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POLÍTICA EDUCATIVA EM PORTUGAL António Teodoro 6. Lei de Bases: da normalização à reforma educativa 6. Lei de Bases: da normalização à reforma educativa.

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1 POLÍTICA EDUCATIVA EM PORTUGAL António Teodoro 6. Lei de Bases: da normalização à reforma educativa 6. Lei de Bases: da normalização à reforma educativa

2 QUESTÕES Doc. # 10

3 Houve 17 governos constitucionais (após 25 de Abril) Iº – 1976-1978 Vº - 1979-1980 Xº - 1985-1987 XVº- 2002-2004 XVII – 2005 – V F Indique se é Verdadeira ou Falsa a seguinte afirmação

4 Quantos Ministros da Educação houve após o 25 de Abril? 1. 10 2. 15 3. 20 4. 25 5. 28

5 O I, II, III, IV e V governos constitucionais tinham nos seus programas a proposta de uma Lei de Bases mas nunca a concretizaram O I, II, III, IV e V governos constitucionais tinham nos seus programas a proposta de uma Lei de Bases mas nunca a concretizaram V F Indique se é Verdadeira ou Falsa a seguinte afirmação

6 Coube a Vítor Crespo e ao 1º governo da Aliança Democrática (VI governo constitucional: PSD-CDS-PPM, 1979/1980) a concretização da primeira iniciativa legislativa sobre a Lei de Bases do Sistema Educativo. Coube a Vítor Crespo e ao 1º governo da Aliança Democrática (VI governo constitucional: PSD-CDS-PPM, 1979/1980) a concretização da primeira iniciativa legislativa sobre a Lei de Bases do Sistema Educativo. V F Indique se é Verdadeira ou Falsa a seguinte afirmação

7 O VI governo considerou, no seu programa, «prioritária a tarefa de preparar uma proposta de lei-quadro, no pressuposto de que ela constitui a pedra angular da formulação e execução da política do sector no futuro imediato», criticando, ao mesmo tempo, anteriores executivos por o terem anunciado »sem que na prática, se tivesse feito». O VI governo considerou, no seu programa, «prioritária a tarefa de preparar uma proposta de lei-quadro, no pressuposto de que ela constitui a pedra angular da formulação e execução da política do sector no futuro imediato», criticando, ao mesmo tempo, anteriores executivos por o terem anunciado »sem que na prática, se tivesse feito». V F Indique se é Verdadeira ou Falsa a seguinte afirmação

8 «A realização de uma profunda reforma do sistema educativo é uma das tarefas a que o governo atribui maior prioridade» afirma o 1º ministro, Cavaco Silva, na apresentação na Assembleia da República do Programa do XI Governo (1987-1991). «A realização de uma profunda reforma do sistema educativo é uma das tarefas a que o governo atribui maior prioridade» afirma o 1º ministro, Cavaco Silva, na apresentação na Assembleia da República do Programa do XI Governo (1987-1991). V F Indique se é Verdadeira ou Falsa a seguinte afirmação

9 Na altura da promulgação da LBSE era 1º Ministro, Cavaco Silva e Ministro da Educação, João de Deus Pinheiro. Na altura da promulgação da LBSE era 1º Ministro, Cavaco Silva e Ministro da Educação, João de Deus Pinheiro. V F Indique se é Verdadeira ou Falsa a seguinte afirmação

10 O actual, é o XVII governo constitucional (2005- ) O actual, é o XVII governo constitucional (2005- ) Indique se é Verdadeira ou Falsa a seguinte afirmação

11 INDIQUE Como definiria a LBSE? ___________________________________

12 FAÇA CORRESPONDER AS ALÍNEAS DOS DOIS QUADROS 1.CRSE 2. Relatório sobre a situação do professor em Portugal 3. PRODEP a) Programa de Desenvolvimento Educativo para Portugal b) Manuel Braga da Cruz c) Comissão da Reforma do Sistema Educativo

13 Nos discursos sobre a reforma Educativa durante a vigência do XI governo constitucional são perceptíveis duas linhas de argumentação dominantes: Nos discursos sobre a reforma Educativa durante a vigência do XI governo constitucional são perceptíveis duas linhas de argumentação dominantes: a) Realce do papel económico da educação b) Construção de uma escola de valores e de projecto V F Indique se é Verdadeira ou Falsa a seguinte afirmação

14 COMENTE… … o meu objectivo é alterar a realidade objectiva da educação na sala de aula. E, aí, o professor é o eixo fundamental dessa reforma. Vamos ter de criar condições materiais, profissionais, sociais e humanas mais dignas para a profissão docente… (Roberto Carneiro, 1987) (Roberto Carneiro, 1987)


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