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Ferramenta Vital para quem quer Investir

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Apresentação em tema: "Ferramenta Vital para quem quer Investir"— Transcrição da apresentação:

1 Ferramenta Vital para quem quer Investir
Informação Ferramenta Vital para quem quer Investir Rita Mundim Expo Money, 25 de outubro de 2006

2 Século XXI Conceitos Transparência Velocidade Risco
Governança Corporativa

3 Início da civilização até 1750 - Sociedades agrárias
AS ONDAS DE TOFLLER Primeira Onda Início da civilização até Sociedades agrárias Deus determinara a cada um o seu lugar, fosse ele religioso, nobre ou camponês. Informação concentrada na igreja. A escola era a casa, o rio e o campo. A igreja concentrava o poder.

4 AS ONDAS DE TOFLLER Segunda Onda Revolução Industrial
A Era da Produção (padronizada). Democratização da informação. Surgimento do correio,imprensa escrita e falada, rádio e televisão. A escola ganha lugar próprio – educação de massa

5 Revolução do Conhecimento
AS ONDAS DE TOFLLER Terceira Onda Revolução do Conhecimento Desmassificação da produção, da distribuição, da diversão, da educação, com predomínio da diversificação. Customização – processos para atender necessidades dos clientes. Civilização centrada na informação e na tecnologia.

6 A Terceira Onda - A Era do Conhecimento
Mudança na tecnologia intelectual – O conhecimento passou de meio adicional de produção de riquezas para meio principal. O conhecimento consegue reduzir a participação de todos os outros meios de produção. Globalização – é o ápice da segunda onda e meio de propagação da terceira onda. Homogeneização do mundo. GLOBAL X LOCAL

7 A Terceira Onda - A Era do Conhecimento
Dados: Matéria prima essencial, tem que ser armazenado, manipulado. Informações: Associação de dados que adquire um significado. Conhecimento: Conseqüência mental de se angariar conhecimento. O conhecimento só existe no cérebro humano. E são peculiares ao cérebro que os contém. Sabedoria: Ir além dos conhecimentos disponíveis, chegar a novas descobertas com base no aprendizado e na experiência.

8 Dinâmica dos Mercados Os mercados do mercado À vista, curto

9 Brasil Mercado de Câmbio Mercado Monetário
inflação sob controle e com tendência de baixa Reunião do Copom - redução da SELIC Mercado de Crédito Estabilização do custo do dinheiro Aumento da inadimplência Mercado de Câmbio Dólar subvalorizado Queda no ritmo das exportações Mercado de Capitais IBOVESPA – em alta Safra de balanços

10 CDI X IBOVESPA – 01 ano

11 CDI X IBOVESPA – 05 anos

12 DÓLAR X IBOVESPA – 01 ano

13 DÓLAR X IBOVESPA – 05 anos

14 Brasil 2006

15 Brasil Plano Real Câmbio Flutuante,Metas de Inflação e geração de superávits primários(0% em 98 para 4,84% em 2005) O susto A Suíça

16 Custo Brasil Saldo Comercial: de (–)US$6,6bi em 98 para (+) US$44,7bi em 2005 Taxa de juros: 1994/2002 : Nominal acima de 20%a.a : Real acima de 10%a.a. Maior custo financeiro do mundo Capital Financeiro x Capital Produtivo Resumo: Redução da dependência externa, geração crescente de superávits primários e a maior taxa real de juros do mundo Setor financeiro x Setor produtivo

17 O Real do Real 1994/2005 Crescimento médio brasileiro - 2,5%a.a.
Crescimento médio do mundo - 4,3%a.a Crescimento médio dos emergentes - 6,5%

18 PIB variação em % a.a. (1994/2005) Fonte: IBGE e FMI

19 Real x Financeiro Fraco crescimento do PIB.
Expansão contínua da carga tributária (25%em 1994 para 40% em 2006). Aumento da informalidade. Taxa de Câmbio. Crescimento das importações . Queda no ritmo de crescimento das exportações. Commodities x Produtos de maior valor agregado.

20 Crescimento X “Estabilização”
Real X Financeiro Consumo X Juros Reais Corte de Impostos X Superavits Crédito X Investimento Distribuição X Concentração

21 Navalha na Carne Crescimento das despesas correntes.
( 20% do Pib em 70 para 35% do Pib em 2006) Juros reais elevados. Trabalhamos 5 meses do ano para pagar impostos. Corte nos investimentos públicos.

22 Agulha no Palheiro Desestímulo ao investimento produtivo. PPP’s
Aumento das despesas públicas, aumento dos impostos, aumento dos juros, valorização do dólar. Para o capital financeiro : o Brasil é Atraente. Para as empresas multinacionais : o custo de financiamento do consumidor é caro.O Brasil é caro.

23 Carga tributária comparada por renda per capita

24 (Fluxo de Investimentos)
América Latina X Mundo 2005 (Fluxo de Investimentos) (+)29% no mundo. (+)13% nos emergentes. (+)5% na América latina. (-)15% no Brasil Preferência: China, Índia e Rússia.

25 Ambiente Macroeconômico
Economia Européia Taxa de juros: 3,0% a.a Inflação anualizada: 2,5% Desemprego: 9% PIB projetado: 2 a 2,5%

26 Ambiente Macroeconômico
Economia Asiática JAPÃO Taxa de juros - 0,25% a.a Inflação anualizada – 0% Desemprego – 4% a.a Crescimento Industrial 1,9% 1sem06 PIB projetado – 1,5 a 2%

27 Ambiente Macroeconômico
Economia Americana Taxa de juros: 5,25% a.a com tendência de alta Inflação desejada: 2% a.a Inflação anualizada: 2,6% Desemprego: 4,5% PIB projetado: 3,6 % Déficit Comercial e Fiscal Bolha imobiliária Alan Greenspan - "É muito difícil saber onde está a chamada taxa de juro neutra, mas provavelmente saberemos quando estivermos lá, porque observaremos um certo grau de equilíbrio, que nos sugerirá estarmos mais ou menos próximos de tal taxa.”

28 Fatores Internos de Risco
Dólar: Queda no superávit comercial, capital especulativo. . Alteração modesta na política cambial. Taxas de juros: Velocidade e intensidade dos cortes. . Crescimento econômico x Capital volátil Político: Nível da campanha Inflação: Risco político Endividamento Público: Crescente . Despesas correntes – 35% PIB . Carga tributária – 37% em 2005 Fluxo de capitais - Ritmo forte, mas de qualidade duvidosa, capital especulativo e volátil.

29 Fatores Externos de Risco
Petróleo . Oriente Médio . Nigéria Economia americana . Alta do petóleo . Déficits comercial e fiscal . Bolha imobiliária; . Manutencao da politica monetária Europa . Desemprego

30 Informação X Preço

31 Informação X Preço

32 Informação X Preço

33 Informação X Preço

34 Informação X Preço

35 Informação X Preço

36 Informação X Preço

37 ritamundim@meritis.com.br ritamundim@aportebhdtvm.com.br
Obrigada pela atenção!


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