trabalhadores Garantia de emprego. Salários. Orgulho, sentimento de dignidade. Saúde e segurança no trabalho. 2 – Comunidade local Riscos de saúde e acidente. Ruídos. Odores. Resíduos no solo, água e ar. Conhecimento da atividade empresarial. 3 – Clientes/fornecedores Qualidade, segurança, garantia e preços nos produtos.

29 4 – Administração pública Cumprimento da legislação ambiental. Acidentes e denúncias. Consumo de recursos. 5 – Entidades financeiras, investidores e acionistas. Resultados financeiros. Informação sobre responsabilidade. Custos ambientais e gestão. Investidores ambientais. Vantagens comerciais. Custo do não cumprimento legal. 6 – Organizações ecológicas Informação ambiental. Impacto nos ecossistemas. Impactos ambientais do produto ou serviço. PARTÍCIPE PRINCIPAIS INTERESSES

30 Contabilidade dos Recursos Humanos O conceito de Contabilidade de Recursos Humanos como processo de identificar e de medir dados sobre os mesmso, foi enriquecido pela contribuição de acadêmicos e de especialistas, a partir de 1973.

31 1996 Trabalho acadêmico do prof. João Eduardo Prudêncio Tinoco, tese doutorado – USP: Contribuição ao Estudo da Contabilidade Estratégica de Recursos doutorado – USP: Contribuição ao Estudo da Contabilidade Estratégica de Recursos Humanos. É pioneiro na área e é considerado um excelente estudo da Contabilidade dos Recursos Humanos. Contabilidade dos Recursos Humanos

32 Dimensões para o conceito: 1) Investimento RH: despesas incorridas, criando, aumentando e atualizando qualidade em RH 2) Valor RH: rendimento que o investimento em RH gera Premissa da Teoria: -pessoas são recursos valiosos de uma empresa -informação no investimento e no valor RH é útil para tomada decisão

33 Contabilidade dos Recursos Humanos 1992 – Paton e Scott reconheceram os RH como um recurso e disseram: em um negócio um pessoal bem- organizado e leal pode ser um recurso mais importante do que um estoque de mercadoria – Paton e Scott reconheceram os RH como um recurso e disseram: em um negócio um pessoal bem- organizado e leal pode ser um recurso mais importante do que um estoque de mercadoria.

34 Informação de Caráter Ético Responsabilidade Social e a Ética Responsabilidade Social e a Ética caminham juntas É apartir da moral e dos valores éticos que parte a prática da Responsabilidade Social Corporativa É a partir da moral e dos valores éticos que parte a prática da Responsabilidade Social Corporativa

35 Informação de Caráter Ético Políticas e relações com clientes Políticas e relações com clientes Atividades donativos de caráter político Atividades donativos de caráter político Atividades relacionadas bem-estar da comunidade Atividades relacionadas bem-estar da comunidade Políticas e descrições de comprovação da segurança dos produtos e processos produtivos Políticas e descrições de comprovação da segurança dos produtos e processos produtivos Atividades e donativos de caridade Atividades e donativos de caridade Igualdade de sexo, religião, raça, idade. Igualdade de sexo, religião, raça, idade.

36 Informação de Caráter Ético Dentre todas as profissões, a do contabilista talvez seja uma das que exija do profissional, a todo instante, um apelo ao comportamento ético, pois é a atividade contábil aquela que, através de seus relatórios, registros, demonstrativos e principalmente pela assinatura da responsabilidade técnica pelo serviço prestado, expõe aos dependentes e usuários da contabilidade tais informações Dentre todas as profissões, a do contabilista talvez seja uma das que exija do profissional, a todo instante, um apelo ao comportamento ético, pois é a atividade contábil aquela que, através de seus relatórios, registros, demonstrativos e principalmente pela assinatura da responsabilidade técnica pelo serviço prestado, expõe aos dependentes e usuários da contabilidade tais informações.

37 Conclusão 1 - Contribui com elementos de caráter qualitativo, ajudando a orientar administradores e empresários no manejo, fortalecimento e progresso do fator humano 2 - Entidades devem desenvolver sistemas de informação Incorporando os aspectos sociais aspectos sociais 3 - Contabilidade Social se sustenta nas necessidades de prover mensagens satisfazendo os trabalhadores CONTABILIDADE SOCIAL 4 – e melhorar o nível de vida da população mediante o aumento da qualidade de seus produtos

38 Não tem só o objetivo de produzir utilidades. Tem também com um objetivo social fundamental : O HOMEM Ensuncho (2003) CONTABILIDADE SOCIAL

39 Há uma consciência social em marcha, cuja formação se acelera e que condena a especulação gravosa da riqueza e o uso inadequado de utilidades, como fatores de destruição do planeta e como lesão à vida dos entes que povoam o mundo (Sá, 2002).

40 AGRADECEMOS A ATENÇÃO Maria Elisabeth Pereira Kraemer

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48 A Índia tem 1,1 bilhão de habitantes e 92% da população é considerada pobre ou miserável, pelos padrões da ONU.

49 As ruas são repletas de lixo, e não existe higiene no preparo dos alimentos nas ruas.

50 A ONU ENVIOU ENORMES QUANTIAS DE DINHEIRO PARA QUE OS SISTEMAS DE SANEAMENTO DAS CIDADES QUE ESTÃO ÀS MARGENS DO GÂNGES FOSSEM CONSTRUÍDOS,

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