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A Sombra do Imposto. CENÁRIO Governo arrecadou quase R$ 1,3 trilhão com impostos em 2010. Obs. No último dia 13/09, a arrecadação em 2011 já atingiu a.

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1 A Sombra do Imposto

2 CENÁRIO Governo arrecadou quase R$ 1,3 trilhão com impostos em Obs. No último dia 13/09, a arrecadação em 2011 já atingiu a marca de R$ 1 trilhão, 35 dias antes do que no ano passado É como se cada brasileiro pagasse mais de R$ 6,7 mil por ano em tributos. Impostos consomem, em média, 40% da renda das pessoas. Nem todos sabem como os recursos arrecadados são gastos.

3 O QUE É A SOMBRA DO IMPOSTO? É um movimento apartidário, idealizado e articulado pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e com adesão e apoio de inúmeras entidades, para mobilizar a sociedade em prol da realização das reformas que garantam ao país uma carga tributária justa para todos.

4 PARA QUE SERVE O MOVIMENTO? A Sombra do Imposto tem como objetivo conscientizar a população sobre o fato de que todos pagamos altos tributos em cada compra que fazemos ou serviços que contratamos, demonstrando que todo cidadão – rico, pobre ou de classe média – paga impostos. Também mostra que todos temos o direito de cobrar a correta aplicação do dinheiro dos tributos exigir serviços públicos de qualidade.

5 COMO POSSO COLABORAR COM O MOVIMENTO? Qualquer cidadão pode ser um multiplicador do movimento, solicitando e distribuindo as cartilhas explicativas, além de divulgar o simulador e outras ações da Sombra do Imposto. E pode, principalmente, cobrar de nossos governantes e parlamentares a realização da reforma tributária.

6 O QUE O CIDADÃO GANHA COM ISSO? Uma carga tributária menor e mais justa trará benefícios para toda a sociedade. Os produtos ficam mais baratos, as indústrias produzem mais, geram mais empregos e toda a economia cresce. E a correta aplicação do dinheiro dos impostos garante serviços públicos de qualidade.

7 A SOMBRA DO IMPOSTO PÚBLICOS-ALVO: Empreendedores Trabalhadores da indústria, comércio e serviços Estudantes, donas de casa Sociedade em geral

8 MOBILIZAÇÃO E ENGAJAMENTO Rede de Participação Política Rede de Desenvolvimento Local Empresários Coordenadorias Regionais da Fiep Sindicatos Empresariais Entidades Parceiras Palestras em empresas, escolas e instituições Manifestações públicas como Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte e Feirão do Imposto

9 PARCEIROS

10 MOVIMENTO – 1ª FASE Cartilha nº 1: Onde estão os impostos e quanto custam ? Objetivo: mostrar que todos pagamos tributos. 1,5 milhão de exemplares distribuídos em todo o Estado.

11 CAMPANHA -Comunicação Editorial -Comunicação Promocional -Comunicação Digital

12 COMUNICAÇÃO EDITORIAL - Assessoria de Imprensa - Rede de Rádios do Sistema Fiep - Programa Por Dentro da Indústria - Boletins e Informativos - Revista Observatório da Indústria - Coluna Observatório da Indústria

13 COMUNICAÇÃO EDITORIAL Notícias sobre ao assunto veiculadas em jornais e site Entrevistas para TV: TV Paranaense (entrada ao vivo) Rede Massa (Jornal da Massa) RIC-TV Por Dentro da Indústria Requint Conexão Band TV Transamérica Entrevistas para Rádio: Rádio BandNews Rádio Educativa Rádio Evangelizar Rádio CBN (Curitiba) Rádio Globo (Cascavel) Rádio Capital (Cascavel) Rádio UEL (Londrina)

14 - 2 mil Cartazes - 1,5 milhão de Cartilhas COMUNICAÇÃO PROMOCIONAL

15 CARTAZ

16 COMUNICAÇÃO PROMOCIONAL CARTILHA

17 COMUNICAÇÃO PROMOCIONAL VÍDEO

18 Veiculação no jornal Gazeta do Povo nos meses de Novembro e Dezembro totalizando: 12 anúncios gratuitos COMUNICAÇÃO PROMOCIONAL

19 COMUNICAÇÃO DIGITAL - Site: - Banners eletrônicos - MKT - Twitter

20 MOVIMENTO – 2ª FASE Cartilha nº 2: como o dinheiro dos impostos é gasto pelos governos. Objetivo: mostrar que temos o direito de cobrar serviços públicos de qualidade. Tiragem inicial: 300 mil exemplares.

21 DIVULGAÇÃO Site totalmente reformulado. Solicitação de cartilhas e palestras pelo site. Conteúdo que explica a carga tributária. Principais notícias sobre impostos que saem na imprensa. Kit de mídia digital com um floater, o Simulador e os 4 banners da campanha

22 DIVULGAÇÃO Site:

23 SIMULADOR Aplicativo que mostra a carga tributária que incide sobre determinados produtos. Mostra de maneira lúdica como a Sombra do Impostos está presente em nosso dia a dia. Internauta tem a opção de compartilhar o resultado de sua compra nas redes sociais.

24 SIMULADOR

25 REDES SOCIAIS Perfil no Twitter: –465 seguidores Página no Facebook: –334 pessoas curtiram

26 INSERÇÃO NA IMPRENSA Desde o início do movimento, em outubro de 2010, foram pelo menos 160 inserções espontâneas na imprensa citando diretamente A Sombra do Imposto (sem contar entrevistas para rádios). Na 2ª fase, entradas ao vivo no Bom Dia Paraná (RPC TV), matéria na Band Curitiba e entrevistas nas principais rádios do estado.

27 MOVIMENTO – 3ª FASE Cartilha nº 3: divulgar uma proposta de reforma tributária. Sendo debatida em conjunto por mais de 30 entidades dentro do Conselho Temático de Assuntos Tributários da FIEP.


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